quarta-feira, 11 de maio de 2016

Parabéns à equipa B

A equipa B do FCP conseguiu o feito de ser a primeira equipa B a ser campeã na 2a Liga - estão os jogadores e equipa técnica de parabéns! Isso ainda mais notável é quando na época anterior tinham terminado muitíssimo mais abaixo (nomeadamente na 13a posição).

Sendo motivo de regozijo (dá sempre gosto ver o FCP a vencer), penso que não é de todo caso para embandeirar em arco, e por 3 razões: primeiro porque é um troféu totalmente secundário e não somos lampiões (a propósito, quanto me ri quando há uns anos o slb fez uma enorme festa por vencer a Taça de Portugal chegando ao ponto de vender em grande número cachecóis estampados com «Campeões da Taça»); em segundo lugar, porque o plantel da nossa equipa B custou muito mais do que o de um Chaves (temos investido muitos milhões nos últimos anos em juniores e jogadores para a equipa B); e finalmente - e acima de tudo - porque a equipa B não foi criada para vencer títulos.

O objetivo principal da equipa B é servir de «forno» de talentos para a equipa A, obviamente. Como objetivos secundários temos a oportunidade de 1) dar ritmo competitivo a jogadores jovens, bem acompanhados «em casa», antes de serem lançados às feras a sério, e jogando num estilo de jogo que os preparem para a equipa A; e em menor medida 2) dar ritmo competitivo a um ou outro jogador da equipa A que quase nunca lá jogam ou que vêem de lesão prolongada.

Só depois, mais atrás, vem a classificação. Sendo assim, desde que não desçamos de divisão não há problema.

Dito isto, claro que dá sempre gosto ganhar competições e não deixa de haver uma correlação (longe de perfeita, mas existe) entre a classificação e o valor da matéria prima (que é o que mais interessa). Ou seja: é difícil acreditar q haja muita materia prima promissora se acabarmos no fundo da tabela, e no campo oposto ser campeões dá uma indicação de que há certamente matéria prima interessante e em alguma quantidade.

Esperemos que vários destes jogadores conquistem um lugar na equipa nos próximos tempos. Mais do que nunca, é importante que assim seja, dado o aperto financeiro que aí vem. Para isso todos terão que contribuir: os próprios jogadores jovens (que tenham cabecinha), o treinador da equipa A, o treinador da equipa B (que deve articular o seu trabalho com o treinador principal) e os dirigentes (que terão de resistir à tentação tantas vezes vista de contratar vários jogadores para posições onde temos jovens muito promissores).

9 comentários:

Unknown disse...

Dão os parabéns à equipa B mas depois fazem um texto que minimiza o feito.
Se não queriam fazer o post não fizessem.Agora hipocrisia é que não.

Este blog tem que definir a sua estratégia. Defender mais o Porto ou criticá-lo ainda mais (do que vejo escolhem a segunda).

Se hoje à noite saísse um contrato de um jogador do FCP publicado na net, vocês corriam para o teclado para criticar O FCP.

Eu percebo, é isso que vocês querem e é o que vocês sabem que vai dar mais pageviews.

miguel.ca disse...

Não te esqueças que este blog é escrito por várias pessoas com estilos e opiniões diferentes.

José Rodrigues disse...

O comentario do Francisco A. é típico de uma mentalidadezinha tuga... focando-se nos mensageiros e não no conteúdo do artigo. Ele discorda com o que foi ?escrito, e o quê ao certo? Não sabemos, porque sobre isso não diz ele nada. Pena, pq é para isso q os artigos servem: fomentar a discussão sobre um tema específico (e haveria tanto para conversar sobre a equipa B...). Mas se calhar o Francisco só tem energia para falar do Ronaldo ou do Messi...

Mas pronto, abro uma excepção e falemos então dos mensageiros:

«Este blog tem que definir a sua estratégia.»

«Estratégia»? Não há qual «estratégia» neste blog. O objetivo como disse é apenas e só fomentar a dicussão (seja em q sentido for) sobre este ou aquele tema, tomando como mote uma opinião inicial do autor do artigo.

«Eu percebo, é isso que vocês querem e é o que vocês sabem que vai dar mais pageviews.»

A tal mentalidadezinha no seu esplendor... Ó Francisco, nós nem sequer temos publicidade neste blogue, as pageviews pouco interessam. E se estivéssemos obcecados com isso, certamente não tínhamos sequer apenas um artigo de vários em vários dias como tem sido o caso.

SUMO disse...

Não sei senhor José Rodrigues mas você é mensageiro de quem ou quê? De uma opinião, de quem? Agora vamos ao que desvaloriza:

1. Não festejemos mais nenhuma taça, supertaça porque ganhar títulos secundários não interessa. É isso? Dar os parabéns aos nossos jovens atletas também é de mentalidadezinha tuga...
2. Quando o FCP é campeão e tem o plantel mais caro da 1a Liga, devemos também desvalorizar. Isso é facílimo. E na 2a liga, como sabemos, estão duas equipas: o FCPb e o Chaves. As outras não interessam. É a tal mentalidadezinha de tuga, de que só existem duas ou três equipas por aí...
3. Também devemos desvalorizar a champions do Mourinho pois como sabemos, a equipa naquela altura foi feita para uma coisa: vencer o campeonato, pois a Taça, já sabemos não interessa. Esta mentalidadezinha nem a consigo qualificar...

Portanto, a equipa B só tem dois objectivos; se os ultrapassa, queremos lá saber.

Ai a tal mentalidadezinha...

José Rodrigues disse...

Caro "Sumo": sou «mensageiro» de... mim próprio, ora essa. Impensável, não?

De resto aconselho-o a aprender a ler português, já q pelos restantes comentários parece evidente que tem oportunidades nesse campo.

SUMO disse...

A melhor resposta é não responder, estou a ver, à paineleiro de TV. Não preciso que me venha dar conselhos. Já sobre o que eu escrevi… nem mu. Essa mentalidadezinha tuga...

Unknown disse...

Concordo Francisco. Assumam a vossa oposição a direção, não há mal nenhum. O Porto é um clube democrático, e vozes dissonantes são bem-vindas. Não façam é fretes a escrever posts hipocritas. Saudações portistas

Unknown disse...

Discordo. Há uma posição dominante no vosso blogue desde que o acompanho, que é de forte crítica a direção. Todos os autores a partilham. Não vejo nenhum mal nisso, não concordo é que o neguem. Devemos muito a direção do Porto, incluindo antero Henriques e Reinaldo teles. No entanto estamos a passar uma má fase, e o nosso presidente tem uma idade avançada, e cada vez menor influência nas decisões. Assim sendo, devemos apelar a posições fortes para se construírem alternativas. Essas alternativas serão então sujeitas ao voto dos sócios. Agora não concordo e que os autores coloquem posições críticas sempre de oposição, mas depois fiquem ofendidos por serem nomeadas como tal.
Mas é só uma opinião.
Saudações portistas

Rogerio disse...

"Devemos muito a antero e reinaldo teles"...estamos a ser roubados e enfraquecidos com comissoes vergonhosas a alexandres, caldeiras, e outros familiares e ainda temos supostos socios a fazer-lhes a vénia. ..se os socios nao abrirem os olhos em breve nem clube temos.