sábado, 21 de junho de 2008

Comidos de cebolada

Não sei o que irá acontecer. Gostaria de ficar no Benfica, mas sou profissional e se tiver de sair, sairei. Ficarei contente se o FC Porto me contratar. É também um clube grande
Cristian Rodriguez, 22/05/2008 (no regresso da digressão do SLB por África)

foto: Record


«(...) nesta altura, Rui Costa concentra-se no avanço do dossier Rodríguez.
O Cebola está de volta à Europa, depois dos jogos ao serviço da selecção do Uruguai e deverá, finalmente, reunir-se com os responsáveis do Benfica, num encontro sucessivamente adiado nas últimas semanas.
Daniel Delgado, um dos agentes do extremo, também está em solo europeu (Itália) e será ele que vai ouvir de Rui Costa a proposta de aquisição do passe que, como já foi noticiado, não atinge os 7 milhões de euros exigidos ao início pelo grupo de empresários.

Depois de uma primeira abordagem, Rodríguez deu sinal de acordo e, à chegada ao seu país, comentou mesmo que será jogador do Benfica na próxima temporada. O futebolista não está interessado em aceitar as propostas mais aliciantes que lhe chegaram às mãos, oriundas de clubes russos.
Estas ofertas, no entanto, fragilizaram a argumentação benfiquista junto dos empresários de um jogador que é visto por Rui Costa e Quique Flores como uma das peças mais importantes da equipa encarnada e, por isso, merecedora de um investimento que deverá resultar num contrato de quatro ou cinco temporadas.»
in Record, 20/06/2008 – 07:30


foto: capa de O JOGO

«O FC Porto acertou a contratação de Cristian Rodríguez, que era esperado em Lisboa a qualquer momento para conversar com Rui Costa e fechar um acordo com o Benfica, onde jogou, por empréstimo, na última época.

Segundo apurou O JOGO, as negociações dos portistas com o representante de Rodríguez – ou "Cebola", como também é conhecido – já duravam há algumas semanas, tendo sido fechadas ontem em Milão, numa investida rápida que incluiu a passagem pelo consulado português daquela cidade italiana para oficializar o contrato.
Além do Benfica, os dragões ultrapassaram a concorrência de clubes italianos e franceses, que também estavam interessados no uruguaio, de 22 anos. Completa 23 em Setembro.

Polivalente, Rodríguez pode jogar como médio de ataque ou descaído sobre a ala esquerda, destacando-se, entre outras coisas, pelo remate forte. Aliás, terminou a época com seis golos apontados no Campeonato, o que fez dele o terceiro melhor marcador do Benfica. Neste ponto, foi apenas suplantado por Nuno Gomes e Cardozo. Utilizado em 24 jogos, 22 deles como titular, o "Cebola" somou um total de 1947 minutos.»
in O JOGO, 21/06/2008


Perante isto, o que diz o Record?
Bem, cerca de 19 horas depois de terem escrito que “Rui Costa concentra-se no avanço do dossier Rodríguez”, lá tiveram de publicar a seguinte notícia:

«Reviravolta completa. Quando tudo parecia indicar que o internacional uruguaio Cristián Rodriguez iria continuar ao serviço do Benfica, o clube da Luz anunciou, através de um comunicado oficial colocado no seu site, que o futebolista já não irá fazer parte do plantel para a temporada 2008/09.»
in Record, 21/06/2008 – 02:53

14 comentários:

Paulino disse...

"nesta altura, Rui Costa concentra-se no avanço do dossier Rodríguez"

Pois, faltou-lhe um bocadinho assim (....................)

Rui Costa concentrou-se.... F.C.Porto não se concetrou...actuou.

é engraçado que quando o S.L.B dá uma volta ao F.C.P, desconhece que F.C.P já lhe deu uma volta meia.

Foi o apitou furacão :D

Paulino disse...

Algo que se comenta por todo lado é que verdadeiramente o S.L.B obtém bons jogadores.

Mas também se comenta que lá na capital uma pequena percentagem se destaca, a verdade é que a outra percentagem noutros clubes rende sempre muito mais, e o Rodriguez acredito que vá fazer furor.

Nelson Carvalho disse...

Uns jogam na secretaria (e ainda assim mal como se tem visto), outros preocupam-se em ter equipas competitivas.

De tantas tentativas de atropelo aos meritos Portistas, a vingança serve-se bem fria, resgatando um dos melhores jogadores ao clube rival. Foi a facada monumental deste defeso, que marcará inequivocamente o inicio da proxima época.

César disse...

Perdeu o Benfica um bom jogador. No entanto depois de saber isto, também já não o queria. Afinal, as negociações estavam adiantadas, e apenas porque o Porto viu-se em risco de perder a Champions, o jogador recuou nas intenções. O Porto tem a legitimidade de tentar contratar o jogador. O jogador é que escusava de ter vacilado aquando do dossier Champions. Afinal o Cebola quer o Benfica, o Porto ou a Champions? Uma coisa que os adeptos do Porto devem também reflectir é na palavra do seu presidente, que disse que Rodríguez não ia ser jogador do Porto.

Mário Faria disse...

Sabe, caro César, esta é uma questão de legitimidade. A legitimidade que resulta de ser melhor, sem fazer queixinhas, sem chamar a polícia... apenas a legitimidade de quem é mais competente, como temos sido no terreno do jogo. Sei que dói aos que se julgam eternamente superiores.

José Rodrigues disse...

"Uma coisa que os adeptos do Porto devem também reflectir é na palavra do seu presidente, que disse que Rodríguez não ia ser jogador do Porto."

Depois de reflectir um segundo dou-me muito por satisfeito. Chateado ficava eu se o PdC tivesse dito "epá, é verdade, estamos neste momento em negociações com ele"...

Há coisas em q me chateia q o PdC não diga a verdade em público, mas neste tipo de coisas é o contrário. Se houve quem (do lado da Luz) tenha caído na conversa como lorpas, ÓPTIMO.

César disse...

Na Luz não cairam por Lorpas... isto já se adivinhava. Na Luz eramos lorpas se tivessemos deixado o Léo, com uma exigencia minima, ir para o Porto. Ficamos com o melhor lateral esquerdo da liga, e deixamos sair o Cebola. Um bom jogador é certo, mas que era um forte investimento, que ao tempo vamos ver se merece. Por outro lado é agora óbvio que Lucho e Quaresma vão rumar a outras paragens.

José Correia disse...

"Estou contente. Assinei pelo F. C. Porto por quatro épocas". Foi esta a mensagem "sms" que Cristián Rodríguez mandou ao compatriota uruguaio e amigo Fucile. O lateral partilhou-a com o JN. Do Benfica, nem uma palavra.

José Correia disse...

«Há um ano, quando negociou o empréstimo de Rodríguez, o Benfica acertou um direito de opção, mas não acautelou um futuro contrato desportivo para o caso de desejar accionar essa opção. Ou seja, na prática terá ficado com margem de manobra menos folgada quando quis, efectivamente, garantir a continuidade do jogador.

Por norma, os clubes que contratualizam empréstimos com cláusula de opção costumam acertar também um contrato desportivo que os protege na negociação posterior, caso queiram fazer valer o direito de preferência, o que não aconteceu na situação de Rodríguez.

Na sequência da notícia publicada por O JOGO, ontem foi dia fértil em informações e contra-informações a respeito do negócio. O Benfica deu conta, num comunicado madrugador, da desistência das negociações com Rodríguez, naquilo que poderá ser visto como um reflexo imediato à ultrapassagem que se consumara em Milão, umas horas antes. Aliás, apercebendo-se da manobra do FC Porto, os benfiquistas fizeram mesmo uma derradeira tentativa para inverter o rumo do jogador, subindo a oferta. A propósito de ofertas, os números são parte importante. Especulava-se ontem com verbas significativas. Supostamente, os benfiquistas teriam mesmo chegado a oferecer mais de 1,6 milhões de euros anuais.

Não havendo ainda detalhes do negócio acertado pelo FC Porto - designadamente a percentagem do passe que foi adquirida - há alguns pormenores apurados: Rodríguez deverá encaixar no Dragão um salário de 700 mil euros anuais, mas convém acrescentar que o contrato tem outras parcelas, não especificadas, de prémios negociados por objectivos e que, claro, permitirão um encaixe substancialmente superior.»

in O JOGO, 22/06/2008

José Correia disse...

«Numa altura em que Benfica e FC Porto vivem em clima de "guerra permanente", e sabendo-se que o passado é pródigo em episódios como este, a contratação do "Cebola" pelos dragões foi um daqueles "golpes" que quase se adivinhavam. Ainda que tenham perdido um bom jogador - cujo rendimento futuro no FC Porto é ainda uma incógnita -, não é caso para os benfiquistas desesperarem. Ainda assim, Rui Costa terá, mais cedo ou mais tarde, de justificar as razões que impediram a contratação de Rodríguez, estando ao mesmo tempo obrigado a garantir reforços que possam fazer esquecer o uruguaio.»

António Pires, O JOGO, 22/06/2008

José Correia disse...

Em desespero de causa, depois de, mais uma vez, os dirigentes do SLB terem sido "comidos de cebolada", o Correio da Manhã traz hoje as "verdadeiras explicações" para o negócio quase certo ter sido abortado.

«Segundo apurou o Correio da Manhã, o clube da Luz não quis pactuar com 'pagamentos suspeitos'. 'Além disso, o regulamento de transferências da FIFA exige que os direitos desportivos dos jogadores sejam titulados por clubes ou sociedades desportivas, o que não era o caso de Rodriguez', adiantou uma das fontes, frisando que os encarnados recusaram igualmente entrar 'num esquema' cujos contornos legais 'não eram claros', de acordo com a Lei 25 de 2008, que visa combater o branqueamento de capitais: 'Não se pode pagar montantes na ordem de sete ou dez milhões a offshores cuja identidade dos proprietários é desconhecida.'

O nosso jornal soube ainda que Rodriguez, dado como certo no FC Porto por um jornal desportivo, tinha concordado assinar por três temporadas, a ganhar um milhão de euros limpos por ano. 'Mais tarde exigiu 1,7 milhões de euros livres de impostos', adiantou outra das fontes contactadas pelo CM.»
in Correio da Manhã, 22/06/2008


Digam lá se estes gajos do CM não têm jeito para atirarem areia para os olhos dos benfiquistas?
O que é impressionante é que os tratam - aos benfiquistas - como se fossem todos papalvos.

José Correia disse...

«Seja qual for o motivo que esteve na génese da “transferência”, a verdade é que Pinto da Costa conseguiu espetar mais uma farpa no rival lisboeta. E, enquanto o Benfica arrastava o processo negocial, contando cada euro oferecido no (que seria) o novo contrato do Cebola, o FC Porto, tirando partido de um maior desafogo financeiro e acenando também com uma maior possibilidade de valorização pessoal e conquista de títulos na Invicta, foi a jogo e, num ápice, assegurou os serviços de um jovem muito talentoso que, na época passada, foi uma das principais figuras dos encarnados.

O Benfica sofre mais um importante rombo, que, a juntar ao abandono de Rui Costa, deixa a nau fragilizada para a travessia rumo à tentativa de conquistar o título de campeão em 2008/09.»

in Record, 22/06/2008

César disse...

"Depois de reflectir um segundo dou-me muito por satisfeito. Chateado ficava eu se o PdC tivesse dito "epá, é verdade, estamos neste momento em negociações com ele"...
"
Pinto da Costa podia certamente não ter revelado que estavam em negociações, mas escusava de ter mentido em público. Aliás podia até n ter respondido, pq as perguntas dessa entrevista foram preparadas. Se não lhe perguntaram se recebia árbitros em casa, e se o que está nas escutas á verdade, podiam também não ter feito aquela pergunta.

César disse...

"Há coisas em q me chateia q o PdC não diga a verdade em público, mas neste tipo de coisas é o contrário. Se houve quem (do lado da Luz) tenha caído na conversa como lorpas, ÓPTIMO."
A palavra duma pessoa, não é uma questão de oportunidade... se fosse o meu Presidente, seria altamente criticado e bem. Se vocês como adeptos, se habituaram a esta democracia no clube algo vai mal!