sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Quem te viu e quem te vê

Disse aos jogadores que esta época acabou. E agora têm seis jogos até ao final da época, de pré-época, para mostrar quem tem caráter e valor para jogar no FC Porto

Há jogadores que não estão no FC Porto e que farão parte do plantel da próxima época, alguns emprestados, como é o caso do Rafa e do Otávio (...) O Josué é outro dos casos e também vai regressar

dar condições e motivação para que os jovens adiram ao futebol e ao FC Porto e tenham condições para chegar mais cedo à equipa principal (...) e não ter jogadores que, quando entram, perguntam qual é a porta de saída

Sabe quem é o Campaña? Foi um dos que acreditei que era jogador para o FC Porto, mas que nunca tinha visto...

Estas declarações foram feitas por Pinto da Costa, numa entrevista ao Porto Canal no dia 7 de abril, em que confessou ter-se sentido envergonhado com exibições da equipa e anunciou diversas mudanças para a época 2016/17.

Quatro meses depois (naquela que foi a pré-época mais longa de sempre...), comecemos, então, pelo caso de Rafa Soares.
Rafa Soares, capa de O JOGO de 27-06-2016

Bem, não só Rafa Soares não faz parte do plantel 2016/17 (foi mais uma vez emprestado) como, para a sua posição (lateral-esquerdo), a SAD presidida por Pinto da Costa gastou cerca de 13 milhões de euros (!) em dois jogadores: exerceu a opção de compra do passe do mexicano Layún e contratatou o brasileiro Alex Telles.

Outro jogador da formação portista que, tal como Rafa, Pinto da Costa anunciou que iria regressar para fazer parte do plantel 2016/17 é Josué. Na realidade, faz parte é do lote de proscritos que estão a treinar com a equipa B.

Quanto à anunciada aposta em jogadores da equipa B, depois da categoria demonstrada por vários deles na época passada e que culminou com a conquista do campeonato da II Liga, qual é o ponto da situação?

Plantel 2016/17, capa de O JOGO de 20-07-2016

Na realidade, no dia em que arranca o campeonato, nem o plantel é curto, nem há novos jogadores da equipa B a integrar o plantel principal.


«A pouco mais de uma semana do arranque da pré-temporada, Pinto da Costa confirma, ao JN, que o F. C. Porto persegue reforços para a defesa e o ataque, apesar de já ter contratado Felipe, central do Corinthians.
Estou convencido que vamos ter mais alguém. É prioritário ter mais um central e um ponta de lança”»

Um mês depois (em 19-07-2016)...

Ponta-de-lança, capa de O JOGO, de 19-07-2016

Com a "ajuda" do amigo Luciano D'Onofrio, à última da hora lá chegou o desejado ponta-de-lança, o qual, para além de não poder jogar no importantíssimo Play-off da Liga dos Campeões, apenas participou em 2 ou 3 treinos dos mais de 50 feitos pelos companheiros de equipa nesta pré-temporada.

Quanto à outra prioridade identificada por Pinto da Costa...

Alex, capa de O JOGO de 04-08-2016

... até agora nada (nem Alex, nem Boly, nem nenhum outro).

Revendo o "filme" desta pré-temporada e cruzando-o com as afirmações de Pinto da Costa, é com muita pena que cito um conhecido ditado (expressão) popular: quem te viu, quem te vê.


P.S. Apesar dos avanços, recuos, "certezas", indefinições e muitas vicissitudes que encheram esta pré-temporada do FC Porto, a expectativa para o jogo de logo à noite é que, obviamente, a equipa com o maior orçamento (de longe) entre no campeonato com o pé direito e traga uma vitória de Vila do Conde.

11 comentários:

Unknown disse...

"Quem vos viu e quem vos vê..."

O André Silva é fruto da equipa B, o Josué tem problemas graves de disciplina, o Rafa "pode" não ter qualidade para.., o Alex (DE) demostrou ser uma boa, quase que arrisco => excelente contratação. O Alex "DC" abriu demais a boca. O Mercado fecha no final do mês, para beneficio dos grandes tubarões.

Parece-me evidente, que com a dependência e pressão financeira que o clube tem para vender » se quiser comprar, percebe-se a dificuldade e o "atraso" em fechar plantel. Não vamos ignorar que este facto é usado por todos (empresários jogador, clubes compradores e clubes vendedores)

Quase que diria, com tanta coisa que se identifica como inacreditável mau nesta reflexão, é preciso ser muito positivo para pensar mesmo assim que o Porto pode ganhar logo mais ao Rio Ave.

Venham mais reflexões positivas, mesmo que para isso seja necessário mais criatividade :-)

Eu acredito !!!!
Vitor Silva

Mário Faria disse...

O desacerto das últimas contratações deixou marcas;
Qualquer novo jogador (salvo se for um consagrado?) dificilmente receberá o benefício da dúvida por parte dos sócios;
Laurent Depoitre foi uma surpresa porque é um ilustre desconhecido; por isso a sua contratação mereceu as maiores dúvidas e a sua utilização e utilidade as maiores suspeitas;
Errar é humano e o erro cometido (ainda que lamentável) não diminui a nossa capacidade para ultrapassar os desafios que se seguem;
O novo jogador é um reforço (espero que sim), mas não substitui os que lá andam. Tem um perfil totalmente diferente e precisa de se integrar no grupo e no modelo de jogo;
Neste contexto é “oportunismo” considerar que o homem ia entra como um foguetão na equipa e que a sua ausência no play off é uma desgraça;
Acho que o FCP tem estado mais prudente nas contratações que no passado recente; e que Rafa foi bem emprestado e Josué saia;
O trânsito de jogadores tornou-se um pântano em que chafurdam demasiados interesses parasitários; as mais-valias que criam são desbaratadas rapidamente e a recomposição dos planteis é inflacionada e feita de jogadores apenas medianos que enchem os clubes de excedentários;
Apesar de tudo, para mim, o problema principal do FCP é a falta de qualidade do nosso jogo: a apresentação da equipa deixou-me desalentado;
Não percebo as ausências de Brahimi e Aboubakar nem os “castigos” a Martins Indi, Quinteros & Cia., enquanto outros (prematuramente) condenados são recuperados; estes tipo de procedimento parece normalizar-se dada a sua frequência e (só) servem para minar a confiança nos jogadores, na equipa técnica e na estrutura.
Há frase que se banalizam e que são chocantes e incompreensíveis se ditas pelo Presidente: o FCP não bateu no fundo nem baterá. Os sócios são o garante disso.

DC disse...

Ou está senil ou está completamente a borrifar-se para o clube nesta fase da vida. De qualquer uma das formas, está na hora de ir embora. O mais rápido possível. Antes que os danos sejam demasiado graves para remediar.

HULK ONZE MILHAS disse...

Parabéns ao Reflexão Portista pelo regresso aos comentários do José Correia e do Mário Faria.
Como diria o poeta, "que nunca a voz lhes doa"!
Ao contrário do que possam pensar, os seus "escritos" não caem em "saco roto", tal como não caem as afirmações do nosso Presidente, cada vez com menos credibilidade junto dos associados e adeptos.
Não discuto a dispensa do Rafa, do Josué ou de outro qualquer jogador. Mas também não esqueço o que foi dito por PdC e o que estava por trás dessas afirmações, pois, segundo ele próprio, era altura de fixar no clube os jogadores que ele classificava de "à Porto", seja lá o que isso for, e que esses jogadores, entre outros que mencionou, tinham esse tal "adn".
Mas também me recordo de PdC ter dito: "querem ver o André Silva? vão a Pedroso vê-lo jogar na equipa B". Ou então aquelas afirmações sobre os assobios a Lopetegui e passados 15 dias estava a despedi-lo. E ainda o engano de 11 milhões a que o sujeitou o Jorge Mendes na contratação do Adrian Lopes... e etc, etc.etc.
Mas neste momento temos que rodear a equipa e todo o nosso apoio para os 2 importantes combates que tem pela frente nos próximos dias.

Anónimo disse...

Porque será que não coloca entre muitos outros exemplos (infindáveis):
- "Futre não sai...". Renova com ele. No dia seguinte vendido;
- "Hulk nem por um euro menos...recusamos 40 milhões...". Passado uma semana vendido por 40 milhões.

Porque não coloca ? Quer mais exemplos ? é que são inúmeros
Porque insiste em gozar com a cara dos portistas ? Não tem memória ?
Pinto da Costa sempre foi assim.

Acorde para a vida e tenha vergonha. E tenha coragem de ser desmascarado.

José Correia disse...

Unknown disse...
"O André Silva é fruto da equipa B"

O André Silva foi integrado definitivamente no plantel principal a meio da época 2015/16.
Ou seja, nada tem a ver com novos elementos provenientes da equipa B de que se falava (exemplos: Victor Garcia, Rafa, Francisco Ramos ou Ismael).

José Correia disse...

Unknown disse...
"o Josué tem problemas graves de disciplina"

E o Pinto da Costa não sabia disso quando, na entrevista ao Porto Canal, afirmou que ele iria integrar o plantel 2016/17?

José Correia disse...

Unknown disse...
"o Rafa "pode" não ter qualidade para..."

Se assim é, por que razão, na entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa afirmou que ele iria integrar o plantel 2016/17?

Luís Vieira disse...

A "dependência e pressão financeira" sempre houve (mais mitigada em tempos), mas a "dificuldade e o atraso" não são evidentes, nem incontornáveis. Não vai assim muito tempo, o Porto garantia jogadores titulares com 6 meses de antecipação (no mercado de inverno da época transacta) ou no próprio defeso de verão, mas em tempo útil. Agora é o que se vê. É isso, haja fé, mas na equipa e no treinador, porque da SAD, com muita pena minha, nem bom vento, nem bom casamento.

Luís Vieira disse...

Carneirismo em todo o seu esplendor. Nesses casos estamos a falar de bluff negocial, discurso externo, para inglês ver (e pagar). Aqui fala-se de outra coisa, bem mais grave e profunda: mentiras aos adeptos, discurso incoerente conforme as conveniências, falsas promessas. Quem goza com a cara dos portistas é PdC, não o José Correia. Parece-me que o Miguel é que precisa de acordar para a vida.

vidente mor disse...

ora bem, rafa o treinador resolveu empresta lo e talvez tenha feito bem, Teles excelente jogador que ocupa bem a parte central da defesa, nunca foi o presidente que defeniu o plantel, Andre esta na equipa mas que tem de fazer as coisas com menos souplesse la isso tem, esta a aprender mas perdidas como as de ontem nao devem acontecer (remate de cabeça isolado, mau dominio isolado, penalti ), jusoe mais do mesmo nunca se evidenciou, promete mas falta algo, foi dispensado, abou joga pouco, herrera espero que seja vendido, layun idem ( nao aprecio muito jogadores mexicanos a quem falta garra), brahimi mais um cancro, com mais dois jogadores de meio campo mesmo bons e o porto tem uma excelente equipa, gonçalo tem o mesmo estilo de andra , os dois na mesma equipa nao sei se daria.