domingo, 11 de dezembro de 2016

Porque é Natal

E agora, como hoje se viu em Santa Maria da Feira, nem é apenas o nosso nível exibicional a subir à boleia do regresso de Brahimi, são os adversários a passarem, também eles, a acertar no poste em vez de marcarem de cada vez que iam à nossa grande área e ainda, pasme-se!, os árbitros a marcarem grandes penalidades a nosso favor.

Até custa a acreditar, não?


Claro que jogar contra menos um, tal como contra o Braga (ou ter, do outro lado, os suplentes do Leicester), dá uma boa ajuda mas o FCP, não tendo a mínima culpa destas falhas graves dos seus adversários, tem feito aquilo que lhe compete nestas situações: ganhar sem mácula e com um futebol uns bons furos acima da fasquia exibicional daqueles outros jogos em Setúbal, Belém e afins...

Foi pena que, no jogo seguinte, o scp não tenha dado também a sua ajuda.
Em termos futebolísticos puros, nada justifica este avanço, ainda significativo, do slb na tabela classificativa. Estes apresentam um jogo prático, sim, e têm, sem dúvida, um aproveitamento das oportunidades acima da média, mas a qualidade geral do seu plantel e mesmo da equipa como um todo, em condições normais, nunca poderia justificar a perda de apenas 7 pontos até ao momento.

Estamos a falar de uma liga portuguesa, onde nem um FCP imparável, dos melhores tempos de Hulk/Falcao, Jardel/Drulovic ou Domingos/Kostadinov, conseguia semelhante aproveitamento.
Como podem Pizzis e Fejsas fazê-lo, então?
Obviamente, o factor arbitral explica parte desta contradição. Quanto mais não seja, pela tranquilidade que dá, a cada um dos jogadores do nosso maior rival, saber que, em 99% das decisões, nunca será prejudicado.
Parecendo que não, isto pode mesmo ser um decisivo empurrão.

Mas não percamos a esperança: um árbitro marcou mesmo um penalty a nosso favor nos primeiros minutos de uma partida (quando foi a última vez que tal sucedeu?). Por isso, pode ser que o slb passe a ter também - quem sabe? - um rácio arbitral diferente.
Basta, aliás, que passem dos actuais 99 para uns 95% para que a Liga anime. Não é pedir muito e até já é quase Natal...

2 comentários:

miguel.ca disse...

Pelos vistos, um dos problemas desta equipa é o nervoso miudinho que vai crescendo à medida que os minutos passam e os golos não acontecem e quando esse facto se arrasta para os minutos finais do jogo, então é o pânico total e pimba... mais um jogo sem golos!
A razão principal para a existência deste problema é simplesmente a juventude e falta de calo mental da equipa. Este é exactamente o factor que leva muita gente a torcer o nariz aos jogadores com menos de 24 anos.
Quando o golo aparece como apareceu contra o Leicester ou Farense, esse nervosismo desaparece e eis que aparece em todo o seu explendor a qualidade, expontaniedade e irreverência dessa juventude que se transforma em resultados como os últimos.

Buck Naked disse...

Por isso MIGUELCA é que se torna primordial conseguir um ponta de lança experiente, matreiro e influente para a equipa. E se lhe pudermos juntar tambem um extremo tanto melhor. Brahimi tudo indicaria que deveria ser vendido para aproveitar esta oportunidade e tambem porque agora está com um mercado que seguramente o querera assegurar pre CAN. E porque o fair play UEFA tambem o exige