quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Depoitre não te preocupes que não vais a lado nenhum

Parece ser que os mesmos protagonistas do filme "Depoitre: Contratado para a Champions" querem agora lançar a sequela, "Depoitre: A não venda de Janeiro". É uma pena, sinceramente, que uma estrutura tão reconhecida como foi durante anos, merecidamente, a do FC Porto seja capaz de no curto espaço de quatro meses, com o mesmo jogador, por o pé pelas mãos. Ou pelo menos fazer crer aos adeptos que o poderia fazer. 

Depoitre foi contratado, supostamente, por petição expressa de Nuno Espirito Santo, provavelmente como Adrian Lopez chegou por exigência de Lopetegui. Em ambos casos, seguramente, o agente de cada um dos jogadores, Luciano D´Onofrio e Jorge Mendes, não tiveram absolutamente nada que ver com cada um dos negócios. Depoitre, como todos sabemos, já tinha jogado pelo Gent na Europa League e portanto foi impossível inscrevê-lo a tempo de jogar contra a Roma. Felizmente não fez falta nenhuma mas ficou evidente nesse lapso de principiante que algo não andava bem. Como era possível que um jogador contratado para ajudar no jogo que ia definir muito do ano que vinha (em questões económicas era O jogo) não pudesse jogar? Deixou-se cair que a culpa era de Antero Henriques, a sua incapacidade de contratar outros jogadores, falou-se no bloqueio de alguns jogadores de Mendes como represália á nega ao negócio Brahimi que acabou por ficar a contra-gosto quando havia na mesa uma (má) oferta do Everton, etc. Tudo menos pensar que o problema seguia. Parece ser que não.

Então não é que Pinto da Costa acaba de garantir aos portistas que Depoitre não se vende - pelo menos não se vende para já, em Janeiro. Porque se algum portista andava preocupado com isso - seguramente que tira o sono a muita gente - o presidente fez questão de referir que o Anderlecht fez uma oferta pelo avançado e que a mesma foi recusada. Obviamente soa bastante estranho que umas horas depois de ter marcado o seu primeiro golo em muito tempo e num resultado decisivo de repente alguém dentro do clube já queira passar a mensagem de que o avançado que tanto custou em Agosto já se está a valorizar. O que não é necessário é fazer dos adeptos lorpas. Nem do próprio jogador - aliás a desvalorização de Adrian por Pinto da Costa no último ano não tem sequer precedentes com um activo do clube - que sabe perfeitamente que até Junho, pelo menos, se quer jogar futebol profissional em competições oficiais tem de ficar no Dragão. Sim ou sim.

Seguramente ou o Anderlecht é gerido pela mesma classe de dirigentes que contratou Depoitre em Agosto ou alguém se esqueceu de ler os regulamentos da FIFA - outra vez - antes de abrir a boca. O certo é que o ponto V do regulamento de transferências da FIFA não podia ser mais claro:

"Players may be registered with a maximum of three clubs during one season. During this period, the player is only eligible to play offi cial matches for two clubs. As an exception to this rule, a player moving between two clubs belonging to associations with overlapping seasons (i.e. start of the season in summer/autumn as opposed to winter/spring) may be eligible to play in official matches for a third club during the relevant season, provided he has fully complied with his ontractual obligations towards his previous clubs. Equally, the
provisions relating to the registration periods (article 6) as well as to the minimum length of a contract (article 18 paragraph 2) must be respecte"

Resulta que ou Depoitre tinha uma oferta do Anderlecht do Paraná ou soa muito estranho que um clube como o belga, historicamente bem gerido, queira contratar agora um futebolista que tendo feito já jogos oficiais por dois clubes nesta temporada não poderia jogar nenhum encontro oficial até Julho. Talvez o Anderlecht queira ganhar alguns torneios amateurs e conte com Depoitre para isso. Se é o caso Pinto da Costa esteve bem, o avançado belga não tem culpa de ter sido contratado como foi e por quanto foi para agora passar meia época de castigo a jogar pelas reservas do clube de Bruxelas. Mas se a tal oferta nunca existiu convém recordar a quem lança noticias tão despropositadas para fora que os portistas podem estar a dormir, em alguns casos, mas não são idiotas.

2 comentários:

vidente mor disse...

nao percebi o texto, completamente a desproposito, porque?? Depoitre e o tipo de avançado que no nosso campeonato sera sempre utilissimo se o souberem utilizar, nao e com jogadores pesos plumas que alguma vez ganharemos a chaves, tondela, boavista, arouca e por ai fora, depoitre ou tipo fazem falta num plantel que queira ser campeo. Repito nao e com jotas que abana com um sopro ou asilva por muito que lute ou corona a quem basta mostrar uma vez os pitons para ele ficar logo sem açao e cheio de medo. Assim como no mmeio campo alem de danilo temos de ter alguem fisicamente forte e rijo embora aqui tenha que ter tecnica o que nao e facil encontrar. O problema da equiupa A, B e ate sub 19 tem sido a demasiada macieza e falta de cabedal de muitos dos seus jogadores o que leva para uma opçao de scouting nao totalmente vem elaborada. Na equipa B e ver o ramos e o graça sempre no chao, o chidozie tadito e o verdasca um desastre franciscano.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Caro Vidente,

É só ler as noticias e as declarações de Pinto da Costa. Nada mais, nada menos.