quarta-feira, 24 de maio de 2017

Vai um tango?

Para quem ainda não tinha reparado, os tempos mudaram. Marco Silva foi escolhido... mas ainda não há "fumo branco" - porque já nenhum treinador que se preze assina de cruz. O que só atesta da inteligência do homem. Com o fairplay financeiro - já não se pode estourar balúrdios em pernetas em paz! - a obrigar a aperto de cinto, será preciso um bom jogo de cintura para apresentar argumentos suficientes e válidos para convencer o homem a assinar. O Marco Silva certamente quererá garantias de que terá ao seu dispor jogadores com qualidade e quantidade suficiente para atingir os objectivos que lhe serão propostos - sim, já temos o Depoitre, mas julgo que o Marco não está satisfeito.


Para apimentar a dança, temos a proveniência do Marco Silva. Depois de ter provado o gosto de ser manager em Inglaterra - provavelmente não terá tido oportunidade para usar de todos os seus poderes mas certamente ficou ciente de quais eram - é como passar de cavalo para burro, ao juntar-se a um clube onde (com raras excepções) o treinador não passa de "responsável de caserna", que vê sem piar jogadores chegar e sair sem o seu aval.

Aguardemos. Se esta primeira escolha não resultar, certamente haverão outras... primeiras escolhas.

17 comentários:

Ega disse...

Mas porque raio anda tudo doido com o MS? Só se for por aquilo que não ganhou...ou se calhar pelos craques que não "fez".
De qualquer modo, o problema, neste momento complicado da história do FC Porto, não é propriamente o treinador, mas sim a reforma que tarda em fazer-se na SAD, como se atingirá o fair play financeiro e ao mesmo tempo conseguir um plantel que nos dê garantias de poder vencer o campeonato. Isso é que é o verdadeiro desafio que o sr. Presidente do FC Porto tem de enfrentar. Isto para não ser alvo, mais vezes, daquelas recentes manifestações tão carinhosas.

miguel.ca disse...

Não tenho seguido em profundidade a carreira do Marco Silva desde que saiu do Sporting mas lembro-me bem que o Sporting de Marco Silva era bem melhor que os Portos de Lopetegui e Nestum juntos.
Com um plantel pobre e sem grandes alternativas ao 11 titular, o Sporting apresentou um futebol agradável, fluido e com nexo, características que faltaram aos últimos 4 treinadores escolhidos por Pinto da Costa.
No Olympiakos teve uma época muito boa onde pelo meio deu uma tareia ao arsenal na champs.
Pegou num Hull City mais do que enterrado a meio da época e conseguiu uma sequência de resultados fantásticos praticando um futebol vistoso batendo pelo caminho o Manchester United conseguindo adiar o que parecia mais do que provável até à última jornada.
Conquistou o respeito da imprensa Inglesa e é desejado por clubes de uma liga com 1 milhão de vezes mais visibilidade que a pobre e doente competiçãozinha inquinada nacional.
Partindo do princípio que não temos dinheiro nem "appeal" para contratar um "ganhador", acho que o Marco Silva era muito bem vindo.

Marco Morais disse...

És director de que revista cor-de-rosa, Miguel.ca?

Se eu precisasse de fazer um perfil mais 'lindão' de alguém, não conseguia.

Mas boa sorte para isso, sim? Já agora, a seguir, faz um do Vítor Pereira. Pode ser que consigas embelezar tanto a coisa, que estes cromos consigam ver que o treinador que nos faz falta já foi... bicampeão (sim, ao nosso serviço).

Buck Naked disse...

Eu só queria que objectivamente ...não por sensações ou opiniões ...mas com factos me dissessem em que é que MAS é melhor por exemplo que Pedro Emanuel. Só se for nós clubes por onde passou e acabou despedido. O que ele tem ( mas vai rapidamente deixar de ter ) é uma óptima imprensa. Isso sim. Mais uma vez nós estamos a iludir. E esta atitude de MS ( de exigência?) Não demonstra inteligência porque essa exigência de um bom plantel não tem que estar no treinador ou manager. Tem que estar desde logo numa SAD que não ganha nada há 4 anos. Isso sim. Portanto este tango...bailado...ou o que é que seja a mim só indicia que já começa mal. Por mim já seria carta fora do baralho.

HULK ONZE MILHAS disse...

Penso que a cláusula mais difícil de aceitar no contrato e' aquele que diz mais ou menos o seguinte : "caso existam manifestações de descontentamento em relação à Exma Administração da SAD o segundo outorgante aceita de livre e espontânea vontade apresentar a sua demissão abdicando apenas publicamente da justa indemnização a que tem todo o direito". Parágrafo único: esta situação visa apenas salvaguardar publicamente o bom nome e prestígio da Administração, mantendo o segundo outorgante todos os direitos consagrados no presente contrato "

Cochise disse...

Continuo a achar que o treinador ideal para este momento do FC Porto é o Paulinho Santos. Até os comíamos...

Unknown disse...

Só queria deixar um comentário em relacao a esta frase "O Marco Silva certamente quererá garantias de que terá ao seu dispor jogadores com qualidade e quantidade suficiente para atingir os objectivos que lhe serão propostos".

É a minha opiniao que o valor de um bom treinador se ve nisto. Na capacidade de adaptar-se a um plantel de menor valor e transformá-lo num bom plantel. Creio que mais do que um treinador "x" ou "y" deviam pensar num treinador que saiba construir boas equipas independente dos recursos financeiros. Um treinador que transforme Paulos Ferreiras e Maniche's em craques ou pelo menos jogadores acima da média.

Filipe Sousa disse...

Buck Naked: o MS já foi campeao na Grécia, e ganhou uma Taca de Portugal (convenhamos que na realidade, o Sérgio Conceicao perdeu em favor do MS); o Pedro Emanuel ainda nao ganhou nada.

Unknown disse...

"Haverá outras"...

Tiago Alves disse...

Filipe Sousa, o Pedro Emanuel já ganhou uma Taça de Portugal pela Académica, batendo na final o Sporting.

miguel.ca disse...

Estás com sorte Ega. O Marco Silva já mandou o FCPorto dar uma curva.

José Lopes disse...

Filipe Sousa, o Pedro Emanuel ganhou uma Taça de Portugal como treinador principal da Académica.

Presidente da Junta disse...

Marco Silva é o típico lisboeta, bem-falante mas com a verticalidade de uma lesma. Se Pinto da Costa fosse o que já foi, escolhia um treinador discreto, sagaz e com carácter: assim de repente, só me lembro de Rui Jorge... Uma óptima oportunidade para PC se redimir do crime que cometeu em tempos idos ao trocá-lo por Fernando Mendes.

Nota: O treinador que vier tem que ter a coragem de continuar o 4-4-2, com Aboubakar (mais um grande avançado queimado pelo 4-3-3 e deitado borda fora) e Soares.

Buck Naked disse...

Ser campeao na Grecia com o Olimpiakos ( vejam-se as estatisticas ) nos ultimos 20 anos nao me parece que seja propriamente uma situaçao tao dificil atendendo ao panorama competitivo desse pais ( inexistente). La nisso foi esperto ao escolher um clube assim. quanto à taça de Portugal ( ganha nos penalties) enfim... é como comprar raspadinhas ... recorde-se é que durante os 90 minutos levou um baile de bola de um plantel claramente inferior ao do SCP.

O que é importante é que nos dias de hoje vale muito ter uma boa imprensa ( mais vale cair na graça do que ser engraçado..) . ainda me lembro muito bem de como saiu do sporting e de como o via uma grande parte dos sportinguistas . um tipo que sempre viveu acima do seu real valor... e este episodio para mim já nasce enviesado. é como se um homem pedisse uma mulher em casamento e ela entretanto lhe diz que tem que pensar e dar mais umas voltas com 2 ou 3 pretensos namorados. ate podemcasar mas será um casamento consistente?

nao. isto nao começa nada bem e estou certo de que MS nao é a soluçao . Mas SConceicao por favor nao.... entao é que o clube explode com um tipo que rapidamente se descontrola é problematico e do ponto de vista futebolistico sequer é consistente.

Cochise disse...

A referência ao Paulinho Santos era, evidentemente, uma metáfora. Quis dar o exemplo de alguém que deixou sempre tudo em campo e para quem só a vitória interessava. É de um desses que precisamos. Penso que a asneira começou quando dispensamos o Vitor Pereira. O futebol não era bonito mas ganhou dois campeonatos e um sem derrotas. Não haverá muitos que se possam gabar do mesmo. Não sei se é possível e penso que nem sequer está a ser equacionado. Mas, neste momento, era nele que apostava. Todos os outros de que se tem falado são muito "mansos". E nós agora precisamos de um "bravo"...

Daniel Gonçalves disse...

Presidente da Junta disse "Rui Jorge... Uma óptima oportunidade para PC se redimir do crime que cometeu em tempos idos ao trocá-lo por Fernando Mendes..."

Está enganado, o Rui Jorge não foi trocado pelo Fernando Mendes, mas sim pelo lateral Nelson. O Fernando Mendes veio do Belenenses.

Cochise disse...

Ooops, o meu treinador preferido desceu de divisão na Alemanha. Desisto de mandar palpites.