domingo, 2 de março de 2008

Caminhada abranda na Rotunda

A caminhada para o Tri abrandou na Rotunda da Boavista, depois do empate a zero com o clube local.
O FC Porto podia ter ganho este jogo até porque o adversário mostrou ser uma equipa fraca, com poucos argumentos no ataque (à excepção das bolas paradas) e uma defesa globalmente permeável. Se tivessemos jogado com mais velocidade em certos momentos do jogo acredito que o golo tinha aparecido.

Há um lance que já estou a adivinhar será consensual nas análises ao jogo: o golo que Stepanov marcou de cabeça foi bem anulado porque o jogador estava em fora-de-jogo.
Discordo: acho que o fiscal de linha errou e que os jogadores estão em linha no momento da partida da bola para a área.

Apesar de alinharmos com uma segunda linha de início entramos melhor no jogo e no decorrer dos 90 minutos os jogadores menos utilizados mostraram que podem vir a ser opções no futuro. Mariano está a melhorar a olhos vistos, Cech esteve melhor em matéria defensiva e até Stepanov pareceu mais "calmo" na abordagem aos adversários.

É pena que o Kaz não receba mais passes dos colegas e seja mais chamado a jogo pela equipa. Atentei em vários lances em que o Kaz estava solto e ninguém lhe passou a bola. Assim é muito mais difícil afirmar-se na equipa. Já há quem diga que ele "não é jogador para o FC Porto", mas acredito que ainda nos será útil no futuro.

Para variar, um árbitro não mostrou os cartões que devia ao Boavista. Aquelas duas entradas do Hussaine sobre o Fucile no final do jogo (a 1ª para vermelho directo!) mostram bem o que (ainda) é o Boavista: uma equipa de caceteiros liderados pelo caceteiro-mor, que confunde intensidade de jogo com agressividade gratuita não raras vezes avalizada pela equipa de arbitragem.

Agora venha o Schalke 04, lá estaremos Quarta-Feira no Dragão.

2 comentários:

Mário Faria disse...

Acho que o jogo entre o BFC e o FCP foi intenso : estivemos completamente presos e grudados ao ecrã da TV, até ao apito final. Foi um bom jogo de campeonato. Faltaram os golos, num jogo que merecemos ganhar.
JF procedeu a um ampla rotação, com duas faces : 1) deixando de fora : Pedro, ZéBo e Lisandro, e no banco: Bruno 2) procedendo durante o jogo a substituições, rodando entre si jogadores que , em princípio, serão titulares no próximo jogo da CL.
Sou defensor que o jogo seguinte é o mais importante e, por isso, comentei que o FCP deveria optar por fazer alinhar contra o BFC a “melhor equipa”. Mas, JF tinha outras ideias e nada tenho a censurar. Sou um “curioso” e a estratégia compete exclusivamente ao(s) técnico(s).
Não vale a pena especular sobre as decisões que JF tomou, bem como ajuizar se os efeitos dessas opções resultaram ou não positivamente no comportamento da equipa no jogo com o Schalke, depois de conhecido o resultado desse jogo.
No futebol é habitual ser-se censurado por se fazer rotação (ou o que quer que seja) e pelo seu contrário. O ano passado jogámos com a equipa completa, perdemos e fizemos um jogo muito fraco. Este ano, estivemos bem melhor. Só não gostei do resultado.
Há mais na 4ª. Feira. Espero uma noite feliz, com muitos sorrisos.

José Correia disse...

Se atendermos a que jogamos sem 7 titulares habituais, acho que não se poderia esperar muito mais, não só porque os que jogaram têm, naturalmente, uma menor valia, mas principalmente porque faltou a este onze as rotinas, mecanismos e ritmo de jogo habituais.

Apesar disso, podíamos e, julgo, merecíamos ter ganho (se levarmos em conta que criamos mais e melhores oportunidades que o Boavista).

Deste jogo resulta, para mim, uma preocupação: a opção de Jesualdo em poupar quase todos os titulares (mesmo os que jogaram foram substituídos). É perigoso transmitir aos adeptos e, principalmente, aos jogadores a ideia de que o campeonato está ganho. Está quase, mas ainda estão 27 pontos em jogo e se facilitarmos...