domingo, 1 de junho de 2008

FPF trama o FC Porto


«O JN teve acesso ao documento enviado no dia 15 de Maio aos serviços jurídicos da UEFA, assinado por João Leal, director do departamento jurídico da FPF, que o F. C. Porto classifica de tendencioso.
No documento, pode ler-se que a SAD portista foi considerada culpada de cometer "a infracção disciplinar muito grave de 'corrupção da equipa de arbitragem', surgindo só a seguir no texto que tal se verificou na "forma tentada", e o mesmo se escreve em relação ao presidente da SAD azul e branca.»


Sobre este triste episódio, Francisco José Marques, Editor do JN, escreveu um comentário onde, entre outras coisas, refere o seguinte:
«A Federação Portuguesa de Futebol, através de um seu funcionário, o advogado João Leal, comunicou à UEFA a condenação do F. C. Porto pela Comissão Disciplinar da Liga da forma mais negativa possível, fazendo os possíveis para que a UEFA exclua os portistas da Liga dos Campeões. Ao invés de tentar proteger o seu filiado, como é sua obrigação e sempre fez, ou como fazem as outras federações, a FPF começa por dizer que o campeão nacional "has committed the very serious disciplinary infrigement of corruption of the refereeing team" [cometeu a infracção disciplinar muito grave de corrupção da equipa de arbitragem] e só 22 palavras mais à frente, no meio de referências jurídicas, e em itálico é que se lê "as an attempt" [na forma tentada]. Mais, o denodo com que João Leal, director do Departamento Jurídico da FPF, escreve que o F. C. Porto não recorreu e omite que o recurso de Pinto da Costa pode ter óbvios efeitos sobre a condenação do clube caso venha a ser considerado procedente pelo Conselho de Justiça indicia uma inaceitável tomada partido. Diabolizando o F.C. Porto, claro!»

A forma como a FPF agiu é muito clara. Os factos, o texto do comunicado, falam por si.

Contudo, Gilberto Madail, teve hoje a lata de dizer o seguinte:
«A federação limitou-se a enviar a informação solicitada. A Federação não enviou nada por vontade própria. Limitámo-nos a responder a um fax da UEFA, que também lê jornais e vê televisão, e, naturalmente, veio perguntar o que se passava. Nós limitámo-nos a traduzir as decisões da Comissão Disciplinar da Liga. Salvo qualquer erro de tradução que possa ter acontecido, não emitimos qualquer juízo de valor.»

Este senhor deve pensar que nós somos estúpidos, ou quê?!
Armar-se em anjinho, depois de um documento destes ser do domínio público é hipocrisia a mais.

Espero que esta atitude da FPF, liderada pelo benfiquista Madail e em que os órgãos da federação estão todos nas mãos de anti-portistas, sirva de lição aos dirigentes do FC Porto e, principalmente, a Pinto da Costa.
Com "amigos" destes...

11 comentários:

Daniel disse...

Está espectacular o blog. PARABÉNS. Continua!

José Rodrigues disse...

Da FPF nunca esperei grande coisa, e o q leio não me admira nada.

No entanto estou convencido q no caso hipotético de sermos condenados isto não teve a mínima influência na decisão. A UEFA não é a FPF ou a LPF e não vai decidir (decidiu) numa ou noutra direcção por causa de pormenores destes...

De resto lamento q o FCP e PdC tenham sempre mantido relações com Madaíl demasiado cordiais para meu gosto. Em particular nos últimos 4 anos, desde q Scolari lá chegou.

Paulino disse...

Esses indivíduos não valem nada, e esquecem-se que estão jogadores a representar a selecção que também querem estar na liga dos campeões ja na seguinte época.

Vê-se o tipo camaradagem que existe nestas entidades que são lamentáveis, e ao mesmo tempo rejubilam e colocam-se numa figura submissa à entidade da UEFA....

Lamentável...o FCP desses indivíduos também não deve esperar nada de bom agrado.

Apoiem a Selecção...e o resto das equipas que representam Portugal!!

Nelson Carvalho disse...

Para alem do silencio do nosso Clube perante todos estes atropelos da Liga e FPF, a unica coisa que me apraz dizer é que andamos a fazer nestes ultimos tempos um papel semelhante ao do "corno" (pardon my French) perante sua mulher; Somos muito cordiais para quem tanto nos tem lixado.

Pedro Vale disse...

E a reacção de muito boa gente continua a ser:
"Lá continuam vocês com as vossas teorias da conspiração"

É continuar com a cabeça na areia...

José Correia disse...

Perante os factos, inquestionáveis, que vieram a público na imprensa de ontem, o director do departamento jurídico da FPF e responsável pelo fax enviado à UEFA fez as seguintes declarações, para tentar limpar a face:

"A UEFA fez-nos duas perguntas objectivas: qual foi a decisão da Liga e como está o processo a nível de recursos. O fax que enviámos é a resposta, também objectiva, a essas perguntas. Não é uma interpretação subjectiva ou jurídica das decisões do processo, pois apenas fizemos a tradução do comunicado da Liga. Falámos várias vezes com os serviços jurídicos do F. C. Porto e eles sabiam perfeitamente de tudo isto. Se o F. C. Porto não for aceite nas competições europeias, não será de certeza absoluta por causa deste fax".

Fico, mais uma vez, a aguardar (sentado) que a Administração da FCP SAD reaja, de forma pública, a mais uma situação que atenta contra os interesses do FC Porto.

Mefistófeles disse...

pVindo de onde vem e vindo de quem vem, não há nada nisto que seja surpreendente. Madaíl e a FPF são do que mais obscuro existe no futebol português.Isto acontece porque já fizeram "o funeral" ao FCP, sem autópsia nem nada. Pode ser que tudo isto acabe por se virar contra eles. Vou acreditar que sim. É sinal que o FCP hoje só pode contar consigo próprio e a evidência que o distanciamento da FPF e da Liga foi, no mínimo, imprudente deixando a ralé à vontade. Não basta ser desportivamente melhor, há que saber manobrar noutras instâncias. Aí, estamos anos-luz atrás.Não é que me agrade ou que preconize esse tipo de estratégia, é apenas uma constatação.

miguel87 disse...

E ainda se admiram por eu, como Portista, ser no próximo sábado "Turco" desde pequenino! E 4ª feira seguinte, "Checo" desde pequenino, and so on and so on...

Mário Faria disse...

Desde que os processos foram reabertos e o julgamento passou para a opinião pública e publicada, o destino estava traçado.
Penso que a resposta à nota de culpa apenas vai servir para definir a pena.
Depois seguem-se os recursos, mais informação e contra-informação e a situação não vai mudar substancialmente.
Hoje no Público vem mais uma pérola : "Nulidade de escutas entre Felgueiras e juiz vai ser usada por PdC no Apito Final. Decisão de não aproveitar escutas em processo disciplinar pode ser trunfo do presidente do FCP em recurso à decisão da Comissão Disciplinar da Liga".
Caímos, nisto, e vamos passar à guerra jurídica que nada vai beneficiar a perfomance desportiva e financeira.
E se não nos matam de uma forma, asfixiam-nos de outra.

Mefistófeles disse...

Hoje, em O Jogo, pode ler-se:

"O facto de o FC Porto ter até terça-feira para entregar a sua resposta à nota de culpa que recebeu na última semana e da decisão ser conhecida menos de 24 horas depois, leva os responsáveis portistas a admitir que a mesma já estará tomada".

Portanto, Mário Faria, receio bem que esteja coberto de razão.

Preparemo-nos para o pior, mas esta é uma luta que tem que ser levada às últimas consequências, doa a quem doer, enquanto houver leis que nos assistam.

José Correia disse...

«Qualquer sentença deve ser proferida tendo por base a ponderação do máximo de elementos - e mesmo assim sobram ainda patamares de recurso até que seja considerada transitada em julgado.

Perante um princípio tão basista, tão elementar, só por incompetência ou má-fé é possível verter para um processo informações que não correspondam, de facto, à verdade pura e dura.

Ora, o modo como o Comité de Controlo e Disciplina da UEFA foi informado pela FPF do processo que envolve o FC Porto no chamado "Apito Final" e alegadamente pode ditar o seu afastamento da Liga dos Campeões é um caso típico de grave entorse às regras recomendáveis. O que não pode deixar de ter consequências, mais tarde ou mais cedo, no interior da própria FPF.

Como é possível que a FPF não se tenha limitado a remeter à UEFA o acórdão da Comissão Disciplinar da Liga mas acrescentasse, em documento assinado por João Leal, director do departamento jurídico, que "ficou provado que o FC Porto cometeu infracção disciplinar muito grave de corrupção da equipa de arbitragem", embora acrescentando a graduação "na forma tentada"? Como se explica a inexistência do cuidado de aclarar estar em sede do Conselho de Justiça um recurso de Pinto da Costa, sobre os mesmíssimos factos, de que a SAD pode beneficiar?

É impossível exigir unanimidade nas opiniões dos juristas mas, quando em causa está a honorabilidade de cidadãos ou instituições, manda o bom senso e a responsabilidade não se cometerem erros de palmatória.

A prova provada de que o processo do FC Porto no âmbito do processo "Apito Final" não está fechado é dada, como O JOGO hoje noticia, pelo facto de o Conselho de Justiça ter admitido a intervenção da SAD portista no recurso de Pinto da Costa. E, como é bom de adivinhar, o "pormaior" é de tal modo gritante que fará parte dos argumentos que hoje mesmo o FC Porto fará chegar ao Comité de Controlo e Disciplina da UEFA, cujos membros deverão ficar com os cabelos em pé por lhes ter sido prestada pela FPF informação incompleta - haverá quem lhe chame "estragada", podendo até fazer outro tipo de juízos sobre as intenções que lhe estiveram subjacentes.

Erros clamorosos como os da (des)informação prestada pelo departamento jurídico da FPF só servem para dar força à tese dos que acham ser o FC Porto um alvo a abater.»

Fernando Santos
O JOGO, 03/06/2008