segunda-feira, 23 de junho de 2014

Varela mantém Selecção ligada à maquina...


No jogo do tudo ou nada a Selecção voltou a falhar em toda a linha. Valeu o golo salvador de Silvestre Varela para levar a decisão para o último jogo. Mesmo assim o apuramento só será possível com uma vitória por 5 golos sem resposta ao Gana.
Mais um jogo com substituições forçadas por lesões na equipa lusa, o que demonstra bem o estado físico da maioria dos atletas. A época nos clubes foi desgastante mas só o caso de Cristiano Ronaldo serve de atenuante para Paulo Bento. Todos os outros foram escolhas que muito espantaram quem esteve atento à convocatória e ao trajecto de vários jogadores nos últimos meses.

Em 19 de Maio, o José Correia chamou a atenção, aqui, para essa situação:
“Nani. De 07-12-2013 até agora participou em três jogos (!!) do Manchester United, num total de 134 minutos! (…)
Vieirinha. Sofreu uma lesão gravíssima em 24-09-2013 e só regressou aos relvados quase sete meses depois, no dia 12-04-2014. (…)
Éder. Teve várias lesões ao longo da época e, de 07-12-2013 até agora, participou em cinco jogos do SC Braga, num total de 246 minutos. (…)
Hélder Postiga. Transferido para a Lazio em Janeiro, participou em cinco jogos da equipa de Roma, num total de 139 minutos e zero golos marcados! (…)
Se a escolha já estava feita (de acordo com um “critério técnico-tático”…), independentemente dos jogadores estarem em boa forma ou não, aliás, independentemente dos jogadores terem sequer jogado regularmente pelos seus clubes nos últimos seis meses, porquê tanto show-off?”

Na altura, a convocatória não estranhou à imprensa lusa, mais preocupada em relatar a "histeria brasileira com a chegada do melhor do mundo". Agora as coisas vão começar a fazer sentido.
Do grupo acima referido, o Nani esteve muito bem a espaços, pelo golo que marcou, pela bola no poste e por ter sido dos poucos que não mostrou medo em tentar o remate à baliza americana. No entanto também fez passes errados e deixou Jones rematar para um grande golo. Vieirinha nem calça pelo que não vamos chegar a saber em que condição física está. Éder é pouco experiente e nada útil no estilo de jogo desta equipa, dado que precisa de vir atrás buscar bolas e de saber jogar de costas para a baliza. Hélder Postiga nem 15 minutos aguentou! A Selecção está presa por arames.

É quase caricato que William Carvalho não seja o titular na sua posição. Apesar de um ou outro erro fez uma óptima e esclarecida exibição no meio da hecatombe. E Ricardo Costa, titular forçado pelo castigo a Pepe, fez também ele uma excelente exibição. Mas lá está: os titulares há muito que estavam definidos, ainda que por um “critério técnico-táctico” de difícil explicação.

O presidente da FPF cometeu um erro enorme ao renovar com Paulo Bento antes do Mundial. Tudo correu mal, desde o planeamento das estadias à escolha dos jogadores. No final o seleccionador terá de ser responsabilizado.

Quanto ao slogan jornalístico luso deste mundial, esse será "E Tudo o Bento levou"...

18 comentários:

RS disse...

Não nos esqueçamos quem foram os bodes expiatórios na Coreia/Japão... Para já não falar há 4 anos na África do Sul onde passar aos oitavos de final num grupo onde estavam Brasil e Costa do Marfim e ter sido eliminado pela futura campeã com um golo irregular, não chegou para segurar o seleccionador.

Pedro Matias disse...

o problema do Queiroz não foi o resultado em si. Foi ter perdido mão no grupo (e há jogadores que como é lógico não lhe é permitido abdicar).
O p. bento acho que conseguiu manter o grupo unido até aqui (com escolhas mais ou menos consensuais). Mas depois do que se passou neste mundial acho que não tem condições para continuar. Pelos mesmos motivos do queiroz. E não é o facto de eventualmente passar de grupo que irá mudar isso.

Filipe Sousa disse...

Só a convocatória já devia dar despedimento com justa causa... Acho que nunca tinha visto o Eder jogar - se um jogador daqueles chega 'a seleccao, a coisa ainda está pior do que eu pensava. O maior problema do Bento, chama-se Ronaldo; se nao está em condicoes de jogar, nao joga.

André Restivo disse...

Não é necessário ganhar por 5-0. Primeiro é preciso que os USA percam, depois só é preciso marcar a diferença entre 5 e os golos que os USA sofreram. Por exemplo, 3-0 e 2-0 chegam. Ou até 2-0 e 3-1 (porque Portugal fica com mais golos marcados). Ou 2-0 e 2-0 e moeda ao ar.

Pedro disse...

"Mesmo assim o apuramento só será possível com uma vitória por 5 golos sem resposta ao Gana"

- Não são precisos 5, depende sempre do resultado que os alemães conseguirem com os EUA. Mas se não for por 5 será por 3 ou 4 o que vai dar ao mesmo. Acho que o principal responsável é naturalmente P.Bento, a convocatória é quase um insulto à nossa inteligência. Teimosias, embirrações e falta de competência.

Mas também não podemos descupabilizar os, alguns, jogadores. Basta ler hoje as declarações de Ronaldo que diz que nunca acreditou e que não temos qualidade. Então a Costa Rica tem? O Uruguai, o Chile e outros tantos que dão tudo o que têm em campo até à exaustão. Não há espirito, não há garra por representar o pais, apenas vaidades pessoais para estrear penteados novos em cada jogo.

Nuno Nunes disse...

Sim, eu sei. Temos 5 golos de atraso e eles tanto podem acontecer no nosso jogo como no dos Estados Unidos. Obrigado pela nota.

Bluesky disse...

Tipico neste Portugal mediocre onde é bem mais importante manterem-se os incompetentes do que os bem-sucedidos, é perfeitamente natural que bento tenha renovado contrato antes dos resultados apresentados neste Mundial...
E de certeza absoluta que na solidariedade miseravel da ineficácia, Fernando Gomes venha palrar o seu apoio "incondicional" ao seleccionador, que é como quem diz que tudo está bem, e siga a marinha...
Apesar de incorporar o melhor jogador do Mundo, esta selecção foi a pior desde que me lembro de ver jogar futebol!!!!
E como disse o Filipe Sousa, Éder é jogador de futebol??????????

Mário Faria disse...

Antes:
Confesso que esperava o pior da equipa portuguesa para este jogo com os USA ; segundo a minha escala, a nossa selecção teve uma das piores notas em termos exibicionais no quadro das rondas já efectuadas deste campeonato mundial. Tinha sido tudo muito mau no primeiro embate. A arbitragem do jogo com a Alemanha não foi boa, mas pusemo-nos a jeito.
Quanto ao lançamento do jogo com os USA, Paulo Bento deu o mote: este jogo é para homens. A questão era saber se a equipa tinha jeito e potência para lixar a América. Uma equipa murcha nem chega a entrar no jogo, a maior parte das vezes. Estava expectante, poucos minutos antes do encontro arrancar! Na TV um apaixonado recomendava que a equipa tinha de ser humilde. Por mim, detesto a humildade. Prefiro que seja profissional, competente e ambiciosa. A morrer que se morra de pé, como declamava a nossa actriz Amélia Rey Colaço. Nunca de gatas, como aconteceu no nosso jogo inaugural.

Mário Faria disse...

Durante:
No fecho do primeiro tempo, a equipa de todos nós (?) portou-se como tal: um conjunto bravo de guerreiros com todos os predicados anunciados e nunca demonstrados; faltou habilidade e força, mas um golo caído do céu ajudou. A equipa parecia muito fatigada: não se entende como Bruno Alves jogue em tais condições físicas. Caem ao mínimo choque, aleijam-se e vão para a enfermaria. Os que ficam, arrastam-se penosamente. Moutinho vagueia no meio campo, devagar, devagarinho. Não jogam, passeiam porque não conseguem mais. André Gomes arrasta-se com uma cárie na perna e manteve-se heroicamente a assistir às galopadas pela ala direita do ataque dos USA. O seleccionador cochichava com o adjunto, também ele impotente pata além da retórica. Não dá para perceber. Ou dá?
Depois do intervalo, aconteceu mais do mesmo. Uma equipa despedaçada, mal composta e conduzida. Aconteceu o inevitável. Não tivemos capacidade de aproveitar o milagre da chegada ao golo. A entrada de William Carvalho não resolveu coisa nenhuma. Sofreemos os dois golos no segundo tempo. Quando sai da sua zona de conforto que lhe permite rodar a bola sem risco, perdeu-se e apresentou-se frágil no momento das transições defensivas. Beto foi mal batido no golo. O resto foi a hecatombe que não soubemos controlar. Evitámos a derrota com um golo do patinho feio. E foi assim que se passou. Uma palavra de apreço para outro mal-amado, Ricardo Costa, que deu tudo e esteve muito bem. Este não caiu de gatas!

Mário Faria disse...

Depois:
Esgotaram-se os 90 minutos: a equipa vai regressar a Portugal. Ainda bem. Seria uma tragédia manter esta equipa tão esgotada no mundial. A equipa colapsou. O melhor do mundo tem uma força na equipa muito superior ao benefício que lhe empresta. PB ficou definitivamente refém, desde o duelo com a Suécia em que CR7 foi enorme e lhe valeu a bola de ouro. A partir daí, o seleccionador constituiu-se como mandante deste estado de sítio. Por vontade ou submissão, não interessa. Embora, pareça firme nas suas convicções, perdeu força e não vejo como possa liderar a mudança. António Oliveira foi escorraçado e Carlos Queirós foi batido por Knock out e despedido. A FPF é um labirinto em que os compromissos não permitirão uma saída limpa. A porcaria vai continuar.

Costa disse...

Concordo com o nível da exibição do William Carvalho...
Ele em campo revolucionou por completo o meio campo nacional.
Entrou qd estrou estávamos a ganhar e só não perdemos por causa de um milagre aos 95'

Melhor do que ele apenas o gato que mancava do lado esquerdo e de quem os gajos da rtp conseguiram dizer que estava a fazer uma exibição interessante...
Foi mesmo isso que o gajo disse... INTERESSANTE !

Hungry Seagulls disse...

Mas estavam à espera de quê?

Se há um grupo de 15 que têm lugar cativo e depois, levam-se mais meia dúzia para compro o ramalhete. E não interessa se estão rotos, se estão mancos, vão sempre os mesmos.

Eh pá, o grupo excursionista começou por se concentrar em Lisboa, depois foram até Óbidos à praia Del Rey, daí foram a Boston, deram um salto a Nova York às compras e com o Mundial já em andamento aterraram em Campinas.. treinar, trabalhar, malhar... naaaa que ideia. Não é preciso.

!!!!!!


Ontem, na SICN, A. Oliveira finalmente abriu o livro e falou na panela que existe na Selecção que é comandada por um tal de Godinho, que manda mais que o próprio Fernando Gomes, Presidente da FPF em trânisto para um tacho na UEFA...

Segundo A. Oliveira esse tal de Godinho é que faz as convocatórios, escolhe as funcionárias, os hóteis, as viagens, a ementa, o corpo médico... tudo!!!

O Fernando Gomes, é apernas um corta fitas, um boneco, um pau mandado, uma espécie de Cavaco Silva. Só por aqui já se vê...

Hungry Seagulls disse...

E, claro, agora, durante uns dias todos vão pôr o dedo na ferida, todos vão criticar... mas, daqui a pouco, tudo passa ao esquecimento e em Setembro o PB, o Humberto Coelho, o JVP Carne Seca, o Hermenegildo Loureiro, e o tal de Godinho lá vão continuar como se nada tivesse acontecido, a mamar na teta da vaca... e alguns deles, depois, ainda vão ser condecorados no 10 de Junho !!!

Unknown disse...

Para isso é preciso ganhar ao Gana. E logicamente que isso não acontecerá, se bem que o facto de Patrício não jogar e o André Almeida estar lesionado possa ajudar-nos. Só faltava mesmo o Paulo Bento ser treinador do Gana e aí era goleada.

.:GM:. disse...

Beto foi mal batido em qual golo?

Joao Goncalves disse...

Resultado perfeitamente normal e só peca por escasso da parte do EUA.

Com a selecção de coxos do Paulo Bento não se pode esperar mais...

Quando Adrien, Danny, Tiago, Antunes, Rolando ficam fora dos convocados (e do 11 a maioria) e vão aquele monte de coxos ao Brasil, seria muito dificil fazer melhor...

Raul Meireles é uma vergonha...
Patrício sucumbiu à pressão o que também é normal...
Aquele André Almeida nem no Raja Casablanca tem lugar...
Meter o Bruno Alves naquelas condições a jogar é vergonhoso
William Carvalho no banco com Miguel Veloso a jogar...
Os 3 Avançados que foram ao Mundial, juntos não fazem 1.
E já para não falar do Moutinho que anda ali perdido sem saber o que fazer.

Filipe Sousa disse...

Já nem me lembrava dos penteados! - que vergonha, que parolada! Nunca vi o Xavi ou o Iniesta fazerem essas figurinhas, nem quando ganhavam, nem agora que perdem.

miguel.ca disse...

Lol