quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O crime de ser portista

Há duas semanas atrás, no dia 10 de Setembro, soube-se que Júlio Magalhães tinha aceite o convite da administração para ser o novo Director de Informação da TVI. De acordo com o insuspeito ‘Correio da Manhã’, “a administração de Bernardo Bairrão aconselhou-se com vários jornalistas da TVI e o nome de Júlio Magalhães foi o que reuniu mais consenso para o cargo de director de Informação”. Além disso, e conforme o próprio Juca referiu, recebeu o apoio de Manuela Moura Guedes e do ex-homem forte da TVI – José Eduardo Moniz – que fez questão de o felicitar.

Júlio Magalhães começou a sua carreira de jornalista aos 16 anos, na secção desportiva do 'Comércio do Porto' tendo, posteriormente, trabalhado nos semanários 'Europeu' e 'Liberal' e sido um dos fundadores da Rádio Nova. Em 1990 entrou para a RTP e pouco tempo depois já era uma das caras mais conhecidas da RTP Porto, de onde saiu para a TVI, em 1999, a convite de José Eduardo Moniz.

Com 46 anos de idade e 25 de carreira jornalística, Júlio Magalhães era actualmente editor, pivô dos telejornais de fim-de-semana e responsável da delegação da TVI no Porto. Aliás, segundo foi relatado por alguns jornais, o facto de trabalhar no Porto contribuiu para o afastar das guerras que dividiam a redacção da TVI e torná-lo menos permeável aos problemas internos.

Após ter garantido que não ia haver grandes alterações, Júlio Magalhães optou apenas por jornalistas da casa para formar a nova direcção de Informação da TVI. Assim, escolheu Mário Moura, da direcção demissionária, para director-adjunto de informação, e para os cargos de subdirectores de informação as escolhas recaíram em Luís Sobral (director do sítio maisfutebol e editor de desporto da TVI) e no pivô José Carlos Castro.

Olhando para a enorme experiência que Júlio Magalhães possui no desempenho de diferentes funções, para os apoios que recebeu dos jornalistas da TVI e para as escolhas que fez na formação da sua equipa, tudo levava a crer que a escolha do ex-responsável da TVI no Porto fosse relativamente pacifica, certo?
Errado. Júlio Magalhães tem duas características que o tornam inaceitável para talibãs anti-Porto e para alguns gurus do centralismo lisboeta: recusa imitar Rui Veloso e emigrar definitivamente para a capital e, pior ainda, assume o seu portismo de forma descomplexada.



Um dos primeiros indivíduos a manifestar o seu incómodo por Júlio Magalhães ter aceite o convite para director de Informação da TVI foi Paulo Guinote que, no seu blogue, escreveu:

Não é que seja ilegítimo mudar de opinião, mas ele [Júlio Magalhães] já é crescidinho, sabia que mesmo estando no Porto há telefones e até telemóveis. E há autoestradas e até comboios daqueles que pendulam para vir a Lisboa.”

A petulância e tom de desdém usados para se referir ao parolo do Porto são sintomáticos e, no caso concreto de Guinote, mostram até onde pode chegar a arrogância de alguém que passou do anonimato ao estrelato, apenas por ter sabido tirar proveito e cavalgar a luta dos professores nos últimos quatro anos. Sim, porque é à custa dos milhares de professores que visitam diariamente o seu blogue, que Paulo Guinote se transformou numa “estrela mediática”, e é também às cavalitas dos professores que ganhou o estatuto de comentador do PUBLICO e se tornou “escritor”.

Mas Guinote não se ficou pela tentativa de achincalhamento a (des)propósito das comunicações e viagens entre Porto e Lisboa. O que parece preocupar mais este professor de História e de Português do 2.º ciclo do ensino básico é a cor clubista de Júlio Magalhães e, por isso, escreveu:

A primeira medida vai ser mudar as cores do estúdio para várias gamas de azul. A segunda colocar um quadro panorâmico com o Pinto da Costa, o Bobby e o Tareco na redacção e a terceira mudar o símbolo da estação para um dragão.”

Custa a acreditar que este nojo tenha sido escrito por um dos gurus da luta dos professores, lançando lama para cima de um jornalista com uma carreira irrepreensível, cujo único “crime” é viver no Porto e ser portista. É impressionante como pode haver tanta azia e tanto ódio ao azul-e-branco, naquele que é o principal blogue sobre... Educação!
Será este tipo de conduta que o senhor professor Guinote ensina aos seus alunos? Fiquei elucidado.


E, já agora, o senhor professor Guinote pode ficar descansado, porque na nova direcção de Informação da TVI o SLB continua a estar em maioria. Só foi pena que o professor Guinote não se tenha lembrado das cores dos estúdios da TVI durante os muitos anos em que José Eduardo Moniz era frequentador habitual dos camarotes da Luz ou, pelo menos, quando recentemente o mesmo Moniz se pré-candidatou à presidência do SLB. Deve ser um daqueles lapsos de História...

Foto: Revista VIP

18 comentários:

Hugo disse...

O que esse idiota merecia era uma levar com uma bigorna nas trombas

Jorge Aragão disse...

Independentemente do Blog do Guinote ter sido muito importante na luta contra a sinistra ministra e a quem tenho de agradecer,deixei de o seguir a partir de certa altura apesar de ser uma referência.
E é destas coisas que este país bafiento se faz, de centralistas sem vergonha que acham terem o rei na barriga e depois escrevem estas coisas execráveis...
Cá em cima somos mesmo um bando de irredutíveis e temos de aturar esta corja toda.
Dou sempre o exemplo de um amigo empresário bem sucedido que NUNCA retirou a sede da empresa cá do Porto e gozava com a cara de espanto daquela gentinha por ter a ousadia de não se vergar à capital do império.
Tristes...

Azulantas disse...

Guinot só conheço a Maria que venceu um festival da canção aqui há uns anos atrás...

Mas quem é que é este personagem e porque é que lhe andam a dar tempo de antena aqui no RP?

HULK 11M disse...

Acho que devemos fazer circular este artigo por todos os nossos Amigos professores. Para que conste que este paladino da liberdade e da democracia deixou cair a máscara e mostrou quem verdadeiramente é!
Eu vou já enviar os meus emails.

dragao vila pouca disse...

São os iluminados do centralismo, que ao fim e ao cabo, só querem é protagonismo e ter importância.

Não sei - já ouvi muitas opiniões contraditórias -, se a guerra dos professores era justa ou injusta, mas sei que alguns utilizaram essa guerra para atingir determinados objectivos políticos...Deve ser o caso desta figura.

Um abraço

Pedro disse...

Luta dos professores à parte, ainda fico estupefacto com estas coisas. Só faltou chamar o Júlio Magalhães, que tem um curriculo extenso e valioso, de parolo.

Concordando ou não com a entrada do Júlio Magalhães não vejo como o portismo ou o tripeirismo sejam factores de controvérsia. Burro sou eu de acreditar que o centralismo está a morrer. Mea Culpa.

José Correia disse...

dragao vila pouca disse...
«Não sei - já ouvi muitas opiniões contraditórias -, se a guerra dos professores era justa ou injusta, mas sei que alguns utilizaram essa guerra para atingir determinados objectivos políticos...Deve ser o caso desta figura.»

Não sei se por trás do comportamento e posições assumidas pelo professor Paulo Guinote estão algum tipo de motivações e interesses políticos, nem isso interessa no contexto do 'Reflexão Portista'.

O que está aqui em causa é a Portofobia que existe neste triste país e que muitas vezes surge de onde menos se espera.

Mestre Alves disse...

http://dn.sapo.pt/desporto/antidoping/interior.aspx?content_id=1369343

continua a pouca vergonha deste CD da Liga e CJ da FPF

Jorge Mota disse...

“A primeira medida vai ser mudar as cores do estúdio para várias gamas de azul. A segunda colocar um quadro panorâmico com o Pinto da Costa, o Bobby e o Tareco na redacção e a terceira mudar o símbolo da estação para um dragão.”

esta frase para alem de cheirar a mofo e absolutamente primaria e patetica

vou ao blog do umbigo chatear o sr guinot 1 cadinho..

Jorge Mota disse...

http://educar.wordpress.com/2009/09/09/contrariado/#comment-290643

assim devagarinho para n assustar o bicho

q grande palerma

Paulo G disse...

O vosso detector de ironia partiu-se em que dia?

Eu até poderia responder, mas...
Apenas sorrio.

Paulo G.

Desconhecido disse...

Um merdas será será sempre um merdas...e este Guinote será sempre um...e mais não digo até porque não vale a pena perder tempo.

António Pista disse...

Mas porque é que transformam todos os assuntos em questões clubísticas?

O MST não é portista?

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

José Correia disse...

Paulo disse...
«O vosso detector de ironia partiu-se em que dia?»

Ironia?
Nós sabemos que as pessoas da capital gostam muito de brincar e ironizar com os "tripeiros". Contudo, basta ler o seu artigo completo e, por exemplo, o contexto em que foi inserido o seguinte parágrafo,

"Não é que seja ilegítimo mudar de opinião, mas ele [Júlio Magalhães] já é crescidinho, sabia que mesmo estando no Porto há telefones e até telemóveis. E há autoestradas e até comboios daqueles que pendulam para vir a Lisboa. E se não queria ser contactado então porque..."

para se perceber que o Paulo não tem muito jeito para a ironia.

E de facto, caro Paulo Guinote, o Júlio Magalhães é bem "crescidinho" (veja lá, que até jogou basquetebol nas camadas jovens do FC Porto) e tem razão, "no Porto há telefones e até telemóveis", o que em certa medida contraria o Ega de Os Maias ("Lisboa é Portugal! Fora de Lisboa não há nada. O país está todo entre a Arcada e S. Bento!") e quem ainda pensa como ele.

Com mais ou menos ironia, fique a saber que há quem ache pouca piada à Portofobia que varre uma parte significativa da comunicação social e da blogosfera.
Passe bem.

portodocrime disse...

pista?
tgb?
quinta da marinha?
ttt?
metro aeroporto?
tap?
benfas?
bámos lá gánhare a estes gájus todos.
Biba o Porto.

Jorge Mota disse...

António Pista disse...
Mas porque é que transformam todos os assuntos em questões clubísticas?

O MST não é portista?



“A primeira medida vai ser mudar as cores do estúdio para várias gamas de azul. A segunda colocar um quadro panorâmico com o Pinto da Costa, o Bobby e o Tareco na redacção e a terceira mudar o símbolo da estação para um dragão.”

Realmente tem razao..

Nos e q extrapolamos..

(acho q o MST n vai para director da TVI..)

Unknown disse...

Obrigado, caro José Correia. Através do seu artigo fiquei a contar com mais um imbecil na minha lista privada. Eu, logo que o Juca aceitou o cargo, escrevi algures que, no lugar dele não o fazia, porque não iriam faltar cachorros a morder-lhe as canelas, só por ser do Porto e portista assumido. Mas o escrito do tal Sandokan dos professores é, literalmente, um vómito que ocorreu após orgia romananesca.
Belo exemplo, para representar a classe! Eu, se fosse professor (ensinei muito, a muitos, mas não tinha essa profissão) sentir-me-ia envergonhado com tal espécime por companheiro.

S.G.S. disse...

Por favor!!
O senhor Guinote, deixou assim bem claro, que toda a razão está do lado do Governo!
Se este protótipo estivesse em avaliação, a que nota fazia juz?