segunda-feira, 16 de junho de 2008

UEFA confirma participação do FC Porto na Liga dos Campeões 2008/09


A UEFA revelou hoje que o FC Porto será admitido na próxima edição da Liga dos Campeões, uma vez que o caso não poderá ser analisado pela Comissão de Controlo e Disciplina antes de que a edição de 2008/09 se inicie.
"O caso não será analisado pelo Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol antes do início da Liga dos Campeões e, por isso, não será analisado pela Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA em tempo útil, no tocante a decisões que tenham a ver com a época de 2008/09”, referiu um porta-voz da organização que gere o futebol europeu à Agência Lusa.

Ponto Final. O programa segue dentro de momentos. Chamem a polícia, chamem a polícia...

11 comentários:

Mefistófeles disse...

Em tempos de crise, a Agricultura nacional está de parabéns: conseguiu produzir 6 milhões de melões a mais que em igual período do ano passado.

Entretanto, os rasteirinhos vão avançar com uma participação disciplinar a João Leal (in Publico ):"participação disciplinar" contra João Leal "por violação dos seus deveres funcionais de natureza pública".

Isto por ter sido "obrigado" a corrigir um erro gravíssimo de omissão e por ter sido forçado a dizer a verdade à UEFA. Por deveres funcionais de natureza pública entenda-se mentir ou omitir conforme as conveniências do sport lisboa. Enfim, é o mundo visto pelas papoilas saltitantes. E não há ninguém que lhes acerte o passo ?

José Rodrigues disse...

Bem, presumo que o mais recente fantástico "argumento" do slb na UEFA não tenha surtido efeito... (um print screen dos sites do FCP e da LPF). Ooooooh..... LOL

O Platini & Cia q se ponham a pau q a Mizé põe-lhes o telefone sob escuta, e o Orelhas seduz-lhe a mulher de forma a convencê-la a depôr mentiras sobre ele.

José Correia disse...

Guilherme Aguiar, antigo director executivo da Liga de Clubes e jurista de profissão, afirmou-se hoje convicto “que o FC Porto será completamente ilibado” no processo Apito Final, na sequência do anúncio por parte da UEFA da participação dos dragões na próxima edição da Liga dos Campeões.
“Esta decisão da UEFA é prudente e sábia uma vez que a participação na prova implica sérios investimentos desportivos face a uma equipa que não vá”, considerou o jurista, que se mostrou, ainda, “satisfeito como portista”. “Como jurista, é a decisão mais equilibrada e mais justa. Não sei como será o futuro mas continuo a acreditar que o FC Porto será completamente absolvido”, concluiu, aos microfones da Antena 1.

in O JOGO

José Correia disse...

O jurista Miguel Guedes, também vocalista dos Blind Zero e conhido adepto portista, elogiou hoje a "decisão marcadamente jurídica" da UEFA ao aceitar o FC Porto na Liga dos Campeões 2008/09, "resistindo às pressões políticas, inclusivamente do presidente Michel Platini".
"Afinal, a UEFA acabou por pensar mais juridicamente do que poderíamos antecipar. O peso dos comissários políticos e da verborreia do (Michel) Platini acabaram por ser minimizados por algumas instâncias da UEFA que privilegiaram o peso da verdade jurídica", disse, à Lusa.

in O JOGO

José Correia disse...

O advogado que defende o Benfica considerou, esta segunda-feira, a título pessoal, que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está a beneficiar o FC Porto ao não analisar o processo judicial do clube antes do início da Liga dos Campeões.

A reacção de João Correia, em declarações à TSF, surge depois de um porta-voz da UEFA ter explicado que, como o Conselho de Justiça da FPF não vai analisar o caso antes do início da principal prova europeia de clubes, o processo também não poderá ser novamente analisado pela primeira instância da UEFA em tempo útil.

A grande «derrotada aqui é a FPF», que não decidiu em tempo útil e produziu «declarações não verdadeiras», disse o advogado do SLB, considerando que a Federação «não teve um comportamento imparcial, em benefício do FC Porto».

O advogado que representa o Benfica aconselhou também o FC Porto a não dar por garantida a participação na Liga dos Campeões, já que em qualquer momento os campeões nacionais podem ser excluídos da prova.

Quando um clube é condenado é «expulso da taça dos campeões europeus», independentemente do momento da competição, afirmou.

in http://tsf.sapo.pt/

Dragaopentacampeao disse...

Estou naturalmente muito contente com esta notícia mas não o suficiente para poder dar o meu grito de desprezo a quantos puseram, põem e continuarão a por o nosso Clube em causa.

Considero uma batalha ganha numa guerra para durar.

Só ficarei completamente satisfeito no dia em que a UEFA tomar a decisão que todos esperamos: Reconhecer a inocência do nosso FC Porto.

Sou exigente? Claro! Sou Dragão Bicampeão do Mundo, da Europa e Pentacampeão.

Um abraço.

José Correia disse...

On Monday, European football's governing body issued the following statement: "As communicated on Friday 13 June, the disciplinary case regarding FC Porto and their entry to the 2008/09 UEFA Champions League season has been referred back to the UEFA Control and Disciplinary Body. However, following the written grounds as sent by the UEFA Appeals Body, it can now be confirmed that FC Porto will be admitted to the UEFA Champions League in season 2008/09. This is essentially due to the proceedings in Portugal not having been finally concluded."

in http://www.uefa.com/uefa/keytopics/
kind=512/newsid=719886.html?cid=rssfeed&att=index

José Correia disse...

«Face à notícia veiculada no site da UEFA sobre a admissão do FC Porto na edição da 2008/2009 da UEFA Champions League e de um comunicado de imprensa divulgado pela SL Benfica – Futebol, SAD, vem a Federação Portuguesa de Futebol repudiar veementemente as acusações de negligência ou qualquer outra forma de influência num processo ao qual é absolutamente alheia.»

Extracto de um Comunicado da FPF

José Correia disse...

«Afinal, a decisão da UEFA de readmitir o FC Porto na Liga dos Campeões não teve por base uma informação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Isso mesmo foi confirmado à agência Lusa por uma fonte do gabinete de comunicação da FPF.
(...)
A FPF nega ter informado a UEFA sobre o prazo em que o seu Conselho de Justiça vai decidir o recurso do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, afirmando que foi a própria Comissão de Apelo do organismo europeu a concluir pela falta de tempo útil para uma decisão.
A mesma fonte considera que terá sido essa conclusão que levou a UEFA a readmitir os tricampeões portugueses na Liga dos Campeões de 2008/09, embora desconheça qual o órgão daquela entidade que tomou a decisão.»

in O JOGO

José Correia disse...

O acórdão do Júri de Apelo da UEFA, ao qual Record teve acesso, é devastador para a Comissão de Controlo e Disciplina (CCD), que afastou inicialmente os portistas da Europa. Os juízes do órgão superior manifestaram disconformidade em relação à opção dos seus colegas da primeira instância em qualificar a infracção do FC Porto à alínea d) dos critérios de admissão, a famigerada tentativa de corrupção, como meramente administrativa.

Trata-se de um aspecto de fundamental importância na medida em que se a caracterização fosse de âmbito disciplinar, não poderia ser aplicado o princípio de retroactividade, um dos pontos cardeais da defesa portista.

A jurisprudência ao nível do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) não suporta a opção da CCD, pelo que o Júri de Apelo avisa a primeira instância para, no caso de voltar a ser confrontada com os estilhaços jurídicos do Apito Final, fundamentar muito bem a sua opção pela via administrativa ou disciplinar. Um puxão de orelhas invulgar na UEFA.

A inclinação do Júri de Apelo para a invalidez da retroactividade é uma excelente notícia para o FC Porto. Se esta tese vingar em Nyon, mesmo que o Conselho de Justiça não dê provimento aos recursos de Pinto da Costa, o clube estará imune a um eventual afastamento da Champions em 2009/10.

in Record

José Correia disse...

«O director de comunicação do Benfica, João Gabriel, voltou a tecer duras críticas à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e ao presidente da mesma, Gilberto Madaíl, no âmbito do processo Apito Final, admitindo que o organismo terá de pagar uma elevada indemnização ao clube da Luz.

Sem revelar valores, João Gabriel disse à Agência Lusa que «convém que a nossa selecção ganhe o título europeu, de forma a que a FPF passe a ter crédito para suportar a indemnização a que vai ser condenada», numa alusão a um processo cível que o departamento jurídico encarnado está já a preparar, depois de ter sido conhecida a decisão do Comité de Apelo da UEFA em integrar o F.C. Porto na Liga dos Campeões 2008/09. O Benfica argumentou que recorre aos tribunais para «ser reposta a verdade desportiva» e «reparação integral dos danos sofridos pela conduta negligente» da FPF neste caso.»
in Maisfutebol

Ai se o ridículo matasse...