terça-feira, 18 de março de 2008

Portugal perde 1 equipa na Liga dos Campeões: a verdadeira razão

Está confirmado que em 2009/10 Portugal passa a ter 1+1 equipas na Liga dos Campeões em vez das 2+1 actuais, fruto da queda do 6o para o 8o lugar do ranking da UEFA (que até pode ser o 7o, se o SCP chegar à final da taça UEFA).

Há quem conclua que isto é a prova de que o futebol português está em crise, que perdeu competitividade e qualidade em relação ao passado.

Penso que não é uma coincidência que esta opinião seja generalizada entre adeptos do benfica ou do Sporting... muitas vezes fruto de má fé ou de "wishful thinking" (i.e. querendo acreditar à força toda que este FC Porto é fraco e só "leva tudo à frente" no campeonato porque os outros são muito fraquinhos). Dito isto e independentemente das motivações, é à partida uma opinião perfeitamente legítima.

Há também quem conclua que se andámos em 6o lugar no ranking e agora caímos isso se deve apenas e só a Mourinho e às campanhas europeias do FC Porto em 2002/03 e 2003/04; isto é, que Mourinho à parte voltamos ao costume.

Cá eu penso que tanto uns como outros tiram conclusões superficiais e precipitadas. Vamos lá aos números puros e duros...

1) Portugal chegou ao 6o lugar do ranking já em 2003 (antes de Gelsenkichen), lugar que manteve até agora, descendo para o 8o. Mas já em 2002 estávamos em 7o. Ou seja, a oscilação no ranking tem sido muito baixa.

2) O facto mais saliente (que muitos esquecem) é que de 1999/00 a 2003/04 Portugal tinha apenas 4 equipas nas competições europeias, de 2004/05 a 2006/07 teve 6 e este ano teve 7. Ou seja, os pontos nas últimas 4 épocas têm sido a dividir por muito mais equipas.

3) Para fazer uma análise "apples-to-apples", dei-me ao trabalho de compilar os pontos conquistados nas competições europeias apenas pelos 4 primeiros classificados no campeonato (ou seja, comparando os últimos anos com a situação anterior em que só iam 4 equipas).

E o que verifico é que desde 2002/03 o número de pontos conquistados por essas 4 equipas tem vindo a crescer: de 39 pontos em 2002/03 a 50 pontos na época corrente (onde pode aumentar ainda mais, já que o SCP ainda lá está).

4) Se hipoteticamente o FCP Porto de Mourinho tivesse feito em 03/04 a mesma campanha que fez na corrente época de 2007/08, não teria havido qualquer alteração no ranking: Portugal teria atingido o 6o lugar do ranking na mesma e lá ficado por 4 épocas.

5) Bastava o Leiria não se ter apurado para a taça UEFA através da Intertoto (o que acontece pela 1a vez) para que estivéssemos neste momento a par da Rússia na luta pelo 6o lugar do ranking.

Por tudo isto verifico que nenhuma das 2 teorias tem razão: o que verdadeiramente se passa é que Portugal tem sido penalizado ao colocar os 5o, 6o e 7o classificados do campeonato nas competições europeias (o que é normal, já que em média fazem muitos menos pontos na Europa do que os 4 primeiros classificados do campeonato), enquanto países como a Roménia e a Rússia nos ultrapassaram por terem andado a dividir pontos apenas por 3 ou 4 equipas. Tão simples como isto.

Verifico também que apesar da apregoada crise as 4 melhores equipas portuguesas estão em média tão ou mais fortes do que nunca nas competições europeias.

E o futuro?

Penso que nas próximas épocas vamos lutar pelo 6o lugar do ranking, à medida que a Rússia e a Roménia passam a ter também 6 equipas nas competições europeias. Mas não vai ser fácil, já que para além destes países (onde há 2 ou 3 clubes alimentados a petrodoláres) temos também a Holanda como sério concorrente (e quem sabe uma Grécia, Rep Checa ou Turquia a médio prazo).

O que é quase certo é que vamos andar sempre algures entre o 6o lugar e o 9o lugar do ranking, que é o nosso lugar natural na Europa, o q dá direito a 6 equipas na Europa: a questão é se são 3 na Liga dos Campeões e 3 na Taça UEFA, ou se serão 2 na Liga dos Campeões e 4 na Taça UEFA.
Um tema muito interessante e relevante para estas contas é a "Reforma Platini", que irá merecer muito em breve uma reflexão.

3 comentários:

José Correia disse...

«apesar da apregoada crise as 4 melhores equipas portuguesas estão em média tão ou mais fortes do que nunca nas competições europeias»

A análise está interessante, mas falta perceber a "distorção" introduzida nestas contas decorrente do modelo actual da Taça UEFA, quer na sua primeira fase, quer após a repescagem dos 8 terceiros classificados da LC.
Mas isso é assunto para outras crónicas...

José Rodrigues disse...

O modelo actual da UEFA não tem impacto na *evolução positiva* dos pontos conquistados pelas principais equipas portuguesas no passado recente(embora tenha em outras coisas).

1) a repescagem do 3o classificado da LC para a Taça UEFA já existe há vários anos

2) nas últimas 3 épocas nenhum dos grandes passou pela *fase de grupos* da taça UEFA (criada em 04/05), logo a mudança de modelo não induziu a mais pontos conquistados pelas *principais* equipas portuguesas.

José Correia disse...

Suponho que em 2004/05, o Sporting fez o trajecto completo na Taça UEFA, desde a fase de grupos até à final.

Na minha opinião, deveria haver (tem de haver!) uma reformulação nos pontos obtidos pelos clubes nas competições europeias.
Uma coisa é conseguir uma vitória na LC, outra é obter uma vitória na Taça UEFA.

No passado já era assim?
Em parte, mas é preciso ter consciência de duas coisas:

1º) Enquanto que a LC é muito mais competitiva e difícil que a antiga Taça dos Campeões Europeus, na Taça UEFA é ao contrário.

2º) Para além de ser uma competição muito mais acessível (pelo menos até às meias-finais), a Taça UEFA tem muito mais jogos (garantidos) do que aqueles que tinha.