sábado, 18 de maio de 2019

Final Anunciado(?)


A 14 de Maio de 1994, Deportivo de La Coruña e Barcelona chegavam à última jornada da Liga Espanhola empatados; deixando de parte outros detalhes, curiosos mas pouco relevantes para o caso, tudo se resumiu a um penalty que o Deportivo teve oportunidade de concretizar - Djukic falhou, e o Deportivo falhou estrondosamente, em casa, a conquista do seu primeiro título.

Recordo esta situação, algo semelhante a aquela em que o Porto se encontra hoje - neste caso, o Porto está na posição do Barcelona, em que ganhar não basta - para dizer que nada, sequer remotamente parecido ao drama daquele dia em 1994, terá lugar mais logo - por razões sobejamente conhecidas, jamais o "benfiquistão" permitiria tal coisa. Assim sendo, é pouco sensato ter qualquer expectativa de que o Porto conseguirá renovar o título de campeão este ano. E não o consegue tanto porque não teve arte nem engenho para gerir uma vantagem pontual confortável, como porque aos outros acorre sempre um João Pinheiro - o árbitro que chegou à categoria internacional, sem ter dirigido um único jogo da Primeira Liga!!!, e rendeu recentemente pelo menos 6 pontos em jogos contra o Feirense e Braga - em momentos de aperto.

Se contra o "benfiquistão" pouco ou nada há a fazer, este miserável desfecho pode converter-se numa oportunidade para aprender e num merecido banho de humildade para o Sérgio Conceição, que apenas há alguns meses atrás zurzia nos adeptos e os mandava "ir ao Coliseu", se não estavam satisfeitos com as exibições da equipa - o tempo mostrou quem tinha razão. O psicólogo israelita Daniel Kahneman, galardoado com o "Nobel da Economia" em 2002, defende com base na sua pesquisa, que de forma mais frequente do que gostaríamos, o "sucesso" resulta em maior parte da "sorte" do que do talento - um mal que claramente aflige o Sérgio Conceição, que cheio de si, foi incapaz de analisar friamente a época passada, e perceber que apesar do resultado positivo, os erros e a "sorte" não foram poucos.

Se realmente o Sérgio Conceição retirará deste desaire - espera-se que seja o último a breve trecho - alguns ensinamentos, e se das contrariedades se fará melhor treinador (e homem mais humilde), só o tempo o dirá. Se o Porto retirará dessa hipotética aprendizagem algum proveito, é outra história. Por mais reuniões e juras de amor eterno de parte a parte, a verdade é que aqui e ali, seja nas imediações ou nas bancadas de estádios, há sinais de que a bota não bate com a perdigota - o Porto terá de disputar a pré-eliminatória da LC, o que obriga a que os trabalhos da próxima época comecem mais cedo, porém e com uma debandada de jogadores titulares à porta, a única garantia é o regresso do Sérgio Oliveira! A minha suspeita é que o desfecho dos dois próximos jogos é indiferente para a continuidade do Sérgio Conceição, que está no fim do seu percurso no Porto - o tempo o dirá; eu defendo a sua continuidade, quanto mais não seja por falta de alternativas minimamente viáveis. Sobra a pergunta: que condições teria para ficar, considerando a sua postura até aqui, se não vencer os dois jogos frente ao SCP?

6 comentários:

vidente mor disse...

concordo plenamente , o caso filhos de SC e clarissimo , os toupeiras apostaram no fraco rodrigo para tentar minar e desestabilisar como foram fazendo quando felix começou a jogar, conseguiram, vamos a ver com paciencia se nao fazem o mesmo. Depois os filhos de SC so aparecem quando o benfica ganha ou o porto deslisa, ai eles la aparecem nas redes sociais a bater com a mao no peito, muito amigos os maninhos, quando o porto ganha aos toupeiras ou o pai e roubado a favor dos toupeiras estao caladinhos que nem ratos.
Nao os conheço pessoalmente mas aquilo ali nao e uniao nenhuma e uma emotividade doentia e em prol dos toupeiras mesmo que +por fora possa nao parecer.
FOMOS ROUBADOS E A TARJA DOS SUPERDRAGOES FOI TOTALMENTE APEOPRIADA, MAS PEREMOS 7 PONTOS DE AVANÇO PORQUE SC E DEMASIADO EMOTIVO E NAO CONSEGUIU GERIR A EQUIPA APROPRIADAMENTE, realmente nao podemos estar a espera de ganhar na emoçao como o ano passado que depois de 5 pontos de avanço la apareceu o kelvin 2 para nos safar, SERGIO CONCEIÇAO TEM MUITO DE JASUS MAS O PIOR E QUE NAO APRENDE COM OS ERROS PORQUE E SO TEIMOSO E CONVENCIDO E NAO TANTO YTREINADOR.
Se ele continuar que tenha sorte, sera a primeira vez que fara uma equipa a sua maneira, vamos ver a basofia.

Dragaoatento disse...

Muito bem caro Filipe Sousa!

Mas na realidade existe pelo menos para já, uma alternativa ao Sérgio Conceição e que se chama Rui Faria que na minha oponião , vale o que vale , seria fantástica.

Agora outro assunto, sugiro a seguinte leitura:
http://dragaoatento.blogspot.com/2019/05/os-verdadeiros-campeoes-da-liga-nos-de.html

Os verdadeiros campeões da Liga NOS de 2018/19 ?
Não restam dúvidas de que estes, de certa maneira, contribuíram decisivamente para a conquista do título de campeão da época de 2018/19 ganho pelo Benfica.

Há quem argumente que foram os portistas que perderam os 7 pontos de avanço que detinham sobre o Benfica. E este argumento também carece de objectividade, pois se admitirmos que os dragões, em parte, tiveram alguma responsabilidade na perda dos 7 pontos de diferença para os da Luz, também é justíssimo dissecar os jogos e as circunstâncias em que os azuis e brancos perderam os tais 7 pontos que tinham de vantagem, e aqui, todos os portistas se lembram dos jogos e de certos lances em que os árbitros desses jogos acabaram sempre por decidir contra a equipa portista penalizando o FC Porto. Um exemplo mais recente, é o do caso do Rio Ave 2 FC Porto 2, em que se registaram dois lances protagonizados pelo Rúben Semedo, empurrão ao Marega pelas costas e mão na bola; na grande área do Rio Ave; lances evidentes, passíveis de serem marcadas grandes penalidades que Soares Dias por receio da "JARRA" se absteve de sancionar...!!

"Onze campeões" eleitos por adeptos

E não só... Continua...

AM dr d'ouro

Dragaoatento disse...

Off the topic

O xuxialista amarelo Medina quer patrocinar a união entre o Sporting de Varandas e o Benfica/Vieira das toupeiras afim de Lisboa passar a ter definitivamente o poder e o controlo do Futebol: bastidores, comunicação Social e os cargos de poder do futebol (FPF, CA e CD da Liga).

Armando Monteiro
www.dragaoatento.blogspot.com

Dragaoatento disse...

Será que o Sérgio Conceição é realmente portista?
Custa-me a crer... Não será um portista de conveniência?
Como é que um portista de alma e coração aceita ter filhos a jogar nos lampeões, odioso rival de Vieira...?!

O meu neto é sócio do FC Porto desde que nasceu...

Armando Monteiro
Dr D'ouro e dragaoatento

Dragaoatento disse...

Off the topic

Rui Santos na SIC, o expoente máximo do facciosismo
SIC Tempo Extra
Volto a questionar, Rui Santos é o provedor da verdade desportiva?
E a verdade desportiva tem critérios distintos (dualidade)?!
Este “dito/cujo” é um técnico superior de arbitragem?
A sua avaliação dos lances polémicos, passou a ser doutrina?!
O Rui Santos (faccioso), alguma vez dirigiu um jogo de futebol?
É revoltante ouvir esta execrável criatura, é de uma desonestidade
intelectual quase sem precedentes, sempre com a doutrina da
mentira plausível, que passa a ser uma verdade absoluta ...!!
E que ninguém lhe acerte o passo, porque o "rapagão" não cede a ameaças e a pressões, estão a ouvir (?)... só se forem adeptos dos lampiões, aí o caso muda de figura (excepção)...!!

O que o Rodolfo é obrigado a ouvir ...!!

Armando Monteiro - dr d'ouro

Dragaoatento disse...

Off the topic (importante)

Tribunal Arbitral do Desporto confirma classificações ilegais
Esta decisão do TAD abre a porta à impugnação do campeonato que agora findou.

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou esta segunda-feira que as classificações dos árbitros e árbitros assistentes da I Liga e II Liga em 2017/18 são ilegais.
Como já não é possível a reintegração destes árbitros, a Federação Portuguesa de Futebol fica também obrigada a indemnizar os visados.
Esta decisão do TAD abre a porta à impugnação do campeonato que agora findou, pois os juízes não tinham título jurídico para arbitrar nesta época.

Armando Monteiro