quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Impressões de Gelsenkirchen

Jogos do FC Porto na Alemanha (fonte: O JOGO, 18-09-2018)

1. Nos 16 jogos anteriores disputados na Alemanha (para as competições europeias), o FC Porto tinha obtido 3 vitórias, 4 empates e 9 derrotas. Desta vez empatou. Historicamente, não pode ser considerado um mau resultado.

2. Nas últimas cinco deslocações à Alemanha, o FC Porto tinha um saldo muito negativo - um empate e quatro derrotas.

3. Na época passada, o FC Porto iniciou a Liga dos Campeões com uma derrota (1-3) em casa, frente a uma equipa turca (Besiktas). Este ano iniciamos a Liga dos Campeões com um empate (1-1) fora, frente a uma equipa alemã (Schalke 04). Considerando todos os aspetos referidos atrás é indiscutivelmente melhor.

4. O Schalke 04 é um dos clubes históricos da Alemanha (é a sexta equipa com mais participações na Bundesliga) e, para as competições europeias, já tinha jogado cinco vezes, em casa, contra equipas portuguesas – FC Porto (em duas ocasiões), SL Benfica, Sporting e SC Braga. Pela primeira vez, uma equipa portuguesa não foi derrotada pelo Schalke em Gelsenkirchen. Para que conste…

5. O Schalke 04 não é uma equipa fraquinha. É, “apenas”, o atual vice-campeão da Alemanha. Contudo, a equipa está a atravessar um péssimo momento (3 jogos, 3 derrotas na Bundesliga) e isso ontem foi notório. Estou convencido, que um FC Porto perto do nível médio da época passada teria ganho este jogo tranquilamente.

6. A exibição foi cinzenta? Foi, mas se o Alex Telles tivesse convertido o penalti e o FC Porto ganho, queria lá saber da exibição. Como dizia o mestre Pedroto, após ganhar jogos com exibições cinzentas: “Querem ópera? Vão ao S. Carlos”.

7. O golo do Schalke 04 é resultado de uma sucessão de erros de vários jogadores do FC Porto. O processo defensivo da equipa (não é só o quarteto defensivo) tem de melhorar. Espero que o regresso do Danilo e uma melhor integração do Militão contribuam para isso.

8. Por falar em Éder Militão, o homem é um craque. Suspeito que irá ser vendido, brevemente, por uma pipa de massa.

9. Dois penalties (que me pareceram claros) assinalados a favor do FC Porto, num jogo fora de casa (em casa de uma equipa dos big five!) é algo que eu nunca tinha visto. (nota: com árbitros destes no campeonato português ia ser bonito…)

10. O Aboubakar jogou? Eu não o vi mas, segundo a ficha do jogo, esteve 60 minutos em campo.

11. Felipe, Alex Telles, Herrera, Brahimi, Marega, são alguns dos melhores (mais influentes) jogadores do FC Porto, mas não estiveram, nem têm estado, ao nível da época passada. Contudo, mais do que analisar individualmente, foi a equipa, como um todo, que esteve longe da dinâmica, da agressividade (no bom sentido), da intensidade e da vontade indomável de ganhar que tinha na época passada. E esse tem sido o principal problema da equipa do FC Porto nesta época.

3 comentários:

Paulo Marques disse...

Mais um golo sofrido em que estão todos fora da posição em que deviam estar - apesar de mau, não é anormal no início de época. Já tanto nervosismo, que está a melhorar, não se percebe num 11 que nem mudou muito.
Sempre há a desculpa que houve uma falta que não foi marcada, mas isso não dá pontos, havia que a devolver - de preferência por outras que foram escusadas.

Unknown disse...

Apesar do resultado ser positivo, penso que o FCPorto tem obrigação de fazer mais e melhor.
A equipa este ano , com exceção do 1º jogo da liga, ainda não apresentou futebol consistente e de qualidade.
Esperemos que se trate apenas de uma fase menos conseguida.

vidente mor disse...

a equipa nao esta a jogar nada mas tem evitado o descalabro completo. SC tem de mudar algo, começa a ser demasiado previsivel, com o setubal do lito vidigal vai ser porrada e perda de tempo ate dizer chega. Mas como pode motivar um jogador como oliver se SC nunca o poe a jogar, ele prefere hernani, corona, abou que tadoido para sair e coisas do genero que fazem que jogam e preterir oliver, andre que e so o nosso melçhor avançado ? Militao so esta a jogar porque realmente e muito bem, mas maxi continua a jogar so 30 min o resto anda a pastar, QUAL A AVERSAO DE SC AOS PORTUGUESES? AOS QUE VEEM DAS FORMAÇOES? COMPLEXOS? SC TEM DE PROVAR RAPIDAMENTE SE NAO E SO UM TREINADOR DE CHICOTADA OU PROVAVELMENTE SAIRA PELO PROPRIO PE QUANDO EMOCIONALMENTE PERCEBER QUE ESTA A PERDER OS JOGADORES, e se o fizer tem sido o habitaul como ser expulso.