quarta-feira, 19 de julho de 2017

Portistas nas páginas de A BOLA

Nortada, Miguel Sousa Tavares (A BOLA, 18-07-2017)

«Os factos reportam-se a um jogo Beira-Mar - FC Porto, a quatro ou cinco jornadas do final de um campeonato que o FC Porto haveria de vencer tranquilamente com, salvo erro, uns 14 pontos de avanço sobre o segundo classificado – o Sporting. Ou seja, os 6 pontos retirados foram só para mostrar serviço. Recorde-se ainda que, nesses gloriosos dias, o FC Porto era treinado por José Mourinho, a sua superioridade interna era imensa e incontestável e estava a dias de se sagrar campeão europeu. Enquanto isso, o Benfica terminaria o campeonato a mais de 20 pontos de distância, em quarto lugar, atrás do Vitória de Guimarães.»
O que é feito de Carolina Salgado?
Miguel Sousa Tavares, A BOLA, 18-07-2017


O Miguel Sousa Tavares (MST) confunde algumas datas e factos (algo que, por vezes, acontece nas suas crónicas semanais publicadas na A BOLA), mas a mensagem essencial da crónica desta semana, além de pôr o dedo na ferida, é perfeitamente clara e correta.

As duas versões do livro de Carolina (jornal SOL, 08-09-2007)

Juiz acusa Carolina de mentir (O JOGO, 01-07-2008)

O célebre Beira-Mar x FC Porto, arbitrado por Augusto Duarte e que terminou empatado (0-0), foi disputado na época 2003/2004, jornada 31. Isto é, a quatro jornadas do fim desse campeonato e a cerca de um mês do FC Porto se sagrar campeão europeu em Gelsenkirchen, no dia 26 de Maio de 2004.
A equipa do FC Porto (treinada por José Mourinho) ganhou esse campeonato com 82 pontos. Mais 8 pontos que o SLB (2º classificado) e mais 9 pontos que o Sporting (3º classificado).

O campeonato que o FC Porto ganhou com 20 pontos de avanço (mais tarde reduzidos a 14) foi quatro anos depois, na época 2007/2008.
A equipa do FC Porto (orientada pelo prof Jesualdo Ferreira) terminou esse campeonato com 75 pontos e, após lhe terem sido retirados 6 pontos pelo CD da Liga (presidido pelo dr. Ricardo Costa), ficou com 69 pontos.
O Sporting terminou com 55 pontos. O V. Guimarães terminou com 53 pontos. E o SLB terminou esse campeonato em 4º lugar, com 52 pontos (a 23 pontos do FC Porto!).

Quanto à validade das escutas… Ao contrário do que afirma o MST, as escutas não foram ilegais, conforme foi explicado no último programa ‘Universo Porto’ (emitido no Porto Canal, na passada segunda-feira). As escutas não são é válidas para serem usadas no processo disciplinar da Liga/FPF que, “oportunamente”, foi (re)aberto pelo benfiquista de Canelas.

Percebe-se que este tipo de lapsos sejam aproveitados, por benfiquistas e sportinguistas, para descredibilizar o MST. O que me custa a aceitar é que também sejam aproveitados por portistas, para atacar e até insultar o MST, sempre que ele escreve uma crónica crítica do Presidente Pinto da Costa ou de decisões da Administração da SAD.

Ora, convém lembrar que, quando o Apito Dourado “explodiu”, enquanto o Presidente e o Clube/SAD se remeteram ao silêncio, o MST foi dos poucos, juntamente com alguns blogues (entre os quais tenho o orgulho de colocar o ‘Reflexão Portista’), a dar a cara e vir para a “frente de batalha” na praça pública.

É perfeitamente normal discordar das opiniões do MST e eu discordo com frequência, principalmente quando as opiniões são referentes a jogadores ou treinadores. Contudo, não me esqueço que o MST que critica o Presidente nas páginas de A BOLA é a mesma pessoa, o mesmo Portista que, nessas mesmas páginas, defendeu o FC Porto num dos períodos mais delicados da nossa história.

Por isso, e não só, obrigado Miguel.

4 comentários:

JOSE LIMA disse...

Boa achega José Correia. Especialmente ao explicar a MST que as "escutas não são ilegais apenas não são válidas".
Vi o programa do Bernardino Barros onde explicou lindamente o processo.
Não sei como Ricardo Costa ainda tem a lata de fingir que não percebeu e vem agora atirar umas desculpas esfarrapadas para a FPF.
Abraço

Mefistófeles disse...

Subscrevo, José Correia.
Desde a primeira hora que o MST denunciou a verdadeira imundície que foi este processo. Prestou um grande serviço ao FCP, e aos seus adeptos. Só quem esteve muito desatento o não pode reconhecer. Só por isso, merecia um Dragão de Ouro !
Foram tempos difíceis, em que a única voz ( sob forma de pena, caneta ) se fazia ouvir. Eu tenho memória e sei quão justa é esta apreciação da sua parte. E quando me lembro de todo este processo, dos trâmites e das personagens asquerosas ( Carolina, Mizé, Ricardinho Pavão Bosta, o mais nojento de todos) e de Luís Pablo Vieira Escobar, o cabecilha do cartel de Loures ( André Ventura, filho da droga ?), narco-traficante e caloteiro-mor da banca que nos desgraçou...sinto tristeza pelo País, nojo da impunidade desta gente...e, se calhar, por isso também emigrei. E não deixo de sentir vergonha, e muita, de ver um PM e um Ministro das Finanças sentados no galinheiro ao lado de um bandido orelhudo, que pensa que manda nisto tudo. Um cabrão criminoso orelhudo, e com bigode !!! Tipo Saddam de Carnide ! Ás vezes, não muitas felizmente, envergonho-me de ser Português... Mas sempre me orgulharei de ser Portista !!!!

Zé da Póvoa disse...

Concordo plenamente com as referências que faz ao MST. Nem sempre estou de acordo com ele, mas reconheço que é uma das poucas vozes portistas que dizem o que têm a dizer, sem medo. E ainda por cima no pasquim mais anti-portista que existe neste país !

Antonio disse...

...mas uma coisa: por que sera que a única voz portista (?) que se faz ouvir tem de estar sedeada na capital mal-pensante deste país?