sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O enigma Prediger

Sebastian Prediger foi contratado em Julho ao Colón por cerca de 3,3 milhões € (diz-se, já que nunca foi comunicado à CMVM). Diz-se que alguns grandes emblemas europeus (como Ajax) estavam também interessados na sua contratação.

Prediger tem 23 anos, é trinco e já jogou (uma vez, num particular) pela selecção argentina.

Tendo em conta isto e - acima de tudo - que para além de Fernando é o único trinco no plantel, fiquei deveras surpreendido quando não foi inscrito na Liga dos Campeões.

Não fiquei surpreendido de todo que alguém ficasse de fora nas inscrições, já que (infelizmente) já sabia que teríamos que deixar jogadores de fora devido a termos apenas um jogador formado na casa dentro do plantel (e havendo 4 vagas nas inscrições para esse tipo de jogadores, acabámos por ficar com 3 vagas por preencher).

N. A. Coelho também ficou de fora, já que segundo o critério da Liga e da UEFA não foi formado na casa (passou apenas 1,5 anos no FCP antes dos 21 anos, quando o critério é um mínimo de 3 anos). Essa opção de Jesualdo pareceu-me natural, tendo em conta que já tínhamos 3 centrais e N. A. Coelho era o mais inexperiente dos três.

Mas quanto a Prediger não compreendo que não se inscrevam 2 trincos, principalmente tendo em conta que 1) se investiu consideravelmente nele, 2) com 23 anos não é exactamente uma criança inexperiente, e 3) já foi internacional.

Quando saiu a notícia, comentei logo: então e se o Fernando se lesionar ou apanhar 2 cartões amarelos (o que em 6 jogos da LC é provável para um trinco), vamos andar em adaptações longe do ideal? E um jogador que custa 3,3 milhões e é internacional argentino, trinco de raíz, não serve para o banco do FCP mal chegue ao clube?

Mal sabia eu que Fernando ia apanhar 2 amarelos logo no primeiro jogo da Liga dos Campeões...

Entretanto para médios de transição/ofensivos inscrevemos uma "carrada" de jogadores, quando (normalmente) só jogam 2 ao mesmo tempo. Bem sei que há um custo de oportunidade, mas parece-me que seria muito mais natural deixar outro médio de fora.

Agora contra o A. Madrid lá teremos que fazer adaptações no meio-campo. Se já com a saída de Lucho fomos obrigados a uma pequena revolução de rotinas, etc, ainda mais a teremos se, por exemplo, se adaptar Meireles a trinco contra o A. Madrid (com um efeito domino').

Quanto a Prediger, um efeito secundário desta não-inscrição é que a probabilidade de ser utilizado no campeonato baixa também drasticamente (pelo menos até Dezembro), mesmo que tenha um óptimo desempenho nos treinos. Isto porque duvido imenso que Jesualdo prefira utilizar um jogador que sabe não poder jogar na LC, em vez de outros que podem ganhar rotinas e ritmo para os tais jogos da LC.

Espero que o jogador não se deixe abater (acabando por ser dispensado ao fim de 6 meses, tal como Bolatti que há um ano também não foi inscrito na LC pela mesma razão, i.e. insuficiente nr de jogadores da casa no plantel), sabendo-se que a partir de Janeiro terá mais probabilidades de ser utilizado.

Espero também que a solução de recurso de Jesualdo para o jogo com o A. Madrid seja bem sucedida. Será Meireles (com Guarin e Belluschi a acompanhá-lo no meio-campo)? Ou será que Maicón será adaptado ao lugar? Ou outro? Pessoalmente e à partida preferia adaptar Meireles e jogar com Rodriguez um pouco recuado ao lado de Belluschi, com Varela/Falcao/Hulk à sua frente - mas depende da forma dos jogadores.

Para concluir, a grande lição que tiro desta história é que para evitarmos (ou melhor ainda, para Jesualdo evitar) andar a fazer estas contas e a gerir a moral dos jogadores não-inscritos, convinha que se levasse a aposta em prata da casa um pouco mais a sério - relembro que ficaram 3 vagas nas inscrições por preencher devido a termos apenas B Alves como prata da casa. Há 3 anos tínhamos 4, hoje temos 1...

14 comentários:

dragao vila pouca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dragao vila pouca disse...

É o cúmulo, se o Prediger for uma fotocópia do Bolatti. Espero que não e que a sua não utilização apenas se deva ao período que Jesualdo precisa sempre, antes de colocar os jogadores a jogar.

O Guarín na selecção da Colombia joga a trinco. No F.C.Porto, quando jogou nesse lugar não cumpriu. Acho que a opção vai ser Meireles.

Um abraço

José Correia disse...

dragao vila pouca disse...
«a sua não utilização apenas se deva ao período que Jesualdo precisa sempre, antes de colocar os jogadores a jogar»

Não me parece que a razão seja essa.
O Valeri chegou sensivelmente na mesma altura do Prediger, foi inscrito na LC e já teve várias oportunidades.
Isto já para não falar no Alvaro Pereira, Belluschi e Varela, que até têm sido titulares.

José Correia disse...

Em 26 de Agosto de 2009, num artigo sobre Bolatti, escrevi o seguinte:

de forma algo surpreendente, os responsáveis da FCP SAD preferiram investir (3,5 milhões? 4,2 milhões? não se sabe, não foi comunicado à CMVM) na compra do passe de Prediger, um outro médio do campeonato argentino mas com menos créditos do que Bolatti
http://reflexaoportista.blogspot.com/2009/08/como-bolatti-ha-poucos.html

Os argumentos expostos pelo José Rodrigues fazem todo o sentido e, sendo Prediger a única alternativa a Fernando, a sua não inscrição na LC é um mistério.

Irá acontecer-lhe o mesmo que a Pélé e a Bolatti (despachados no período de transferências de Janeiro)?

José Rodrigues disse...

"Não me parece que a razão seja essa. O Valeri chegou sensivelmente na mesma altura do Prediger, foi inscrito na LC e já teve várias oportunidades.
Isto já para não falar no Alvaro Pereira, Belluschi e Varela, que até têm sido titulares."

Como o José Correia mencionou, não se trata de querer dar tempo a um jogador novo (já que não faltam jogadores novos inscritos, alguns deles com menos experiência e cartaz que Prediger).

Presumindo que não houve aqui considerações extra-desportivas, só se pode concluir - muito simplesmente - que Jesualdo considerou que todos os outros jogadores que inscreveu DAVAM MAIS JEITO na LC do que o Prediger.

*Porque* é que pensou assim é que já é difícil de descortinar, só ele é q saberá.

Faz-me no entanto alguma confusão que, para um clube que não está propriamente folgado financeiramente, se gaste milhões em contratações que nem ao banco vão...

Hugo disse...

O pior é que o Meireles está uma lástima...

José Rodrigues disse...

O projecto 611 já vai a mais de meio, mas ironicamente desde que começou há mais de 3 anos temos vindo a diminuir o número de jogadores com 21 ou mais anos no plantel formados na casa. Em Junho de 2006 tínhamos 4, agora temos 1... de entre todos os clubes inscritos na Liga dos Campeões, somos claramente dos que têm menos jogadores da casa no plantel.

Mesmo a maior parte dos tubarões financeiros (que têm muito mais à-vontade para ir comprar onde bem lhes apetecer, tendo portanto que se preocupar menos com estas coisas) têm mais jogadores da casa no plantel, como um Real Madrid, Man Utd ou Barcelona (campeão europeu).

Repare-se no Barcelona: tem uma situação financeira muito mais folgada do que nós, o que implica que estão mais à vontade para fazer contratações. No entanto têm no plantel 8 (OITO) jogadores da casa, JÁ EXCLUINDO OS SUB21, e isso não os impediu de serem campeões europeus.
Imaginem que só tinham um jogador da casa como nós, e que tinham que ter ido ao mercado gastar para cima de 100 milhões nas outras 7 vagas ocupadas por jogadores da casa (como Valdez, Puyol, Xavi, Iniesta); nesse caso não teriam tido dinheiro para comprar Messis ou Ibrahimovics, e duvido portanto que conseguissem ter sido campeões europeus...

Será a matéria-prima catalã intrinsicamente melhor do que a portuguesa?? Não me acredito.

Dava jeito que se levasse isso um pouco mais a sério no FCP, mais não seja por causa das inscrições.

dragao vila pouca disse...

Meus caros, se acompanham o futebol internacional e em concreto o futebol argentino, devem saber que ao contrário de outros jogadores, os chamados trincos argentinos têm grande dificuldade em se impor. Veja-se o caso do Mascherano que precisou de dois anos até se afirmar e ainda joga com outro ao lado. Na época passada era o Xavi Alonso; veja-se o caso do Banega - que deslumbrou, foi contratado pelo Valência e anda há vários anos a penar sem se afirmar; veja-se o caso do Bolatti. Isto porquê? Porque na Argentina não é normal jogar apenas com um trinco, mas com dois e isso dificulta-lhes a vida, obriga a aum período de adaptação e no caso do Bolatti, até nunca resultou. Eu questiono a opção Prediger, pois se é verdade que precisavamos de uma alternativa a Fernando, atendendo ao histórico, se calhar deviamos ter optado por outra solução.

Mas como já tive de morder a língua algumas vezes, não me importo de morder outra vez se o Prediger se vier a revelar um grande trinco.

Um abraço

jdm.dragão.lisboeta disse...

Concordo copm o teor do post. Naturalmente, causa-me alguma estranheza este "enigma Prediger", assim como a diminuição de utilização de jogadores nossos, apesar da Visão 611 estar em fase, diria, relativamente madura. Mas como não domino as coordenadas que possam justificar estas decisões, aguardo, embora estranhe...pode ser que venhamos a ter boas notícias, no futuro.

Entretanto, parece que é consensual que o primeiro cartão amarelo ao Fernando, deveria ter sido (salvo erro) ao Guarin (apesar de forçado). Será que o FCPORTO já contestou a decisão junto da UEFA? É que, creio, não seria inédito retirar a penalização a um jogador que foi mal amarelado/avermelhado, por equívoco de identificação do jogador "faltoso", logo...

miguel87 disse...

" José Correia disse...
dragao vila pouca disse...
«a sua não utilização apenas se deva ao período que Jesualdo precisa sempre, antes de colocar os jogadores a jogar»

Não me parece que a razão seja essa.
O Valeri chegou sensivelmente na mesma altura do Prediger, foi inscrito na LC e já teve várias oportunidades.
Isto já para não falar no Alvaro Pereira, Belluschi e Varela, que até têm sido titulares."

Um paradoxo maior do que este é o caso do Fernando, que entrou na equipa da noite para o dia num jogo na luz, depois de uma pré época inteira a testar o Guarin nessa posição!
Sinceramente, após 4 anos, continuo sem compreender este treinador e as suas decisões.

miguel87 disse...

jdm.dragão.lisboeta disse...
"Entretanto, parece que é consensual que o primeiro cartão amarelo ao Fernando, deveria ter sido (salvo erro) ao Guarin (apesar de forçado). Será que o FCPORTO já contestou a decisão junto da UEFA? É que, creio, não seria inédito retirar a penalização a um jogador que foi mal amarelado/avermelhado, por equívoco de identificação do jogador "faltoso", logo..."

Parece-me uma questão relevante, e recorde-se o caso do castigo ao Jesualdo no ano passado, que supostamente o Porto terá conseguido que fosse reduzido de 2 para 1 jogo.
O apelo do Porto poderá ser uma hipotese para este caso do Fernando. Veremos...

Mário Faria disse...

Acho que Guarin se vai manter na equipa que vai jogar em Braga, e para o lugar de Fernando deve entrar Tomás Costa que é o jogador mais polivalente do plantel.Falta-lhe alguns centímetros que Guarin compensa relativamente a Beluschi.

José Rodrigues disse...

Tomas Costa pode ser polivalente, mas não tem praticamente qualquer rotina a trinco (seja no FCP, seja anteriormente).

Uma coisa é ter a polivalência para fazer qualquer posição numa ala, ou médio interior; outra bem diferente é para fazer a posição de trinco que requer características e rotinas bem específicas.

Mas quem sabe, bem trabalhado pode ser que ele faça a posição razoavelmente.

miguel.ca disse...

Eu, sinceramente, acho que o Prediger foi mais um negocio "comixão", ou eventualmente um negocio de "interesses menos visíveis".
O que é um negocio de "interesses menos visíveis"?
Vamos supor que, por exemplo, o River Plate, estava muitíssimo interessado no Prediger.
Vamos supor que o River Plate tem no seu plantel um miúdo de 20 anos, cheio de potencial e caríssimo a quem o FCPorto anda mortinho por deitar a mão.
Vamos supor que o FCPorto, na próxima época faz uma proposta "razoável" pelo tal miúdo e acena com o o Prediger como "mais valia financeira" ao negocio.
Não seria inédito. O Bollati quase que "marchou" assim este ano. Penso eu de que...