sexta-feira, 10 de julho de 2015

Haja bom senso, meus senhores


Já bem bastam aquelas saídas que pouco ou nada podemos fazer para evitar. Não inventemos, pois, problemas adicionais para a próxima época. A não ser que o nosso ideal para um ataque demolidor seja a dupla Bueno-Adrian Lopez, não parece que a qualidade seja abundante na frente de ataque. Para além do mais, nem sequer existem certezas sobre qual dos dois Brahimis irá aparecer em 2015/16: será mesmo aquele pré-CAN?

Que a chegada de Casillas ou os milhões do Imbula não nos distraia daquilo que é realmente importante. Ficámos sem o nosso melhor jogador dos últimos 3 anos e ainda não veio, e muito provavelmente não virá, substituto à altura. Convém que tenhamos à mão jogadores que realmente conseguem virar uma partida. E eles são tão poucos que o melhor é mantê-los do nosso lado.

Os bons treinadores são aqueles que conseguem lidar com os jogadores de temperamento mais difícil.
Já fugir do problema e mandá-los para a rua é muito fácil e qualquer um o pode fazer.


41 comentários:

OAutor disse...

"Os bons treinadores são aqueles que conseguem lidar com os jogadores de temperamento mais difícil."

Não concordo com a frase, mas mesmo que seja uma verdade...Nem Mourinho conseguiu lidar com Quaresma! E não me parece que seja fraco treinador!

Além disso...Quaresma fez asneiras, disse asneiras e o treinador é que não tem qualidade??

Abraço!

Unknown disse...

Desculpe, mas o Quaresma já devia ter ido a época passada. Este ano adivinhava-se mais grande parte da época no banco, e acha que ele ia aguentar outra situação dessas? Iria criar mais desestabilização no balneário.

Bom fim de semana... Força Porto!

Costa disse...

Um gajo que se julga maior que o clube ?
Alo Helton, és o próximo...

Se for preciso leva-lo ao aeroporto, contem comigo !

Nunca ca deveria ter posto os pes da 2.a vez.

DC disse...

Obrigado Quaresma pelos títulos que nos deste neste regresso! Ah espera... 0 títulos desde que ele veio! Para um jogador capaz de virar jogos com tanta facilidade como aqui se diz (quantas partidas virou mesmo em 2 anos?) é estranho...

Resumindo e falando a sério, jogador cada vez mais banal e com uma incompreensão do jogo que prejudica a equipa. Além disso, mau profissional, incapaz de estar longe das polémicas. Vai-se respirar muito melhor no balneário.
E leva o quadro da Cristina, se faz favor.

Z disse...

No caso de quaresma, é recorrente. Não me parece que o problema esteja do lado dos treinadores, honestamente. Ou então, foi Quaresma que teve o azar de apanhar bastantes treinadores maus. Muito azar de facto!

Quaresma tem tanto de talentoso como tem de ausência de espírito de grupo. Poderia aqui revisitar toda a atitude absolutamente lastimável que teve sempre que "amuou", mas talvez não saísse daqui. E não, Quaresma não foi de todo o melhor jogador das 3 últimas épocas.
Em suma, num grupo, ou remam todos para o mesmo lado, ou nada feito. Aos 23 anos é o "feitio". Aos 31 é estupidez.

Nem tudo pode servir para menosprezar ou criticar a acção do treinador. Compreendo que por aqui a moda tenha pegado, e que aquela "histeria colectiva adolescente" que tem reinado neste defeso nas reacções de tanto portista se vá repetindo post atrás de post. Noutros capítulos, treinador e SAD até o podem merecer mas, neste caso, têm total razão.

Joao Goncalves disse...

Este senhor é Lixo! E Lixo só no Lixo!

Vem dar uma entrevista a julgar-se maior do que todos os outros e a mandar tiros para dentro do balneário estava à espera de quê?

Muita paciência teve Lopetegui com ele o ano passado... já deveria ter bazado mais cedo.

É um menino mimado que se as coisas não são como ele idealiza, ou seja titular em todos os jogos e nem admite ser substituído, então é porque o mundo está contra ele!

Como o meu amigo Jorge Vassalo já afirmou várias vezes, se tivesse sido Alex Sandro, Maicon, Tello ou outro jogador a dar aquela entrevista vergonhoso e lamentável, todos os adeptos portistas queriam-lhes a cabeça, como é o menino querido e mimado... ai tadinho que todos lhe fazem mal.

Quaresma não faz falta ao Porto... um jogador que nesta fase da carreira, já não tem velocidade e tem enormes dificuldades no 1vs1 e ainda para mais é um desbocado sem noção do ridículo, ir hoje de barco já vai tarde!

Unknown disse...

O nosso melhor jogador dos ultimos 3 anos 3 o Quaresma?!? Credo que o FCP tava mesmo mal! A saida de quaresma vai trazer mais beneficios que maleficios!!

Saudacoes portistas

Leandro Santos disse...

É uma palhaçada o que se está a passar... Precisamos do Quaresma por vários motivos e não há motivo nenhum para ele sair

Cheue disse...

O Quaresma é um problema. A sua saida só vai fazer bem ao clube.
Quanto ao substituto à altura...já existe. De seu nome Aboubakar.

José disse...

Um caso complicado.. é certo que pode mudar um jogo mas o FC Porto sempre teve um balneário blindado. Penso que a última entrevista que deu falou de mais e do que não devia. Por favor não confundam liberdade de expressão com lealdade à entidade patronal. O Quaresma é livre de pensar o que quer e transmitir internamente a quem achar de direito. Não gosto depois de ver o Maicon a mandar indirectas na imprensa, jogadores da mesma equipa a fazer novelas na imprensa. O FC Porto nunca foi assim, nunca se sabia de nada do que se passava lá dentro. Contudo espero que possam manter o Quaresma na equipa.

João Machado disse...

Bom jogador? Vira jogos? Ahahaha

Luís Vieira disse...

Os odientos saltaram da toca. Li de fio a pavio a entrevista do Quaresma ao Expresso, não apenas umas frases descontextualizadas, e a minha dúvida é a seguinte: o que disse ele de tão gravoso? O mais irónico é que li nas suas palavras o sentimento da esmagadora maioria dos adeptos em alguns momentos da época passada, designadamente em testemunhos deixados aqui, no Reflexão Portista. Vir agora tirar de esforço é de uma desfaçatez assinalável. Não espanta, há uma certa tendência sádica para bater no cigano, um filme visto e repetido. Se se confirmar a sua saída por motivo tão fútil, é uma vergonha. A SAD emprenhou pelos ouvidos.

Luís Vieira disse...

DC, para quem valoriza tanto o jogo colectivo, tentar colar a falta de títulos do clube à presença do Quaresma é no mínimo redutor, para não dizer surpreendente.

João Martins disse...

Concordo plenamente com a parte em que faz mau balneário estando sempre no banco...isso é mais que conhecido..mas acho que a época passada fez um esforço para ser mais jogador de equipa..em resumo concordo com a saida

Lápis Azul e Branco disse...

Mais de acordo não poderia estar.
Aliás, até vou mais longe: http://doportocomamor.blogspot.pt/2015/07/q-u-r-e-s-m-a.html

Do Porto com Amor,
LAeB

Lápis Azul e Branco disse...

Parece-me que o autor se referia ao Jackson...

Lápis Azul e Branco disse...

E porque será que é o menino querido, mesmo com aquele feitio e a dar entrevistas incómodas? Não deve ser pelas tatuagens, meu caro...

JCCJCC disse...

todas as acções do Quaresma são para ele, todos os passes são para mostrar o quão brilhante ele é, todos os remates e cruzamentos têm que ser em ineficientes trivelas, o que o faz decidir o que fazer em campo é o ego e não o interesse da equipa.

Marca golos bonitos? Pudera! Tantas as vezes que tenta (mesmo havendo melhores opções) que mau era se não acertasse de vez em quando. Um relógio parado também está certo duas vezes por dia.

Vá Quaresma e venha Varela. Varela pode não ser tão estiloso, nem ter tantas tatuagens como Quaresma. Pode não acertar sempre, e pode não executar sempre bem, mas tudo o que faz em campo, faz para a equipa e não para o ego.

Pedro Mota disse...

Jackson foi sem duvida o nosso melhor jogador nos últimos 3 anos, e Quaresma o nosso estremo mais consistente no ultima época e meia. Saem 2 referencias e campeões do Porto que serão recordados durante muitos anos,por muito que isso possa doer a alguns.
O treinador tem todo direito de escolher quem quer no plantel, não o condeno por isso, tem direito de não gostar do Quaresma, Helton, Fabiano, Reyes, Quintero etc ,depois cá estaremos para julgar se teve razão ou não, e o que ganhou ou perdeu o Porto com isso. Acho que Helton tem tudo para ser titular no Porto e Quaresma um bom suplente, o treinador não concorda só tenho que respeitar.
Sinceramente penso que será bom para Quaresma ir embora, está demasiado marcado/queimado aqui , basta ver certos adjectivos que lhe colocam para perceber que não é apenas uma questão futebolística ,é ódio, rancor e inveja o que muitos tem a Quaresma e isso não altera.
O tempo colocará toda gente no seu devido lugar, o ultimos casos flagrantes disso mesmo foram Vitor Pereia,Solari como treinadores e Ramos e Casilas no Real Madrid(Passados 2 anos são muitos o que, agora, dão razão a Mourinho).
Quer um quer outro foram profissionais do Porto, deram nos muitas alegrias e foram campeões pelo Porto, como tal só tenho de lhes agradecer e desejar toda sorte do mundo no seu futuro.

PS-O efeito Quaresma é tão grande em certas pessoas que na ânsia e sofreguidão de o atacar, nem percebem que o Jogador referido como o melhor nos últimos 3 anos é Jackson e que Quaresma apenas está cá há um ano e meio.

Pedro Mota disse...

Concordo com cada palavra. Jogadores do Porto deveriam ter muito cuidado ao falar a imprensa, quer a dar entrevistas quer a responder a perguntas sobre entrevistas que não leram.

The Best Man... disse...

Aos @Z e @Diogo Araújo antes de comentar podiam ao menos tentar interpretar o que leram...
O texto refere-se à perda de Jackson Martinez como o melhor jogador dos últimos três anos e nunca ao Quaresma.

Quanto à saída do RQ acho que a entrevista foi a gota de água. Faz o que quer, quando quer, as vezes que quer e ainda puxa para si os galões acerca de transmitir a mística. Não e ele que tem de o fazer...
Sinceramente concordo com a saída...mas espero que seja feita com respeito!

Cumprimentos.

Jorge Vassalo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Diogo Reis disse...

O Quaresma é um péssimo jogador e uma péssima pessoa.

O grande erro do Lopetegui na época passada foi não se ter livrado deste cancro logo no início da época. Espero que não repita o erro esta época.

O FC Porto tem vários jovens promissores, como o quinteto dos sub-20 (Rafa, Tomás, Chico Ramos, Ivo e André Silva), o quarteto dos sub-21 (Rúben Neves, Sérgio Oliveira, Ricardo e Gonçalo), etc.

Estes jogadores não podem ter como referência o Quaresma!

A saída do Quaresma é o melhor "reforço" que o FC Porto pode fazer.

Algumas pessoas terem a opinião contrária é óptimo, quantas mais melhor. Se todos o virem como eu será mais difícil para o FC Porto livrar-se dele.

Z disse...

Ao que parece, errei na análise ao texto publicado, e já tive oportunidade de confirmar que tal é verdade. Foi Jackson e não Quaresma referido como o melhor jogador das últimas 3 temporadas. Má interpretação; erro inteiramente meu.

Quanto ao resto, nada se altera.

DC disse...

Acho que expliquei bem porque me referi aos títulos, Luís.

Pedro Mota disse...

Passando pela definição futebolistica e humana ao Quaresma; os termos e adjectivos usados ; a conclusão final.

Este é talvez o comentário que melhor exprime a visão de alguns portistas sobre o Quaresma. Se isto é normal, então algo de muito mal vai nos portistas. O revela é uma antipatia exacerbada que beira o odio, será normal sentir isto por um jogador de futebol do nosso clube?!

miguel.ca disse...

Também me pareceu mais do que óbvio que se refere à Jackson.

miguel.ca disse...

Numa altura em que nos debatemos mais e mais com a falta de quem sinta o FCPorto naquele balneário, despachar por amuos do treinador um dos únicos que sabe o que é "ser Porto" parece-me um disparate total.
Creio que foi notável o esforço do Ricardo para se tornar um jogador de equipa, para deixar alguma da sua magia fora de campo em prol do conjunto e das ideias absurdas do Lopes já demasiadamente debatidas e com os resultados que todos conhecemos.
Para mim, Quaresma ainda é, de longe, melhor que Brahimi e Tello, defende o clube com o coração e despacha-lo é mais um disparate a juntar a uma já longa colecção de disparates que têm sido o ADN desta administração caduca e mais interessada em ganhar uns cobres extra com negociatas da noite com empresas de segurança.

Felisberto disse...

Dois anos de seca dão comentários destes!!!!
É normal, sou do tempo dos "andrades" e quando o FC PORTO foi campeão pela minha 1ª vez tinha eu... 17 anos! E nesses tempos a culpa era o Pinto de Magalhães, do Américo Sá e até houve mesmo uma altura em que diziamos (nós os andrades) que a culpa era do Cubillas que ganhava o triplo do resto dos jogadores e até conseguimos destrinçar jogadores que não passavam a bola ao Cubillas!!!!!
Agora o "cancro", o bode expiatório dá pelo nome de Quaresma, estando Helton á porta de se tornar tambem ele maligno...
Haja pachorra!!!!!!

Radamel Furacao disse...

As declaraçoes do Quaresma não cairam bem na équipa e viu se logo nas declaraçoes do Maicon.

O seguinte é o tal leader de nome Hélton que manda tambem messagens por via da imprensa...


Mário Faria disse...

Quaresma foi muito incisivo quando quis sair. Não bateu com a mão no peito e tratou do seu futuro, seguindo os seus legítimos interesses. Do longo périplo, a partir daí, não tem obra reconhecida. O que de melhor lhe coube, em termos de desempenho desportivo, por cá mora e devemos estar gratos por isso. Com Yustrich saíram três jogadores (entre os quais dois históricos: Barrigana e Carvalho) e fomos campeões e o Fernando Gomes (Bi-Bota) foi “convidado” a sair depois do panado que não quis comer e perante um inusitado levantamento do rancho. Há treinadores esquisitos que só pensam em despedir os bons rebeldes e há outros que acolhem todas as vaidades e proclamam à boca cheia que “é o Gomes e mais dez”. Não há receita que não contenha uma larga série de contraindicações. Pela minha parte, o clube está sempre acima dos egos e superegos. O treinador não fica dispensado dessa regra maior. Ir contra a corrente dominante, pode ser um sinal de coragem. Por enquanto, Lopetegui continua a merecer a minha confiança.

João Diogo Reis disse...

Pedro,

O plantel do FCP tem 25 jogadores, é perfeitamente normal qualquer pessoa gostar de alguns e não gostar de outros.
Eu NUNCA gostei do Quaresma, a única coisa boa que ele fez pelo FCP foi marcar o seu penalty ao Once Caldas na Intercontinental de 2004.
Lembro-me perfeitamente do seu comportamento quando foi para o Inter de Milão em 2008. Portou-se muito mal com o FCP, quer durante a transferência quer depois com declarações tipo “finalmente cheguei a um grande clube”.
No Inter de Milão foi rapidamente encostado, depois no Besiktas acharam-lhe piada durante algum tempo mas também se fartaram dele, e depois foi para os Emirados Árabes Unidos onde nem aí tiveram paciência para o aturar, e foi despedido.

O que é difícil de compreender, pelo menos para mim, é como alguém pode gostar dele!

Mas como disse anteriormente, haver pessoas com opinião contrária é óptimo, se todos o virem como eu será mais difícil livrar-se dele.

MBC disse...

Que bom é lê-lo!

Unknown disse...

Quaresma não está acima da equipa, anda falar de qualquer maneira. Por mim decisão correcta. Nestas coisas não há históricos.

Luís Vieira disse...

Há uma série de factores que contribui para a falta de títulos do FCP e o Quaresma, nesse particular, é o menor dos nossos problemas. Se o DC partilha disso, estamos conversados. Quanto à valia futebolística do mesmo, já tivemos longos debates sobre isso, não vale a pena voltar a um assunto requentado ;)

Pedro Rocha disse...

Os portistas devem estar a ficar "cegos"... Dizer que Quaresma não deveria ter voltado ou que Quaresma não irá fazer falta é quase uma blasfémia!!!

nonameslb disse...

O problema do Quaresma e no campo,nao e nos jornais.Nunca percebi para que e que o FCP o foi buscar outra vez.

Daniel Gonçalves disse...

"e uma péssima pessoa..."

O Caro João Diogo Reis porventura conhece o Quaresma fora dos relvados para tecer comentário sobre a personalidade dele quando ele está com a família, ou com os amigos? Independemente do valor futebolístico do jogador em questão efectuar análises ao carácter dele quando não é futebolista só revela um desrespeito humano e uma profunda ignorância a resvalar para a idiotice, a não ser que o conheça e com ele tenha tido contacto pessoal para o classificar como "péssima pessoa".
O João Diogo é algum filantropo ou diariamente contribui para instituições de caridade? É bom chefe de família para falar com o "peito cheio de moral" classificando outras pessoas como péssimas quando não as conhece na vida privada.

João Diogo Reis disse...

Daniel,
Quando disse “péssima pessoa” queria dizer mau colega, ingrato, insolente… tudo atitudes que ele teve enquanto jogador.
Mesmo se ele fosse bom jogador, o facto de ser “péssima pessoa” seria suficiente para ser excluído – afinal, o futebol é um desporto de equipa, e ele tem de jogar para a equipa, e não para ele, apesar de nunca ter percebido isso.
Mas além de ser péssima pessoa, nem sequer sabe jogar futebol. Aprendeu um truque, a trivela, e repete-o vezes sem conta. Uma vez em cada 20 sai bem e lá garante o “seu” espaço nos melhores momentos do jogo, e nas outras 19 sai mal e arruína o esforço da equipa.

Como disse anteriormente, não quero que jogadores como o Rafa, Tomás, Chico Ramos, Ivo, André Silva, Rúben Neves, Sérgio Oliveira, Ricardo, Gonçalo Paciência, Danilo Pereira, etc. tenham o Quaresma como referência. É um péssimo exemplo.
Prefiro que tenham como referência por exemplo o Casillas, que é um excelente jogador e uma excelente pessoa.

Luís Vieira disse...

Não perca tempo, Daniel, estamos no campo do moralismo higienizante.

Carrela disse...

Uma prova de "convites"... em que por várias vezes, os "convidados" atiravam com o convite para o vizinho... muito prestigiante, NÃO HAJA DÚVIDAS!!!

Obrigado pelo esclarecimento!