sábado, 7 de junho de 2014

Portista, tem a palavra

Hoje, novamente em Espinho, realizou-se o III Encontro da Bluegosfera.

Muito há a dizer sobre este terceiro encontro mas, num primeiro curto apontamento, o que gostaria de salientar é a participação de umas dezenas de portistas, alguns presencialmente (durante o dia foram mais de 50 os que passaram pelo auditório da Biblioteca Municipal de Espinho), outros à distância, através do stream do evento.

Pedro Prata (Basculação), Paulo Bizarro (Os Filhos do Dragão), Luís Silva (Somos Porto), Nuno Góis (Mística do Dragão)

Evidentemente, não podemos obrigar ninguém a ir a estes encontros.
E também não podemos obrigar ninguém a falar.
Mas uma coisa podemos fazer. Quem vai e quer intervir, pode fazê-lo e dizer o que pensa, sem ser sujeito a qualquer tipo de condicionamento (a não ser o do tempo disponível ser limitado).

Armando Leitão, José Carvalho Couto, João Nuno Coelho, Bruno Miguel Guedes.

E, mais uma vez, penso que quem foi, ou assistiu à transmissão, não deu o seu tempo por perdido.
Houve um conjunto de intervenções muito interessantes, numa mistura qb de paixão e razão.

Os próximos tempos não serão fáceis, mas saí deste encontro mais optimista.

Foto de conjunto dos Portistas que resistiram até ao fim

Uma palavra final para o Dr. Armando Bouçon (Chefe de Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Espinho) e para o senhor António Coutinho (Presidente da Casa do FC Porto de Espinho), os quais, em representação da Câmara Municipal e da Casa do FC Porto de Espinho, nos honraram com as suas presenças na sessão de Abertura.

António Coutinho e Armando Bouçon

Uma palavra especial de agradecimento à Drª Andrea Magalhães, ao senhor Jorge Afonso e à senhora Mafalda Silva, da Biblioteca Municipal de Espinho, que foram inexcedíveis no apoio prestado e na resolução de todos os problemas logísticos. Bem hajam!

Nota: As fotos do evento podem ser consultadas no sítio do costume: Fotos da Curva.

2 comentários:

iur disse...

Agora sim, na caixa de comentários correcta.

Subscrevo: quem foi, ou assistiu à transmissão, não deu o seu tempo por perdido. Muito, muito interessante. Foi uma enorme satisfação ter convivido convosco.

Um abraço azul e branco.

Unknown disse...

Boa noite.
Existiram 4 factores que levaram à minha presença neste encontro de adeptos do FCPORTO.
1- Conhecer pessoalmente um dos fundadores ou intervenientes no blog Reflexão Portista o Eng. José Correia, pelo simples facto de que, é muito mais fácil escrever sem dar a cara e nessa perspectiva, eu como sempre assino as minhas opiniões, sejam elas boas ou más, gosto que as pessoas me conheçam assim como gostei de conhecer o José Correia.
2- O tema da sessão da tarde, em que seria aberta a discussão aos presentes, aliados a uma mesa fantástica. Começo pelo talvez menos mediático o Professor Armando Leitão, a sua explicação à um ano relativamente a uma questão temporal foi brilhante e digna de um catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O investigador João Nuno Coelho de quem eu tenho uma estima muito grande pelo facto de defender, sempre que pode, o nosso clube e pelo livro fantástico de 25 anos no topo do mundo que este ano, face a uma época tão má, relia vezes sem conta para me alegrar naqueles dias negros e por fim, embora não tivesse estado presente, o grande jornalista que não precisa de apresentação o Bernardino Barros. Este leque aliado ao tema, foi um grande catalisador para a minha motivação.
3 - Após uma época tão má e que não pode ser esquecida, ver com os meus olhos o atual estado de espírito, motivação dos adeptos que como eu sofrem por está grande instituição que é o FCPORTO.
4 - Por fim, este mais pessoal, que depois tive a felicidade de o explicar, estar com o responsável pelo grande blog BiBo Porto, o Sr. PAULO, que não sabia quem era mas que conheci e que foi de uma simpatia fantástica. O motivo sabe qual foi, guardo para mim a explicação e um dia terei todo o gosto se assim se proporcionar de conhecer não um amigo em comum, mas um grande portista.
Após está minha introdução, e falando agora do encontro, apenas lamento não ter ido de manhã, lamento ter sido um pouco egoísta e não tr estado presente numa parte tão importante do encontro, ter pensado somente no tema da tarde. Arrepende sim, de não ter estado presente nas outras duas edições, apenas posso dizer convictamente que estarei nas próximas, ou noutros encontros similares em que o objetivo seja falar, trocar idéias relativo ao nosso clube e eu posso afirmar que bem ou mal dei o meu contributo para este encontro de grandes portistas. Foi curioso que depois desta situação, olho com outros olhos para o futuro do clube. Sou daqueles que defende que clube tem obrigatoriamente que ser gerido de dentro para fora e não o contrário, relembrando aqui o que JNPC fez quando foi diretor do departamento de futebol em que e muito bem mandou fechar o bar, onde existia um convívio antes e depois do treino entre sócios e jogadores. Hoje é impensável isso acontecer, o preço que pagamos por isso foi 1. Foi passamos a ser um clube dirigido de uma forma profissional e que nos coloca hoje no top 10 do futebol mundial em competições ganhas. Agora concordo e penso que o futuro do nosso clube tenha de passar por ouvir mais os sócios, não de uma forma destrutiva mas sim construtiva.
Neste encontro foi dito muito, mas como quando a conversa é boa, o tempo passa a correr, e julgo que muito masmesmo muito ficou por dizer, por discutir, por ouvir e pensar. Não dei o tempo por perdido, muito pelo contrário, aliás falar do FCPORTO NUNCA ÉTEMPO PERDIDO, passei a conhecer mais portistas. Antes deste encontro apenas escrevia em dois blogues. O Reflexão Portista e o Dragão até a Morte, depois deste encontro posso dizer ao Sr. Paulo, do BIBo PORto, já conhecia seu blog, agora irei começar a exprimir a minha opinião, gostei do pouco que falei consigo,gostava de ter falado mais, ao blog PORTA 19 que irei tal como no Bibo PORTO começar a seguir mais atentamente e irei sempre que achar adequado deixar a minha opiniao. A todos os outros blogues ou fóruns, acho notável o vosso trabalho e julgo serem pessoas a qual o FCPORTO deveria agradecer não só com vitórias.

Bruno Miguel da SIlva Moutinho Guedes. Sócio 28061.