domingo, 4 de outubro de 2015

FC Porto B, um caso de estudo

FC Porto B (fonte: O JOGO, 03-10-2015)

Ontem (sábado) à tarde, o FC Porto B foi a Olhão e mesmo sem Raul Gudiño (está nos EUA, em representação da seleção olímpica do México) e sem André Silva (a recuperar da entrada criminosa que sofreu na Tapadinha) ganhou por 2-0.

Foi a sexta vitória consecutiva do FC Porto B no campeonato da II Liga e a oitava se forem considerados jogos para outras competições. Notável!

Contudo, convém ter consciência que a II liga é uma longuíssima maratona de 46 jornadas (!) e o objetivo principal não é ser campeão, mas sim desenvolver as capacidades destes jovens jogadores e promover os melhores à equipa principal.

Seja como for e aconteça o que acontecer até ao final da época, atenção a vários dos jogadores que constituem esta equipa - Gudiño, Chidozie, Rafa, Francisco Ramos, Graça, Pité, Gleison, André Silva, etc. - e ao trabalho que está a ser feito por Luís Castro (tão criticado noutros anos).

16 comentários:

Unknown disse...

Rúben Macedo, não pelo golo de ontem (que golaço), mas pelo que tem jogado merece uma menção também.
Já agora, alguém sabe como têm andado o Tozé?

Felisberto disse...

E o relvado? Viram o relvado? Nem no Burkina Fasso se encontra um ervado assim em tão más condições!

Silva disse...

Chapeau ao Castro. E ao jogo de sombras que, por fim!, parece estar a ser feito com a A. Parece-me que a B está finalmente integrada num âmbito mais vasto de treino e jogo.

José Correia disse...

O areal (sem aspas) do estádio do Olhanense, foi mais uma dificuldade que os jovens da equipa do FC Porto B souberam e conseguiram superar.

Madjer disse...

Tenho acompanhado esta equipa B e esta muito muito melhor que noutras epocas, os jogadores têm uma circulação de bola entre si incrivel para este inicio de epoca.Na equipa B todos os jogadores que o R.Portista recomenda estão a fazer uma grande epoca, mas o maior destaque é A.Silva.

Mas vamos ao que é mais importante os Portistas saberem.
Jogadores das camadas jovens que têm tudo para equipa principal:

Diogo Queiros (defesa central, joga com os 2 pes, titular e um dos melhores jogadores da seleção sub17 Portugal,melhor central da sua geração)

Diogo Dalot(melhor lateral da sua geração, titular indiscutivel na seleção sub17)

Diogo Costa(G.R muito jovem, apenas 16 anos titular dos sub17 Portugal, tem feito jogos nos juniores do FCP)

Leandro Campos( Apenas 15 anos,P.L, diferente de Rui Pedro, Andre Silva e Paciencia, muito mais rapido e solto, tecnicista por natureza, marca golos em que finta meia equipa,como aconteceu ano passado na derrota com Sporting)

Moreto Cassama( Craque da cabeça as pes, jogador com uma tecnica e visão de jogo fora do normal, titular dos sub 18 Portugal, jogou muito contra Chelsea)

Rui Pedro( Titular da seleção sub18 Portugal é talvez o melhor 9 que o FCP possui, jogador parecido com o mitico F.Gomes, com 16 anos(ainda este ano) ja marcava pelos sub19 do FCP ao Benfica)

Rui Pires(Jogador muito parecido a R.Neves, jogam na mesma posição, facilidade no passe curto e longo)

Madjer disse...

Ja vi o FCP a jogar em todo tipo de campos recentemente desde neve na Liga Europa,sintetico no Bessa e em Moscovo, campo de batatas\pelado ontem pela equipa b, e aquele "Pântano" em Coimbra...

Madjer disse...

O R.Macedo ñ vai passar disto, fez um golo a Van Basten mas é limitado, alas na B são Ismael e Gleison....
O Toze é outro que é limitado estilo Josue e afins, jogadores que ñ servem para o FCP.

Sou do tempo de Zeferino e Tinaia alem dos campeoes europeus Maradona,H.Barbosa,P.Machado,Vieirinha...Poucos deram jogadores

Joao Goncalves disse...

E ainda te esqueces-te do Ismael Diaz que tem sido uma agradável surpresa.

Eu fui um dos que muito critiquei Luis Castro, principalmente pelo estagnamento de valores como o Tomás e o Rafa, mas realmente este ano está a ter um trabalho meritório. Contudo temos que reconhecer, que o reforço das alas com Gleison e o Ismael Diaz, também tem um papel preponderante no que está a acontecer nos B's.

http://fcpsempredragao.blogspot.pt/

Madjer disse...

Esqueci.me de referir Afonso Sousa filho de Ricardo Sousa e neto de Sousa,o miudo de 15 anos tem jogado pelos sub17 do FCP..

Madjer disse...

Tambem acho que Ismael(ainda junior,18 anos Panamiano) e Gleison(20 anos Brasileiro) são fundamentais, alias o 3 ala é o R.Macedo o que diz bem da dificuldade que poderia haver sem esses 2 alas na B.

O Rafa este ano esta melhor jogador, o T.Podstawski foi titular no ultimo jogo mas quem tem dado cardas a trinco é Omar Govea...

João disse...

Parece-me prematuro dizer que Rúben Macedo não vai dar nada, está num patamar superior ao que o Ivo tinha quando já era mais velho que ele. Sendo o típico extremo fintinhas e cruzamento para o assador, tem remate, velocidade e a nível de decisão não parece ser terrível. Pode vir a dar um jogador útil, da mesma forma que os putos que sinalizou, e bem, no comentário mais abaixo podem não vir a dar jogadores.

A comparação com Ivanildos e Vieirinhas acho que não se aplica. A formação do Porto evoluiu muito e hoje os jogadores chegam muito melhor preparados aos séniores.

Joao Goncalves disse...

Yeap Madjer eu sei e tenho acompanhado os B's, mas a falta de minutos de Rafa e do Tomás atrasou-lhes o processo de adaptação ao futebol sénior.

E sim o Omar está muito bem ali a trinco contudo ainda não deu para perceber qual a dimensão que pode atingir, futebolisticamente falando.

Já aquele Mauricio é manda-lo de volta de onde veio.

Madjer disse...

Sim concordo, mas o Rafa esta epoca tudo para se preparar para um emprestimo a um clube de 1ºliga, diga.se que é titular nos sub21 de Portugal e na equipa B..
Quanto ao Tomas ñ sei se vai a tempo, mas tambem foi convocado para seleção sub21 onde R.Neves é o titular.

Mauricio e alguns que estão la emprestados como D.D brasileiro podem ir recambiados...

Madjer disse...

Errado caro João,

O Ivo Rodrigues era junior de ultimo ano e ja era titular da equipa B, o R.Macedo é senior de 1 ano e ñ é titular...
O R.Macedo no maximo chega a titular na equipa B e somente quando Gleison e Ismael "ja tiverem noutra"...

Os jogadores que eu enumerei em baixo são somente os melhores jogadores da formação do FCP, e alguns das seleções sub 17 e sub18 Portugal...

É obvio que as coisas evoluíram principalmente porque nas equipas B ja são profissionais, nos juniores ja têm Champions League etc etc...

Madjer disse...

Acho que no minimo ja ouviu ou viu jogar Moreto Cassama e Rui Pedro, pois ja jogaram esta epoca e epoca passada pela equipa B.

João disse...

Evidentemente. Quando falo em patamar, falo em patamar qualitativo, como é óbvio. O Ivo também nunca sentaria o Gleison ou Ismael, salvo talvez na sua última época.