sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Jesus, tantas expulsões!!!

Muito se tem dito acerca da propensidade dos árbitros em expulsar os adverários do Jorge Jesus. Quem é que eu estou a enganar? Pouco ou nada se tem falado nisso! Pelo menos nos meios de Comunicação Social Lisboeta. Este é um problema grave que tem que ser abordado pelas instituições competentes, haja idoneidade e vontade política para o fazer.

Um dos argumentos atirados para o ar a justificar os clubes que aparentemente beneficiam de maior número de expulsões é a de que esses clubes atacam mais, estão mais vezes na grande área, criam maior perigo obrigando as defesas a recorrer de soluções drásticas, daí a expulsão. Este argumento é igualmente usado para justificar maior número de penalties, e sinceramente, acho-o um argumento credível e aceitável.

Nas 5 últimas épocas, e nesta época em curso, os clubes orientados pelo Jorge Jesus têm tido sensivelmente o mesmo número de penalties que o Porto (mas nesta época o Sporting já leva 5-0 nessas contas!). Já em expulsões a coisa muda de figura. Ver tabela:



Se o argumento que justifica os penalties se aplica para as expulsões então como explicar esta ENORME discrepância entre os clubes orientados pelo Jorge Jesus e pelo FC Porto? Eles realmente atacam mais? Se atacam mais pq é que esse discrepância no número de expulsões não é igualmente reflectida no número de golos no fim da época? 

A verdade é que o Mestre da Táctica é mestre a jogar contra 10 ou até 9. Essa é que é a verdade. Nas 6 épocas anteriores, o Jorge Jesus tem beneficiado duma média de 9 expulsões por época, enquanto o Porto teve 5.5, ou seja o Jorge Jesus tem +/-65% mais jogos contra adversários em inferioridade numérica do que o Porto. CARAMBA!!!!!


3 comentários:

vidente mor disse...

bem observado , uma estatistica que poderia ter eco na midia lisboeta.

Quid disse...

Que os pasquineiros, paineleiros e jornaletas da treta dos Mass Media de Lixoboa são muito 'esquecidos'.. já o sabemos.

Este Post devia era ser enviado para a APAF !!!

Na APAF sabem bem o porquê, a causa destes números.

Perguntem ao Cardeal Eminência Parva Vítor Cerejeira Pereira..

Perguntar não ofende!!

Alexandre disse...

Mais uma vitória e o saldo dos SMS esgota-se outra vez.
É um azar...