sexta-feira, 20 de junho de 2014

Moutinho, Herrera e o “plantel fraquíssimo”

João Moutinho é insubstituível (mais insubstituível que Falcao, Hulk, etc.).
Herrera, uma das possíveis alternativas para refazer o meio-campo portista (as outras eram Fernando, Lucho, Defour, Josué, Carlos Eduardo e Quintero), não tem categoria sequer para fazer parte do plantel do FC Porto.

Esta foi uma das ideias que alguns portistas e comentadores desportivos repetiram até à exaustão, durante a época 2013/2014, e foi, também, um dos principais argumentos usados para justificar a péssima época do FC Porto (dentro da tese mais global do “plantel fraquíssimo”).

Contudo, em 19 de Maio passado, o prestigiado jornal francês L'Equipe, avaliando a época 2013/2014 em França, incluiu João Moutinho numa lista dos dez flops da Ligue 1!

Ironia do destino, ainda durante a época 2013/2014, o “manco” Herrera (segundo alguns, mais uma negociata da SAD…), vestiu a camisola da sua seleção e, jogo após jogo, tem sido sempre um dos melhores em campo.

México x Camarões (fonte: O JOGO)

Primeiro num particular contra… Portugal (do outro lado estava João Moutinho) e depois, já em pleno Mundial 2014, nos jogos México x Camarões e Brasil x México.

Brasil x México (fonte: O JOGO)

Chamando à atenção para estes factos, não quero dizer que, afinal, Moutinho não presta e que Herrera é que é bom. Nem tão pouco que Herrera é melhor do que Moutinho.
O que eu pretendo dizer é que, depois de assentar a poeira, Moutinho não é assim tão insubstituível e Herrera tão mau como alguns quiseram fazer crer.


Colômbia x Costa Marfim (fonte: O JOGO)
P.S. Outro que fez parte do tal “pior plantel dos últimos 20 anos” é Quintero. Ontem estreou-se no Mundial 2014 pela seleção da Colômbia e parece que não se portou mal…

28 comentários:

Nainho disse...

Gosto da fonte ser sem o jornal o JOGO...
Pior que ser cego é não querer ver... ou ver à moda de Penafiel..
Se é bom na selecção foi sempre fraquinho no FCP....
Resumindo é mau jogador para quem lhe paga o ordenado e quem pagou a transferência...
Era bem melhor ser bom no FCP e horroroso na selecção dele.. ( isto vale para quintero herrera reyes abdluyae e por ai fora...)

Joao Goncalves disse...

Humm... se-calhar não era melhor ter um treinador que saiba tirar proveito das características do atleta ao invés de um treinador que adapte os atletas às características que ele queria que eles tivessem?

Se-calhar dáva mais jeito não?

Filipe Sousa disse...

O problema do Herrera, nao é a qualidade ou falta dela: é o preco do passe. O Porto nao se pode dar ao luxo de investir 8 milhoes num projecto a prazo; por esse dinheiro, ou tem qualidade imediata para ser titular, ou nao serve.

João disse...

Quando é que foi "mau jogador para quem lhe paga o ordenado"? Lembro-me de ter sido o nosso melhor jogador nos primeiros meses deste ano (foi eleito o melhor em campo pela TSF em 4 ou 5 jogos seguidos) e os maus jogos que fez, efectivamente, esbatem-se um bocado por comparação com os que fez um menino muito apreciado de todos os Nainhos desta vida, o Defour.

Campeonatos do Mundo também servem para isto, ver o que fazem jogadores, agora com colegas e treinadores à altura ou, pelo menos, ao mesmo ritmo. Coisa que Quintero e Herrera não tiveram este ano.

D.Liberal disse...

Creio que o Quintero é um bom exemplo. Segundo um "gestor de superegos" nem sequer merecia ir para o Banco. Assim se vê que jogadores como o Kelvin, o Iturbe e tantos outros se calhar andaram a passar despercebidos e que ter treinadores de pouca qualidade tem um preço enorme. Sem querer entrar em discussões de passado quanto potencial ficou por concretizar nas equipas de Jesualdo por exemplo?

Ainda me lembro de ver o Falcão no banco por exemplo...

Nuno de Campos disse...

O Quintero marcou um golo decisivo, mas a Colombia perdeu completamente o controlo do jogo após a sua entrada e os minutos finais foram de sufoco. Sem bola o rapaz não trabalha, não pressiona, não defende.

Madureira disse...

Impressionante como á gente que não quer ver!!! O que eu analiso foi aquilo que vi Herrera fazer com a camisola do Porto e o que demonstrou com ela foi muito, muito pouco! Agora vir dizer que o plantel tinha qualidade é para brincar com as pessoas... é só ver a qualidade dos extremos!!

José Rodrigues disse...

So' digo isto: constatar q o plantel era melhor do q deu a parecer em campo, e isto por causa do treinador, e' chover no molhado.

Ja' agora e mudando um bocadinho de assunto: para mim foi uma sensacao um bocadinho esquisita ver o Uruguai vencer Inglaterra com Fucile, A Pereira e C Rodriguez em campo.

José Correia disse...

Filipe, algumas das contratações "caras" do FC Porto não foram titulares indiscutíveis de imediato.
Exemplos: Anderson, Hulk e James.

José Correia disse...

"constatar q o plantel era melhor do q deu a parecer em campo, e isto por causa do treinador, e' chover no molhado"

Olha que não sei.
Continuo a encontrar portistas (e não só), que entendem que o problema principal do FC Porto foi a fraqueza do plantel e não a incapacidade de Paulo Fonseca para tirar partido dos jogadores que teve à sua disposição.

José Lopes disse...

Todos os jogadores sairam a perder por terem o Paulo Fonseca como treinador. Mas isso nao invalida que o Herrera nao tenha rendido o que se esperava tendo em conta o que se pagou ou que a qualidade do plantel nao seja insuficiente. O Herrera e' um jogador muito interessante, sim. Com um bom treinador que o coloque a jogar da forma que joga no Mexico, sera muito util. Mas cuidado com supostas boas exibicoes na seleccao e problemas no clube. A descricao encaixa tambem no Defour e esse ja me parece que nao havera treinador que o salve.

Estou a adorar algumas coisas do Mundial. Seja a quantidade de golos, o sucesso do Herrera, o Quintero a marcar um golo (apesar de nao ter gerido bem a bola), ou o Maxi e o Katsouranis na rua!

Unknown disse...

Pois é, mas foi a entrada dele que "desbloqueou" o jogo.

Joao Goncalves disse...

A sério José Rodrigues?

Convido-o a ler a entrevista do nosso ex.treinador ao jogo à 2 dias atrás, essencialmente onde ele diz que o Herrera joga na selecção como 8 exactamente na mesma posição que ele o punha a jogar no Porto...

Nuno Leal disse...

VÁRIAS CONCLUSÕES:

Porra, o James é tão bom, varrega uma equipa ás costas, claramente fez falta na última época (mas isso já todos sabíamos).

Herrera não me engana, sempre demonstrou ser um grande player, às vezes falhando passes atrás de passes porque quer fazer rápido. Mas acho que demonstrou que era muito melhor a atacar do que a defender. E é isso que faz na sua selecção. Ele NÃO É UM 6. É um 7 num 4-4-2, ou um 8. E muito melhor do que Defour alguma vez vai ser.
Já Quintero, tb na Colômbia não tem jogado 90 minutos, acho que é essa a única pecha dele até agora. De resto é igual ao que tb demonstrou no Porto e mais demonstraria se tivesse tb no lugar certo: a 8 a apoiar um 10 (James) e não o 10 ou o extremo que Fonseca tentou.
Agora sobra uma dúvida, cada um à sua maneira, Herrera melhor a roubar bola e mais forte na corrida, Quintero na finta, no corpo a corpo e na finalização, mas a verdade é que temos dois óptimos 8 no plantel. Ou um 7 e um 8 se jogássemos num 4-4-2. Nenhum será o fernando, nem nenhum será o Deco. Os dois a jogar com o nosso próximo 10 (Oliver) será que funcionará? Pena é o Oliver ser tão novinho ainda, mas promete.

Jackson. Em baixo de forma e confiança, há já muito tempo, até o treinador da Colômbia o sabe. Uma pena.

Alvaro Pereira. Alex Sandro é assim, ok, vê o gajo a jogar.

Pedro disse...

Mesmo os bons jogadores (não confundir com craques) precisam de algum tempo, e de bons treinadores para brilharem.

Pedro disse...

Suspeito que o Paulo Fonseca ainda hoje tem algumas dúvidas onde é a posição 8....

Pedro disse...

O que Herrera fez ou aquilo que a EQUIPA fez? E o que está em discussão é se o plantel era ou não tão fraco que justificasse a péssima época, ou se com este plantel era exigivel fazer muito mais.

DC disse...

O Herrera foi comprado para ser titular e custou o dinheiro dum titular. Passou a época na equipa B e no banco, ponto!

Vamos mesmo analisar jogadores pelo que fazem em mundiais? Ainda me lembro do El Hadji Diouf...

meirelesportuense disse...

Os jogadores Atsú e Iturbe foram mal aproveitados.Qualquer um deles tinha lugar no plantel.

Unknown disse...

esta cronica é patetica bem como este herrera.
comparar este mexicano a joao moutinho só demonstra cegueira.

como dizia um comentador em ingles, ele correr corre, muito, mas para nada!

Hungry Seagulls disse...

Vamos lá ver!

Um jogador joga bem ou mal, conforme o resto da equipa... e esta época que passou, foi uma época para esquecer (lembrar) de tão péssima que foi.

As 'culpas' já o sabemos, foram da Direcção, foram de Quem manda, em 1º lugar, pelas opções que tomou. Depois, sim, o plantel era mais fraco que o costume, que o habitual e o Treinador, viu-se, provou-se não tinha unhas, capacidade, preparação, tomates para treinar o FCP.

OK?!

E, claro, o futebol é o momento e na época que passou o FCP, mesmo com uma má gestão, mesmo com um fraco plantel, com um Treinador ainda inseguro e verde, o FCP chegou a fazer boas exibições e esteve até com 5 pontos de avanço...

Convém não esquecer.

Depois a APAF do Fontelas, a LPFP do Figueiredo, a CA do Cardeal Vitor Pereira, a AFL do Lobo... a mando, a rogo dos mais maiores bons grandes de Carnide de Baixo, fizeram o resto.

Assim que, vamos lá ser sérios e ter memória.

Dizem os números, as estatísticas que o FCP teve até mais ataques, mais remates, mais cantos que os Campeões por decreto. E, sim, o FCP deu muitos tiros nos pés, para mim, o mal do FCP esteve nos erros defensivos. Sofremos muitos golos, perdemos muitos pontos com com clubes pequenos e sim, fomos roubados, fomos espoliados nos jogos com os clubes de Lixoboa: Estoril, Sportém, Carnide.

Assim, que, meus caros, nem tanto ao mar, nem tanto à terra... nem oito nem oitenta.

Se...

Se, Vitor Tá tivesse continuado.
Se, James e Moutinho tivessem sido bem substituidos
Se, Lucho, Fernando, Otamendi tivessem sido cativados para ficar...
Se , O Jackson tivesse sido logo vendido em Agosto de 2013
Se, o FCP náo tivesse falhado tanto com erros defensivos..

Se...

É claro que hoje seríamos TETRA!!!

Agora, não podemos é reduzir tudo à valia maior ou menos dos jogadores de per si.

O Herrera enterrou-nos na Liga dos Campeões, mas não vamos agora crucificá-lo. O Fernando meteu água e não rendeu o seu normal.
O Mangala marca bons golos mas também comete fifias de todo o tamanho...

Eh pá... tanto para dizer, mas concluindo. Este ano que passou, mesmo que tivéssemos jogado sempre bem, a APAF não permitiria que fossemos TETRA!!!

Assim que deixem lá de dizer que a 'culpa' foi do cu, das calças, do aumento do buraco na camada do ozono..

Eu, por mim, digo só. Foi um ano de transição, agora há que partir para novo ciclo!!

Que seja um ciclo de mais 2/3 Campeonatos...



Hungry Seagulls disse...

Já agora, meus caros...

Sendo este um Blogue com 11 autores... seria lógico e de bom tom que os comentários fossem actualizados, publicados com mais celeridade, maior rapidez...



Unknown disse...

Boa tarde.
Antes do meu comentário, pedia o favor a alguém que tivesse consigo jornal Record de sexta pois penso que vinha lá algo escrito na penúltima página, por jeitos, um comentário aberrante, relativamente ao grande Dr. Sardoeira Pinto.
Relativamente ao post disse sempre isto. O plantel foi mal construído, penso que neste ponto estamos todos de acordo, o treinador não foi aquilo que pensávamos que podia ser, o homem não tem categoria para um grande, ou se tem ainda não mostrou. Tem sim um empresário que faz milagres. O grande mal deste plantel foi não ter ganho. Quando se ganha é mais fácil jogar, querem quantos casos dos clubes rivais em que eram jogadores banais mas este ano sao os maiores e inclusive vão à seleção. Isto quando se ganha é fácil, é tolerado tudo. O plantel não era de outro mundo mas também não concordo que seja tão fraco conforme dizem.
O que importa é que estes jogadores façam um bom mundial para serem revitalizados quer em termos econômicos para o clube, quer em termos de moral.
Bruno Miguel Guedes 28061.

Hungry Seagulls disse...

Já agora um aparte para que alguém possa transmitir ao sr PC Presidente da SAD que escusa de se irritar tanto com o Repórter enviado pelo Record ao Funeral do Dr SP, pois já sabemos que o Record é verde e que A bola é vermelha, logo o FCP só tem é que investir mais e mais no O Jogo e ter também uma TV Porto, pois que o dito Porto Canal como soi dizer-se: nem sode nem sai de cima!!!

Luís Vieira disse...

A insipiência do Paulo Fonseca tem ficado bem evidente nos mais recentes comentários que tem feito ao Mundial na RTP. O Carlos Carvalhal e o Vítor Pereira são gurus da bola à beira do Barreirense.

Luís Vieira disse...

Depois do ano zero, espero que o Lopetegui seja capaz de pôr estes dois belíssimos jogadores a renderem como deve ser no nosso clube. As exibições do Herrera têm sido um regalo e o Quintero para lá caminha.

Filipe Sousa disse...

Zé, e os 3 foram progressivamente incluídos no 11 titular, porque existiam alternativas. O Herrera não foi titular desde o primeiro jogo, mas era de um titular que o 11 precisava. O percurso dos 4 jogadores, tem semelhanças, mas os tempos são outros.

meirelesportuense disse...

Hoje Varela mostrou a sua capacidade concretizadora bem dentro da área.