segunda-feira, 19 de maio de 2014

A lista de Bento

Lista de convocados (fonte: record.pt)

Todas as decisões de deixar jogadores de fora são decisões difíceis. O nosso critério em relação a esse setor [avançados/extremos] e a todos os outros tem a ver com um critério técnico-tático.
Paulo Bento


Nani. De 07-12-2013 até agora participou em três jogos (!!) do Manchester United, num total de 134 minutos!
Faz parte da lista de Paulo Bento.

Vieirinha. Sofreu uma lesão gravíssima em 24-09-2013 e só regressou aos relvados quase sete meses depois, no dia 12-04-2014.
Faz parte da lista de Paulo Bento.

Éder. Teve várias lesões ao longo da época e, de 07-12-2013 até agora, participou em cinco jogos do SC Braga, num total de 246 minutos.
Faz parte da lista de Paulo Bento.

Hélder Postiga. Transferido para a Lazio em Janeiro, participou em cinco jogos da equipa de Roma, num total de 139 minutos e zero golos marcados!
Faz parte da lista de Paulo Bento.


Sejamos sérios. Se a escolha já estava feita (de acordo com um “critério técnico-tático”…), independentemente dos jogadores estarem em boa forma ou não, aliás, independentemente dos jogadores terem sequer jogado regularmente pelos seus clubes nos últimos seis meses, porquê tanto show-off?

Mais. Se mesmo jogadores que passaram a época lesionados e sem jogar foram escolhidos em detrimento de Quaresma, por que razão este último foi incluído na lista dos 30?

Para o FC Porto é melhor que o Quaresma não tenha sido convocado, o qual, deste modo, vai poder apresentar-se no arranque da época 2014/2015 (fresquinho e cheio de vontade...). Mas, não teria sido mais sério (e decente), o selecionador ter desde logo assumido que não contava com ele?

Enfim, se dúvidas tivesse elas hoje ficaram desfeitas. Para mim, esta seleção não é a Seleção de Portugal. Vejo-a, sim, como a seleção dos amigos de Paulo Bento e, como tal, é-me indiferente.

Provavelmente, irei ter mais interesse em ver os jogos do México, Colômbia, França ou Bélgica...

46 comentários:

José Correia disse...

"Sinceramente, não esperava ser convocado. A esperança está sempre ali, claro, mas eu estive muito tempo parado e isso, pensava eu, prejudicava-me."

Declarações de Vieirinha, poucos minutos depois de se conhecer a convocatória.

Pedro disse...

Desde Scolari que desliguei da selecção. Recuperei alguma coisa no reinado Queiroz, mas voltei a ignorar por completo desde que Paulo Bento lá está. A chamada de Viereinha e Éder são quase um gozo pessoal do risca ao meio.

José Correia disse...

"Se fui criticado por o [Quaresma] meter nos trinta e agora o tirei, imaginem se não o tivesse posto nos trinta"
Paulo Bento, 19-05-2014

Unknown disse...

Inacreditável. Nem se trata de Quaresma merecer ou não, porque a selecção não deve ser prémio para ninguém. é mesmo porque faz falta. Nani, vieirinha e rafa são jogadores úteis e que ja estavam no grupo, mas simplesmente não estão na mínima forma... Se CR se lesionar quero ver quem vai correr naquela equipa de aleijados em recobro.
Éder tinha de ser, é o melhor ponta de lança de portugal. Tirando Edinho, que é o que é, não havia alternativas. Postiga também anda aleijado e Hugo Almeida sempre foi um aleijado. Também não percebi porque Antunes fica de fora em detrimento do André Almeida. Ah esperem, percebi:)

Paulo Marques disse...

O único que tentou fazer diferente foi o Queiroz e mandaram-no embora da maneira que mandaram.
Palavras para quê? Que percam os jogos todos.

meirelesportuense disse...

Mas afinal o que esperavam?...A partir do momento em que foi feita a cama ao Quaresma pela CSLisboeta devido ao comportamento tido por este no final do jogo com o Nacional não havia outra hipótese, Quaresma tinha que ser completamente arrumado e foi...Até agora eu até achava que isso da CSLisboeta era um preconceito meu mas agora está claro é a realidade ela é que manda e se manda e diz, todo o País obedece...Quem manda no futebol Português é a Comunicação Social Lisboeta que bem entendido é quase toda a Comunicação Social...Será que o Jornal de Notícias ainda tem sede no Porto?...Sede verdadeira.
O Vieirinha vai de muletas e o Cristiano Ronaldo até de maca será convocado.

José Correia disse...

"Desde Scolari que desliguei da selecção"

Scolari, o herói da comunicação social lisboeta e do povão.

Scolari que, segundo a mesma comunicação social lisboeta, é arguido por não ter declarado ao fisco 7 milhões de euros de rendimentos.
Lindo...

José Rodrigues disse...

Repare-se no seguinte...

Eu até era capaz de compreender a chamada de um extremo com muito pouco ritmo, se esse extremo tivesse características «abre-latas» (finta, técnica de cruzamento, técnica de remate) de forma a ser eventualmente últil nos últimos 15-30 mins de um jogo que esteja a correr mal.

Ora... Vieirinha não tem essas características, e adivinhem quem as tem? Pois, o Quaresma q ficou de fora... (que ainda por cima tem muito mais ritmo).

Da mesma forma nao vejo q valor acrescentado traz Postiga a este «plantel» (havendo já Eder, HA e CR), ainda por cima um Postiga sem ritmo.

meirelesportuense disse...

É da maneira que o Quaresma entra de imediato em férias...Os outros vão ter um inferno à sua espera.Tem que ter mais cuidado com as Jóias e Brincos.
Para além disso fica em definitivo a saber com aquilo que conta lá em baixo. -Ódio e nada mais.
Aqui, para finalizar esta espiral de ressentimento só devemos dar pouca importância a estas ofensas, pôr o coração de lado, partir em frente e na época que vai iniciar-se, dar-lhes em campo a resposta que merecem.

DC disse...

Sinceramente, apesar de ligar muito pouco à selecção, incomoda-me muito mais ver Josué, André Martins, Danny, carriço ou até figueiras de fora do que quaresma. Eu não acho que o quaresma faça falta nem à selecção nem ao porto. Já médios criativos temos quantos? E em compensação levamos uns cinco trincos. Vai ser autocarro todos os jogos.

Agora se o Bento fosse homem dizia na cara que não levava o quaresma por não gostar do futebol dele ou do feitio conflituoso. Justificar com a utilização foi uma cobardia.

Carrela disse...

Danny não é um caso de qualidade, alguma coisa se passa ou passou com ele e a "selecção". Estava demasiadas vezes "lesionado" antes de jogos de preparação e/ou amigáveis!

Josué, jogador que na minha opinião tem tudo para atingir um nível elevado, não foi assim tão preponderante no FCP, logo aceita-se que não vá.

André Martins? Do que vi esta época ia para lá fazer o quê? Atirar-se para o chão?

Carriço, mais um médio de características defensivas, para quê?

Quaresma tem de facto o problema da decisão, decide demasiadas vezes mal, compreende mal o jogo de equipa, ainda assim, quem melhor que ele para entrar e tentar abrir um jogo fechado? Sinceramente não vejo ninguém...

Carrela disse...

Concordo em absoluto com o artigo.
PB "gozou" com Quaresma e com quem defendia a sua ida ao Mundial... a sua lista estava mais que feita, quem leva tanto "aleijado" e suplente é porque nem se deu ao trabalho de repensar nas escolhas... a dúvida devia ser se levava o Cavaleiro, André Gomes ou André Almeida, ficou-se pelo último... era essa a sua dúvida! E não levou o "senhor suplente ZERO golos" que vai ser o melhor PL de Portugal e arredores... não se percebe!

RS disse...

Não me admirava que de entre aquele lote de avançados presos por arames e sem ritmo competitivo, ainda houvesse mexidas de última hora. Para mim, neste momento, nem sequer é garantido que o Ronaldo esteja em condições de ir ao Mundial. Por isso, fico na expectativa para ver a resposta do Quaresma numa hipotética chamada para substituir alguém.
E já que falamos de opções técnicas, estranho que o avançado português em melhor forma actualmente, que levou uma equipa às costas a época toda, que marca golos espectaculares, nem sequer tenha feito parte dos 30 pré-convocados. Chama-se Bebé e vale por Hugo Almeida, Postiga e Eder juntos.

DC disse...

Carriço falo para central. Para mim é melhor que neto e ricardo pelo menos. Quanto ao André Martins e ao Josué compreendia os seus argumentos se no lugar deles não estivessem suplentes do 5lb e não tivesse ido gente com menos de 15 jogos este ano. O Amorim terá sido mais preponderante que o Josué e o André?

Nainho disse...

Quando muitos portistas defende que Quaresma era alguem que devia sair do clube... será que era importante para a selecção...
Ele tem capacidades fabulosas mas tira-me do sério como jogador... comigo raramente jogava...
Agora temos uma selecção cheia de coxos...
Mas será que o Defour merece melhor sorte que o Varela... ou o Fucile.. merece mais que o Bruno Alves...
Enfim... se as equipas portuguesas nao teem jogadores portugueses.. a selecção onde os vai arranjar?..
E o Josué... eh pah.. outro desiquilibrado mentalmente....
Muito melhor um jogador médio comprometido a 100% com o objectivo... do que um bom a gozar com a coisa.. e como o FC Porto sofreu este ano com jogadores de zero comprometimento....

DragoesJuntos disse...

A reacção de Quaresma.

http://1drv.ms/1nhP4HX

DragoesJuntos disse...

Para mim, se a imagem dele já não estava boa aquando do incidente no campo do Nacional, pior ficou quando na Taça da Liga contra o 5lb foi substituído, e ao mesmo tempo tendo ficado incrédulo por ser ele a sair (quando vinha a fazer um jogo horrível), com certeza que PB não quererá este tipo de jogadores na selecção.
Quanto ao Josué, publicamente nunca disse nada...já a sua esposa...

Joaquim Lima disse...

Com essas características ficaram de fora Quaresma e Bebé, que por sinal são jogadores que marcam muitos golos... ao contrário do Vieirinha e do Postiga. Faz-me muita confusão não ver, sequer, o nome do Bebé na lista dos 30 pré-convocados...

Carrela disse...

Carriço para central? Carriço é um médio razoável... como Central é banalíssimo...
Rolando esse sim, para mim estaria nos 23.

DC disse...

Banalidades não faltam na selecção e nos centros então... Carriço tem mais capacidade para sair à jogar e melhor leitura de jogo que qualquer um dos que foi.

Nuno Leal disse...

não é sobre o quaresma, é sobre o Béla Guttmann, mas com humor aqui se lançam umas farpas ao slb:

http://www.vice.com/pt/read/bela-guttmann-um-treinador-do-alem

Hélder disse...

Ricardo Quaresma, e logo a seguir a Cristiano Ronaldo, é o jogador Português mais virtuoso, mais talentoso, e com maior capacidade de decidir um jogo. Tudo o resto que se possa escrever, é palha.

José Lopes disse...

Bem, eu por acaso compreendo o criterio do Paulo Bento e as minhas escolhas seriam praticamente as mesmas, excepto um ou outro caso. Na defesa, o Andre Almeida nao da garantia nenhuma por polivalente que seja e temo que tenha de jogar a titular num jogo qualquer. Preferia ver o Antunes, sabendo que se pode adaptar o Amorim a lateral direito. No meio-campo chamava os mesmos (o Rafa claro que e' questionavel, mas percebo o criterio de ser um jogador diferente dos outros). Quanto ao ataque, o Eder e' o melhor avancado e o Postiga e o Hugo Almeida tem sido sempre chamados, estao mais que identificados com o grupo e forma de jogar (e nao ha 9 melhor em Portugal, sabendo-se que e' esta a forma de jogar da seleccao, para o bem e para o mal). Certamente entendera a equipa tecnica que ha tempo para dar ritmo ao Postiga, ao Eder, ao Vieirinha, ao Nani e ao Rafa. Nao nos esquecamos que faltam ainda 4 semanas para o primeiro jogo de Portugal. Quanto a ausencia do Quaresma, eu faria o mesmo. Desconheco se ele se da bem com toda a gente na seleccao, mas sei que armou problemas no Euro 2012. Alem disso, e' um jogador que azia quando e' substituido mesmo que jogue sempre, imaginemos como deve ficar sem calcar jogos seguidos. O Quaresma fez uns miseraveis ultimos jogos da epoca e somou a isso a rabula no Nacional empolada pela imprensa, mas, pior, a reaccao a substituicao na Taca da Liga e a quase auto-expulsao na Taca quando a equipa precisava de marcar um golo. Nao e' propriamente um tipo em quem eu confiaria para portar-se bem e estar sempre disponivel num estagio longo onde se esperaria que ele pudesse ir para o banco de inicio.

José Lopes disse...

E sim, estarei a vibrar nos jogos da seleccao, como sempre fiz mesmo nos tempos do Scolari. Gosto muito de futebol, mais ainda de quando se representa uma mesma coisa, seja pais ou regiao em vez de um conjunto de tipos pagos para jogar com uma camisola a qual nao tem ligacao afectiva nenhuma e que vem para a imprensa comentar que a epoca foi muito boa, mesmo quando jogam num clube para o qual o que se passou foi uma vergonha.

José Lopes disse...

Mas, ja agora, nao entendo para que esta coisa de chamar 30 e uma semana depois cortar 7. Coitados desses 7. Mais valia ter logo chamado os 23 e os tais 7 terem ficado de prevencao. Ainda entenderia se fosse com um mes ou um estagio de intervalo, assim nao.

Unknown disse...

Pela primeira vez entrará em campo uma seleccao que representa um empresario e nao um país :) Para quando a FIFa fará um Mundia de Empresários? Abraco

José Lopes disse...

Cristiano Ronaldo, Rui Patrício, Fábio Coentrão, João Moutinho, William Carvalho, Bruno Alves, Pepe e Miguel Veloso. Sao estes os representados pelo Jorge Mendes, agente de mais (e melhores) jogadores em Portugal. Qual ou quais destes jogadores nao tem lugar na seleccao?

Miguel Lourenço Pereira disse...

José,

Em principio a FIFA obriga a uma lista prévia de 30 nomes, com sete descartes que são os únicos que podem ser chamados em caso de lesão dos 23 oficiais até começar o torneio. Algumas seleções preferem não divulgar publicamente os 30 e apenas dize-lo quando comunicam os 23 quem são os 7 de reserva!

José Lopes disse...

Precisamente, Miguel. Mais valia terem anunciado apenas esta convocatoria definitiva, dizendo tambem quem sao os 7 de prevencao. Evitavam assim as falsas esperancas dadas durante uma semana...

Unknown disse...

Irei acompanhar o mundial com algum interesse mas também com a sensação de ir ver uma selecção portuguesa muito estranha. E tenho para mim que dos vários lesionados (cr7, Nani, postiga, pepe, vieirinha, eder, ricardo costa rafa) mais os mancos eduardo, hugo almeida, andré almeida e ainda os que se lesionam facilmente (ruben amorim e coentrao) vai haver gente que vai ficar em terra. Pessoalmente prefiro que Quaresma não vá (embora ele, antunes e bebé tivessem lugar de caras mais o anthony lopes) porque, espero estar enganado, a participação portuguesa vai ser curta e dolorosa. E se CR7 não estiver em condições corre mesmo o risco de ser vergonhosa.

Mas, hoje em dia, um seleccionador têm é de afrontar o Porto e em especial Pinto da Costa. Espero que tão cedo não venham jogar ao Porto.

Jose Silva disse...

Teorias da conspiraçao. Até o aquecimento global é culpa do Pinto da Costa, do Platini e do Jorge Mendes.
Se o Jorge Mendes é empresário da maioria dos melhores jogadores nacionais, quem querem que o PB convoque ??
Então e deixar de fora Adrien, Tiago, Danny, Ruben Micael entre outros, também é servir os interesses do Jorge Mendes ?

Como qq treinador de bancada, também não concordo a 100% com a convocatória do PB, mas concordo em deixar Quaresma de fora.
Não vou entrar pelo folclore dos jornais mas os factos são que:

1-Quaresma não gosta de não ser titular ou ser substituído como se viu, imagine-se, ao serviço do seu clube do coração. Demorar uma eternidade a sair de campo quando a equipa está a perder? não obrigado.

2- Não mantém a cabeça fria, nem vale a pena alongar-me.

3- Não é o Ronaldo nem o Quaresma dos tempos aureos. Não digo que a nivel de produção não seja/esteja melhor que Vieirinha, Varela ou Nani entre outros.. talvez. Mas a qualidade que apresenta não justifica a aposta arriscada num jogador sem espírito de equipa e de cabeça quente. Em especial no Mundial onde têm de ser 11 a defender.

Concordo obviamente que revelar 30 nomes para passado uma semana revelar 23+7 é um folclore desnecessário

Luís Vieira disse...

A não convocação do Quaresma é ridícula. Extremos convocados (excluindo o Ronaldo): Nani, Vieirinha, Varela e Rafa. Algum deles, actualmente, é melhor e/ou tem mais ritmo que o Quaresma? Nenhum. Conclusão: o Paulo Bento é mentiroso e andou a brincar com a malta. Se se orientasse apenas por critérios técnico-tácticos, a escolha seria diferente. A decisão explica-se por factores emocionais e o pseudo-frontal/honesto Paulo Bento não teve coragem de o assumir porque teria muita dificuldade em compaginar com os variadíssimos comportamentos desviantes dos seus protegidos, dos seus superiores e dele próprio. É um farsolas e perdeu o meu respeito. Outras decisões muito questionáveis: André Almeida em detrimento de Antunes/Cédric? Ricardo Costa/Neto no lugar de Rolando? Rúben Amorim/Miguel Veloso em vez de Adrien? Enfim, é uma convocatória que desilude e que, como de costume, deixa de fora jogadores em melhor forma/mais capazes em função de critérios insondáveis. Ainda está para vir o seleccionador que convoque os melhores jogadores nacionais, em vez dos melhores amigos.

Luís Vieira disse...

Se o Paulo Bento não quisesse jogadores problemáticos na selecção, teria de reduzir substancialmente a lista de convocados. Uns são filhos, outros são enteados.

Luís Vieira disse...

Moral da história: deixa-se de fora um jogador mais capaz do que outros, na mesma posição, porque tem um génio irascível. Isso diz muito da capacidade do treinador em lidar com diferentes tipos de egos. Por esta ordem de ideias, jogadores como Balotelli, Ibrahimovic, Gascoigne, Best, Cantona, Suárez, Romário, entre muitos outros, deviam ser/ter sido proscritos do futebol internacional de selecções.

Unknown disse...

Junta-lhe o Hugo Almeida, o Postiga e o Nani.... esqueceste-te deles por acaso, porque deu jeito, o porque na pagina oficial da gestifute nao estao lá? é que ainda há mais.... Nada tenho contra ele, faz o seu trabalho e bem... mas que há muita influencias de bastidores e de negocios para colocar o jogador A em vez do B na convocatoria, acredita que há, porque o Mundial gera muito dinheiro e para lguns jogadores é vital irem mesmo que nao joguem ou joguem pouco.
Abraco

Luís Negroni disse...

Argumentação como a de José Silva só dá vontade de rir. Paulo Bento é mais um traste vermelho e verde, que faz o que lhe dá na bronca e rancorosa gana desde que não belisque um bocadinho que seja os interesses do omnipotente agente. A equipa dos amigos do Bentolas não me é indiferente! É a digníssima representante do país, para mim, mais detestável do mundo: Portugal lisboeta, centralista, vermelho e verde. Lamento bastante que lá esteja um jogador do FCPorto. Óbviamente quero que perca todos os jogos, de preferência com goleada e se puder ser com roubo arbitral, melhor ainda.

Luís Negroni disse...

Queria dizer ao José Lopes, que, o "conjunto de tipos pagos para jogar com uma camisola", não é qualquer coisa quase desprezível, que se enuncia com quase nojo. Não! É a essência do futebol, porque a essência do futebol é o clubismo.

Não fossem uns carolas, há mais de um século, apaixonados pelo futebol, a juntarem-se em grupos de amigos, naquilo que resolveram chamar de clubes de futebol, para jogarem eles próprios, clube de amigos contra clube de amigos, inicialmente, e depois jogadores que passaram a jogar por eles, representando-os, quando eles (associados dos clubes de futebol) passaram a ser demais para poderem jogar todos, e o futebol não existiria hoje.

Para mim, o FCPorto é incomensurávelmente mais importante que uma qualquer selecção de um qualquer portugal lisboeta centralista vermelho e verde. Mas mesmo que existisse a selecção de um Portugal decente, mesmo assim o FCP seria muito mais importante para mim.

DragoesJuntos disse...

Eu só quero dizer com isto, que o Quaresma colocou-se a jeito...tendo a incendiária comunicação social a ajudar, foi ouro sobre azul para o PB.

DC disse...

E o Neto não é? curioso tendo em conta a valorização estúpida que ele teve passando do Siena para o Zenit.
Atenção que o Jorge Mendes tem muitos "sócios". Ou seja o nome do empresário não é o dele mas é a rede de influência dele a funcionar.

Gente como o Varane, por exemplo, foi para o Real com esquemas desses.

José Lopes disse...

Luis, o problema nao e' serem pagos para jogar com uma camisola. O problema e' as declaracoes constantes de tipos muito contentes com a epoca mesmo que essa tenha sido vergonhosa para o clube. Custa-me a crer que gente com outra nocao do que e' o clube dissesse tal coisa.

Quanto ao resto, de acordo. Tambem vibro mais com o Porto que com a seleccao. O que me enerva ja to disse e nao poe em causa o meu clubismo.

José Lopes disse...

Concordo inteiramente com o que dizes sobre o Quaresma, apesar de tambem eu nao o ter convocado, caso me competisse. A forma foi cobarde.

José Lopes disse...

Joao Pedro, passou-me que eram dele. Nao devo nada ao Jorge Mendes, Sei bem que ha e sempre houve influencias a volta das convocatorias da seleccao, fossem anti-Porto (ou pro-Lisboa) ate aos anos 80, fosse a rabula do Baia, fosse o Jorge Mendes. Tambem ha relatos de influencias exercidas pela direccao do Porto... Que ele meta la o Postiga empenado ou o Nani sem ritmo (que, se o ganhar ate ao primeiro jogo, e' titular) incomoda-me tanto como parecer ser agora o agente oficial dos treinadores do Porto.

José Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Lopes disse...

Percebo o argumento, mas o Quaresma, principalmente o actual, esta ao nivel de algum desses jogadores?

Luís Vieira disse...

Não, mas serve o propósito, porque o Quaresma "actual", em condições normais, seria titular na Selecção, quando comparado com os restantes escolhidos (o único que o suplantaria seria o Nani, mas, como se sabe, está sem ritmo e sem confiança), pelo que o perigo de "azia de banco" estaria afastado. O problema está na falta de seriedade do seleccionador e na não orientação exclusiva por critérios "técnico-tácticos", como falsamente frisou. Enfim, é mais um hipócrita. Será que só com o Mourinho à frente da Selecção teremos honestidade intelectual e escolhas justas, imunes a pressões externas, lobbies e amiguismos?

meirelesportuense disse...

Eu penso um pouco como o Luís Negroni.Para mim o FCdoPorto -enquanto eu tiver forças para me sentir ligado a qualquer coisa afectivamente- é muito mais importante que a selecção Nacional até porque esta não reúne as condições exigíveis de isenção de uma verdadeira Selecção Portuguesa e Nacional.
O sentimento de pertença é o mais importante que podemos ter e esse sentimento relativamente à Selecção há já uns tempos que deixou de existir em mim.
Scolari destroçou em absoluto o que poderia ainda restar e a loucura a que assistimos nesses dias, com bandeirinhas por tudo o que era janela disponível foi degradante...Aquilo não é sentimento de pertença é sentimento de rebanho e tanto foi assim que mal Portugal perdeu a final em Lisboa, tudo terminou com essa derrota!...As bandeiras apodreceram em muitas dessas janelas...E eu sou um ser humano, não pertencerei nunca a um rebanho, tenho cabeça e coração completamente independentes!...Quando eu morrer serei nada, mas enquanto aqui estiver serei sempre o reflexo de mim próprio e de mais ninguém.
Não esqueço os insultos de quem me deveria respeitar como ser pensante.