terça-feira, 3 de maio de 2016

Em tempos de tristezas, a SAD dedica-se à comédia

Mais certinho do que um relógio, saiu mais um comunicado da SAD em reação a uma crítica pública de portistas mediáticos (desta vez foi em reação a um comentário de Rui Moreira no Facebook).

Serve esse comunicado (alegadamente...) para fazer «esclarecimentos» a propósito do projecto «Visão 611» (que Rui Moreira abordou nesse tal comentário no Facebook). Ora dizem eles o seguinte, entre outras coisas:

«O Visão 611 foi um projeto do FC Porto que reestruturou transversalmente o futebol do clube. O conceito foi implementado durante cinco anos [...] A consulta do palmarés desportivo do FC Porto permite facilmente aferir qual o grau de sucesso nesse ciclo e nos anos que se seguiram, merecendo destaque a conquista da UEFA Europa League [...]».

Tendo em conta que o projecto em causa tinha como objectivo «alimentar» a equipa A com boa «prata da casa», temos que concluir logicamente que, para o Conselho de Administração da SAD [Pinto da Costa, Antero Henrique & Cia], o contributo da «prata da casa» foi importantíssimo na conquista da Liga Europa em 2010/11.

....nomeadamente, que os 51mins acumulados pela «prata da casa» nessa competição nessa época (45mins de Ukra e 5mins de Castro), com zero golos e zero assistências, num total teoricamente possível de quase 15000 mins (15 jogos x 90 mins x 11 jogadores em campo)...foram 51mins importantíssimos nessa conquista. Ficamos «esclarecidíssimos»!

Sinceramente: mas será que eles pensam que somos assim tão lorpas?

Recordo que o Projecto 611, que começou em 2006 com grande fanfarra sob "a batuta" de Antero Henrique, tinha como meta objectiva colocar 6 jogadores no núcleo duro do plantel A em 2011 - e de forma sustentada, ano após ano. Tendo em conta que em 2011/12 tínhamos apenas um (e quase nada mudou desde então), foi portanto um enorme falhanço. 

...falhanço ainda mais retumbante quando se constata que quando o projecto foi lançado tínhamos 5 ou mais jogadores «da casa» no plantel A (para não falar dos anos anteriores, em que conquistámos a Taça UEFA e a Liga dos Campeões). Quase que dá vontade de dizer: «Para isso, mais valia estarem quietos».

Bem, porque falhou? Penso que por várias razões: tanto na captação de jovens talentos, como na sua formação e finalmente na integração dos mais promissores na equipa A. A título de mero exemplo, eu diria que o problema passa certamente (também) por isto:

«Porque é que não fiquei no FCP? Bem, porque para assinar para a equipa B tinha de assinar antes um contrato de representação com a Gestifute, e eu já tenho o meu agente americano e não preciso disso"

Declarações de Pusilic em entrevista recente, a propósito da sua passagem-relâmpago pelo FCP em 2015 (isto é, há apenas um ano), onde esteve duas semanas a fazer testes. 

Christian Pusilic é o capitão dos sub21 dos EUA e já leva 11 jogos esta temporada ao serviço do Borussia Dortmund, apesar de ter apenas 17 anos. É um talentoso médio ofensivo, considerado por muitos como a maior promessa americana dos últimos anos.

28 comentários:

Luis Cunha disse...

Acho que essa passagem sobre o jovem norte-americano diz tudo sobre a actual política de formação e recrutamento do FCP.
Parece que as aves de rapina são em maior número aqui do que no clube que tem uma como símbolo.
São coisas destas que me fazem andar muito triste com o FCP há já vários anos.
Cumprimentos a todos.

scape disse...

pois,nao sei se isto tudo é verdade,mas como estamos no tempo em que quem nao concorda com o fcporto leva um processo fico-me por aqui.

Anónimo disse...

Assinar com a Gestifute? A empresa daquele que nos aldrabou no negócio do Adrian, correto? Está certo, então...

José Lopes disse...

Nem vale a pena dizer nada... Pior que serem tão previsíveis a saltar logo da toca mal algum "notável" fala, é mesmo a falta de vergonha ao alegarem que a Liga Europa de 2011 é resultado do projecto... Pois claro, porque Falcão, Hulk, Belluschi, Guarín, etc. são todos produto da nossa fabulosa formação... O comunicado é mais um brilhante exemplo de uma forma consciente de manipulação dos adeptos, porque publicam uma coisa que aparenta ser respeitável e formal e que isso baste para que os adeptos não pensem na parvoíce dos argumentos.

Isto dito, convém notar que o comentário do Rui Moreira é um disparate, porque é fácil falar agora que o plantel é uma anedota e jogou-se contra uma equipa melhor com jogadores da formação, mas convém lembrar que já passaram 5 anos desde o fim do projecto. Além disso, o próprio projecto foi uma forma pomposa de vender uma coisa vazia, porque a intenção nunca foi a que se apregoou e porque não é preciso projecto nenhum para dar oportunidade a um par de miúdos por ano. Basta vontade e qualidade na formação. Além disso, o problema central do futebol do clube está muito para lá da falta de aposta na formação. Se o Rui Moreira quer criticar o Antero, então que fale da total ausência de política desportiva, que se manifesta acima de tudo na volatilidade do tipo de treinador contratado e futebol idealizado. Ou então que fale do cambalacho da intermediação das interferências, percentagens de passes, etc., porque tudo isso leva ao empobrecimento do clube e criação de plantéis patéticos de tão desequilibrados.

Nuno Leal disse...

Mais um excelente artigo a desmontar a pobre máquina de comunicação do nosso Clube. Também é por o departamento de comunicação ser tão mau que estamos como estamos....

Saci Pererê disse...

Fonte de informação dessas declarações????

Pedro disse...

Quantos Pusilic's nos últimos 10 anos...

Roberto Oliveira disse...

Não fazia ideia q o Pulisic tinha passado pelo Porto :O q surpresa...e percebeu porque nao ficou é ainda mais "tragico"

José Rodrigues disse...

"Isto dito, convém notar que o comentário do Rui Moreira é um disparate"

O comentário dele devia ser explicado, porque está muito ambíguo - RM falou no projecto 611 na mesma passada em q lembrou criticas q ele teria feito ha' 10 anos. Criticas a quê, ao certo? E q criticas, exatamente? E a q proposito é q se lembrou de falar agora nesse projecto?

A unica coisa q ficou claro é q RM considera q AH tem feito um mau trabalho. O que, pelo q tenho visto, é basicamente a opiniao generalizada dos portistas.

O2T disse...

O Visão 611 tinha como um dos objetivos assumidos (e o que nos interessa mais) criar condições para alimentar os AA com 2 jovens/época. Falhou nesse objetivo. Porquê? Culpa dos responsáveis (AH e Luís Castro)? Falta de qualidade dos jogadores? Mau aproveitamento de Jesualdo (4 anos) e AVB (1 ano)? Talvez de tudo um pouco.

Recordo artigo do Reflexão Portista de 2010 http://www.reflexaoportista.pt/2010/05/os-alicerces-frageis-da-visao-611.html
E acrescento artigo do DN de 2009.

Qt a RM, criticar Visão611 5 anos depois, quando precisamente os BB demonstram grande qualidade nas mãos do mesmo Luís Castro...

HULK ONZE MILHAS disse...

"A unica coisa q ficou claro é q RM considera q AH tem feito um mau trabalho. O que, pelo q tenho visto, é basicamente a opiniao generalizada dos portistas."

E como premio ao seu "excelente desempenho "acaba de ser eleito pelos associados do FCP como Vice - Presidente, cargo que acumula com o de Administrador da SAD e Director de Futebol.

José Rodrigues disse...

Hulk 11 Milhas: o Antero JÁ era vice-presidente do FCP...a novidade está «apenas» na promoção na SAD (a Administrador).

Felisberto disse...

Pois....
O AH não percebe patavina porque foi buscar um gajo á 2ª divisão japonesa que ninguém conhecia, a não ser uns gajos de Mafamude, já que o rapaz tinha jogado num tal de Vilanovense!
O AH faz mau trabalho quando contrata um colombiano que andava aos caídos apesar de ter nome de passaro e que ainda hoje toda a gente suspira por ele.
O AH é um oportunista porque foi buscar uma maçã podre a um clube de gente fidalga que só gosta de caviar!
O AH é um filho de uma grande... senhora se o FC PORTO (a par do Real Madrid) conseguir a proeza de se sagrar campeão nacional da 2º Liga, com o tal de Luis Castro que AH foi buscar ao Penafiel!!!!

Em casa onde não há pão todos batem e ninguém tem razão.
Um conselho a toda esta estirpe de portistas: eh pá, metam-se sócios do Atlético de Madrid!!!!

José Rodrigues disse...

«O AH não percebe patavina porque foi buscar um gajo á 2ª divisão japonesa que ninguém conhecia»

Caro Antero... perdão, Felisberto: se vamos ser especificos, nós não fomos ao Japão comprar o Hulk, mas sim à 2a divisão do Uruguai a um clube-fantasma de Juan Figger (e nomeadamente, comprando 50% por uma pipa de massa tendo em conta o CV q o Hulk tinha).

O q só por si leva ao seguinte raciocinio... das duas uma, ou o Antero criou uma rede de olheiros no Japao q descobriu o Hulk e foi depois comido por lorpa por Juan Figger, q se antecipou ao comprar o passe do Hulk por uma pechincha para depois vender metade com enorme lucro ao FCP; ou entao foi o Figger q abordou o FCP oferecendo o Hulk, em cujo caso o Antero nao «descobriu» Hulk em lado nenhum.

Felisberto disse...

Não precisa de pedir perdão ao Antero, perdão, a mim.
Este FC PORTO não presta a nivel de dirigismo. São todos comissionistas, incompetentes e até mafiosos...
Pena é que os competentes, desinteressados e portistas até á medula, se contentem em bitaitar pela net!!!
Para meu espanto, creio bem que os zelotas estão a mudar de campo!!!!

José Rodrigues disse...

«O AH é um filho de uma grande... senhora se o FC PORTO (a par do Real Madrid) conseguir a proeza de se sagrar campeão nacional da 2º Liga, com o tal de Luis Castro que AH foi buscar ao Penafiel!!!!»

LOL. A coisa chegou a tal ponto que um dos principais argumentos de defesa do trabalho do Antero é que ao contratar Luis Castro conseguiu (10 anos mais tarde...) a "enorme" proeza de se sagrar campeao da... 2a divisao!

Acho q ele devia por isso no CV... de facto a acontecer e' um feito importantissimo para os portistas, estamos muito contentes com isso (q se lixe a equipa principal, a 2a divisao e' o q esta' a dar). Alias estou ansioso por poder comprar um cachecol a dizer "campeoes da 2a liga".

Unknown disse...

O curioso nesta questão e não só, é que a SAD reage ( mostrando logo as suas garras bem afiadas ) sempre que se trata de algum Portista a discordar das cenas catastróficas a que temos assistido nos últimos anos ... oxalá fossem tão solícitos quando se trata daqueles que amesquinham o FCP.

DC disse...

Mais uma surpresa desagradável. Porca miséria!

HULK ONZE MILHAS disse...

Penso que o Luis Castro foi uma "descoberta" do Antonio Oliveira quando este era treinador do Penafiel...
Antero foi eleito Vice-Presidente do FCP no anterior mandato, mas neste mandato foi dos poucos que manteve o cargo, sendo poupado à drastica reducäo dos lugares para Vice-Presidente. Curiosamente os nomes que resistiram à purga de Vice-Presidentes do FCP säo praticamente os mesmos que fazem parte do Conselho de Administracao da SAD...
Quanto à descoberta de jogadores por parte de Antero, afinal qual e' o papel dos olheiros e dos empresarios com os quais a SAD gasta uma pipa de massa?

Unknown disse...

"Lorpas": vai ser esse o título do próximo artigo de um dos vários blogs da bluegosfera que se preocupam mais com os "críticos" que com a situação do clube.

Unknown disse...

Ainda bem que temos o Felisberto Costa para nos ilustrar. Sem isso, eu nunca me teria apercebido de tantas proezas no currículo do Antero. O Antero ao poder! Já!

eumargotdasilva disse...

Infelizmente nem o Porto esclareceu alguma vez bem como seria o projeto 611, como também aqui não se chega a conclusão nenhuma ! Dizer mal dos dirigentes, como estupidamente e com cunho pessoal - uma trica qualquer entre os dois - o fez o Rui Moreira , também não esclarece o projeto.
Falhou ? Ok!
Mas este ano, inexplicavelmente então, e depois de muitas mudanças de jogadores, muito rodízio, a Equipe B - que ao contrário das "grandes escolas" do Sporting ou Benfica não vai buscar jogadores à A para os jogos mais complicados, antes pelo contrário, fornece jogadores à A, talvez já neste fim de semana ganhe o seu campeonato! Incrível, como com tantos tocos e tantos palhaços ainda assim há sucesso!

José Rodrigues, eu sei que você já há muito que critica este projeto, mas também já não chega apontar sempre os suspeitos do costume !
Haveria que fazer uma investigação séria, com mais do que os "talvez seja por isto ou por aquilo"...

Sinceramente acho que a formação é o capítulo mais difícil de todos; e que muitos prometendo imenso nunca chegarão a estrelas! Sorry ! é mais isto, que aselhice do AH...ou contratos com a Gestifute !

Felisberto disse...

Ao freudiano Sigmund e restantes criticos só porque não ganhamos um campeonato há 3 anos...

Não sou cobarde nem tão pouco seguidista. Apenas não sou ingrato e sei reconhecer os nosso erros quando perdemos, e o mérito dos outros, algo que na mesquinha mentalidade portuguesa é impossivel. Daí também estar do lado deste blog na famosa luta zelotas vs não gosto do Lopetegui!!!

Só que...
Quando fomos bi, tri, tetra e penta, Antero era o maior!!! Era um gajo com um feeling danado para a prospecção (sim, porque os empresários apresentam o catalogo, mas é, ao que parece, o Antero que escolhe). Reflectimos várias vezes que a formação dos outros não valia um chavo...
Agora em tempos de infortúnio, não falta o escárnio e o maldizer. Antero é culpado de tudo!!!
Faz-me lembrar os putativos candidatos á presidência azul-e-branca que põe Pinto da Costa num altar ou numa redoma, completamente intocável, como se nas vitórias o homem fosse o único herói e nas derrotas, a restante SAD!
Não!!! Para mim PdC é responsável para o bem e para o mal, e até estou perfeitamente á vontade para o afirmar visto ser um "pintista".

P.S. Não estou aqui a defender Anteros ou companhias! Apenas defendo e dou o beneficio da dúvida a quem nos deu muitas e muitas alegrias.
Ah! E outra coisa. Não sou rato! Não abandono o meu clube, nem o meu país. Não emigro para fortalecer o PIB dos outros, fazer trabalhos que cá muitos nem ousariam fazer! Sou português e Portugal conta comigo!!!!

Unknown disse...

Oh Rui Moreira, não havia "nexexidade"! Desenterrar mortos (Visão 611) para fazer um favor ao teu amigo Victor Baía, não lembra ao diabo!

RS disse...

OFF-TOPIC (ou talvez não)

Fui só eu quem reparou que numa meia-final da Champions estiveram em campo 6 ex-jogadores do FCP?

ega disse...

Rui Moreira , no fundo, só "disse" não querer AH como futuro presidente e a sua ascenção a administrador da SAD, participando em reuniões importantes, poderá ser o culminar do fim da sua importância, em termos de contratações, na dinâmica futura da próxima época. Não foi Napoleão a dizer, sublinhado mais tarde, magistralmente, por D.Corleone no Padrinho l que "....os amigos querem-se perto de nós, mas os inimigos ainda mais perto...." ?

José Rodrigues disse...

Felisberto Costa disse: «Não sou rato! Não abandono o meu clube, nem o meu país. Não emigro para fortalecer o PIB dos outros, fazer trabalhos que cá muitos nem ousariam fazer! Sou português e Portugal conta comigo!!!!»

Isso veio a propósito de quê??? Mas que comentário mais disparatado e a despropósito da discussão...

Bem, pelos vistos e para os Felibertos deste mundo, quem emigra é um «rato». E pensava eu que eram apenas pessoas que emigram por simplesmente quererem ter uma vida melhor do que seria possivel em Portugal... no que me diz respeito, curiosamente o trabalho que faço/responsabilidades que tenho pura e simplesmente não existem em Portugal, já agora. E se gosto muito de Portugal, gosto certamente ainda mais de mim próprio e dos meus próximos (como toda a gente, ou quase).

Diga-se de passagem que se não fosse as remessas e investimentos dos emigrantes em Portugal haveria muita mais gente na pobreza no país.

Mas pronto, ficámos a saber que por ex um Cristiano Ronaldo, um João Moutinho ou um José Mourinho não passam de «ratos» que emigraram para fortalecer o PIB dos outros países. Ok...pessoalmente cheira-me mais a dor de cotovelo que outra coisa qualquer.

José Rodrigues disse...

«Faz-me lembrar os putativos candidatos á presidência azul-e-branca que põe Pinto da Costa num altar ou numa redoma, completamente intocável, como se nas vitórias o homem fosse o único herói e nas derrotas, a restante SAD! Não!!! Para mim PdC é responsável para o bem e para o mal»

Nesta não podia estar mais de acordo: acho essa atitude «Putinesca» ridícula (também na Rússia é assim, em que Putin é visto como vítima de subordinados incompetentes quando as coisas correm mal), que se vê em tantos portistas.