domingo, 20 de julho de 2014

Leocísio Júlio Sami

Leocísio Júlio Sami tem 25 anos (nasceu em Bissau, a 18 de Dezembro de 1988) e, como sénior, já representou cinco equipas – Eléctrico Futebol Clube; Desportivo das Aves; Marítimo B; Centro Desportivo de Fátima; Marítimo – sem atingir um particular brilhantismo.

Carreira de Sami ( fonte: www.foradejogo.net )

Vindo do Marítimo (a custo zero), Sami chegou ao FC Porto há três semanas, de forma quase clandestina, sem dar nas vistas, até que…

Sami, Genk x FC Porto

Será possível que um jogador com o trajecto futebolístico deste avançado guineense, possa ser o principal candidato a Nº 9 da equipa principal do FC Porto se, como alguns sinais sugerem, nos próximos dias/semanas Jackson Martinez juntar o restante corpo à cabeça (que há muito está noutras bandas)?

Adrián López, Nabil Ghilas e Gonçalo Paciência que se cuidem…

30 comentários:

Unknown disse...

É muito cedo para falar. Veja-se as estatísticas da última época no Maritimo por exemplo. O que parece é que Sami está mais adiantado na sua preparação e parece já em ritmo de alta competição, destacando-se do resto. Para além disso está muito motivado. Mas não será melhor que nenhum dos três que referiu. E Adrian não é jogador para jogar no meio em 4-3-3.
Mas foi engraçado reparar na reacção de Lopetegui quando este fez o seu 2ª golo. Pelo menos Sami ganhou tempo e oportunidade para continuar a provar que merece estar ali. E isso é sempre bom para o clube.

Luís Vieira disse...

Boa surpresa de pré-época o Sami. Vaticinava-lhe um futuro no Dragão na senda do Alan e do Djalma (para citar jogadores parecidos oriundos do Marítimo), mas ele parece querer contrariá-lo. A procissão ainda vai no adro, por isso é cedo para análises definitivas, no entanto o Sami está com as ganas todas.

Pedro disse...

Pergunta ainda mais relevante. Fará sentido contratar Raul Jimenez caso Jackson saia? Com Sami, Adrian, Ghilas e Gonçalo?

Unknown disse...

Aquilo que eu registo com agrado é a SAD do Porto ter a noção que trocar de treinador não chegava para bater o SLB. Espero que o treinador e os dirigentes do Porto não sejam acusados de serem benfiquistas infliltrados por acharem que era preciso reforçar o "excelente" plantel da época passada...

miguel.ca disse...

Deu-me a impressão que o Sami foi contratado só para enfiar outro bofardo na tromba do Carlos Pereira mas, quem sabe, o Sami poderá proporcionar algo mais...

Joao Goncalves disse...

Ainda é muito cedo seja para o que for.

Parece que acrescenta velocidade, toque de bola e finalização fácil mas entrou numa segunda parte fresquinho a jogar contra as segundas linhas de um adversário, já por si frágil.

Portanto pode ser uma solução exactamente nesse ponto... depois do adversário estar roto meter um gajo muito rápido e com facilidade de finalização, para acabar com os defesas.

Mais que isso é preciso ter muita calma

João Machado disse...

Incrível como o golo é valorizado… O Sami decidiu mal no seu segundo golo. Deixava o Ricardo na cara do redes… Já numa jogada anterior se joga atrasado em vez de chutar de olhos fechados, teria isolado um jogador.
No entanto, os adeptos só vêem o golo. Nem que ele surja por sorte, nem que o mesmo surja de uma decisão que não coloca a EQUIPA mais perto de VENCER!
O Sami não tem lugar neste plantel e muito me custa ver o Gonçalo no banco para este rapaz jogar. E não, não é por o Gonçalo ser da formação. É porque o Gonçalo é um jogador de futebol e não um cavalo de corrida!

DC disse...

Candidatou-se a ficar no plantel, nada mais. Principal candidato a n.º 9? Nem sequer perto disso.

Vincent Vega disse...

Deixem o especialista de bola falar... Gostava era de saber quantos jogos viu do Sami e quantos viu do Gonçalo.

Sansoni7 disse...

Olá
Já agora...por onde anda Gonçalo Paciência, pois creio que não alinhou contra o Genk ?
Cumprs
Augusto

DragaoMinho disse...

O Sami esta apenas com mais capacidade física que os restantes colegas e quando as pernas podem e a cabeça quer, parecem todos craques!!
È um "truque" enganador na pré-época que muitos jogadores gostam de fazer, que é treinar o físico durante as ferias e chegar ao clube em boa forma!
Nada de ilusões, já se viu disto muitas e muitas vezes!

João Machado disse...

Vincent Vega,

Não sou especialista da bola. Mas faço uma aposta aqui contigo que o Sami não vai dar NADA.
Do Sami vi meia dúzia de jogos e a minha opinião é a que quase toda a gente tinha até sábado passado: foi contratado para chatear o Carlos Pereira do Marítimo.
Do Gonçalo vi suficientes jogos da equipa B na época passada para perceber que é um jogador muito inteligente e que junta a isso técnica e força.
Acho incrível como com meia parte de um jogo de pré-época o Sami tenha passado a ser uma esperança quando antes dessa meia parte toda a gente o dava como fora do plantel...
O que 2 golos (ao Genk!) fazem...

miguel.ca disse...

Sim mas o Gonçalo tem de começar a jogar. Há que arriscar como o Barcelona e outros arriscam senão o Gonçalo nunca será mesmo ninguem.

Vincent Vega disse...

Para mim continua a ser uma incógnita. Dos jogos que vi dele no Marítimo fiquei com a ideia que era muito rápido e um jogador capaz de desequilibrar mas em termos de finalização era muito fraco. Para já tem provado o contrário.
Não me deixo enganar por jogos de pré-época, ainda me lembro bem do início do Licá.

Só comentei porque você tem mesmo a certeza que o Sami não vai dar nada, acho que o Porto devia começar a pedir-lhe uma segunda opinião antes de contratar jogadores.

Do Gonçalo vi pouco mas do que vi gostei, mas é preciso ainda muito trabalho que na minha opinião deve ser feito no clube e não a rodar.

Bluesky disse...

Pois... o Sami é guineense, tem 25 anos e leva a preparação adiantada... andou a treinar á noite no parque da cidade pelos vistos...
Há portistas que são uns autênticos mete-nojo!!!!
Se calhar só frequentam o Dragão na ultima jornada e só em caso de festejos!!!!

miguel.ca disse...

É o que parece... O benefício da duvida nunca fez mal a ninguem.
Off Topic: Cheira-me que o Helton pendurou as botas.

Costa disse...

"No entanto, os adeptos só vêem o golo"

GOLO, essa abundância nos jogos de futebol...
Se tivesses lido o que escreveste, não tinhas clicado no ENTER.

DC disse...

Também acho, mas já está na B. É português demais para o nosso plantel. Tal como Josué, etc... O Carlos Eduardo merece mais que o Josué, pelos vistos, tem um sotaque que se percebe melhor no balneário.

Unknown disse...

O caso do Josué não tem nada a ver o fato de ser Português ou não, simplesmente não tem a qualidade necessária para jogar no Porto...

João Machado disse...

Errado. Tinha carregado na mesma!
Um jogador tem uma jogada que é a pior (ou menos boa) para a equipa. Dá golo naquele lance, mas em 30 situações semelhantes a seguir não daria. Se tivesse outro padrão de decisão, se calhar nas 30 situações seguintes a equipa teria feito golo em metade.
O Sami meteu golo, mas a decisão não foi boa. Como não se vê para além do golo... o Sami passou a bestial. Num jogo com o Genk. De pré-época!...

(PS: e o Ghillas vai ser emprestado??? Para ficarmos com o Sami? Ai Lopetegui,, Lopetegui...)

Luís Vieira disse...

Fico abismado com tanta certeza. Então uma decisão que redunda num golo é má? O golo é o objectivo fulcral da equipa. O Sami recebeu a bola em posição frontal, perfeitamente enquadrado com a baliza, e decidiu rematar, alcançando um golo. Onde está a má decisão? Em não devolver a bola ao Ricardo, que tinha defesas no enfiamento, e cujo passe podia ser interceptado? Este egoísmo saudável, principalmente quando significa um golo, é de elogiar e não de criticar. O Sami não passou a bestial, mas tem demonstrado vontade em ficar no plantel e em vingar no Porto. Se há coisa de que nos podemos queixar da época passada é a falta de vontade de diversos jogadores. Prefiro um razoável jogador comprometido, do que um craque com a cabeça noutras paragens.

DC disse...

Pois, o Carlos Eduardo transpira qualidade.

pancas disse...

JON,

Concordo contigo em grande parte do raciocinio. Tambem acho que o Sami tem problemas nas decisoes que toma e que esta a mostrar-se bem agora por vantagens fisicas relativamente a outros que sao mais inteligentes mas que tem menos tempo de treino.

Mas, acho que devemos para ja dar o beneficio da duvida, nao a ele, mas a Lopetegui... pelas seguintes razoes:
- ele viu muito mais do Sami do que nos e pode achar que o pode guiar a melhores decisoes
- as nossas perspectivas sao baseadas so nums quantos lances em jogos em que o Sami tinha que se fazer notar e isso pode fazer um jogador tomar mas decisoes - talvez nos treinos as decisoes sejam melhores
- de qq modo, se o Jackson ficar, e com o elenco de atacantes que temos, o Sami vai ficar muito tempo no banco, assim como o Ghilas se ficasse em vez dele, logo nao e ma ideia de emprestar o ghilas para ele ter minutos
- por ultimo, o Sami talvez seja util como arma secreta a mudar totalmente o estilo de jogo para jogos que estejam completamente entalados... nunca se sabe!!!

Cumprimentos

Pedro ramos disse...

Bem, se as noticias de hoje forem verdade e Ghilas for dispensado em detrimento de Sami e Gonçalo reenviado para a B, Carlos Eduardo preferido a Josué... Lopetegui já é uma desilusao para mim ainda antes de começar o campeonato.

Vincent Vega disse...

Pronto, começou...

Unknown disse...

Eu não disse isso, simplesmente disse que Josué não é jogador para o Porto, não tem qualidade suficiente, até podia fazer parte do plantel pelos requisitos de ser PT etc, mas isso é muito pouco para um jogador...o CEduardo mesmo não sendo nada fora de série..apenas devia controlar o corpo no choque...é melhor que Josué...na minha opinião. Outro que pode ter vida difícil é Quintero..

José Rodrigues disse...

"logo nao e ma ideia de emprestar o ghilas para ele ter minutos"

Eu percebia esta frase se viesse de, sei la', o seleccionador da Argelia.

Ou sera' que (aos 24 anos) o Ghilas e' uma contratacao "para o futuro", i.e. para esperar uns anos antes de "espremer"?

pancas disse...

"Ou sera' que (aos 24 anos) o Ghilas e' uma contratacao "para o futuro", i.e. para esperar uns anos antes de "espremer"?"

Ha duas maneiras que um emprestimo de um jogador para ter minutos sao beneficiais para o nosso clube sem ser so em termos de crescer um jogador muito jovem:

1- valorizar um jogador para uma venda por mais dinheiro do que seria possivel imediatamente (e que seria ainda menos se ficasse no plantel e nao jogasse) - um bom exemplo e o Iturbe - foi vendido por 15 milhoes so porque teve uma montra onde jogou, num clube de contra-ataque. nunca teria tido espaco num clube de ataque continuado no campeonato portugues como o nosso...

2- Se fizermos uma grande epoca e vendermos no proximo ano jogadores como Jackson, Adrian ou ate Sami, valorizados por essa campanha, Ghilas regressa do seu emprestimo com mais experiencia, com golos e minutos em vez de ser so um eterno suplente.

Alem de tudo parece que tudo que ouvi foi no sentido de emprestar em vez de vender, o que sugere um pensamento semelhante ao que eu exponho aqui

Miguel Ribeiro disse...

Eu depositei muitas esperanças no Ghilas, no ano passado... Infelizmente não lhe vi grande qualidade (sem me esquecer de alguns golos importantes que marcou, na LE, por exemplo). Portanto, é uma decisão, que a ser verdade, não me choca em nada.

Miguel Ribeiro disse...

Quanto ao Sami... Já dizem que andou a treinar às "escondidas" para se apresentar melhor do que os seus colegas... Até pode ser verdade, mas também pode ser mentira. Não será melhor esperar para ver? O que é um facto é que jogou muito bem no último jogo.