terça-feira, 7 de julho de 2015

Calma lá com Casillas

Iker Casillas quer ser guarda-redes do FC Porto.
O FC Porto quer que Iker Casillas seja o seu guarda-redes.
O Real Madrid - ainda - não quer que o negócio avance.

Este é o único ponto de situação veraz a dia de hoje no que se passa nesta novela de Verão. Tudo o resto que lerem é pura especulação.

A situação explica-se facilmente.
Casillas está em guerra aberta com Florentino Perez há três anos, desde que José Mourinho o relegou para segundo (e terceiro) guarda-redes do plantel por questões do foro interno do balneário (que não desportivas). O guarda-redes - parte da primeira equipa desde 1999 e capitão desde 2009 - sentiu-se traido por um Perez que nunca gostou dele (durante anos tentou trazer, primeiro Buffon e depois Neuer para Madrid), e tal como sucedeu com outras figuras históricas do clube (Sanchis, Hierro, Guti, Raul), quer sair. Mas não de graça. Casillas tem dois anos de contrato em vigor. Ganharia, pelos dois anos, um valor próximo aos 15 milhões de euros em salários, excluindo prémios de jogo. Esse dinheiro para ele é imperdoável ao clube e já o fez saber. Se o Real Madrid não colaborar - com sim fez com Raul quando saiu para o Schalke 04 - seja através de uma indmenização que lhe permita aceitar uma oferta mais baixa, seja pagando ao clube para onde vá essa percentagem salarial - Casillas fica os próximos dois anos onde está, como uma pedra no sapato do clube.

É nesse cenário que entra em cena o FC Porto.
O agente de Casillas - que não tem nada a ver com o universo Mendes, atenção - leva meses há procura de um destino. Havia 4 opções principais até há bem pouco tempo. A favorita do jogador era a do Arsenal mas o clube londrino fartou-se de esperar e foi atrás de outro veterano, Petr Cech. Sobravam o Liverpool, a Roma e o Bessiktas turco. Mas ninguém mostrou interesse real pelo jogador. No caso dos Reds e do Bessiktas, o próprio Casillas descartou de imediato seja porque uns não jogam a Champions ou porque a Turquia não o atrai. Ambos pagariam sensivelmente o mesmo que ganharia em Madrid mas desportivamente não era uma evolução. A Roma é um caso diferente e houve oferta na mesa. Salário na casa dos 4 milhões anuais e jogar Champions como titular indiscutivel. Muitos já davam por certo que esse era o destino mas Lopetegui apareceu e falou pessoalmente com Casillas, prometendo-lhe o mesmo que lhe dava a Roma salvo alguns matizes no salário. A Casillas a opção Porto parece-lhe melhor que o Roma.
É um clube com prestigio, com presença regular na Champions e é, sobretudo, perto de casa. Está a 45 minutos de avião e a familia poderia continuar a viver a Madrid onde ele voltaria vários dias à semana a dormir, sem que isso afecte a carreira profissional da mulher ou a educação do filho de ano e meio. Foi essa a situação que lhe fez apresentar, via agente, a proposta do Porto ao Real Madrid.
O FC Porto oferece a Casillas um salário entre os 2,5 e os 3,5 milhões de euros anuais (valores a ser ainda negociados e inferiores à Roma), num contrato por dois anos (os que lhe faltavam cumprir pelo Real Madrid) e um terceiro opcional (já sem o colchão financeiro). Titularidade absoluta inquestionável, uma liga relativamente cómoda e jogar, como minimo, a fase de grupos da Champions, condição que lhe foi imposta por Vicente del Bosque para continuar a ser o titular de Espanha no próximo Euro 2016, o seu grande objectivo.

Essa é a proposta do FC Porto. Uma proposta que o Real Madrid, para já, recusou.
O Real só deixará sair Casillas a partir do momento em que tenha atado a David de Gea. O Manchester United está a ser um duro negociante. Envolveu Sérgio Ramos no negócio, pede mais de 35 milhões de euros e De Gea quer um salário na casa dos 8 milhões. No meio de todos esses números o caso Casillas fica em stand by. Se a transferência for adiante, o guarda-redes tem carta branca do clube para ir para o Porto. Caso contrário não.
Entretanto, nesse periodo de tempo - que pode prolongar-se todo o Verão - o Real procura que a parte que tem de pagar se reduza, ora pagando mais o FC Porto a Casillas ou este aceitando receber menos. Casillas quer continuar a ganhar o mesmo que ganha - 8 milhões anuais - e se o FC Porto oferece, como muito, 3,5 milhões, há quase 5 que vêm dos cofres do Real Madrid. Por cada um dos dois anos, um total de 10 milhões. Para Casillas isso é ainda menos do que aquilo que o clube lhe devia pagar - os tais 15 milhões - aos que o Real responde com um claro "se não gostas, ficas aqui a ganhar os 15 mas não jogas". A negociação, nesse aspecto, está tensa e o FC Porto será seguramente forçado a ampliar a sua oferta para reduzir o que o Real Madrid considera como perda. Ou isso ou Casillas aceitará perder dinheiro. A bola está no lado dele porque a realidade do FC Porto é a que é.

Esta novela vai prolongar-se nas próximas semanas e que ninguém duvide de que está pendente de muitos factores para ser já uma certeza. Casillas quer, o FC Porto quer e o Real Madrid, no fundo, também. Mas isso, de momento, não significa absolutamente nada.

Quanto à necessidade desportiva e à valia do guardião espanhol tendo em conta o que vai ganhar, fica para outro episódio!


PS: Vou esperar mais umas semans para falar a fundo do que se está a passar - desportivamente - com a composição do plantel 2015/16. Mas há coisas que, para já, fazem muito pouco sentido.
O FCP acaba de renovar com Varela um jogador que queria sair há mais de dois anos e que não contava para Lopetegui. Este ano - com extremos de presente (Quaresma, Tello) e futuro (Hernani, Ricardo) para não falar de futuriveis da B (Ivo, Frederic) - o clube afinal decide renovar e integrar um jogador que, claramente, não é o mesmo que foi e que, no fundo, nunca foi grande coisa (esforçado mais que talentoso, deixemos assim). Porquê?
Se Carlos Eduardo foi bem vendido - é preciso começar a recortar excedentes - se o caso de Tozé merece voltar a perguntar para que raios serve a equipa B e se Fabiano foi uma óptima venda, há incorporações no plantel que, espero, pela lógica desportiva, durem apenas o tempo que demorem a ser colocados de novo. Mas, preferencialmente, vendidos porque ter mais Varelas emprestados quatro anos não ajuda a ninguém!

52 comentários:

Pedro Reis disse...

Para mim Varela renovar e ficar pode significar que Quaresma vai sair...
E sinceramente acho que no global ficamos melhor com Varela do que com Quaresma!

João Machado disse...

Interessante Miguel.

Apenas um comentário aos nossos B: esqueçam Ivo, esqueçam Tozé, esqueçam Frederic... Nunca terão qualidade para os A ao nível de Tello ou Brahimi. Se daqui a uns anos tivermos de baixar (muito) a qualidade, quem sabe. De momento, não. De Gonçalo e Chicão, espero muito... André Silva ao pé de Gonçalo é muito muito menor, e não, não é por ser mais novo. É por ser menos talentoso.

PS: mas then again, anda lá o Hernâni! O rapaz que recebe uma bola e, tenha as opções que tiver, corre directo à linha de fundo!!!

Unknown disse...

Concordo em absoluto com tudo o que escreveu, eu e a maioria dos portistas não se revê nesta política desportiva.
Cumprimentos

Pedro Mota disse...

Leio todos os dias jornais espanhois e programas espanhois,nomeadamente o mais famoso "El chiringuito" ,antigo Punto Pelota e recurrentemente eles falam que Casilla ganha entre 6/7,5M "netos" ou seja ,12/15M brutos, a pergunta é como e quanto irá pagar o Porto. Iremos pagar 2,5/3,5M brutos ou liquidos,é que isso faz toda a diferença.
O meu unico clube é o Porto,mas tenho simpatia e sempre acompanho o Real Madrid, desde os tempo de Mourinho que não tenho boa imagem de Casilas e seu "entorno" tem fama ser um bufo ou "Topo" como dizem em Espanha. Alem disso quem acompanha jogos do Real sabe claramente que está muito longe de ser o GR que já foi, sinceramente desportivamente não sei se compensa trazer Casillas, não o acho muito melhor que Helton(acabamos de renovar com ele) e com ele na baliza e pelo seu ordenado a pressão seri enorme.
A parte boa é o destaque mediatico e prestigio que isto trará ao Porto. Vamos o que acontece e logo se verà se vem ou não, mas se vier desejo que corra tudo bem.

Ps-Não me agrada a ideia de lugares garantidos, se vier que lute pelo lugar como os outros.

Anónimo disse...

Se se confirmarem esses dois jogadores fica a ideia que a massa salarial em 15/16 vai passar os 75M€, podendo mesmo chegar aos 80M€ (!!!).

E dinheiro para a renovação do Alex Sandro, há?

Pedro Reis disse...

Curioso também (ou talvez não) que os internacionais A (Danilo, André André e Varela) já estejam todos a treinar e o Quaresma ainda "precise" de mais uns dias de férias... Deve ser para ter tempo para preparar as entrevistas aos jornais!

Moura Bessa disse...

se a renovação do Varela significar que este fica e o Quaresma vai dar entrevistas para Catmandu... tem todo o meu apoio!

Luís Vieira disse...

O Miguel deixa para o próximo episódio, mas eu antecipo-me: não entendo a potencial contratação do Casillas. Do ponto de vista desportivo, o Casillas não é mais do que banal. A sua regressão nos últimos anos tem sido evidente, ao ponto de claudicar em momentos-chave: Mundial e final da Champions, por exemplo. Admirei muito o San Iker e cheguei a considerá-lo o melhor guarda-redes do mundo, algures entre o Kahn e o Buffon, mas actualmente é uma sombra desse fantástico keeper. Porventura, a mudança de ares poder-lhe-ia fazer bem e quiçá recuperar alguma da valia futebolística, mas é uma incógnita muitíssimo cara (o salário é astronómico para a nossa realidade). Sinceramente, contava com o recrutamento de um guarda-redes entre o Gudiño (jovem promessa) e o Hélton (veterano). Nunca pensei na chegada de mais um veterano (a renovação do Hélton perde um bocado o sentido, assim). Como vantagens só encontro o mediatismo que uma contratação destas acarreta e a experiência enorme de um multititulado. Aliás, com Varela e Maxi, nota-se uma preocupação extra com o factor experiência, quiçá motivada pelos falhanços em momentos críticos na época passada.

DC disse...

Estou a torcer sinceramente para a vinda do Iker.
Além de gostar bastante dele como jogador e principalmente como capitão da Roja e do Real, acho que isto trará oportunidades fantásticas ao nível do marketing.
Se é verdade que vamos ter patrocinadores asiáticos então, a imagem do Casillas vale ouro por lá.
E ter um Casillas no plantel fará com que outros grandes jogadores fiquem sem grandes dúvidas em vir caso o Porto se interesse por eles.
Acho que temos muito a ganhar com este negócio.

Quanto a Varela também não entendo. Mas já não entendi a renovação do Hélton ou a do Walter e por aí fora...

meirelesportuense disse...

Não acho que a permanência de Varela signifique a saída de Quaresma, acho sim que os dois se complementam. Por outro lado não me parece que a vinda de Casillas seja uma boa ideia. Eu percebo que Helton e Casillas garantam tranquilidade e possam permitir a evolução segura e serena de Gudiño que surge como a grande aposta de futuro para a baliza portista. Mas eu apostaria mais no guardião José Sá que esteve na Selecção Sub21. pareceu-me um GR de grande futuro e que dá de imediato garantias. E não deve ser tão caro assim, embora o Marítimo possa dificultar muito a sua contratação.

Unknown disse...

Também nao compreendo a renovação com o Varela, presumo que foi por nao termos ofertas para vender entao vai andar emprestado a ver se consegue um bom preco... por mim nao tem lugar na equipa depois de recusar na época passada, nem deveria treinar com o plantel principal para nao atrapalhar aqueles que querem estar la.
Uma boa noticia e que o Lucas Lima nao vem... nao quero esse gajo numa camisa portista, como pode dizer "vou analisar o caso" referendo-se ao interesse do FC Porto... foi obvio que ele nao queria vir por isso nem vale a pena insistir- que vaia para o Shakhtar como o Bernard para ser feliz!
Ps- Nao se preocupam com o custo do Casillas já que os benefícios pagariam por si... Vendas de camisas, marketing, a imagem do clube pelo mundo fora podia ajudar a conseguir um bom patrocinador para as camisolas, atrai mais jogadores de renome no futuro, mais adeptos, um golpe no Bruninho que acha que e o único que sabe fazer surpresas, o mundo a falar do nosso clube por razoes positivas, uma amostra de poder e ambição para as outras equipas. Uma inspiração para jovens em Portugal porque o Rui Franguisio nunca sera.
Seria também um investimento em Gudino já que teria dois grandes GR com quem aprender.

Rhanis disse...

Boa tarde para mim como portista e português acho vergonhoso o que esta Sad anda a fazer Casillas para quê? Sendo ele um dos bufos mais conflituosos jogadores do Real, Imbula por 20/Milhões? Para isso mãis valia acionar a cláusula de Oliver ao menos já.sabemos com o que contamos. E como é. Possível manter o cigano sem castigo? E termos os excedentários que temos?e pagarmos não sei quantos milhões por um Otávio que não chega aos calcanhares de.Toze para o rapaz ser vendido?e a Equipa B server para integrar os jovens da formação ou para valorizar índios a escolha de gente que só quer tacho????
Dito tudo isto eu não meterei os pés no Dragão joguemos bem ou mal eu sou Portista e Português e gosto de e saber que a equipa é constituída por.homens que merecem.aquele brasão ao peito e.que o clube é comandado.por quem sabe e por alguém que ponha sempre.os interesses do clube a.frente o.que não se demonstra com essa corja sedenta por.encher bolsos.
PS:Só uma pergunta ao nosso grande Presidente. Como foi possível chegarmos a este ponto???
Somos Porto e.obrigado

Azulantas disse...

Olá Miguel, os meus dois cêntimos:

1. Varela renova para vender.
2. Casillas não faz sentido desportivo nenhum quando acabámos de renovar com o Hélton. Penso que é um agitar de águas a ver se mais peixes saltam para a rede do Real Madrid, com o Porto a "ajudar" claro pois há outros jogos paralelos penso eu de que.

Felisberto disse...

Casillas é como a coca-cola... só em publicidade paga-se a si próprio!

Nuno Leal disse...

Se Iker vier é uma tirada genial. É um grande guarda-redes e é muito mais que um guarda-redes. Fora o caso Preud Homme, das duas vezes que os rivais fizeram um numero semelhante - schmeichel e Júlio césar - compensou. Foram campeões. Julio Cesar garantiu muita da segurança defensiva do slb deste ano, além de inspirar o luisão e o jardel só por ser... julio césar. Nisto, acho que até helton curtiria disputar a baliza com iker. Gudiño teria um ano de sonho com dois veteranos mestres, sendo um deles um ex-melhor do mundo. Espero mesmo que venha, ter um grande guarda-redes é essencial, já o digo há muitos anos (helton não o é; mas é um símbolo, achei bem a renovação mas numa lógica de passo para acabar a carreira aqui e continuar no clube). Helton em forma ainda enganou mas mesmo na hora h da champions não se compara a alguém que já a ganhou 3 vezes.

Sobre o varela, foi inesperado, mas compreendo a procura de símbolos do clube para ter no plantel. Por mim varela nunca tinha saído, sempre foi útil. Ter renovado para ser vendido por mais lucro acho estranho, porque não me parece que varela tenha assim tanto mercado. Vamos ver.

Sobre Maxi, nunca concordei com a sua suposta contratação. Mas entendo-a se acontecer. É uma machadada na força do rival, um dos melhores do ano passado, raçudo, dá tudo e sem dúvida, apesar do salário, um enorme lateral direito a custo zero relembrando que um bom/muito bom lateral direito de seleção e experiente custa mais de 10, 15 milhões no mínimo. Maxi quer se queira quer não, confere. Embora tenha dúvidas se no porto não é expulso muitas vezes, porque não há manto. Mas aí são outros meandros.

Chateia-me o dossier alex sandro, até porque ou sai e não temos ninguém á altura ainda, ou fica e pode ser um dossier tipo maxi para o ano, porque acaba o contrato. Um mercenário.

Acho que falta um central à séria. Para fazer dupla com o Indi. O marçano é fixe, mas é isso: fixe. O maicon acho que já devia ser um pepe hoje em dia, se não o é, já não vai a tempo. Espero enganar-me. Um central de categoria, com o iker, o maxi e um alex sandro renovado ou um substituto á altura, com o Indi e o Marcano tínhamos defesa. Reyes fora, já não há paciência para a promessa falhada de Ma´rquez.

Meio-campo já tem qualidade a mais. Imbula é um ENORME jogador. O 6 que precisávamos, um Emerson de 90's com a classe de Fernando e tiques de Patrick Vieira. Vai dar que falar. E ainda faz de 8 marca golos, carrega o piano. Como veio também o prometedor Danilo, se calhar é isso mesmo, vai para 8 e o Danilo faz de 6. André André veio para chatear o Ruben Neves, que vão andar (0s 2 espero) a substituir Danilo e Imbula em jogos mais ao seu nível não tão físico. Sergio Oliveira é que é a minha incógnita: muito talento mas ainda temos o Herrera, o Evandro... Despachava o Evandro e ficava o Sergio. Vá lá Lope!

Na frente, o interessante Aboubakar e o Paciencia, claros 9. Claro que alguém de classe mundial só vinha ajudar mas se calhar chegam. Depende mesmo da tática do Lope.
Porque, temos agora flanqueadores Tello, Hernani, Varela e Quaresma (?), e Adrian lopez e Bueno como falsos 9, extremos elásticos (4-4-2 ou Lope?). E por a rodar (?) o puto andré silva que não sei se daqui a uns anos não é melhor que o paciência, não sei.

Mas pronto, como sempre ainda há muita equação a fazer, o que só atrapalha a pré-época. Mas ao menos dossier Jackson e Danilo estão fechados. Vamos ver, este ano tem que ser a doer.

True Blue disse...

Boa malha. Subscrevo essas ideias.

E é óbvio, lógico que Varela renovou para não sair a custo zero. é que basta ele engatar 2/3 jogos - no clube, ou na Selecção - para logo poder ser vendido nem que seja para o Quatar!!!

Ou seja: há aqui e noutros Blogues muita boa gente que ainda vive o futebol como se fosse nos anos 90. Eh pá... acordem, atualizem-se, façam reset.

Hoje em dia, o futebol, os clubes têm outra lógica. Hoje em dia não se compra, vende, investe só para fazer um plantel. E por isso é que o FCP, SLB, R. Madrid, Farsalona, Chelsea, Man United, Bayern.. têm dezenas e dezenas de 'activos'. Uns rendem, dão lucro, dão rendimento retorno desportivo, financeiro.. outros não!!!

E depois, ainda há o marketing, a publicidade, a aldeia global de mais de 6.000.000.000 de potenciais consumidores.

- - -

Assim que, cresçam, abram a mente, deixem mijar a anha... e não julguem, critiquem, contestem.

O futebol agora é uma industria. Por ex., O Cristiano Rei Naldo custou 100 milhões ao R. Madrid e só em camisolas quantos milhões já não vendeu, rendeu?! Pensem nisso e não sejam tão atados, tacanhos. O FCP em Portugal é sempre líder, pioneiro, está sempre um passo à frente. E, mesmo a nível desportivo, na época passada, mesmo com o colinho da APAF, bastaria ao FCP não ter facilitado na Madeira (5 pontos) para termos sido Campeões. E, na 2ª volta até fizemos mais pontos, mais golos, mais ataques, remates...

Parem lá de estar sempre a duvidar!!


Sem Igual
Somos Porto
Um Novo Balanço

meirelesportuense disse...

Varela é um bom jogador. É jogador de Selecção.
Casillas é um bom GR em final de carreira, e é um jogador muito caro. Se vier em valores suportáveis para o Clube Ok, se forem demasiado elevados constitui um risco, mas até pode suceder o oposto, acabar por oferecer contrapartidas e experiência relevantes. É uma jogada de risco, mas o Porto está a habituar-nos a este tipo de situações. Eu, na dúvida, normalmente aceito as decisões do Directivo senão não teria votado nele.

Unknown disse...

fui ver e no facebook a página do Iker Casillas tem mais de 2 milhões de seguidores. portanto, quanto mais não seja, vale pelo merchandising e siga pra bingo :)

Madureira disse...

2 milhões?? tem 23 milhoes!!!

Madureira disse...

Concordo inteiramente na questão do Varela! É incompreensível que se tenha renovado com um jogador que no ano passado se recusou a ficar e que durante o tempo de esteve no Porto... foi esforçado, nada mais!

Unknown disse...

p.s. há uma verdade que temos de aceitar, a vinda dele trará uma visibilidade internacional ao Porto que afectará a disponibilidade de outros jogadores para virem/continuarem, vai na volta e o Alec Sandro vai querer pagar para renovar contrato ;)

Joe disse...

Não são 2 mas sim 23 milhões...

Luís Vieira disse...

True Blue, esclarecidíssimo reverendo do futebol-negócio, do futebol-indústria, do futebol-carne-para-canhão, douto professor dos activos e passivos alheios à tactica e ao relvado, ora explique-nos lá, por favor, como o Casillas entra nessa lógica retorcida do "uns dão, outros não"? Não entra. Com o salário astronómico que certamente auferirá, só tem um remédio: render desportivamente. Ou algum lunático é capaz de defender que um investimento desta monta pode ficar no banco? São as camisolas vendidas e os jornalistas espanhóis que afastam o risco financeiro da contratação? Portanto, julgue-se, critique-se e conteste-se, quando justificado, de forma educada e sem disparar aleatoriamente, como o caríssimo. P.S.: cá estaremos para avaliar o destino do Varela.

Luís Vieira disse...

Tudo muito bonito, só oblitera a parte em que o Casillas comprometeu seriamente o Real e a selecção espanhola. Ganhou 3 Champions, mas "frangou" tanto ou mais que o Hélton.

Unknown disse...

O Drogba ja tem clube? E que a poucas semanas dizia que so ia jogar numa equipa competitiva e na Champions... se ainda nao assinou por outra equipa entao ja nao ficava de boca aberta de viesse substituir o Jackson... ja imagino ele a dancar como um patinho com medo ao ver o 5lb nomeado para um jogo da taca ;)

Miguel Lourenço Pereira disse...

Luis,

Merchandising de quê?
Vamos, seguramente, produzir em massa productos Iker Casillas para vender? Vamos deter os 100% dos direitos de imagem do Iker Casillas (algo que até agora é exclusivamente seu). Que mercados é que queremos penetrar, o espanhol onde os adeptos do Real o que vão querer é productos da selecção espanhola e reliquias do Real Madrid?

Miguel Lourenço Pereira disse...

Ser o jogador mais caro de sempre a nivel salarial da história do clube é, de longe, um valor suportável. Ser um titular indiscutivel por garantia contratual é uma falta de respeito a todos os colegas de balneário!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Os amigos que falam sobre a possibilidade do merchandising pagar os cerca de 3,5 milhões anuais que o clube pagará a Casillas, sabem, seguramente, que o Iker é detentor dos seus próprios direitos de imagem (salvo que o FCP os compre) e que, portanto, detém integramente todos os ingressos que gere nos seus contratos publicitários.

Também saberão, seguramente, que esses contratos são reforçados pelo seu contrato pessoal com a Adidas - que é quem potencia a sua imagem, sobretudo no mercado asiático - e que essa empresa é rival daquela que nos serve o material desportivo.

Também, sem duvida, passaremos a imprimir mais uns milhares de camisolas oficiais só para o mercado asiático e sul-americano, camisolas de guarda-redes (posição do Casillas) quando essas são as que menos se vendem (qualquer gestor de marketing desportivo o sabe), especialmente nos paraisos da contrafação. Perguntem a qualquer dirigente do Real Madrid em que posição está Casillas - um idolo do clube - na lista de camisolas vendidas, pode ser que tenham uma surpresa.

Casillas é, sem duvida, um jogador mediático. Foi, nos ultimos 15 anos, um dos melhores do mundo na sua posição e há poucos adeptos no mundo que não o conheçam. Isso é face value. Mas transportar, nas suas caracteristicas, isso em números de forma a gerar entradas anuais nas arcas que "paguem o salário" do jogador, como tenho lido, é uma autêntica aberração financeira.

Seguramente também haverá alguma multinacional desejosa de assinar com o FCP por uma fortuna apenas e só porque um Guarda-Redes em fim de carreira vem aqui fazer dois anos. Foi sem duvida o que passou em 1999 com Schmeichel e o Sporting ou o que passou quando Petr Cech assinou pelo Arsenal.

Não, Casillas não vai ser um pote de ouro de ingressos reais, o que não significa que gere exposição mediática. Mas essa exposição vai traduzir-se mais em termos simbolicos que financeiros e o salário brutal do jogador terá de ser pago de alguma maneira.

Unknown disse...

não sabia que era detentor dos direitos de imagem, mas sempre virá qualquer coisa em termos de exposição mediática :)

Carrela disse...

Se Iker vier... será brutal.
Não estou a olhar para a questão do custo, apenas da imagem que dará do nosso clube por esse mundo fora!
A gestão financeira, deixo-a para quem gere, que goste-se ou não, salvo alguns erros (que não comete?) merece o benefício da dúvida!

Varela, sinceramente nunca percebi e vou continuar a não perceber porque raio é um patinho feito entre grande parte dos Portistas...
Portou-se mal? Sim, aparentemente sim, e se pegarem por isso, ok...
Mas desportivamente foi sempre uma mais valia e se ficar de cabeça limpa, de corpo e alma no nosso clube OBVIAMENTE que é uma grande mais valia!!
Fez mt falta o ano passado!!

VAI PORTO

Pedro Mota disse...

Se não estou enganado o Real Madrid tem 50% dos direitos de imagem de todos seus jogadores. Sei isso porque se fartam de o referi aquando da renovação de CR7 e Messi. Mas pode ser errado,apenas estou a vender aopreço que os programas espnhois me venderam. E mais,hoje vem no AS o que já tinha visto no "El chiringuito" Casillas ganha entre 6/7,5 M liquidos.. O Porto pagaria 2,5M Liquidos com o Real a pagar o resto.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Pedro,

O Real tem - o Barcelona não - de todos os jogadores que contrataram á posteriori da chegada do Florentino Perez. O Casillas já estava no plantel e sempre manteve esses direitos em cada renovação.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Qualquer coisa que pague um salário de 3 milhões anuais por uma posição que já está coberta?

Miguel Lourenço Pereira disse...

Nuno,

"Sobre o varela, foi inesperado, mas compreendo a procura de símbolos do clube para ter no plantel. Por mim varela nunca tinha saído, sempre foi útil. Ter renovado para ser vendido por mais lucro acho estranho, porque não me parece que varela tenha assim tanto mercado. Vamos ver. "

O Nuno quer, como simbolo do clube, um jogador que forçou a sua saida, que o proprio presidente criticou numa entrevista televisiva e que acabou num WBA e num Parma porque ninguém queria dar-lhe o que ele achava que merecia?

Grande figura!

Unknown disse...

@Madureira, correcto, 23 milhões :) @Miguel, quanto à vertente desportiva versus custos tenho efectivamente algumas dúvidas e, na dúvida, prefiro não emitir opinião :)

True Blue disse...

Sobre o Casillas.. O Jogo por ex., diz que o FCP só vai 1/3.. um terço, do seu ordenado.

Logo isso responde às duas dúvidas.

O Varela, como disse basta fazer 2/3 jogos de bom nível no FCP ou na Selecção para lofo dar retorno desportivo e financeiro.

Não querer perceber isso, é ter a mente tacanha, atada.


- - -

Meu caro L Vieira... eu não sou nem quero ser mais esperto que os outros. Eu simplesmente estou atento e interpreto os sinais..

Facto: o FCP está nas boca do Mundo, o FCP está a dar nas vistas. E ao fazê-lo está a cativar, atrair potenciais interessados... nem que seja patrocinadores bons para a publicidade nas camisolas!!!

Tipo: quem não é visto, não é falado, não é desejado... não é lembrado!!!!

Pense nisso

Unknown disse...

Eu sempre gostei do Varela e defendi o jogador varias vezes... por isso e que magoa quando um jogador recusa jogar pelo clube...
O Drulovic tambem era dos meus favoritos mas depois de partir como partiu usei o seus "posters" para ajustar a mira na minha espingarda... ja nao tenho idade de ter posters do Varela mas nao posso perdoar. So espero que seja emprestado ou vendido de vez.

João disse...

Calma lá aí com os direitos de imagem. É o Iker que recebe pelas camisolas, queres ver? Ou a Adidas? Por camisolas da New Balance? Acho isso muito menos linear do que vocês pintam.

Rui Silva disse...

Então parece que já está tudo tratado?
A novela não era para semanas? Pode-nos elucidar?

Luís Vieira disse...

Ah, fiquei muito mais descansado e esclarecido então. O Porto paga 1/3 do salário, que corresponde, no mínimo dos mínimos, a 2,5M anuais, ou seja, o salário mais alto da história do futebol português por um guarda-redes de 34 anos em baixa de forma e na fase descendente da carreira e o True Blue acha que a lógica mercantilista dos "uns dão, outros não" também se lhe aplica, como a qualquer outro jogador. De facto, o True Blue está atento, mas não me parece que esteja a interpretar bem os sinais. Foca-se apenas no mediatismo para justificar esta contratação, independentemente de o Casillas jogar ou estar na bancada. Ora, eu não consigo dissociar este investimento da vertente desportiva: o jogador mais caro, do ponto de vista salarial, da história do futebol português tem de render no campo e muito e não apenas servir para vender camisolas ou chamar a atenção. 10M brutos é um preço um bocado alto para "cativar". Devolvo-lhe o repto: pense nisto. P.S.: duvido que o Varela seja vendido, mas a acontecer vai ser por muito pouco, aposto; basta ver o interesse do mercado na época transacta. Ao menos aqui houve rendimento desportivo.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Se conseguirem apresentar aqui um clube onde o GR seja parte do top 5 de camisolas mais vendidas, terão um prémio. Os GR raramente estão no top porque quase ninguém compra camisolas de GR. Os numeros serão insignificantes e mais de metade do valor vai para a New Balance.

Azulantas disse...

True Blue, obrigado pelos comentários. Permite-me apenas levantar um ponto em relação ao Casillas - que como guarda-redes e humano que é também falha e também depende da qualidade dos defesas que tem à sua frente, apesar da sua indiscutível categoria e experiência - que é o seguinte: Se o Porto perder pontos, jogos e títulos por culpa da defesa (Casillas incluido) continuas a achar que é uma boa contratação?

Do ponto de vista do perstígio e da componente mediática Eu não tenho dúvidas que se trata de uma grande aquisição. Do ponto de vista desportivo tenho algumas, que apenas serão desfeitas no fim da época.

Pedro Mota disse...

Se não me engano no São Paulo e no Palmeiras , o Ceni e o Marcus(quando jogava) eram top 3 de vendas..

Miguel Lourenço Pereira disse...

É perfeitamente possivel mas o mercado de merchandising oficial brasileiro é altamente residual. A esmagadora maioria dos productos são de contrafação. Na Europa esse fenomeno nunca sucedeu nem com Cech, Neuer, Kahn, Buffon (quando a Juve estava em segunda vendiam-se mais camisolas do Buffon com Italia que com a Juve) ou Courtois. Casillas não é diferente.

No caso dos grandes guarda-redes, aliás, é muito mais habitual encontrar camisolas das seleções do que dos clubes. É igualmente lógico. Comprar a camisola do GR prende muito á hora de jogar e ir ao estádio em comparação com o equipamento principal ou alternativo. Não é naturalmente uma critica.

DC disse...

Para já, a quantidade de camisolas já vendidas e que se começa a ver pelo Porto parece desmentir a tese de que o redes não vende camisolas.
Quanto ao resto, veremos.

Miguel Lourenço Pereira disse...

DC,

A euforia inicial é absolutamente normal. Se eu tivesse 15 anos e não tivesse a menor noção de como se deve gerir um clube, talvez também achasse piada. Aliás, se eu tivesse sido do Sporting com 15 anos teria seguramente procurado ter a do Schmeichel. Mais ainda num clube sem referências.

Mas seguramente não é nem no Porto nem sequer em Portugal que um aumento residual da venda de camisolas vai significar o que quer que seja. As camisolas, para serem rentáveis, devem ser vendidas a uma grande escala. Acredito que haja um "boom" na epoca dos emigrantes mas duvido que um espanhol, que passe pelo Porto, compre a camisola do Casillas quando pode fazer com a de Espanha (ou já a ter até).

João disse...

Miguel, a certa altura parece que qualquer desculpa lhe serve, anda de nenúfar em nenúfar consoante vão afundando. Se tivesse 15 anos e não tivesse a menor noção de como se deve gerir um clube, mas tivesse 80 paus para dar por uma camisola, eu estava-me completamente a borrifar para as suas skills de gestão, desde que me fosse parar ao 11 - Caixa.

Menos, pfv. Há espírito crítico e há cavalgar o raciocínio até à náusea.

Miguel Lourenço Pereira disse...

João,

Numa agora de debate colectivo qualquer um tem o direito de expressar livremente a sua opinião. Continuarei a fazer o mesmo. Há curas para a nausea.

DC disse...

A vinda de Casillas além, e aposto o que quiserem, o ir tornar um dos jogadores com mais camisolas vendidas de sempre no Porto, faz também com que o Porto seja alvo de maior atenção noutros mercados.
E quem começar a ver os jogos com a curiosidade de ver o Casillas, depois também pode comprar uma camisola do Brahimi ou do Tello.

É inegável que a vinda de Casillas coloca o Porto no mapa como nunca esteve.

Nuno Leal disse...

Compreendo o seu ponto Miguel, mas na minha opinião e passe a laracha, essa fase são peanuts comparando com o que acho que Varela deu ao clube. Até essa situação, foi sempre correcto e um grande profissional. Grandes golos. Presente em grandes momentos, grandes vitórias. E mesmo a forçar a sua saída não acho que tenha pisado a linha vermelha, como Quaresma já fez há dias na sua entrevista infeliz. E lá está, também o adoro como jogador. Cumprimentos,

Pedro disse...

Eu axo que o nosso clube está a ser mal gerido em todos os aspectos, mas é msm em tudo !!! péssimo horrivel !! eu espero que nao caiamos num buraco sem fundo, aliás eu ja ando farto do futebol mas ainda via os jogos do FCP mas desta maneira axo que eles vão ficar para lá com o clube, como assim eles tratam o clube como se este fosse deles, entao fodam-se eles, para mim acabou...
PS: Contratamos 500 medios centros para quê ? Quaresma fora do Porto ?
Pagar quantos milhões ao guarda-redes amuado ? está tudo doido !!!

João Martins disse...

Está confirmado e é uma grande noticia para o Mundo..o FCPorto sai valorizado e é um inegável acrescento de qualidade ao plantel..Podemos orgulhar-nos de ter passado a perna a Man City, PSG e tantos outros clubes que desejavam ter Casillas no seu plantel...Sao jogadores destes que motivam os adeptos, que enchem estádios e que devolvem entusiasmo as bancadas do Dragao que nem ha mt tempo se encontravam despidas e em silencio...
Quanto ao aspecto financeiro nao partilho da opiniao dos profetas da desgraca..O negocio de Casemiro provou ser um dos mais conseguidos da epoca passada..onde e q ja se viu um jogador emprestado render 7.5M quando regressa a base?talvez seja esse o que vamos pagar a Casillas pela totalidade do contracto..
Esta vai ser tambem uma oportunidade para Casillas demonstrar a todos os criticos que está vivo e nada melhor que um jogador que tem tudo a provar...ninguem mais que ele vai querer que tudo corra bem até porque corre contra De Gea na titularidade da Roja no Europeu do proximo Ano...a ver vamos como se costuma dizer..mas na minha opiniao todos os Portistas devem estar orgulhosos pela chegada deste Monstro ao nosso clube.

Somos PORTO!!!