quinta-feira, 9 de junho de 2016

Euro para dois


São dois apenas os jogadores do FCP que irão estar presentes nesta décima quinta edição do certame europeu de nações, que amanhã se inicia. Menos do que o slb (3) e também menos que o scp (4). Sinais dos tempos.

E o que podemos esperar de Casillas e Danilo? Bem, antes do mais, ambos não têm a titularidade assegurada e, por isso, até poderão ser actores secundários nas respectivas selecções. A parte positiva é que, caso consigam um lugar no primeiro "11", ambos poderão manter o lugar por mais alguns jogos dado que Espanha e, principalmente, Portugal estão em grupos relativamente fáceis e, logo, não será de esperar grandes sobressaltos, pelo menos nesta fase inicial de grupos onde, verdade seja dita, é quase impossível, a uma qualquer selecção de relevo, não obter a classificação para a fase a eliminar.

Casillas, vindo de uma época irregular, poderá ter aqui o seu último grande torneio com a camisola do seu país. David de Gea, não tendo, também ele, tido uma grande temporada, esteve, no entanto, a um nível superior. Será mais um clássico dilema entre história versus momento presente.

Danilo, ainda muito novo nestas andanças, foi dos raros jogadores portistas elogiados na época que agora terminou. Demonstrou, porém, uma tendência para cometer faltas em zonas perigosas e na comparação, talvez injusta é um facto, com Casemiro, fica claramente a perder. No jogo de Wembley demonstrou ainda uma certa lentidão de reflexos que a este nível poderão pagar-se caro.

E quanto a Portugal? Bem, após (mais) uma época demasiado longa para os grandes jogadores, o nível de cansaço das grandes selecções, poderá originar uma surpresa do género da Dinamarca em 1992 ou da Grécia em 2004.
Ora, havendo lugar a essa surpresa, ou seja não ganhando uma das favoritas (França, Alemanha, Espanha e Itália), a selecção nacional, que se encontra numa segunda-linha, poderá ter uma palavra a dizer.
Aliás, quem tem Ronaldo, nem sequer poderá falar de uma grande surpresa mas, digamos, apenas meia...

Contudo não se espera que este seja um Euro para recordar em termos de qualidade.
Será, provavelmente, semelhante ao Brasil 2014: muita parra na fase de grupos (onde os "pequenos" aproveitarão uma maior frescura física para fazer umas "flores") e, depois, um arrastar penoso até ao jogo da final, quando os "grandes" ficarem sozinhos em palco.

Neste contexto, o factor-casa terá um peso ainda mais importante. A França não falhou quando organizou em 1984 e 1998...


6 comentários:

jorgen80 disse...

Danilo fisicamente é uma beast. Mas com a bola, é pouco ágil. Poderá ser um problema com seleções que esticam bem o seu jogo, e pressionam alto.

bruno disse...

a seleção morreu em 2004, assim que me importa uma merda, e pelo que vi do arraial montado, vai ser outra comédia.

se houver uma final franca-italia, então confirma-se a pior época futebolística de muitos anos, o tri do vitor pereira, champions do madrid e peseiro + lopetegui + casillas no FCP, todos na mesma época! e o mexicano capitão, que vergonha!

Joao Goncalves disse...

Sinais dos tempos?!?!?

Que raio de insinuação é essa?

Não tem mais no Campeonato da Europa porque a Holanda falhou inexplicavelmente o Europeu, porque André André arriou ao serviço da selecção e nunca mais voltou a ser o jogador que foi até então, porque temos 5 na Copa America e mais 2 nas qualificações africanas, portanto está-me a faltar o objectivo dessa insinuação...

Fizemos uma má época mas menos aì, no ataque ao plantel sff...

bruno disse...

de facto quando temos mais jogadores na copa América que na seleção nacional, é um claro sinal de que está muita coisa mal no nosso clube, assustador!

já nem falo na qualidade medíocre dos nossos "representantes" na copa america

Luís Negroni disse...

Temos só 2 jogadores no torneio de verão europeu mas temos 5 no torneio de verão americano; Regra geral, os melhores futebolistas do mundo até são sul americanos, portanto não estou a perceber qual é o problema. Quanto à fraca qualidade dos sul americanos do Porto, tomara eu que os portugueses do Porto valessem o mesmo, ou por outras palavras, tomara eu que agora ou daqui por um ano ou dois alguém oferecesse por um André André ou por um Sérgio Oliveira o mesmo que oferecem agora por um Herrera, que dizem alguns que é uma "bosta" mas foi para mim só o melhor médio do Porto esta época. Jogadores que duram só 3 meses e depois andam sempre lesionados ou a arrastar-se pelo campo, não interessam, não prestam para o Porto mas há quem goste muito deles só porque são portugueses e são da formação do Porto. Mais Herreras e menos Andrés Andrés é o que eu quero para o Porto. O problema do Porto esta época não foram o Layun, o Maxi Pereira, o Danilo, o Herrera e até o Corona (que enquanto houve um treinador que sabia tirar partido das características dele, marcou "só" 7 golos em 13 jogos, sem pré-época e vindo com a época já a decorrer). O problema do Porto foram, Casillas, Marcano, Indi, Maicon, José Angel, André desaparecido André, Brahimi joga sozinho e perde bolas e um ponta de lança especialista em falhar golos de baliza aberta ou só com o guarda-redes pela frente. Se estes tivessem estado ao nível a que estiveram os outros, de certeza que teríamos pelo menos lutado pelo título até à última jornada em vez de termos ficado em 3º a 15 pontos do 1º classificado.

Sérgio Lagoa disse...

Post profético!