sábado, 14 de junho de 2008

Análise do plantel 2007/2008: Médios Alas

O FC Porto contou com Ricardo Quaresma, Tarik Sektioui e Mariano Gonzalez para ocuparem a posição de médio ala no seu plantel de 2007/8. Durante a temporada estes três jogadores tinham participado no seguinte número de jogos:


CP

LC

TP

TL

ST

LI

Quaresma

27

08

03

00

01

00

Tarik Sektioui

23

07

04

00

00

01

Mariano

21

06

03

01

01

03


Os jogadores que ocupam a posição de ala têm sido alvo de uma relação amor/ódio com os adeptos. Tanto ouvem ovações de pé, como têm sido alvo dos mais variados impropérios. Todos os jogadores que ocuparam esta posição durante esta época já foram alvo dos desabafos dos adeptos num momento ou noutro. Ricardo Quaresma é o titular incontestável, fazendo parte da equipa mesmo quando o modelo de jogo é alterado. Tarik Sektioui foi o principal escolhido para fazer a ala contrária, interrompendo apenas as suas presenças na equipa quando foi chamado pela sua selecção para disputar a CAN. Apesar de ter desempenhado poucas vezes essa posição, Mariano é um ala de raiz (apesar de ter sido claramente a 3ª opção), sendo notório que é junto à linha que se sente mais à vontade.


Ricardo Quaresma é a estrela da companhia. Amado por uns e odiado por outros, não é um jogador para deixar alguém indiferente. Extremamente dotado tecnicamente, com facilidade de remate e boa qualidade no passe, é um ala que gosta de fazer a linha ou descair para o centro para rematar. De temperamento difícil, é um jogador demasiado individualista que teria muito a ganhar se conseguisse jogar mais para a equipa. Apesar de tudo realizou a sua melhor temporada a nível estatístico, pecando pela irregularidade das suas exibições. Poderia tornar-se num jogador mais interventivo se soubesse procurar o interior da área quando a bola não está no seu raio de acção.

Retornando à equipa para fazer a pré-época, Tarik Sektioui cedo se impôs na equipa. Mostrou ser um jogador interessante, capaz de ser titular desta equipa. Bons pés, bom jogo de cabeça, qualidade de passe e capacidade de aparecer bem na área a finalizar, são características que Tarik usa bem. Sou um fã de Tarik (como se pode ver neste artigo). Creio que no futuro próximo, pode ser um jogador importante pela sua experiência e qualidade.

Mariano Gonzalez é um jogador em recuperação depois de uma época falhada no Inter de Milão. É um jogador esforçado e com boas capacidades físicas e técnicas, apesar de não conseguir colocar essas capacidades em campo. Sempre que foi chamado mostrou-se trapalhão e inconsequente, provavelmente devido à ansiedade causada pela necessidade de "mostrar trabalho". Parecendo certa a sua continuidade, esperemos que se encontre a serenidade necessário para maximizar o rendimento.

Ricardo Quaresma tem sido noticiado como provável reforço do Inter de José Mourinho. A sua saída pode originar a contratação de mais um ala, a afirmação de Mariano, ou a aposta em Hélder Barbosa ou Vieirinha. A confirmar mais tarde...

Nota: Hélder Barbosa não foi aqui referido, apesar de ser um ala que faz parte do plantel. O Hélder Barbosa participou em poucos minutos de jogo, invalidando qualquer análise.

1 comentário:

Mário Faria disse...

Hélder Barbosa vai para AAC, Vieirinha para o Paok, o Bruno Gama fica no Setúbal e Quaresma, provavelmente, será "vendido".
Ao que consta Allan regressará, e talvez no VG tenha ganho a confiança que lhe faltava para ser um jogador útil ao FCP.
Se sair Quaresma, considero que o FCP precisa de se reforçar, convenientemente, nas faixas quer ofensivas quer defensivas.
Esperemos que os processos, recursos e afins, nos deixem tempo para tratar da constituição da equipa, para a próxima época.