sábado, 26 de setembro de 2009

Era domingo

Era domingo - algures no início dos anos 90, não havia jornais desportivos diários e por ser domingo só havia o Record.

Era domingo e dia de jogo grande nas Antas: FC Porto - lagartos.

Era domingo e o jogo era à tarde, mas o pessoal tinha de ir para o estádio cedo para arranjar um bom lugar, e por isso dava jeito levar um jornal para ajudar a passar o tempo.

E como era domingo levava-se o Record, e nesse domingo a capa do Record era um tal de Ivkovic a dizer: "Sei como o Geraldão marca os livres".

Coisa que já tinha dito n vezes ao longo da semana, ele era "Eu estudei a forma como o Geraldão marca os livres, sei perfeitamente como ele faz aquilo, é sempre igual", ou "O Geraldão tem tido alguma sorte, isso não dura para sempre e, quando se conhece os truques das pessoas, as coisas ficam mais difíceis "

5 ou 10 minutos de jogo, mais minuto menos minuto, e alguém saca uma falta ali numa zona relativamente longe da área (uns 30-35 metros). Um tal de Geraldão pega na bola, posiciona-a e aí vai milho. O gajo que sabia como o Geraldão marcava os livres, seguiu-a com o olhar, e depois foi recolhê-la para que, a redondinha, fosse para o centro do terreno.

E vi pela primeira vez nas Antas uma coreografia espontânea: milhares de Records no ar, e uma pergunta a sair de milhares de bocas: "Então! Não sabias como o Geraldão marcava os livres?"

(que saudades daqueles livres)

11 comentários:

Jorge Aragão disse...

Lembro dese jogo e a seguir o Branco enfiou-lhe outra batata numa bomba directa.
Hoje espera-se atitude, raça e uma vitória.

dragao vila pouca disse...

O Oliveira, o Sousa, o Geraldão, o Branco, o Celso...agora, para marcarmos um golo de livre ou canto é preciso meter um requerimento e nem assim. Será que tem a ver só com o talento dos jogadores ou para além disso, muito treino?
Cheguei a ver no tempo do A.Jorge e nos campos de treinos das Antas, o Artur mandar repetir mAis de 10 vezes cantos e livres, até sair bem, mesmo com os jogadores a fazerem cara feia. Será que agora isso também acontece?
Se acontece no jogos não transparece.

Um abraço

Antonio Silva disse...

Sem esquecer o Timofte, o Doriva, o Deco etc. coiso e tal.

José Correia disse...

A época passada, precisamente num jogo com o Sporting, um defesa-central do FC Porto - Bruno Alves - marcou de livre directo o 2º golo do FC Porto, o golo da vitória em Alvalade.

Menphis disse...

digam lá, o João Pinto não passou do gajo aos 58 segundos ? LOL...aquilo é que era raça. LOL

Menphis disse...

eu queria dizer, passou por cima do gajo.

Pedro disse...

Isto fez-me recordar outra coisa. Muita porradinha se dava naqueles tempos, quase que partiam o Domingos ao meio.

Costinha disse...

Antigamente estes jogos eram autênticas guerras. Os jogadores eram autênticos e sentiam muito a camisola. O Mingos franzino levou porradinha velha...

José Rodrigues disse...

LOL, lembro-me desse golo como se fosse hoje. O Ivkovic era daqueles GRs que tinha a mania que controlava a bola com os olhos...

Tenho de facto saudades dos tempos em que marcávamos golo de livre com alguma regularidade... nos últimos anos é só quando "o rei faz anos".

José Rodrigues disse...

LOL, lembro-me desse golo como se fosse hoje. O Ivkovic era daqueles GRs que tinha a mania que controlava a bola com os olhos...

Tenho de facto saudades dos tempos em que marcávamos golo de livre com alguma regularidade... nos últimos anos é só quando "o rei faz anos".

Paulo Marques disse...

Muita porrada se dava, porra!