quinta-feira, 6 de março de 2008

Renovar com Jesualdo


O FC Porto não foi capaz de dar um passo em frente e, mais uma vez (a 3ª em quatro épocas), foi eliminado nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (LC). Há duas maneiras de olhar para isto: uma é ficarmos satisfeitos, porque a equipa caiu de pé e o objectivo definido no início da época foi alcançado (ser uma das 16 equipas que ultrapassou a fase de grupos da LC); a outra é estarmos frustrados, porque toda a gente viu que o FC Porto é superior a este Schalke 04 (6º classificado do campeonato alemão, que nunca tinha sequer chegado a esta fase da LC) e, consequentemente, podíamos ter ido mais além.

Nestas alturas, é habitual apontar o dedo ao treinador derrotado. Mas, será culpa de Jesualdo Ferreira?

Sinceramente, não me parece. O onze inicial, o modelo de jogo e a forma como reagiu às várias adversidades – lesão de Bosingwa, expulsão de Fucile, necessidade de jogar mais 30 minutos com menos um, depois da equipa ter feito as despesas do jogo – , mostraram um treinador capaz, que soube manter uma equipa segura e equilibrada.

Pois, mas ao contrário da época passada, desta vez fomos eliminados por uma equipa que, futebolisticamente (que não em termos económicos), está longe do top 15 europeu. É verdade, mas o FC Porto foi sempre melhor e soube criar as oportunidades suficientes para resolver o jogo e a eliminatória. Não é culpa do treinador os falhanços incríveis de Tarik e Quaresma, pois não?

Um dos aspectos em que Jesualdo Ferreira é criticado por uma franja dos adeptos portistas é por não acrescentar valor e potenciar para patamares mais elevados o plantel que tem à sua disposição.
Evidentemente, Jesualdo não é Pedroto ou Mourinho, mas também aqui esta critica me parece algo exagerada, até porque saber tirar partido da matéria-prima (jogadores) existente é, por si só, um mérito que não lhe pode ser negado.

Olhando para o desempenho do FC Porto nas várias frentes em que esteve e está envolvido, o balanço continua a ser francamente positivo e é inquestionável que uma parte do mérito cabe ao treinador.

Por isso, no day after à frustrante eliminação da Liga dos Campeões, acho que era uma excelente altura para a Administração da FCP SAD anunciar a renovação com o professor Jesualdo Ferreira por mais uma época.

6 comentários:

Mário Faria disse...

Não passaria um cheque em branco a JF, porque não me merece confiança suficiente. Deixaria que a época terminasse para resolver.
Há muito campeonato, falta a Taça e concluir do comportamento da equipa nesta fase.
Aliás, a demora na renovação pode resultar : 1) a continuidade de JF não ser consensual, junto dos elementos que influem na decisão; 2) terem sido colocadas condições, relativamente às metas mínimas a cumprir ainda esta época pela equipa ; 3) o balneário estar demasiado dividido, em função das opções e da liderança de JF ; 4) o planeamento de um novo ciclo futebolístico no clube não passar por JF.
Pela m/parte só renovaria, desde já, o contrato com JF, por mais um ano, se ficasse salvaguardada a condição 2.
Vamnor ver.

José Rodrigues disse...

Sou a favor da renovação do contrato de Jesualdo JÁ, porque já demonstrou ser competente e porque a estabilidade é benéfica.

Não é um génio e terá uma ou outra pecha? Acredito que sim. Mas há pouquíssimos treinadores no mundo que *neste momento* me dessem mais GARANTIAS.

Um pequeno salto no escuro é contraproducente devido à falta de estabilidade: falta de consolidação de desempenho desportivo, e mais um rodopio em contratações com um novo treinador que conhecesse mal os jogadores do plantel (mais os emprestados), com tudo o que isso implica desportiva- e financeiramente.

Paulino Freitas disse...

Não sou a favor já desde o ano passado, contra o Atlético, e confirmou-se este ano frente ao Fátima.

Existem treinadores e inventores, e JF quer ser os dois e depois mete-se em alhadas.

O que o JF está a fazer, qualquer treinador que esteja a treinar o Porto faria. E este clube de excelência não pode ter qualquer treinador. Um qualquer treinador que traí um Boavista após dias antes ter proferido palavras "falsas". Parte-se á partida que deixa a pensar que seja uma pessoa de objectivos, mas sim de interesses.

Comentaram que "há muito campeonato, falta a Taça"... um Porto seguro e confiante já não se deve limitar a esses títulos, mas sim ter os olhos postos na europa...

Nuno Nunes disse...

Sou da opinião que se devia, no final da época, fechar o ciclo Jesualdo Ferreira no FC Porto. Tudo indica que os objectivos principais para esta época serão atingidos: ser campeão e chegar aos oitavos da Liga dos Campeões. Mas devo dizer que me soube a pouco. Ainda temos a Taça de Portugal para vencer, espero consegui-lo.
Não tenho sugestões ou alternativas para o lugar de treinador no futuro, mas o FC Porto sempre me habituou a encontrar bons substitutos a treinadores consagrados. Confio no olho clínico de Pinto da Costa.

Anónimo disse...

Jesualdo já demonstrou mais que o suficiente para lhe ser renovado o contrato. O facto de não ter o "pé quente" do Mourinho (golo no último minuto em Old Trafford e favoráveis resultados alheios) na Liga dos Campeões não é factor de exclusão. É um "safe pair of hands", como demonstrou quando tomou conta da equipa no início da época passada em circunstâncias muito difíceis.

Mas sou contra a renovação imediata: esse disco já está demasiado gasto e não pode ser constantemente repetido.

Apenas admitiria a sua saída (com a devida dignidade) se acaso o seu substituto fosse Carlos Queiroz, o que, apesar de todos os rumores, me custa ainda bastante a crer ser realizável.

Anónimo disse...

PS: Depois de Luigi del Neri, Victor Fernandez, José Couceiro e Co Adriaanse (já para não falar, recuando no tempo, em Fernando Santos e Octávio Machado), deixei de confiar no "olho clínico" de Pinto da Costa.