quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Lances iguais, decisões opostas

Uma das formas mais eficazes para demonstrar o atual estado da arbitragem portuguesa é pegar em lances iguais (muito idênticos), mas que, em função da cor das camisolas (azuis e brancas ou encarnadas), tiveram decisões opostas por parte das equipas de arbitragem.

Foi isso que a newsletter ‘Dragões Diário’ (Francisco J. Marques) fez hoje…

«A diferença de critérios tem sido um cancro esta época no futebol português. Este é só mais um exemplo de como alguns árbitros aplicam de forma diferente as universais regras do futebol. A fava, como de costume, saiu ao FC Porto.»

… salientando estes dois lances:

Há agarrar o braço e agarrar o braço...

O mesmo já tinha sido feito na passada terça-feira à noite, no programa ‘Universo Porto – Bancada’ do Porto Canal, ao ser comparado o lance da expulsão de Alex Telles logo na 1ª jornada (em Vila do Conde), com um lance muito idêntico de André Almeida num jogo do SLB (em que nem sequer foi assinalada falta).

Há anos que venho escrevendo sobre isto no ‘Reflexão Portista’ e, por isso, não posso estar mais de acordo com esta nova política de comunicação do FC Porto, quer em relação às arbitragens, quer ao “polvo” que, desde 2002 (quando Cunha Leal entrou para a Liga), domina o futebol português.

Contudo, nestas denúncias feitas pelo FC Porto, falta dizer três coisas:
1) Dizer o nome dos árbitros intervenientes nestes lances;
2) Dizer o nome dos observadores dos árbitros nesses jogos;
3) Se possível, dizer qual foi a classificação que os árbitros tiveram nesses jogos.

Não tenhamos ilusões, perante a podridão que grassa no futebol português, só escarrapachando os nomes dos “bois”, conseguiremos expor o “polvo encarnado” e, aos poucos, cortar alguns dos seus tentáculos.

6 comentários:

HULK ONZE MILHAS disse...

Contudo, nestas denúncias feitas pelo FC Porto, falta dizer três coisas:
1) Dizer o nome dos árbitros intervenientes nestes lances;
2) Dizer o nome dos observadores dos árbitros nesses jogos;
3) Se possível, dizer qual foi a classificação que os árbitros tiveram nesses jogos.

Completamente de acordo José Correia!
Será que o nosso representante na reunião de ontem com o CA da FPF fez essa reivindicação ?
Vejo os responsáveis do FCP muito caladinhos e até a assobiarem para o lado no caso dos vouchers vermelhos dizendo que é assunto que não lhes diz respeito.
E um dia destes vi e ouvi no Porto Canal, o Director (ou ex ???) de Comunicação do FCP repetir exaustivamente que o problema era a inexperiência dos árbitros jovens e a sua falta de formação!!! Repetiu isso tantas vezes que eu fiquei enjoado e mudei de canal!!! O problema não está aí mas sim na dualidade de critérios dos árbitros. Erros de arbitragem sempre haverá e sempre continuará a haver, com mais ou menos experiência dos árbitros ou com muita ou pouca formação. Agora a dualidade de critérios sistemática tem de ser punida e os adeptos do futebol devem tomar conhecimento dessas punições para não ficarem a pensar que os jogos estão viciados.
Por onde anda o Ministério Público?? Tão activo eles eram noutros tempos em que nada parecido com os tempos actuais aconteceu...

Paulo Marques disse...

Apesar todos os problemas há no plantel, o campeonato só já está decidido por causa de lances assim. É assim que se criam mitos de grandes vedetas galináceas, até o JJ já é banal e grosseiro.

Pedro Reis disse...

Independentemente de diferentes critérios para lances equivalentes, que neste caso nos prejudicam (mas que também nos beneficiam noutros casos que não seriam dificeis de encontrar), a realidade em 80% dos jogos do FCP e 80% dos jogos do SLB, é a clara diferença de categoria/performance das 2 equipas. O SLB está claramente melhor e por isso vai à frente no campeonato e está na Taça da Liga e na Taça de Portugal, ao contrário de nós...
É triste, mas é a realidade. Nunca aceitei no passado que justificassem as vitórias do FCP com os árbitros/sistema, pelo que também não me faz qualquer sentido aceitar agora o contrário!

vidente mor disse...

vamos a isso!

scape disse...

vou escrever em letras maiusculas para se perceber melhor:EU ANDO A QUASE QUARENTA ANOS A OUVIR QUE TUDO O QUE ACONTECIA NO FUTEBOL ERA CULPA DO PINTO DA COSTA, SE PERDIAM SE GANHAVAM SE EMPATAVAM SE FAZIA NEVOEIRO SE CHOVIA SE FALHAVA A LUZ SE O NACIONAL BENFIQUISMO NAO GANHAVA TUDO SE DEVIA AO PINTO DA COSTA ,por isso acho que deviam ser mais criativos e nao acharem que o mundo gira a vossa volta.helder oliveira

Lápis Azul e Branco disse...


Eu acrescento mais um ponto:

4 - Revelar o nome de todos os conselheiros do CA, sejam nomeadores ou avaliadores. E depois repetir dia sim, dia não, para que ninguém se esqueça de quem são.

Abraço Portista,

LAeB : Do Porto com Amor