segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

O nevoeiro da Choupana

Mensagem de adeptos portistas dirigida a Pinto da Costa

Do nevoeiro da Choupana não surgiu o “D. Sebastião” que a equipa do FC Porto precisa.

E, para além de mais uma exibição fraquinha (ao nível dos últimos jogos), desta vez o FC Porto regressa da Madeira com 3 pontos “manchados” por erros de arbitragem.

Eu sei que nenhum treinador reconhece (publicamente), erros de arbitragem a favor da equipa que orienta. Contudo, sendo Julen Lopetegui um treinador que falou (e fala) muitas vezes dos árbitros, ter-lhe-ia ficado bem reconhecer que, neste jogo, a equipa beneficiada por erros de arbitragem foi a sua. Se o tivesse feito, teria mais moral em queixar-se quando o FC Porto é directa ou indirectamente prejudicado (algo que, na época passada, aconteceu inúmeras vezes).

32 comentários:

José Lopes disse...

O penalty de hoje é simplesmente anedótico. Inacreditável abordagem do Marcano. Ganhar assim não, até porque é simplesmente adiar novas derrotas perante a monumental confusão que esta equipa é.

João Machado disse...

100% de acordo José. Mas até nisso Lopetegui perde créditos...

PS: não jogamos nadinha, nadinha, nadinha... hoje fez-me impressão ver Imbula num lance em que estava 2x2 em contra-ataque. Naturalmente, Imbula atacaria 1 ou os 2 opositores com bola, chamando-os a si, e só depois soltaria em Corona. Isto seria bem jogado, porque a funcionar, ficaria pelo menos 1 adversário batido. Que faz Imbula então, com medo da reacção do treinador? Antes de mais nada espetou logo com a bola em Corona que ficou com os mesmos 2x2 e entretanto perdeu-se tempo e a defesa do Nacional recuperou. Muito giros devem ser os treinos do nosso clube!

Unknown disse...

Jon é desesperante ver o FCP jogar, parte positiva: a vitória, parte negativa: o mesmo de sempre.

Um bem haja à mensagem desses adeptos na qual subscrevo e acrescento que algo também vai mal nas chefias.

Silver(io) disse...

o Jorge de Sousa,prejudicou intencionalmente o FCPorto,pois sabia,dada a contestação reinante,que o empate(já imerecido)ou a derrota,"obrigariam"a Sad a tomar as medidas que há muito se impõem,mas que os prémios,que o basco,reclama,a ser demitido,o têm mantido numa função para a qual não tem competência.

Pedro disse...

Até aos 55 minutos o FCP com bola foi assim assim, criando ocasiões para fechar o jogo perante um Nacional com defesa débil. (Aboubakar falha mais 2 golos só com GR pela frente.)

Quando o Nacional se soltou e atacou... o FCP não teve a capacidade para controlar o jogo. E os 15 minutos de hoje são anedóticos. Perante um adversário partido em 2 blocos o Porto tremeu por todos os lados, sobretudo pelo esquerdo...

As equipas têm bons e maus momentos, mas mantêm um nível médio. O nível médio do Porto é péssimo. O dedo do treinador já não se nota. E quando se perde Danilo, Alex Sandro, Casemiro, Oliver e Jackson... o treinador torna-se mais importante do que nunca.

Agora é aguentar até ao fim da época, e esperar que se ganhe alguma coisa. Mas o ciclo Lopetegui tem de terminar.

JB disse...

Totalmente de acordo.

É anedótico ver esta equipa a defender. Sejam bolas paradas ou não. O golo de ontem é mais um exemplo. HxH é no que dá.

Luís Vieira disse...

Sem dúvida. O jogador do Nacional fugiu ao Brahimi, resultado: golo. Os mais incautos apontam o dedo ao jogador, mas o culpado é apenas e só um.

Luís Vieira disse...

Mais um jogo paupérrimo, ainda por cima com benefícios da arbitragem. Os cães ladram e a caravana passa.

João disse...

A generalidade das equipas, melhor ou pior orientadas, normalmente e por pouco que seja, tendem a evoluir.

Só nós de facto é que vamos em força e rapidinho no sentido inverso: regredimos.

Nuno Nunes disse...

Os erros tácticos começam na saída de bola. A equipa joga demasiado nos centrais que acabam por ceder à pressão do adversário e colocam maior pressão no guarda-redes. Os passes saem mal porque não há futebol apoiado para sair em posse. Lopetegui é um deslumbrado porque achou que conseguia pôr a equipa a jogar como o Barça. E não admite que a coisa não funciona, teimando no erro ad nauseam.

Quando a equipa perde a bola em mais uma tentativa de saída para o ataque, os jogadores marcam ao homem e não à zona e ficam desposicionados permitindo que o adversário vá galgando metros com muitos espaços por onde jogar. É muito óbvio e só não entendo como jogo após jogo está tudo na mesma, não há evolução.

miguel.ca disse...

Acho que a única graça que este campeonato vai ter para nós é ver quanto tempo PC vai aguentar este gajo no banco mas uma coisa é certa, reza a história que à exceção de Mourinho, sempre que tivemos chicotadas nunca nada melhorou!

Pedro disse...

E voltando a Aboubakar, o André Silva tem de ser mesmo mau, para não "roubar" minutos ao nosso único avançado...

Fernando B. disse...

Robson...por exemplo!
Aproveito para deixar um trabalho de casa como agora se diz...Conhecem pessoalmente alguém que trabalhe no futebol do Clube ? Alguém que conheçam há muito e saibam ser sério ? Perguntem-lhe o " que passa "

José Lopes disse...

Mudar-se para Luis Castro ou Jose Couceiro e' capaz de nao ter sido grande ajuda... Ou entao ter-se mudado tarde demais, como foi exemplo a saida do Paulo Fonseca.

Hugo Ambrósio disse...

Fernando B. Não conheço ninguém mas em vez de mandar indiretas gostaría de aprofundar? Lançar mais achas para a fogueira e ver a coisa a queimar podia detalhar

Fernando B. disse...

se interrompermos o trabalho duma equipe técnica, para fazermos escolhas tipo Castro, Couceiro e equiparados...sim, não vale a pena !

meirelesportuense disse...

Realmente foi mais um jogo de sofrimento e náusea...Marcar bastante rápido, deixar-se empatar no lance seguinte, depois do 1-2, defender, defender e perder todos os lances prometedores. Então Aboubakar está horrível, não consegue fazer um lance de jeito. Trapalhão -parece um jogador de râguebi-, perdeu pelo menos um golo, hoje, completamente isolado e sem nenhum nexo, adiantou a bola para o GR adversário...Incrível.
De todos salvaram-se Casillas, Maxi, Indi, Danilo, Rúben e mais ninguém...Até o Laiún está a começar a afundar-se, com o Marcano a levá-lo às cavalitas e Aboubakar perdido há já uns largos dias...Mas o nível geral da equipa é muito baixo.

O2T disse...

@ Fernando B: Ai sim, robson? Foi logo jogar ao ataque na luz, perdeu 2-0 e campeonato ficou arrumado no início da 2ª volta.

O2T disse...

Espero que, por uma vez, o post de hoje seja sobre o tratamento da comunicação social à arbitragem da Madeira. Abram os olhos, q este jogo vai servir para branquear td e mais alguma coisa (a começar pelo 1º golo do scp x moreirense). Até rui vitória se queixa de arbitragens!

Nuno disse...

Concordo na integra com o que se tem publicado relativamente às debilidades de Lopetegui, e não vou continuar a bater no ceguinho. No entanto aproveito para abordar a questão Casillas; será que alguém consegue vislumbrar ponta de valor na sua contratação? Milhões por um guarda-redes abaixo da média, que não acrescenta nada em relação ao que já existia no plantel, na esperança de vender camisolas ou tornar o clube reconhecido internacionalmente? O reconhecimento internacional faz-se com títulos não com jogadores em fim de carreira totalmente obsoletos que outrora já estiveram no topo. Onde está o meu Porto e quando volta?

Cmps
Nuno

RS disse...

Isso não tem interesse. O único mal do FCP chama-se Lopetegui... É só uma questão de substitui-lo que voltaremos a dominar o futebol nacional...

O2T disse...

RS: Lamento. Podia aprender com a história mas não sei se a viveu ou se a conhece. A concorrência já não dá 9 pts de avanço à 4ª jornada nem perde pts atrás de pts. Qd a distância é mais curta, arbitragens (e apoio dos adeptos!) pode mt bem fazer a diferença.

Soluap disse...

Estes 15 minutos a jogar cheio de medo e parecendo uma equipa pequena a todos nós envergonham. Se não fosse o árbitro ter sido amigo nem assim tinham os ganho. Esta Vitória é um comprimido que apenas alivia a dor pois o mal (lopetegui) continua lá e é só uma questão de tempo até entregarmos o ouro ao bandido.Não jogarmos rigorosamente nada é até estou com medo do que nos possa acontecer em Dortmund se nada mudar até lá.

Luís Negroni disse...

Lendo estes comentários e não só, cada vez mais fico convencido que o pior do FCPorto, actualmente, são os adeptos. Quem viu o calimeros-Besiktas viu adeptos muito melhores para o seu clube (que não jogou nada durante 60 minutos e só não estava a levar 3 ou 4 por essa altura por pura azelhice dos avançados do clube turco e algum mérito de rui patrício) do que são os portistas para o FCPorto. Desestabilizam treinador e jogadores (não aqui, claro mas na rua e no estádio) mais que as arbitragens e os media do regime. Se sair Lopetegui o Porto volta a ganhar tudo, porque tem um fantástico plantel, dizem alguns! Sim, sim. Também ia acontecer isso quando saiu Vitor Pereira (que tinha, ao contrário do que apregoam media e muitos adeptos, muito melhores jogadores ao seu dispor que Lopetegui) e depois viu-se o resultado. Qualquer um era melhor que VP, segundo muitos adeptos e depois foi o que foi. Por falar no "fantástico" plantel ao dispor de Lopetegui: Brahimi é melhor que Hulk? Danilo Pereira é melhor que Fernando? Ruben Neves é melhor que Moutinho? André André é melhor que James Rodriguez? Herrera é melhor que Lucho Gonzalez? Maxi Pereira é melhor que Danilo? Layun é melhor que Alex Sandro? Marcano é melhor que Mangala? Maicon é melhor que Otamendi? Só por muito má fé (a má fé expectável nos media do regime mas não em adeptos do clube) se poderá dizer, como tenho ouvido, que Lopetegui tem melhor plantel do que tinha Vítor Pereira. Nem melhor 11 (longe disso), nem melhor banco. É mais homogéneo, admito, mas só porque os melhores, agora, são menos melhores do que eram os melhores de VP.

Com estes adeptos que nem sei como hei-de classificar tendo em conta a forma como se comportam relativamente à equipa e treinador; Com um presidente cada vez mais velho doente e cansado; E com a arbitragem e os media cada vez piores que temos, o futuro deve ser a não muito longo prazo, o regresso do FCPorto que não ganhava nada durante uma década ou mais. Talvez aí os muitos muito descontentes e cada vez mais indignados, fiquem satisfeitos.

José Correia disse...

«Por falar no "fantástico" plantel ao dispor de Lopetegui: Brahimi é melhor que Hulk? Danilo Pereira é melhor que Fernando? Ruben Neves é melhor que Moutinho? André André é melhor que James Rodriguez? Herrera é melhor que Lucho Gonzalez? Maxi Pereira é melhor que Danilo? Layun é melhor que Alex Sandro? Marcano é melhor que Mangala? Maicon é melhor que Otamendi?»

Caro Luís Negroni, temos que distinguir 11 base (11 titular) de plantel.

Na época 2012/2013, VP tinha à sua disposição matéria-prima para construir um bom onze, melhor do que Lopetegui tem esta época. Isso parece-me indiscutível.
O problema é que só tinha 11 jogadores. Vá lá, 12 jogadores, porque Defour funcionava como joker (era alternativa a Fernando, Moutinho, Lucho e até a James).

Não tendo, esta época, matéria-prima para construir um onze tão forte como o do ano passado, ou o da época 2012/13, parece-me evidente que Lopetegui tem à sua disposição o melhor plantel do campeonato português. E, com este plantel, tem obrigação de fazer melhor, quer a equipa jogue em 4-3-3, 4-4-2, etc.

RS disse...

O2T: Estava a ser sarcástico. O que acontece é que desde há um ano que para os adeptos portistas o "inimigo nº1" do FCP está sentado no banco. No entretanto, e como se diz lá na minha terra, os outros andam a comer as papas na nossa cabeça...

Manuel Lopes Rocha disse...

Completamente de acordo. Cada vez mais ouço e vejo portistas de um clube chamado FC Anti-Lopetegui, ao ponto de desejarem que o FC PORTO perca para que o treinador não continue. Mas tem sido assim desde o primeiro dia em que chegou, agora agravado pelas fracas exibições da equipa.

Que se critique o treinador, de acordo; que se utilize essa contestação de forma a prejudicar a equipa apenas para forçar a demissão do treinador, parece-me inaceitável - em particular quando faltam várias competições para disputar.

João disse...

É aquele argumento fácil que serve para todas as épocas do FC Porto. O Helton também não era melhor que o Baía até o ser. O Pepe também não era melhor que o Ricardo Carvalho até servir. O Alex Sandro não era melhor que o Palito, o Jackson garantidamente não valia meia Falcao, o Hulk era bom mas não era Quaresma..

E podíamos estar aqui indefinidamente. Com a política de gestão de plantel do FC Porto é um argumento ridículo, os jogadores é suposto crescerem cá, é suposto valorizarem cá, não é suposto valerem mais do que os seus antecessores senão qualquer grupo de dois neurónios ia buscar a opção mais barata em vez de deixar cá as largas dezenas de milhões de euros que os tubarões deixam.

Brahimi pode ser melhor que o Hulk, Aboubakar tem condições para ser um jogador mais completo que Falcao, como aliás Jackson já o tinha sido. Corona é superior a qualquer James adaptado à ala, Quintero tem mais potencial que James adaptado a qualquer posição que seja, Rúben Neves tem uma margem de progressão infinitamente superior a Lucho, André Silva é possivelmente o melhor avançado que passou pelas camadas jovens do campeonato português nos últimos 10 anos, Ricardo é uma óptima solução por explorar, Imbula e Herrera são jogadores com características muito interessantes para serem trabalhadas, mesmo que a comparação seja com Moutinho, Casillas é Iker Casillas, Marcano, Maicon e Indi são bons jogadores..

Simplesmente quando quem está no banco é uma nódoa, nem estes vão ser superiores aos antecessores nem os próximos vão ser superiores a estes. Não há crescimento, não há valorização. Potencial este plantel tem tanto ou mais que qualquer outro que me consiga lembrar do Porto.

meirelesportuense disse...

Fora do tópico:
Queria dizer algo sobre o episódio do Programa Quadratura do Circulo/Rui Rio/Pavilhão Dragão Caixa terá as suas repercussões negativas e positivas quer para um lado quer para outro. Se o Porto daria uma bofetada de luva branca em Rio simplesmente ignorando-o, também é verdade que ao proceder como o fez, o Porto marcou uma posição de alguma integridade e dignidade política. E para mim, este programa e esta alteração aos normais elementos que compõem o elenco do debate, foi um premeditado e sabido acto de provocação -mais um- da SIC para com o Clube Portuense.
Se esta situação sucedesse nas instalações do Benfica e nela estivesse implicado alguém com as mesmas características do Rio mas que estivesse com um contencioso aberto com o Clube de Lisboa, como teria procedido a SIC?...Convidaria tal personagem?...Não acredito.
Aliás Rio nada tem a ver em termos de personalidade e visão Política com Pacheco Pereira que ali o substituiu, assim facilmente se percebe o sofisma e a maldade da escolha.
Acusam o Porto de perseguir o Rio mas a verdade é que mais parece que é o Rio que persegue e se tenta valorizar nesta tensão com o Porto! Se ele fosse homenzinho nem sequer teria aceitado ir fazer o tal programa às instalações de quem tanto tentou prejudicar, enquanto foi -para mal dos Pecados do Porto- funcionário Público.

meirelesportuense disse...

E já agora peço desculpa pela intromissão, mas não podia deixar de dar o meu palpite sobre esta história, quer ele agrade a uns e desagrade a outros.

Miguel disse...

Rs não é há uma ano é todos os anos em que o treinador não dá 10 pontos de avanço há 5ª jornada, isso é um padrão e muito preocupante, mais do que o treinador ser uma besta.

Unknown disse...

Apelo aos portistas

É com alguma tristeza que talvez os melhores planteis de sempre, do futebol português, não tenham um treinador ao mesmo nível.Com todo o respeito pelo senhor, e não esquecendo que muitos jogadores vieram por ele ser o treinador, ele não tem conseguido incutir na equipa uma dinâmica ganhadora, que era o mínimo esperado deste plantel, e a seguir golear e praticar um futebol entusiasmante.
Vocês têm planteis que nem em sonhos, pensava ser possível ter no futebol português, contudo não conseguem praticar bom futebol e ser ganhadores.
Com os vossos planteis tinham obrigação de ter ganho tudo, a superioridade do vosso plantel está a léguas dos outros dois grandes nem sequer á comparação.
Espero que vocês consigam o mais breve possível, resolver a situação para bem do futebol português.