quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Lisandro

Chegou ao FC Porto treinado por Co Adriaanse no início da época 2005/2006 juntamente com o compatriota Lucho Gonzalez. O apoio deste seu companheiro de selecção foi fundamental para a sua rápida adaptação ao futebol europeu e à aculturação do clube. Lisandro rapidamente encontrou um lugar no onze inicial do FC Porto, numa posição diferente da que tinha no Racing Club, encostado à linha. Já nessa época foi peça importante no sistema táctico do holandês tendo marcado 8 golos em 28 jogos.

No entanto foi nesta época 2007/2008 que por opção técnica (face ao eclipse de Postiga e à lesão de Adriano) o treinador Jesualdo Ferreira decidiu colocar Lisandro naquela que é a sua posição de raiz: a de número 9. “Licha”, como também é conhecido, não se fez rogado e já leva 13 golos em 17 jogos na Bwin Liga.

Lisandro Lopéz tem evidenciado as características e o perfil do que se costuma chamar de “jogador à Porto”.

Em todos os jogos vemo-lo pressionar incansavelmente o adversário em todo o campo, a qualquer altura do jogo, quer esteja a ganhar ou a perder. Não dá uma única bola por perdida. Ao minuto 90 e com o jogo já resolvido, é vê-lo a pressionar vários defesas adversários, como se o jogo tivesse começado há poucos minutos. É inspirador.
O Lisandro associa à humildade e à modéstia pessoal uma determinação férrea de dar tudo o que tem, a cada jogo, por esta camisola para vencer. É um jogador com uma ambição desmedida para a equipa, mas não para si próprio. É um jogador que não precisa de factores exógenos para se motivar, ele tem a capacidade de se auto-motivar a cada jogo e a cada lance.

Por tudo isto o Lisandro Lopéz é um jogador que devemos preservar e acarinhar no clube, por muitos anos. Ele é o exemplo de empenho e vontade profissional.

2 comentários:

José Correia disse...

Logo na 1ª época, o Lisandro mostrou "pinta", ao ponto de muitos de nós termos visto nele um novo "ninja". Não nos enganamos.

Unknown disse...

É a velha questão do talento e do suor, e qual a dosagem recomendada de cada um. Que no Licha encontra a fórmula quase perfeita.