domingo, 27 de janeiro de 2019

Vai passar


O nosso maior problema é que o scp não sendo uma equipa pequena joga como tal contra o FCP.
Ou seja, estes encontros são semelhantes àqueles em que ganhámos pela margem mínima a um Rio Ave, Aves ou Santa Clara, com a diferença que, sendo o scp uma equipa com melhores valores individuais, essas vitórias mínimas transformam-se em empates.
O scp, ao contrário de um slb ou Braga, não nos defronta de uma forma aberta e dá-se por satisfeito por criar o mesmo número de jogadas de perigo quantas as de um clube inferior.
Ora, se esta sua táctica tinha resultado aquando do jogo de Alvalade para o campeonato, hoje voltou a acontecer exactamente o mesmo.
Sendo o scp o maior especialista de penáltis em todo o futebol português (e o FCP um dos piores), numa final de Taça da Liga esta atitude de "esperar para ver" ainda mais jeito lhes daria. E deu mesmo.

Não há muito a criticar na exibição do FCP de hoje (que, desta vez, até jogou com o seu equipamento principal). Não nos deixámos, desta feita, adormecer por completo na sonolência crónica do adversário e fizemos um segundo tempo de bom nível que, normalmente, seria recompensado com a conquista do troféu. Só que, bem o sabemos, ao FCP nem sempre basta ser (muito) melhor que o adversário e um penalty (bem assinalado pelos VARes), caído do céu, resultou no empate imerecido do scp.

Depois, no desempate da marca dos 11 metros, aconteceu o fado do costume: um concurso, entre os nossos jogadores, para ver quem marca pior. Com a única excepção de Telles. E, daqui em diante, tem que ser mesmo ele a marcá-los todos.

E que grande importância vão ter as nossas duas próximas partidas, para a Liga Portuguesa, na quarta-feira e, principalmente, em Guimarães no próximo Domingo. Neste último, não contem com aquela mesma equipa que, tendo dominado o slb, se revelou incapaz de traduzir em golos esse mesmo domínio. Esperem mais depressa pelo inverso, aliás.
E, quanto aos jogos do nosso mais directo adversário na luta pelo título, não esquecer que, desde terça-feira passada, entrou em vigor a "lei", não escrita, que diz que é expressamente proibido, em lances de dúvida, apitar algo que os prejudique.

5 comentários:

vidente mor disse...

pois SC ainda nao aprendeu por teimosia que no porto as finais ganham se independente do dominio, do melhor jogo , do que seja. A emotividadee boa em certas circunstancias mas nefasta na hora de bater penalties por exemplo. O problema do porto e que continua a nao saber defender os resultados, marca um golo e mesmo assim pode perder os jogos, no inicio ate marcava 2 e estavamos sempre com o credo na mao. Se uma equipa jogar como jogou o sporting e tiver qualidade nos nao ganhamos, falta alternativas ao jogo de SC por sua teimosia , faltam medios que rematem de longe bem, temos sergio oliveira que de vez enquando e ostracisado por SC nao se sabendo bem porque, talvez por ser facil faze lo. Anulando Marega a equipa adversaria fica com grandes hipoteses de nos ganhar, o nosso problema e o meio campo, SC insiste em herrera sempre e ele ja parece um automato de tao cansado que esta, Oliver enfim comete um penalti incrivel, Danilo falta lhe algo para o tipo de futebol de SC. Depois os penaltis constantemente falhados demonstram o nervosismo que vai dentro da cabeças dos jogadores e equipa tecnica, Hernani para que nestes jogos? Andre pereira nao e um matador.
AS FINAIS NO PORTO SAO PARA GANHAR E NAO PARA TER DOMINIOS, OU JOGAR BEM. MAREGA NAO PODE SER SOLUÇAO PARA TUDO PORQUE BASTA COLOCA LO FORA DO JOGO, NINGUEM SABE CHUTAR DE LONGE A BALIZA, AS BOLAS OPARADAS NEM SEMPRE RESULTAM PORQUE NAO JOGAMOS SOZINHOS, O FUTEBOL A SC TEM LACUNAS EVIDENTES QUE NAO NOS VAO PERMITIR GANHAR A EQUIPAS DA MESMA IGUALHA COM SEGURANÇA, IMAGINEM O PORTO DE MOURINHO ESTAR A GANHAR POR 1 A 0 AOS 79 MINUTOS E NAO GANHAR O JOGO POR MUITO QUE O ADVERSARIO TENTASSE, FALTA ALGO A ESTE FUTEBOL DESENFREADO DE SC, MAS E DIFICIL MUDAR O CHIP AS MECANIZAÇOES OS JOGADORES, TERIAMOS DE TER 1 OU 2 QUE ENTRASSEM E ARREFECESSEM O JOGO CONTROLANDO O E NAO TEMOS PORQUE SC NAO QUER PREVERE ESPETACULO COMO JASUS E DEPOIS VAI PERDER TODAS AS FINAIS. Esperemos que nao mas........ tem de mudar algo

Pedro ramos disse...

Tretas e mais tretas.
SC ainda não aprendeu que em jogos a eliminar começamos sempre o jogo a perder por 0-0.
Foi das mais humilhantes derrotas que já assisti, mas muito merecida por esta atitude de treta de SC e do clube levarem esta competição a sério. Mais humilhante ainda com esta atitude no final do jogo... a humilhação aguenta-se até ao fim.
O fado do costume nada tem haver com sorte ou azar é apenas resultado de um plantel do mais fraco que já vi vestir as nossas cores apesar de ser dos mais caros de sempre(não é por acaso que chegamos ao ponto onde estamos). Continuamos a preferir troncos a jogadores com perfil técnico e com SC ainda temos agravado mais essa situação, nem quero imaginar o que vai ser quando ele sair e ficarmos com este nível de plantel.

Paulo Marques disse...

É a vida... mas como se disse antes, se calhar mais valia não ter tido o enorme desgaste físico que foi transparente esta semana e que vai custar muito. Aliás, foi o claro decisor desta partida, na minha visão - o jeito que dava ter alternativas desde o ínicio da temporada, não?

Unknown disse...

Um ponta de lança a sério resolvia muitos problemas. Com os cepos que temos que para marcar 1 golo falham 5,as coisas ficam difíceis. Mas os incompetentes da Sad preferem gastar dinheiro mal gasto em vez de reforçarem a sério a equipa. Emprestar Bueno aos lampiões antiportistas da cidade do Porto é um desrespeito a todos os portistas. E ainda querem ficar a mamar mais 4 anos.

Unknown disse...

Além de todos os motivos já assinalados SC também começou a perder o jogo na baliza. O FCP nos últimos 5 (?) anos apenas ganhou 2 títulos (ou 1 título e 1 troféu). Temos possibilidade de ganhar 1 em 90 minutos contra uma equipa em que temos muitas dificuldades em ganhar e que existia enorme possibilidade de ir a pénalitis com o enorme handicap nosso nesse aspecto face ao adversário. Temos uma "lenda das balizas" do nosso lado com inúmeras finais ganhas e o que fazemos? Vamos com Vána na baliza.. Right... apenas "pormenores" que podem custar títulos. Mas pelos vistos temos ganho muitos nos últimos anos...