quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Apuramento à vista



E agora ao contrário: 15 bons minutos no final.

Com um "11" inicial mais por defeito de que por opção, a única dúvida estaria entre T.Costa e Guarín. Jesualdo, ao contrário de Londres, não apostou desta vez no colombiano mas viria a emendar a mão nos últimos 20 minutos. O argentino voltou a não se confirmar.

Jogo muito semelhante ao do passado Sábado: muito sofrimento mas novamente um final feliz.
O Atlético, apesar desta época ter ganho apenas por 2 vezes em nove partidas, deu a mesma luta que o scp. Principalmente o seu ataque, que nunca deixou a nossa defesa sossegada.
O mais marcante do primeiro tempo, acabou por ser a lesão do guarda-redes espanhol, Roberto.
Devido a isso, aconteceu a inesperada entrada do terceiro guardião do plantel "colchonero". Um jovem de 18 anos em estreia absoluta.

Poderia ser por aqui que os espanhóis começassem a falhar, pensou-se na altura.

Porém, tudo acabou por se decidir apenas nos últimos minutos. Tudo começou com o suposto penalty de Pereira sobre Aguero (não nos pareceu falta e ainda temos a reclamar o fora-de-jogo, mal marcado, a Meireles na primeira parte).
Seria o ínicio do fim para os homens de Madrid.

Logo de seguida, Guarín entra e teve um logo remate perigoso.
Cresceu então o FCP e veio o golo decisivo, minutos depois. Hulk não marca à primeira mas ainda foi a tempo de, no ressalto, assistir Falcao para mais um grande golo deste.
Que seja o primeiro de muitos grandes golos com o pé, para juntar aos bons que já lhe vimos de cabeça.
Não foi propriamente de calcanhar à Madjer, mas quase.

Estava feito o mais dificil. O Atlético, voltava a mergulhar na escuridão da sua aguda crise interna e foi-se completamente abaixo.
O segundo golo surgiu ainda neste período de desnorte dos "nuestros hermanos".
Salto fantástico de Bruno Alves e recarga atenta de Rolando.

O FCP, desmente assim os apostadores on-line e é, agora, claro favorito ao apuramento.

Está tudo bem quando acaba bem? O jogo foi bem equilibrado. Os espanhóis não estão bem na liga caseira mas tentaram dar luta na Champions. E ganhar a uma equipa do país vizinho é sempre, obrigatóriamente, um resultado muito positivo.

Devemos é crescer bem mais do que estes actuais "bons 15 minutos de cada vez" se queremos voltar a chegar à frente, cá pelo nosso campeonato.

25 comentários:

sts disse...

Gostei dos jogadores todos. Uns mais acertados do que outros, mas dentro das suas possibilidades, todos se esforçaram. E ganhei...um falcao. Bom jogador, com menos raio de acção que o L. Lopez, mas precioso no toque. Defende, à frente, segura, tabela, e marca. Bom. 70 minutos, à Jesualdo.

Pedro disse...

Alguém dizia que o Falcão era fraco de pés... Imaginem se fosse razoavel...

Nota mais , e para mim o melhor em campo, para um enorme Fucile. Que grande jogo!

Marco Morais disse...

Pedro,

Assino por baixo. Fucile esteve imperial.

John Aarson disse...

Em primeiro lugar, começo pelo que não gosto, começando pelo titulo do post. "Apuramento à vista" quando ainda só vamos na 2ª jornada e na primeira vitória, soa a jornal sensasionalista a falar de uma vitória qualquer das galinhas. Como bons e inteligentes portistas temos de ser, acima de tudo, realistas, e verdade seja dita que NÃO estamos a passar uma boa fase apesar das vitórias e o nosso grupo é bastante equilibrado até.
Dito isto, voltámos a tremer mais uma vez a jogar em casa. Claro que pronto... o Atlético tem uma das melhores equipas da europa do meio campo para a frente, e conseguimos não sofrer nenhum golo. Mas ainda assim pedia-se mais aos nossos jogadores na primeira parte. Enfim. Ao menos não sofremos golos e fomos melhorando gradualmente ao contrário desta irritante moda recente de irmos piorando à medida que o jogo avança.
Grandes golos, excelente partida da nossa parte no final. Só temos é de deixar de ser tão hulkódependentes. De resto, continuo a crer que o mariano jogaria muito melhor no centro do terreno, mas pronto... ele tem rendido muito pouco nestes ultimos jogos. Se ele só quer continuar a mostrar bom futebol na ultima parte da época, pode ser mau para nós nesta altura, mas a médio prazo o pior será para ele. Jogadores vão e vêm. Já nem é o trapalhão que era o ano passado (quando - sem saber como - ganhava ressaltos consecutivos, tropeçava em si mesmo enquanto fintava dois adversários ao seguidos, marcava golos sem saber como... enfim... o meu herói) Ele agora simplesmente tem medo de participar no raio do jogo.
Eu veria com imensa pena a saída dele, mas não tem feito quase nada nos ultimos jogos.

Mário Faria disse...

Fucile fantástico. De acordo.
Boa e justa vitória, bons momentos, principalmente depois da entrada de Guarin e da passagem de Meireles para a posição 6.
Dois pormenores que JF concerteza corrigirá :
1- As entradas impetuosas e a destempo de APereira ;
2- As marcações de livres de muito longe de Hulk, absolutamente disparatadas.

Unknown disse...

Ganhamos???

Mais uma vez mostramos aqueles das estatísticas espanholas, qual é o único clube com classe para andar nestas andanças!!!

MAI NADA!!!

jdm.dragão.lisboeta disse...

Agora apenas me apetece dizer que fomos bem e ainda bem. Temos, como sempre acreditei, valor para passar estes colchoneros de meia tigela, para nós, apesar dos medos latentes que...
Bem, até me apetecia dizer muitos blás, blás, que na mesa do restaurante em jantar de aniversário da minha filha fui projectando baixinho, mas não sou de dar flancos em público para eventuais inimigos/ adversários se deleitarem... por isso, GANHÁMOS, e muito bem como soi dizer-se e foi evidente, ainda por cima a "rasgar" a baliza adversária com um golo à Rabat Madjer.
Obrigado a todos, em especial aos directos protagonistas desta obra de arte que haveria de ter confirmação para nosso alívio final, Hulk e Falcao.
Queriam melhor?! Eu também poderia querer, claro, mas foi muito bom, PONTO. Viva o F.C. PORTO!

dragao vila pouca disse...

Gostei e gostei durante todo o jogo, embora tivessemos sido mais exuberantes após a entrada de Guarín e a passagem de Meireles para trinco.
Hulk fantástico; Falcao ponta-de-lança que vale vinte golos por época e que marcou um golo onde está tudo: talento, génio e principalmente, sentido de oportunidade. O colombiano só podia marcar daquela forma.
Mas quem foi a alma, a crença, a coragem e a raça do Dragão, foi Fucile. O uruguaio foi grande, nunca baixou o ritmo e mesmo quando as coisas não se resolviam, nunca baixou os braços. Simão, Forlan, Jurado...todos no bolso de um Fucile fantástico.


Um abraço

José Correia disse...

Mário Faria disse...
«Boa e justa vitória, bons momentos, principalmente depois da entrada de Guarin e da passagem de Meireles para a posição 6.»

De facto, os golos e o melhor período do FC Porto no jogo de ontem ocorreram depois de uma substituição feita por Jesualdo (o tal que não sabe fazer substituições...) e, ainda por cima, coincidindo com a entrada do "patinho feio" Guarin. O futebol tem ironias destas.

Aliás, mesmo para os adeptos que não gostam deste colombiano, estou convencido que depois do jogo de ontem olharão para ele com outros olhos.

rui disse...

Bibó fucile!!


Ruibonga

José Correia disse...

Relativamente à passagem de Meireles para a posição 6, penso que poderá ser uma solução a explorar mais vezes no futuro. Comparativamente com o Fernando, o Meireles não é tão bom a defender e a "varrer" a zona à frente da área, mas é muito melhor acelerar o jogo e a colocar a bola à distância nos avançados.

Para jogos no Dragão contra equipas mais fechadas, um meio-campo com Meireles a trinco e Belluschi e Guarin mais adiantados poderá ser uma solução interessante. É preciso é criar rotinas.

José Correia disse...

«Mesmo reafirmando que Jesualdo Ferreira montou bem a equipa, o FC Porto teve ao longo da partida maior ascendente, mas pouca alma. Até o público pareceu mais tenso e pouco participativo do que seria normal. Nos dez minutos iniciais da segunda parte, o FC Porto, sem perder o controlo, até passou por momentos em que não conseguia pressionar alto e permitiu ao Atlético de Madrid mostrar-se mais e tornar-se até ameaçador. Com a entrada de Guarín, a equipa ganhou alma, foi mais pressionante, mais viva. Nove minutos depois de ele ter entrado, o FC Porto marcou, e aí nasceu o chamado sentimento das noites europeias. Foi Guarín quem deu essa alma à equipa.»

João Vieira Pinto
in O JOGO, 01/10/2009

fiona bacana disse...

Ora bem, + do q rejubilar com a vitória (e vá, com o ar enfonado de simãozinho 'braçadeira é só minha' sabrosa e do assunção), gostaria de salientar dois pontos:

1) Ganhámos o jogo com 1 alteração vinda de JF (não o Guarin por ele próprio, mas ao ter colocado o Meireles numa situação onde pode fazer o q faz de melhor e + resguardado fisicamente). Tendo em conta as críticas que lhe tenho lançado, parece-me justo enfatizar quando acho que funciona ao nível do estatuto "treinador fcp";

2) Falcao já não é, a meu ver, 1 jogador que até entrou com o pé direito. Embora esteja obviamente em processo de maturação e crescimento, parece-me clara a sua mais-valia. Não digo isto pelo jogo de ontem, mas pela sequência de jogos e golos que tem feito. Resta aferir da sua condição mental quando deixar de marcar (longe vá o agoiro, mas irá acontecer) e como reagirá;

3) É verdade que tínhamos 3 titulares fora, mas...olhar para aquele banco...é constrangedor.

Nuno Nunes disse...

Foi um jogo muito mau para o adepto que está no Estádio. Uma seca. A equipa a jogar sem pressa, com muita calma e praticamente sem criar ocasiões de golo. O FC Porto adormeceu os adeptos e adormeceu o Atl. Madrid e de repente todos acordaram estremunhados com um tiro de longe do Guarín que tinha entrado momentos antes. O verdadeiro FC Porto apareceu finalmente e foi um jogo com final feliz. Eu gostava de mais posse e circulação de bola, enfim, de melhor futebol mas pelo menos que vençam os jogos.

Falcao e Hulk estiveram muito bem na frente, vai ser uma dupla de sucesso no futuro, mas o jogador que me deu mais conforto foi o Fucile. Em noite europeia viveu nele a alma de grandes jogadores do nosso passado. Bem hajas Fucile.

miguel87 disse...

Grande vitória!!
Concordo inteiramente com os elogios a Fucile (já disse no passado que o gajo parece que veio do campo da constiuição!) mas acho justo realçar tambem a grandiosa exibição do Rolando!

Quanto à substituição, acho um pouco exagerados os elogios a JF, aquele lance surgiu naquela altura como poderia ter surgido noutro qualquer e então sim, depois de estar em vantagem, a equipa ganhou moral para pegar um pouco mais no jogo. Comparo esta substituição com as de Braga, só que nesse jogo calhou o golo acontecer contra nós.

fiona bacana disse...

Off Topic
No último labaredas estranhava-se a amena cavaqueira ao almoço entre Jorge Jesus, Helder Conduto (RTP) e Carlos Daniel (RTP).

De estranhar, ou talvez não, é o Helder Conduto que segue com o slb para a Grécia. Curioso, não?

Cumps

Pedro Azevedo disse...

Minha alma está parva. Tanta gente que gostou da exibição. Os níveis de exigência do actual FCP estão pelas ruas da amargura.

70 minutos do futebol mais insipido que se pode arranjar e ficou tudo contente pelos 20 minutos finais quando marcamos um golo que nem sequer justificamos até então.

Eu quero muito mais, e a exibição ontem , na minha opinião, foi fraquissima.

Gosto de ganhar e isso é o mais importante, mas não apaga a desastrosa exibição durante quase todo o jogo. Completamente dominados a meio campo, por uma equipa em crise. Foi sofreguedor.

Pedro disse...

Pedro,

Não se trata tanto de gostar da exibição colectiva. Os elogios têm sido para alguns jogadores, e para a substituição do Jesualdo de T.Costa por Guarin.

Naturalmente que a exibição nos primeiros 30 minutos da 1ª parte, e 15 da 2ª foi fraquinha. Mas é preciso perceber que este jogo era o de mais responsabilidade no grupo. Em Londres não tinhamos obrigação de ganhar, a equipa soltou-se e jogou bom futebol.

Contra o Atlético tinhamos mesmo de ganhar, os 3 pontos e a vantagem directa. Acusamos a pressão é certo, mas a equipa demonstrou garra. Esperemos que agora venha melhor futebol e mais tranquilidade.

Jorge Mota disse...

Ganhar a estes pretensiosozecos da peninsula era vital!

Q ALIVIO!

70 min para perceber q Raul tinha de ir para 6 e q Tomaz estava desastrado..entrou bem o Guarin.

Fucile 1 autentico Essien das laterais!Mto bom!

A falta do cebola/varela foi por demais evidente..ala esquerda sem Hulk-VAZIA

Valeram os 2-0 e 20 min de bola!

Haja alento!

José Correia disse...

«[Guarín] Entrou em campo quando faltava menos de meia-hora para o fim e em boa hora o fez. Mexeu com o jogo do F.C. Porto logo no primeiro minuto, num remate que obrigou De Gea a boa defesa e serviu como um grito de alerta. Logo a seguir iniciou a jogada que Belluschi finalizou com muito perigo, numa dezena de minutos que viraram o jogo.»

in Maisfutebol, 30/09/2009

Pedro Mota disse...

Serei o unico a ver que sempre que Mariano joga de inicio é o pior em campo,e isto tendo quer a minha opinião quer as dos jornais todos????...Neste momento vai numa sequencia de 3 jogos(chelsea,sporting,Atlético? em todos foi o pior jogador...Mariano vai ficar para a história como o jogador do porto com menos qualidade a ter mais minutos,nunca um jogador no porto com a qualidade do Maraino jogou tanto minutos e eu já vejo o Porto á 30 anos...Quanto ao jogo,foi uma excelente vitória e vencendo 2 vezes o Apoel estamos nos 1/8...

Pedro disse...

O Mariano no final da época passada jogou quase sempre de inicio e era dos melhores em campo...

José Rodrigues disse...

"De facto, os golos e o melhor período do FC Porto no jogo de ontem ocorreram depois de uma substituição feita por Jesualdo (o tal que não sabe fazer substituições...)"

Bem, pessoalmente não lhe dou grande mérito neste caso específico porque antes do jogo eu defendia exactamente a equipa e táctica q jogou... nos últimos 20 minutos. Logo para mim o JF corrigiu aquilo q devia ter feito de início.

"Aliás, mesmo para os adeptos que não gostam deste colombiano, estou convencido que depois do jogo de ontem olharão para ele com outros olhos."

Eu não morro de amores pelo Guarín (mas por acaso até defendia q jogasse a titular neste jogo) mas não vou mudar drasticamente de opinião por este jogo - o meu principal problema nos jogos anteriores não foi por ele ter jogado, mas sim por ter jogado em vez de Belluschi. E sobre isso não mudo uma vírgula na minha opinião: meio-campo com Meireles e Guarin (e sem médio criativo) seja contra quem fôr nunca irá muito longe.

Pedro Mota disse...

Pedro era dos melhores??...Melhor do que quem??Mariano é o jogador do porto que quando joga a titular mais vezes é eleito o pior em campo nos ultimos 3 anos,isto não é subjectivo são factos tendo em conta a avaliação dos 3 jornais...Neste momento vai em 3 seguidos...Não me digas que és daqueles que dizem que mariano coitadinho é esforçadinho...

Azulantas disse...

Boa vitória com uma exibição insípida. Valeu o calcanhar de Falcao.

Marcámos 2 e não sofremos nenhum. E metemos mais 3 pontos no bolso.

Diz-se dos campeões que são aqueles que mesmo jogando pouco conseguem ganhar.

Agora, desenganem-se aqueles que pensam que o APOEL é pêra doce. Cuidado. Muito cuidado!