quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O silêncio das cadeiras vazias

Nas horas e dias seguintes ao FC Porto x Austria Viena, a comunicação social fez eco dos assobios e, principalmente, dos lenços brancos dirigidos a Paulo Fonseca (algo semelhante ao que já tinha acontecido uns dias antes, no final do FC Porto x Nacional).

Lenços brancos no FC Porto x Austria Viena

Eu percebo que, para a comunicação social, acenar com lenços brancos ao treinador do FC Porto seja notícia. Contudo, mais do que o folclore dos lenços brancos (de que não sou grande apreciador), a mim o que me impressiona é o silêncio, cada vez mais ensurdecedor, que vem das dezenas de milhares de cadeiras vazias do Estádio do Dragão.

24809 espectadores, os números oficiais do FC Porto x Austria Viena, são a pior assistência de sempre no Estádio do Dragão em jogos para a Liga dos Campeões (o anterior recorde negativo era de 27603 espectadores, no FC Porto x Dinamo Zagreb da época passada).
Descontando os austríacos, as ofertas, os convites dos sponsors e os lugares anuais, quantos bilhetes terão sido realmente vendidos para este decisivo FC Porto x Austria Viena?
Pior. Quantos portistas, que investiram o seu (pouco) dinheiro em lugares anuais, preferiram ficar em casa?
E não estamos a falar de um jogo que seja uma excepção.
No jogo anterior, FC Porto x Nacional, estiveram apenas 26404 espectadores (números oficiais).

Eu sei que há a crise, mas nunca, como nesta época, houve tantas iniciativas, campanhas e promoções para levar mais gente aos jogos disputados no Estádio do Dragão.

A Administração da SAD deve tirar as suas ilações.

10 comentários:

João Bastos disse...

Quer-me parecer que aqui já não é a crise a falar, já é mais o "grito" de revolta dos sócios/adeptos que não estão contentes com as exibições da equipa e certamente que também não estarão muito contentes com as declarações do treinador em achar que está a jogar perto da perfeição. Acho que esta está a ser a maneira de mostrar-mos o descontente que estamos a uma direção que pouco gosta de nos ouvir.

guedesnet disse...

"O 4x3x3, o tal que Jorge Jesus dizia ser fácil de anular, transformou-se em 4x2x3x1. Na prática, Fernando ganhou companhia e Lucho adiantou-se para a zona imediatamente atrás do ponta-de-lança. Não tem resultado.
Ora, perante isso, perguntámos a Paulo Fonseca se pondera voltar atrás e regressar ao anterior desenho. Para já, pelos vistos, não."
«Tenho de continuar a acreditar nas minhas ideias. Não acredito em mudanças repentinas ou momentâneas. Quando mudamos as coisas, tudo tem de ser trabalhado. Não prevejo muitas alterações porque é nisto que eu acredito», respondeu o técnico."

Vais longe!!!

Penta disse...


@ José Correia

o melhor elogio de que me lembrei, a propósito de tão pertinente post, foi de o citar lá no meu estaminé.


abr@ço
Miguel | Tomo II

Unknown disse...

Crise. Resultados. Empatia. e não esquecer que estava e tem estado muito frio. é realmente triste ver um estádio daqueles assim.

Joao Goncalves disse...

Perfeitamente normal que assim seja...

Se a equipa não produz resultados e exibições, para puxar o pessoal ao estádio, ninguém lá vai...

Sempre foi assim e sempre o será e cabe ao PF mudar isso, seja por melhorar a performance da equipa ou seja simplesmente por se afastar e deixar o cargo.

Se eu actualmente acredito que PF tem capacidade de liderar o Dragão? Não!

Cabe a ele mostrar-me a mim e a muitos mais que estou errado, e o estádio naturalmente, voltará a encher.

Anónimo disse...

A crise e um factor a ter em conta, mas a fatia maior cabe obviamente as fraquissimas exibicoes deste amontoado de jogadores profissionais e falta de ambicao de presentear os espectadores com bom futebol ou mesmo com 3 pontos. No ano do Villas a crise ja apertava, havia menos promocoes do que agora e o estadio estava sempre bem composto.

Unknown disse...

acho que é mais que isso. no ano do villas-boas vínhamos de um ano mau, sem ter ganho o campeonato. e com o benfica a manter o treinador que tinha sido campeão no qual jogava um futebol bonito, prometia um campeonato muito dificil. Isso e a injustiça Hulk fez com que todos se unissem mais e festejassem cada vitória como algo especial. Nos campeonatos de VP e PF ganhar não chega e só por si não entusiasma. Depois de 3 campeonatos em que tivemos salvo erro apenas uma derrota, tudo o que seja abaixo disso agora soa a crise.

HULK 11M disse...

Tenho lugar anual pago antecipadamente como é da lei...
Não fui ver o jogo com o Nacional...
Saí ao intervalo no jogo com o Austria...
E pelas recentes declarações do treinador... não devo pôr os pés no Dragão tão cedo...
Nem que faça sol à noite... Isto é... não é pelo frio...

José Rodrigues disse...

Preocupante...

E ainda por cima diz q estamos "quase perfeitos".

Se o gajo acredita mesmo no q diz em publico, estamos feitos ao bife.

DC disse...

Eu devido a um gripe não fui ao jogo com o Nacional e no jogo com o Austria não houve atractivos que me levassem a trocar o meu sofá pelo meu gélido lugar anual a ver o gélido futebol da equipa.
Não sei o que farei no próximo jogo em casa, mas a verdade é que enquanto no ano passado nem gripes nem frio me tiravam do Dragão, este ano começa a ser fácil "arranjar desculpas".