sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

"Borregos" e recordes na LC

No recente desafio contra o Arsenal, sexto jogo contra equipas inglesas, Jesualdo Ferreira obteve finalmente uma vitória (para trás estão dois empates e três derrotas). Depois da dupla vitória em Alvalade sobre o "Sporting de Paulo Bento", este é o segundo "borrego" que o professor enterra esta época.


Esta vitória também permitiu ao actual treinador do FC Porto bater três recordes:

i) ao somar 12 pontos, bateu um recorde pessoal (nas últimas duas épocas o FC Porto concluiu a fase de grupos com 11 pontos);

ii) é a 11ª vitória de Jesualdo em 22 jogos na Liga dos Campeões (Fernando Santos, o 2º neste ranking, tem 9 vitórias também em 22 jogos);

iii) pela 2ª vez ficou em 1º lugar da fase de grupos (o outro treinador que conseguiu este feito foi António Oliveira, em 1996/97, com 16 pontos!).

Para além disto, Jesualdo Ferreira é também o treinador com mais vitórias fora de casa - cinco - e com mais apuramentos para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões - três, e seguidos!

Evidentemente, todas estas marcas não se comparam com a conquista da Liga dos Campeões, feito alcançado por Mourinho, mas convenhamos que têm algum significado.


Quem também "esticou" uma marca que já era sua foi Lisandro, ao marcar o 11º golo em 24 jogos disputados na Liga dos Campeões. Afastou-se de Lucho como melhor goleador na LC do plantel actual e apanhou Deco neste ranking, que continua a ser liderado por Mário Jardel (19 golos marcados na Champions com a camisola do FC Porto).

Fotos: uefa.com (clique nas imagens para as ampliar)

Sem comentários: