sábado, 19 de julho de 2014

Casemiro, o sucessor de Fernando

Casemiro é um jogador formado no São Paulo Futebol Clube, onde começou aos 11 anos.

Tendo-se destacado, quer com a camisola tricolor do SPFC (fez a sua estreia pela equipa principal, com 18 anos, em 25 de julho de 2010), quer nas seleções jovens do Brasil (fez parte das seleções sub-17 e sub-20), Casemiro despertou o interesse do Real Madrid e, em Janeiro de 2013, os dois clubes acordaram um empréstimo (com opção de compra).

Casemiro (juntamente com Danilo, Alex Sandro, Neymar, ...) na Seleção do Brasil de Sub-20

Inicialmente contratado para jogar pelo Castilla, Casemiro foi promovido à equipa principal dos merengues, por José Mourinho, em 19 de abril de 2013.

Dois meses depois, em 10 de junho de 2013, o Real Madrid não teve dúvidas, exerceu a opção de compra e Casemiro assinou um contrato de quatro épocas com o colosso de Madrid.

Evidentemente, tendo o Real Madrid médios do calibre de Xabi Alonso e Khedira (já para não falar em Illarramendi), o caminho para a titularidade da equipa de Carlo Ancelotti estava tapado mas, mesmo assim, ao longo da época 2013/2014, Casemiro participou em 25 jogos (12 no Campeonato, 7 na Taça do Rei e 6 na Liga dos Campeões). Nada mau para um jovem de 21 anos.

Casemiro (juntamente com CR7, Pepe, Di Maria, Modric, ...) na equipa inicial do Real Madrid

Contudo, com a contratação de Toni Kroos, o Real Madrid passou a ter excesso de jogadores de top para a mesma posição de Casemiro.

Havendo disponibilidade do Real Madrid para deixar sair Casemiro (por empréstimo), o FC Porto aproveitou, avançou e o médio/volante brasileiro já está no Porto.

«O Real Madrid C. F. e o FC Porto chegaram a acordo para o empréstimo do jogador Casemiro durante a temporada 2014-2015.
Ao FC Porto fica reservada a opção de compra no final da próxima temporada. Se o clube português avançar para a aquisição do passe do jogador, ao Real Madrid C. F. fica reservada uma cláusula de recompra.»

Em condições normais, parece-me que muito dificilmente um clube português conseguiria contratar um jogador do Real Madrid, que estivesse em fase de afirmação e que, ainda por cima, fosse apreciado pelo treinador e pelos adeptos madrilenos.

Casemiro e Ancelotti

Casemiro e os adeptos

O FC Porto conseguiu (provavelmente com a preciosa ajuda de Lopetegui) e, precisando urgentemente de colmatar a saída de Fernando, penso que não seria fácil (e barato) o FC Porto arranjar uma solução melhor do que Casemiro para chegar e “pegar de estaca”. Veremos…

10 comentários:

rbn disse...

1)A foto acima é do campeonato sul americano.
Neymar nem chegou a jogar o mundial sub-20 2011, já tinha sido recrutado para a seleção principal...Casemiro tem tido uma evolução fantástica, mas assim como Tello, ser titular onde nas respectivas posições jogam nomes como Khedira, Alonso, Neymar, Messi e agora o "canibal" Suarez era muito difícil...O único miúdo que até hoje vi pegar de estaca num clube cheio de craques e base da seleção nacional chamava-se Pelé:-)

2)Casemiro ainda é um miúdo, se calhar vai pensar que é mais "fácil" jogar em Portugal.Alguém tem que lhe dizer que as exigencias no FCP são extamente iguais às do Madrid ou de qualquer outro grande clube...

3)O jovem Tiago Ferreira, na minha opinião, lembrava Fernando Couto apenas na gadelha, na equipa B, eu ficava irritado com tantas falhas e falta de velocidade para os avançados adversários...

4)No jogo de ontem, 2 portugueses em campo, Ricardo Quaresma e Josué, e tenho sérias dúvidas se o displicente Varela terá vida mansa ou se continuará no clube, com a sua média de 1 boa exibição para 15 medíocres nos últimos anos...

5)Já que é pra renovar a equipa, que tem muitos ovos em quantidade e qualidade, muitos querendo mostrar serviço, eu despachava Jackson Martinez, porque já deu mostras que não está a 100% com a cabeça no FCP...

6)Gonçalo Paciencia já deu mostras que pode vir a ser a solução para a ponta-de-lança do FCP e da seleção...espero sinceramente que fique no plantel, era um crime aquele miúdo não ser trabalhado e ir parar à Setúbal para ser treinado pelo pai, que já mandou recado dizendo que quer o rapaz lá...

Seja bemvindo Casemiro...

Luís Vieira disse...

Mais uma excelente aquisição. Não será por falta de qualidade no plantel que não teremos uma época mais risonha. Resta saber se o Jackson se junta ao Mangala na saída do Dragão. Nesse caso teremos um problema no ataque, porque nem o Adrián nem o Ghilas são pontas de lança goleadores para um 4x3x3.

Unknown disse...

Não há dúvida que o Porto está a criar um plantel muito interessante quer ao nível da qualidade do onze base expectável, quer ao nível das opções de substituição. Este Casemiro não é nenhum Fernando mas enche-me as medidas. Pese embora a sua juventude, tem já uma experiência em jogos a doer muito interessante. Só tenho pena que Mikel não esteja disponivel para pressionar a sua titularidade. Mas vocês têm visto os jogos do miudo Neves? Temos futuro. As esperanças não são o Tozé.
Neste momento acredito fortemente neste Porto. A única dúvida é Lopetegui. Será capaz de saber criar uma filosofia de jogo que resulte? Será capaz de gerir egos e momentos de forma ao longo da época?

Leandro Santos disse...

Excelente jogador, brasileiro e já conhece bem o Alex e o Danilo espero uma integração rápida.

miguel.ca disse...

Muito bom post RBN, assino por baixo. Ainda bem que a discussão sobre o Scolari não te fez perder a vontade de espalhares o teu portismo por aqui.

rbn disse...

miguel.ca, o que me irritou foi constatar que pelo menos metade dos portugueses torce contra o Brasil, não esperava tanta euforia lusa pelos desaires do escrete, nem esperava alguma "azia" pelas vitórias sobre Chile e Colombia.
Fernando Santos disse que em Manaus os brasileiros torceram pelos americanos, é mentira...Portugal numa Copa do Mundo nunca esteve tão em casa como no Brasil, deu azar de levar 4 gols e pelo saldo de gols, ficou de fora...

Luiz Felipe Scolari, o incompetente, foi quem teve mais jogos (74), e mais vitórias (42) pela seleção portuguesa, enquanto gente como Artur Jorge, Pedrotto, e outros históricos nunca sequer conseguiram se qualificar para disputar europeus e mundiais, nem mesmo a super equipa de 66 conseguiu ir aos europeus de 64 e 68...

Assim como no Brasil, há os que dizem que quando ganha, o time é que era muito bom, quando perde, a culpa é do treinador...

Voltando ao FCP, pra já vejo que a "experiencia" de Rolando, que Lopetegui "queria", não vai servir outra vez, e vamos ter Maicon e 3 ou 4 teenagers no centro da zaga, o que na minha opinião é mau caso Maicon não possa jogar seja por lesão ou cartões...

A lateral esquerda continua sem suplente à altura, e lá vamos nós improvisar a cada vez que Alex não puder jogar pelos mesmos motivos que Maicon...

Do meio campo pra frente, há muita quantidade e qualidade, mas também muita juventude, e talvez esta falta de "gente velha" principalmente no meio campo, naqueles jogos complicados e retrancados, poderá nos custar pontos preciosos em estádios como os barreiros, mata real e gil vicente, por exemplo...

A ver vamos, pra já estou gostando, mas é bom lembrar que o playoff para a champions, que é a meta mais importante dos próximos dias, tá mesmo ao virar da esquina...

José Lopes disse...

rbn, mais uma vez, acho que devias ser capaz de perceber que nao temos nada contra o Brasil, mas sim contra a forma como o Scolari tratou o Porto. Tenho pena que, como portista, isso nao te pareca relevante.

miguel87 disse...

RBN, não acompanhei a discussão anterior em causa, mas só por este comentário posso dizer o seguinte: o Scolari pode ter sido o treinador com mais jogos e mais vitórias na selecção, mas para isso teve que usar a equipa base do vencedor da Champions, caso contrário se tinha insistido em relegar jogadores como R. Carvalho, N. Valente e DECO para o banco, talvez nem tivesse passado a fase de grupos do Euro 2004 e não tivesse feito mais jogos pela selecção...

Digo mais, ganhou o mundial 2002 com a maior vergonha que já vi em mundiais, as 2 equipas que melhor jogavam nesse mundial - Espanha e Itália - foram ESCANDALOSAMENTE roubadas nos jogos com a Coreia do Sul, basta uma pesquisa rápida no Google por Byron Moreno e Gamal Al-Ghandour para se perceber o alcance do escândalo que foi esse mundial.

Depois disso Scolari tentou enganar o Chelsea, mas por pouco tempo, foi ganhar umas massas valentes para os lados das Arábias e conseguiu a "proeza" de pôr um clube histórico como o Palmeiras na segunda divisão.

Pode-se enganar alguns por algum tempo, mas não se pode enganar toda a gente o tempo todo!

miguel87 disse...

Pelo pouco que vi do Casemiro no Real não me parece que seja um trinco de raiz, embora o Real não jogasse com um, pareceu-me mais um médio centro para a posição 8.

Quanto ao resto apenas duas palavras: Rúben Neves :)

José Lopes disse...

Eu gostava era que se comparasse a percentagem de sucesso do Scolari na seleccao portuguesa enquanto teve a equipa-base do Porto campeao europeu e depois... Viu-se bem a queda a partir da qualificacao para o Euro 2008.