quinta-feira, 21 de março de 2019

Capela às escuras

O coitado do João Capela, que tantos e tão bons serviços prestou ao Clube do Regime, viu-se esta semana torpedeado sem dó nem piedade pela máquina de propaganda encarnada, fazendo lembrar a caída em desgraça do saudoso João "Pode vir o João" Ferreira. Para que conste e não haja dúvidas: o João Capela é um péssimo árbitro - mas enquanto se prestou ao papel de idiota útil e ajudou a carregar o andor, foi-lhe permitido ter uma carreira na arbitragem; o seu nome é tema de "conversa" num dos emails desse corruptor-por-conta-própria que dá pelo nome de Paulo Gonçalves - contaram-me, pessoalmente não sei de nada.


Qual é no entanto a novidade? A novidade é precisamente o Clube do Regime ter recorrido a "meios convencionais" para enterrar o pobre Capela, e ao contrário do que aconteceu até aqui, não ter feito as coisas "por outro lado" - e há quantos anos não víamos aquela malta tão indignada! Talvez tenha sido a divulgação dos emails, ou a desgraça do Paulo Gonçalves, mas o certo é que a única coisa que têm contra o homem, são comunicados e a habitual verborreia dos cartilheiros - manifestamente pouco para quem já conseguiu arrumar com árbitros apenas com um estalar de dedos.


No meio de tudo isto, é especialmente lamentável não termos tido clarividência e sangue-frio suficientes para conquistarmos mais um título de campeão - sem o famoso "colinho" a empurrar um e a puxar para trás os outros, até o Nuno Espírito Santo ou Lopetegui, teriam sido campeões este ano. Resta o conforto de que até ao lavar dos cestos, e mesmo em primeiro, as gentes do Clube do Regime estão apreensivas. Não sei se é por o andor ser mais pequeno, ou se pelo facto de o nome "César Boaventura" se ter tornado conhecido do público e de o indivíduo já não poder agir em segredo, mas que estão inquietos, estão. Pelo sim, pelo não, fosse eu o Capela, e valorizasse a dentadura, evitava frequentar shoppings.

Sem comentários: