segunda-feira, 2 de junho de 2008

Cotação em mínimos históricos

A cotação da FC Porto – Futebol SAD continua em queda livre, tendo encerrado a sessão da passada 6ª feira, dia 30 de Maio, com um novo mínimo histórico de 1,56 euros.

Fonte: DN, 31/05/2008

As acções da FCP SAD valem hoje cerca de 30% do seu valor nominal (5 euros).
A que se deve este descalabro?

A abertura pela UEFA de um procedimento disciplinar tendente à verificação das condições de admissibilidade do FC Porto na UEFA Champions League, edição 2008/09, não ajuda, mas esta tendência para o afundamento já vem de trás.

Variação a 1 semana: -6,02%
Variação a 1 mês: -12,36%
Variação a 6 meses: -23,53%
Variação a 12 meses: -33,62%

Não é possível inverter esta tendência?

No imediato, não estou a ver como, a não ser que aparecesse um Berardo azul-e-branco a fingir fazer uma OPA.
A médio prazo, talvez, mas para isso era indispensável equilibrar os resultados operacionais, sem ser necessário recorrer todos os anos às mais-valias de vendas de jogadores.
Ou seja, se a venda de jogadores servisse para diminuir o passivo da sociedade e gerar lucros, e não para tapar buracos orçamentais, talvez a FCP SAD se tornasse atractiva para os investidores. De outro modo, vai ser difícil sairmos deste buraco.

Aliás, os próprios administradores da FCP SAD parece não acreditarem muito na sociedade que administram há mais de uma década. Com a honrosa excepção do presidente Pinto da Costa, os restantes administradores têm muito poucas acções ou nenhumas.

7 comentários:

Paulino disse...

e o mais grave é que se realmente o FCP for excluído da liga dos campeões, deixará de ganhar cerca de 33 Milhões de euros, de acordo com a média das épocas anteriores...

pelo menos só em prémio de participação era cerca de 8milhoes de euros

José Rodrigues disse...

Para q as acções desse um "salto" sustentado seria preciso q se tornassem interessantes para investidores.

Sublinho a palavra *investidores*, i.e. gente ou empresas q investe na busca de um retorno financeiro.

...e para se tornarem interessantes para investidores, seria preciso q se criassem as condições para distribuir dividendos, por pequenos que fossem.

Se, à cotação actual, a SAD distribuísse 2 mero milhões de euros de dividendos/ano, os investidores teriam um retorno bastante superior a muitas outras acções de outras empresas, ou produtos bancários.

Mas aqui pergunta-se: qual o interesse da SAD em distribuir dividendos (ou criar condições para o possa fazer)?

Nenhum, a não ser satisfazer os investidores actuais (FCP incluído) ou no caso de um aumento de capital ser necessário(em q fosse preciso atrair novos accionistas)... como não vislumbro nem um nem o outro caso, parece-me óbvio q tão cedo as acções não saem da cepa torta.

Fernando Tavares disse...

FC PORTO NÃO VAI À LIGA DOS CAMPEÕES




Acabei de ter a informação de fonte segura e credível que a UEFA já determinou, muito embora ainda não seja ainda oficialmente conhecida, que o FC Porto fica de fora da Liga dos Campeões devido à condenação dos portistas no processo Apito Final.


Segundo me garantiram também, toda a informação que despoletou este castigo e que mereceu um apurado estudo jurídico teve como chefe de operação, Silvio Cervam sempre muito bem apoiado por Cunha Leal.


Também sei que uma figura de grande peso na FPF, à revelia de Gilberto Madaíl foi quem elaborou todo o processo que enviou para a UEFA, fornecendo miticulosas informações que deram origem ao castigo. Estas três personagens andam borradas de medo e o caso não é para menos. Aproveitem, vão passar férias .... longas.

Publicada por BateBola em 19:05
IN-BLOGDABOLA

Será verdade?

César disse...

epa pelo amor de Deus! Quem se preocupa com o valor das acções? Eu pessoalmente tenho um elevado número de acções do Benfica, e não me preocupo com os valores. Se elas fossem transaccionadas a grande maioria por esses valores era preocupante, agora esses são valores que são de transações pequenas...

Leceiro disse...

E também deves ter muitas operação coração (LOL) a ganhar mofo, aqui discute-se o FC Porto, não o teu clube.

Mefistófeles disse...

Mas o que é que vem aqui fazer um lampião ? Não tem blogs interessantes do sport lisboa?
Para passar o tempo visite: www.vermelhices.pt
Vai ver que aprende imenso sobre o seu clube.

Nuno Nunes disse...

Calma, pessoal.
O cesar gosta mais do blog Reflexao que chocolate. Está cá sempre batido.

Desde que cumpra as regras de educação (que incluem não insultar qualquer membro do clube ou a instituição FC Porto), tudo bem.