terça-feira, 15 de setembro de 2009

SLB fora da UEFA a partir de 2013/14?


O comité executivo da UEFA aprovou hoje, por unanimidade, o princípio do "fair-play financeiro", norma destinada a vedar a participação nas competições europeias de futebol aos clubes que gastem mais dinheiro do que aquele que geram.

Esta decisão impedirá aquilo a que Platini chama a "vitória a crédito", isto é, o sucesso de um clube endividado que vive à base de futuras entradas de dinheiro (já ouviram falar nos negócios entre o SLB, a Central de Cervejas e o BES?).

A 28 de Agosto, no Mónaco, Platini já tinha anunciado que a partir de 2012/13 a UEFA pretendia examinar a evolução das contas relativas às duas épocas anteriores e que a partir de 2013/14 as sanções seriam aplicadas por um painel independente, as quais podem ir de uma multa à suspensão das competições europeias. Segundo Platini, o critério principal do "fair-play financeiro" assenta num orçamento equilibrado durante um período de três anos.

Foto: A BOLA

8 comentários:

Zé Luís disse...

Aplicar o princípio de impedir batoteiros de participar.

Há mais de mil motivos para esse caso perdido/específico...

condor disse...

Querem ver que este platinas vai passar de bom tipo a bom filho da puta em menos de um piscar de olhos?

Azulantas disse...

Lol. 3/4 do futebol europeu de topo iam pelo cano, com os galácticos - parte 2 - à cabeça.

Nã. Isso é só para os Leeds e Boavistas desta vida.

condor disse...

hmocc!como tudo na vida,não é verdade?

José Correia disse...

O Benfica teria falhado as competições europeias por três vezes nas últimas cinco temporadas, caso o princípio do "fair-play financeiro" da UEFA estivesse em vigor, assim como o FC Porto, por duas ocasiões, e o Sporting, por uma.

O princípio do "fair-play financeiro" poderá vir a provocar uma verdadeira revolução no futebol europeu já que, se estivesse em vigor, impediria, também, a participação na Liga dos Campeões de clubes endividados como o Manchester United, o Inter de Milão, o Chelsea, o Liverpool ou o Real Madrid.

A nova lei, aprovada terça-feira pelo comité executivo do organismo que rege o futebol europeu e que entrará em vigor dentro de três anos, impede a participação de clubes que gastem mais dinheiro do que aquele que geram, uma regra que teria afastado os três "grandes" portugueses nas últimas cinco épocas.

Em 2003/04, 04/05 e 05/06, o Benfica apresentou um relatório de contas com prejuízo, algo que impediria os "encarnados" que competir nas provas europeias, com 5,917, 4,146 e 1,221 milhões de euros negativos, respectivamente.

Nas duas épocas seguintes, clube da Luz conseguiu equilibrar as contas e exibiu 15,274 milhões positivos em 06/07, e 116 mil euros, em 07/08.

Por seu lado, o FC Porto obteve prejuízo em 04/05 e 05/06, com 1,1 e 30,5 milhões de euros negativos, respectivamente, mas obteve resultados positivos em 03/04 (24,8 milhões), 06/07 (2,3 milhões) e 07/08 (8 milhões).

O Sporting apenas por uma vez ficaria fora das provas europeias, devido ao exercício de 03/04, em que registou um resultado negativo de 9,222 milhões de euros.

Nas quatro temporadas seguintes, os "leões" apresentaram resultados positivos (54,670 milhões, em 04/05, 313 mil euros em 05/06, 15,239 milhões em 06/07 e 597 mil euros, em 07/08), e respeitaria a regra do "fair-play financeiro".

Contudo, no exercício de 2008/09, conhecido na terça-feira, a SAD do Sporting registou 13,5 milhões de euros de prejuízo, número que colocaria em risco a participação nas competições europeias, enquanto Benfica e FC Porto ainda não publicaram as contas da temporada transacta.

in PUBLICO, 16/09/2009

Jota disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Só quem não conheça os franceses em geral e este boi do Platini em particular é que pode ficar admirado com uma medida destas. Isto é um completo e total absurdo, é claramente dirigido aos clubes ingleses, cujo sucesso tira o sono a franceses ciumentos e mesquinhos, e pode redundar numa grave crise a nível da Europa do futebol, com os clubes principais a avançarem com a tão falada como lamentável ideia da Superliga.

victor sousa disse...

Calma! A Lusa já fez as "contas", e consta que se já estivessem em vigor as regras há uns anos, seria o Porto o mais penalizado!
Quem tem gente inteligente nos jornais? Ah! Estão também na Liga?
Então vamos espreitar o SIS....
Alegremente a caminho do fundo!