quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Médios e medianias

Pela amostra da última jornada (Naval, Académica e Setúbal), um dado parece inequívoco: os chamados "pequenos", ao contrário da tendência que se vinha assistindo nos últimos tempos, estão efectivamente mais pequenos.
Logo, a vitória do FCP na Figueira da Foz pode, erradamente, criar a ilusão que estamos melhores do que na temporada passada, em que fomos derrotados. Nada de mais enganador.

O que se assistiu no último Sábado, bem pelo contrário, deve é fazer soar várias campainhas de alarme, aos mais atentos às "entrelinhas" de uma partida.
Além do sono que, certamente, terá provocado a muitos espectadores, a exibição da nossa equipa revelou lacunas que, julgo, podem mesmo colocar em risco o sucesso e as nossas ambições para este ano.

E começa sempre pela mesma tecla: o meio-campo.
Muito se tem lido e ouvido que Belluschi precisa de defender mais. Errado. É precisamente por estar a desgastar-se demasiadamente em missões defensivas que tem perdido a clarividência que o ponto mais forte do seu futebol - as assistências no último terço do terreno - tanto precisa.
A estrutura física do atleta, pura e simplesmente, não lhe permite fazer o papel que deve caber aos restantes médios e, obrigando-o a tal, estamos a perder o melhor que ele nos pode oferecer: passes para golo e remates de fora da área.
Se queriam um médio estilo Lucho, então enganaram-se na compra. Este é um verdadeiro número 10.


Por falar na muito discutida "obrigação" de defender, esperemos que seja esta época que, finalmente, seja dada a "obrigação" de atacar ao nosso "trinco". É que vai para mais de 4 anos (contando com os 3 do Assunção) que o nosso médio defensivo abdica de atacar.
Por muito esforçado que seja a defender - que o é -, alguém tem que lembrar a Fernando que ele é um médio, ou seja, tanto tem por missão defender como atacar.

Mas a origem da falta de fluidez do nosso jogo, tem muito a ver com a manutenção do esquema táctico das épocas anteriores.
Como já aqui se falou, aquando das previsões para a presente época, o nosso sistema actual devia muito do seu sucesso (fora de portas, pois em casa nunca funcionou) não só às características peculiares de um jogador sem igual (Lisandro), bem como à qualidade elevadíssima de jogadores como Quaresma e Hulk.
Ora destes três "monstros", só resta um (quando o deixam...).
Falcao até parece ser bom, o problema é que, mesmo sendo "mexido", e procurar zonas exteriores, o facto é que o seu ponto forte é mesmo, como se tem visto, o jogo dentro da área, logo tem características que não o aconselham para as célebres "transições rápidas", ou seja, para o velhinho contra-ataque.

Varela, por outro lado, e apesar das críticas optimistas que vem colhendo, revela ter dificuldades em ganhar lances de um-para-um. Não dá ainda completas garantias para um clube tão grande como nosso. Poderá, porém, ser uma boa opção vindo do banco, nunca um titular absoluto. Não se pode ter tornado, por magia e em apenas 3 meses, o jogador que nunca, até hoje, foi.


Sobra ainda Mariano, opção que, obviamente, não pode ser levada a sério.

Não tendo chegado ninguém para verdadeiramente substituir Lisandro (ou seja, alguém com características aproximadas), o FCP, pela amostra recente, corre real perigo das coisas deixarem de correr tão bem.
Urge adaptar a táctica/sistema/filosofia aos jogadores que temos, de uma vez por todas. E já agora, tentar perceber por que razão se compraram jogadores como Valeri, de quem Jesualdo não parece estar minimamente interessado.


Seria muito mau chegar à reabertura do mercado, em Janeiro, e termos que gastar aquilo que não quisemos dar, agora, por Kléber e ainda mais um pouco...

8 comentários:

O Anti Lampião disse...

estoy jodido

http://oantilampiao.blogspot.com/2009/09/estou-jodido.html

fiona bacana disse...

Como julgo que já deixei claro em posts anteriores, partilho da falta de optimismo em relação a esta temporada, essencialmente por questões que já vêm de trás (Jesualdo Ferreira e as suas "transições rápidas - aka jogar como equipa pequena), e questões relacionadas com a pré-época, as contratações, as apostas e as vendas.
Não concordo, contudo, com tudo aquilo que foi dito no artigo:
1) Belluschi tem de defender SIM - o futebol moderno não se compadece com os 10 que só jogam no último terço do terreno. Deco é o melhor exemplo disso: se se limitasse a defender, não seria o jogador de nível mundial em que se tornou;
2) Kleber não é nem será solução para coisa nenhuma, muito menos o de aproximação ao perfil Licha. É 1 jogador que joga muito de fora da área, é assim uma espécie de 9,5. Já disse e repito: avançados móveis e evoluídos tecnicamente já lá temos os 3 "PL"...
De resto, concordo que Fernando tem de sair a jogar (já o vejo a ganhar confiança nisso) e acrescento que a hipótese Sevilha, por mto que me custe, parece ter mexido com a cabeça (e com o físico, que forma lastimável!)de Raúl Meireles.
Aceitemos, no entanto, que é 1 equipa que procura superar as lacunas que sobretudo Lucho deixou (já que Licha, mal ou bem o Falcão tem marcado) e por isso está em processo de crescimento. Concordo que Mariano (eu que o defendi durante 2 anos) é apenas um bom suplente e discordo da apreciação a Varela - está a adaptar-se e nos últimos jogos ganhou vários 1x1. A sua pecha, na minha opinião, é a tomada de decisão após esse 1x1. Mas vai-nos ser muito útil, sobretudo não sendo convocado para a Selecção, já que em ano de decisões no apuramento para o Mundial os nossos sul-americanos vão andar de rastos...oxalá Cebola não se lesione outra vez, vai ser essencial na Champions.
cumps

Pedro disse...

Curioso que vários treinadores neste defeso elogiaram o Mariano. Parece antes de mais que é preciso perceber de futebol para o avaliar. Quando não se percebe não se leva o jogador a sério. Não estando em boa forma é tacticamente um grande jogador e não esqueço o final de época que fez no ano passado, um dos 3 grandes responsaveis pelo titulo (após lesão de Lucho).

Já a avaliação ao Varela é assim um pouco infantil não? Ganhou vários 1x1 no jogo, principalmente na 2ª parte. Pergunto-me se viu o mesmo jogo que 99% de nós. Tem de melhorar? Óbvio, como qualquer outro jogador.

O mais incrivel é que após 4 anos ainda não tenham percebido a forma do Jesualdo integrar os jogadores, é a única desculpa que vejo para não entenderem a contratação de Valeri. Falamos daqui a 2 meses.

John Aarson disse...

Penso que esta é a primeira vez que concordo mais com os comentários do que com o post em si.

Apenas vou pegar numa das partes iniciais do post em que se afirma que é errado pensar que estamos melhores que o ano passado quando fomos derrotados contra a Naval. Acho um bocadinho óbvio que não estejamos melhores que o ano passado por essa altura. Ainda para mais, pelo que me lembro foi quê? Finais de Outubro, Novembro que jogámos com eles? É assim: se estivéssemos melhor do que nessa altura era absolutamente fantástico. Pois o jogo deste ano foi no final de Agosto. Não estamos melhor, mas se se continuarem a verificar melhoramentos de um jogo para o outro (e sim, continuaremos a deparar-nos com novos problemas de jogo a jogo, mas a nossa capacidade de os superar também continuará a melhorar em principio).

Estamos no inicio da época. É um erro tentar recriar a equipa do ano passado, sim. Mas não creio que estejamos a fazer isso. Penso que este ano teremos o FCP a jogar muito melhor, mais cedo que o ano passado. Sinceramente este ano já fui mais pessimista. Lembrem-se que felizmente o Setúbal não é o único adversário dos lampiões.

abraço

miguel87 disse...

Quanto á questão (pertinente) do Fernando é simplesmente utópico pensar que qualquer que seja o jogador usado nessa posição por este treinador irá ter funções de caracter construtivo.

Jorge disse...

O Fernando esta a fazer a funcao de medio defensivo muito bem.
Assim como era raro ver o Makelele a aventurar-se no ataque tambem raramente o vimos a perder bolas no meio-campo defensivo das suas equipas. O medio defensivo deve recuperar a bola e joga-la em um ou dois toques, com passes de baixo risco de forma a iniciar a transicao ofensiva de uma forma segura.
Quando a equipa esta na ofensiva deve colocar-se por forma a possibilitar passes seguros dos jogadores mais avancados quando estes optem por "recomecar" o movimento ofensivo, e por forma a poderem abrandar possiveis contra-ataques da equipa adversaria.
A nao ser que a equipa jogue com dois medios de caracteristicas mais defensivas que se possam revezar nos movimentos ofensivos, o medio defensivo raramente devera tentar movimentos de penetracao.
Esta funcao permita maior liberdade de movimentos aos laterais como se observa no Porto.
Quanto ao Mariano, se bem que pareca por vezes um pouco trapalhao, e tacticamente um jogador muito inteligente.

José Correia disse...

Penso que o meio-campo do FC Porto vai melhorar bastante quando o Rodriguez regressar em plena forma, porque é um jogador que completa o trio atacante mas também recua, formando um quarteto no meio-campo quando a equipa defende.

José Correia disse...

Concordo com a Ana Martins no que diz respeito ao Belluschi, à comparação que fez com o Deco e à necessidade de todos os médios (eu diria todos os jogadores) defenderem.

Evidentemente, o Belluschi não é o Fernando e a sua prioridade não será defender, mas quando a equipa perder a bola deverá recuar, cortar linhas de passe e, se necessário, compensar companheiros de equipa. Se algum dia o fizer de uma forma eficaz/competente, atingirá outra dimensão como jogador de futebol.