domingo, 13 de setembro de 2009

Um jogo, duas partes

FC Porto venceu o Leixões de forma categórica por 4-1, atingindo à condição o primeiro lugar da tabela. Apesar de categórico, não foram favas contadas, visto o adversário - longe do Leixões do ano passado - foi sempre uma equipa lutadora e bem organizada.

O Porto entrou a dominar, embora as primeiras jogadas não corressem de feição para os portistas. Faioli obrigou Helton a boa defesa e a partir daí o FC Porto arrancou para uma excelente exibição na 1ª parte. Os jogadores tornaram-se irrequietos, com desmarcações e trocas de bola rápidas, abrindo espaços em ambos os lados da defesa leixonense. Foi assim que Hulk deixou passar a bola para o lado esquerdo de Álvaro Pereira que entrou na área e cruzou rasteiro para finalização de Varela, numa das melhores jogadas do encontro.

Ainda nem os adeptos se tinham acomodado nas confortáveis cadeiras do Dragão e já o árbitro apitava para o centro da grande área. Laranjeiro atrapalha-se e derruba Álvaro Pereira. Hulk engana o guarda-redes e concretiza a grande penalidade. Estava facilitado o caminho para a vitória. O FC Porto não se inibiu e continuou a atacar, sem grandes euforias. Os jogadores continuaram a trocar bem a bola, com Varela, Hulk e Falcão a fazerem estragos no ataque, sempre bem apoiados por Belluschi, Fucile, Álvaro e... Rolando que apareceu a finalizar o terceiro golo em cima da linha. Até ao intervalo ainda deu tempo para Falcao fazer o habitual gosto ao pé após arrancada e assistência de Hulk.

No regresso para a 2ª parte, FC Porto controlou o jogo. Nos primeiros 10 minutos ainda ficou a ideia que se iria manter o nível exibicional, mas rapidamente o pensamentos dos portistas se virou para Londres. Apesar de tudo, a equipa procurou sempre gerir a partida trocando bem a bola, embora sem grandes resultados. O Leixões subiu e aproveitou alguma desconcentração na defesa, especialmente em Fernando e Bruno Alves, levando ao golo de honra dos leixonenses.

Num dia de altos voos na cidade Invicta, foi o melhor começo para o período complicado que se avizinha. Boa exibição, golos, nenhum lesionado e 3 pontos. A equipa mostrou boas rotinas. Belluschi e Meireles foram os mais apagados, mas Londres exige um meio campo mais forte. As substituições levantam dúvidas sobre qual será o onze a apresentar contra o Chelsea. Será que o trio atacante será desfeito em prol de um meio campo mais forte com Rodriguez? Volvidas 4 jornadas, fica a sensação que Jesualdo quer vencer o pentacampeonato ao mesmo tempo que corresponde às exigências exibicionais do adepto portista.


fotos: abola.pt

6 comentários:

John Aarson disse...

Grande exibição, poupança de esforços na 2ª parte.
Varela, Álvaro, Hulk, Meireles, Falcao, etc. em grande forma. Já temos mais pontos e mais golos que os lampiões. Se eles perderem sem marcar ou empatarem a 0, já ultrapassámos a equipa que andou a bater em mortos quando jogou com o Setúbal, o que tem sempre um quê de engraçado. Que venha o Chelsea agora!

Dragaopentacampeao disse...

Foi um jogo de duas faces. A primeira, que teve a duração de cerca de 50 minutos (40 da primeira parte mais 10 da segunda) em que a equipa revelou ambição, classe, capacidade e eficácia.

A segunda, uma verdadeira seca.

Esta segunda face, tem a minha tolerância tendo em conta os contornos em que aconteceu (resultado volumoso, desgaste dos internacionais utilizados, necessidade de gerir o esforço face ao jogo próximo da Liga dos Campeões), mas que diabos, a um tetracampeão, mesmo em ritmo de treino, é exigível um nível de qualidade que respeite os espectadores que se deslocaram para o ver jogar.

Talvez um pormenor para o qual o plantel não seja sensível.

Enquanto houve futebol de bom recorte técnico o FC Porto demonstrou estar no bom caminho.

Este jogo deu para ver a consolidação na equipa de alguns dos novos jogadores, com destaque para Álvaro Pereira, Bellushi, Silvestre Varela e Falcão.

Veremos na próxima terça-feira se a equipa já está à altura dos jogos de maior exigência.

Um abraço

Pedro Vale disse...

Vou-me dirigir as bilheteiras um dia destes e perguntar se me devolvem parte do valor do bilhete, por o FCP apenas ter jogado 45 min.

Dá-me vontade de rir, imaginar a cara das pessoas lá dentro a olhar para mim!

John Aarson disse...

Pedro Vale disse...

"Vou-me dirigir as bilheteiras um dia destes e perguntar se me devolvem parte do valor do bilhete, por o FCP apenas ter jogado 45 min."


Nos EUA certamente terias uma boa hipotese de ganhar nos tribunais :P

José Correia disse...

Dragaopentacampeao disse...
«Este jogo deu para ver a consolidação na equipa de alguns dos novos jogadores, com destaque para Álvaro Pereira, Bellushi, Silvestre Varela e Falcão»

Para mim, este é um dos aspectos mais surpreendentes deste início de época, isto é, a rapidez com que os novos jogadores (40% do onze inicial) se integraram e o nível de rendimento que já demonstram.

Jota disse...

"Já temos mais pontos e mais golos que os lampiões. Se eles perderem sem marcar ou empatarem a 0, já ultrapassámos a equipa que andou a bater em mortos quando jogou com o Setúbal, o que tem sempre um quê de engraçado".

Toma lá mais quatro pasteis. Há há há...