terça-feira, 3 de junho de 2008

Cervan e Cunha Leal no complô contra o FC Porto

Ontem ao fim da tarde, Marinho Neves escreveu o seguinte no seu blog:
«Acabei de ter a informação de fonte segura e credível que a UEFA já determinou, muito embora ainda não seja ainda oficialmente conhecida, que o FC Porto fica de fora da Liga dos Campeões devido à condenação dos portistas no processo Apito Final.
Segundo me garantiram também, toda a informação que despoletou este castigo e que mereceu um apurado estudo jurídico teve como chefe de operação, Silvio Cervan sempre muito bem apoiado por Cunha Leal.
Também sei que uma figura de grande peso na FPF, à revelia de Gilberto Madaíl foi quem elaborou todo o processo que enviou para a UEFA, fornecendo meticulosas informações que deram origem ao castigo.
Estas três personagens andam borradas de medo e o caso não é para menos. Aproveitem, vão passar férias .... longas.»

Vinda de quem vem, será que esta informação é credível?

Bem, ainda recentemente, no programa ‘Prós e Contras’, Dias da Cunha afirmou que tudo o que sabe sobre o “Sistema” aprendeu com Marinho Neves. Ena!

Outro que não poupa nos elogios a Marinho Neves é o leixonense e benfiquista Eugénio Queirós que, em 16 de Maio, escrevia o seguinte no blog que partilha, entre outros, com o ex-árbitro José Leirós:
«O autor do primeiro best-seller do futebol luso, o famoso "Golpe de Estádio", sempre foi um repórter de mão cheia. Fui seu colega de banca muitos anos e conheço a seiva que lhe corre nas veias e o gosto pela reportagem que tem.»

Desta vez, Marinho Neves vem dizer que a operação montada junto da UEFA, para prejudicar o FC Porto, foi coordenada por um vice-presidente do SLB – Sílvio Cervan –, apoiado pelo ex-dirigente do SLB e homem que Luis Filipe Vieira colocou na Liga de Clubes – Cunha Leal –, juntamente com “uma figura de grande peso na FPF”.

Este tipo de informações não surpreende os portistas. Todos sabemos que o FC Porto está a ser alvo de um complô, que envolve pessoas do SLB, da Liga de Clubes e da FPF.
O que é novidade é isto ser dito e escrito por uma pessoa que gosta tanto do FC Porto e do Pinto da Costa, como eu gosto do SLB e do “orelhas” (forma carinhosa como a Carolina d’Arc trata o presidente do Benfica).

8 comentários:

Mefistófeles disse...

Com efeito, o que se pode dizer mais ? Recomendo a leitura da crónica de MST n'A Bola de hoje. Está lá tudo. Clarinho como água.

Mário Faria disse...

O JN inclui hoje, com recurso ao direito de resposta, um documento da FPF, assinado por Madail, a negar a veracidade do artigo do JN, ameaçando com uma ida a tribunal para reposição da verdade.
Diz, grosso modo, o documento que a FPF se limitou a traduzir o documento recebido pela Liga, e tão só.
Na introdução refere que o FCP terá (já) sido multado pela UEFA em 230.000 US$ pelos factos que lhe são imputados.
Quanto ao Marinho Neves a sua reputação não me merece qualquer credibilidade. Aliás, fazer um pouco de história da intervenção política e desportiva, na qualidade de jornalista, cronista e prestador de serviços, desse homem, deveria ser muito interessante.

José Correia disse...

«O JN inclui hoje, com recurso ao direito de resposta, um documento da FPF, assinado por Madail, a negar a veracidade do artigo do JN, ameaçando com uma ida a tribunal para reposição da verdade.
Diz, grosso modo, o documento que a FPF se limitou a traduzir o documento recebido pela Liga, e tão só.»

Pois, mas há gente perfeitamente capaz de pegar numa parte de um documento em português e traduzir fielmente para inglês, de modo a que quem vai ler interprete as coisas da maneira pretendida. Basta, para tal, omitir o contexto e/ou algumas ressalvas.

Foi precisamente isso que aconteceu neste caso onde, por exemplo, o recurso de Pinto da Costa para o CJ da FPF foi omitido.

Inês Carvalhais disse...

Boa tarde,

Ainda esta semana foi libertado um prisioneiro, nos EUA que esteve 20 e tal anos preso, porque nunca se deu como culpado.
Quer se queira, quer não, quando é lida uma sentença e o condenado decide não recorrer, está dessa forma a aceitar o crime.
Ora, quando a Direcção do Porto decide aceitar o castigo da Liga de Clubes, tem que se sujeitar aos castigos que possam daí resultar.
Em Portugal, o crime de tentativa de corrupção dá direito à perda de 6 pts, exactamente os mesmo que o Belenenses levou por jogar com um jogador ilegal!
Na UEFA as coisas funcionam de outra forma.
Se o Porto for efectivamente excluído da Champions, penso que, mais do que andarem a tentar encontrar um bode espiatório, devem pedir justificações aos verdadeiros culpados, que são nada mais, nada menos, que a Direcção do F.C.Porto.

Mefistófeles disse...

Inês, efectivamente parece que a decisão de não recorrer terá sido errada. Repito:parece. Porque penso que muita água ainda vai correr debaixo da ponte. Agora, isto não se trata de encontrar bodes expiatórios ou não. A Direcção do FCP terá as suas responsabilidades mas salta à vista de todos que tudo isto é uma acção concertada e afinada da causa lampiona. Remeto, mais uma vez para a crónica de MST n'A Bola de hoje ( e continua amanhã ) pois eu vejo toda esta história tal como ele a vê.

Saudações Portistas

Nuno Nunes disse...

Inês,
De certa forma tem razão: as explicações terão de ser pedidas, em última instância, à administraçao da sad do FC Porto. Para o bem e para o mal.

Mas não há UM único portista que não esteja consciente do enorme cozinhado feito entre membros da Liga, da FPF e do Benfica para que este honroso 4º classificado do nosso campeonato possa conseguir na secretaria e por baixo da mesa o que não consegui no campo.

O slb joga suja mas tem a imagem limpa. O FC Porto joga limpo mas tem a imagem suja. Irónico.

O slb continuará a ser apenas um clube de medíocres.

Leceiro disse...

Não tenham qualquer duvida que estas sinistras personagens estão ligadas à mafia do polvo que tenta retomar o controlo do futebol português, e tornar o mesmo, numa repetição dos anos 40/50/60.

Somos e seremos sempre O MAIOR CLUBE DESTE PORTUGALZECO que tanto nos despreza e tanto nos tenta aniquilar; o nosso domínio interno desde 1974 fala por si. Juntem a isso 2 taças dos campeões (uma em formato UCL), 2 intercontinentais, 1 supertaça europeia, as maiores transferências de sempre do futebol português...preciso continuar?

Jose Azevedo disse...

Fico atónico ao ler certas coisas sobre o FCPorto. então não se está ver ver de quem foi esta obra?,como Diz o ditado "Deus não dorme" e os culpados hão-de ser julgados e incriminados, assim o espero.