quinta-feira, 4 de junho de 2015

Jesus: “milagres” e mitos

A confirmar-se o que diz toda a comunicação social, segundo a qual Jorge Jesus irá para o Sporting com um contrato de 18 milhões de euros por três épocas



… e com um salário 50 por cento superior ao que tinha no SLB


… é o fim de alguns mitos.

O mito de que o “novo Sporting” é um clube/SAD de boas contas, no qual não se cometem loucuras financeiras (ao contrário do que nos últimos anos foi feito nas “mal geridas” SAD’s da concorrência).

O mito de que no “novo Sporting” há patamares máximos de salários para treinadores e jogadores e que quem não concordar em renegociar contratos em baixa é-lhe indicado a porta da rua.

O mito de que Jorge Jesus tinha inúmeros clubes estrangeiros interessados em contratá-lo, dispostos a pagar o que fosse preciso para o levar e que JJ só não ia porque os “projetos desportivos” não eram aliciantes.

O mito de que Pinto da Costa sonhava com Jorge Jesus e que o aliciava todos os anos a vir para o Porto.

A confirmar-se esta notícia, eu diria que, mais uma vez, nada como os factos para contrariar rumores e especulações e, já agora, para também desfazer alguns mitos.

P.S. Sobre a alegada origem angolana do dinheiro que estará por trás deste “milagre”, falarei num outro artigo.

49 comentários:

Hungry Seagulls disse...

Caro JC,

Vamos lá ser racionais.. vamos deixar assentar a poeira, acalmar as águas e pensar pela nossa cabecinha.

Foi LFV quem decidiu que o ciclo JJ acabou no SLB.

JJ por despeito e vingança, aceitou ir para o SCP.

O SCP vai pagar menos ao JJ do que pagava o SLB.

Os números, cifras, valores são meras tretas, petas e galgas
das Manchetes. Aliás, como vemos nem sequer correspondem
nas Capas dos 3 Pasquins.

Unknown disse...

santa aliança, leva o colinho com ele?

DC disse...

"O mito de que Pinto da Costa sonhava com Jorge Jesus e que o aliciava todos os anos a vir para o Porto. "

Mas este mito está desmentido porquê?
O BdC conseguiu fazer o que o PdC tentou várias vezes. A verdade é essa. Por mais que deteste o gordo ele teve uma jogada de mestre ao nível dos melhores tempos de PdC.

Quando nós roubamos Danilo, Alvaro e outros que tal a oferecer mais dinheiro que o slb era genial, agora o BdC faz esta jogada fantástica, que até o Jorge Mendes surpreendeu, e desvaloriza-se?

Espero que a direcção do Porto não reaja desta forma mas sim com preocupação. O Sporting é mais candidato ao título do que foi nos últimos 7 anos. Muito cuidado!

Joao Goncalves disse...

Tendo em conta a reacção do papagaio Gabriel no twittter e as bocas que mandou ao JJ, eu diria que deverá estar muito próximo de ser anunciado.

P.S.: Não digas mas é mais nada que a culpa do JJ ir para o Sporting ainda vai ser do PdC...

Unknown disse...

Apesar de concordar na sua análise apenas refiro que não gostaria de ver o JJ no FCP por uma simples razão sempre falhou nas competições europeias e nos momentos decisivos e com bons planteis.

Pedro Reis disse...

E andam-me a assobiar ao ouvido as movimentações não vão parar por aqui ... fala-se em MS no FCP e Lopetegui em Sevilha.
A ida de JJ para o SCP ainda não está completamente fechada, mas depois dos comentários do Papagaio Gabriel no Twitter diria que a saída dele do SLB é um caminho aparentemente sem retorno.
Vamos aguardar serenamente... até agora acho que os cenários que se perspetivam não são maus.

JB disse...

verdade. no entanto, acho que também foi um bocado por essa enorme vontade de ter Jesus no Porto, que PdC mandou embora o único treinador de nível superior a ele

Luís Vieira disse...

Do ponto de vista financeiro, é uma enormidade, principalmente para quem, supostamente, atravessa dificuldades financeiras e teve à perna a UEFA há bem pouco tempo, com risco de sanções sérias. Do ponto de vista desportivo, é uma boa notícia para o Sporting, mas também vai depender da qualidade do plantel porque o Jesus, ao contrário do veiculado por alguns, não faz omoletes sem ovos. O Sporting é mais candidato ao título, mas para o ser definitivamente, sem margem para dúvidas, continua a precisar de um input de qualidade no plantel. O Benfica é que sai queimado de todo este processo. O equilíbrio entre os 3 grandes vai ser maior no próximo ano, parece-me.

Carrela disse...

O maior mito é mesmo o dos fundos... São contra os fundos, mas vendem-se a um Angolado cheio de dinheiro... se a hipocrisia ou a demagogia extrema matassem.................................

Carrela disse...

MAS AINDA HÁ QUEM ACREDITO QUE O PORTO QUER OU ALGUMA VEZ QUIS, JJ??

Por favor.................................................
É preciso o quê para aceitarem que JJ não é treinador par ao Porto?

Sim é bom, tem as suas competências, bla bla bla...

Mas no Porto não entra um treinador que o único "verbo" que sabe conjugar é o "eu"... Eu isto, eu aquilo...

DC disse...

Eu também não queria JJ no Porto. Detesto o homem, não o treinador.
Mas a intenção do PdC existiu, isso sabe-se. E quando não conseguiu, pelo que se diz, o objectivo foi, já que não dava para vir para o Porto, colocá-lo no estrangeiro.
E falhou sempre. Como ontem até o Dono Disto Tudo, Jorge Mendes, falhou. Foi surpreendido, não estava a contar! E ainda tentou a todo o custo convencer o JJ a aceitar uma proposta do estrangeiro.

BdC fez uma jogada sublime, surpreendeu tudo e todos. Detestem o homem como eu detesto, mas dêem-lhe mérito. Quer se queira quer não, esta foi à PdC.

E se houver dúvidas é pensar que post estaria aqui no blog se ele tivesse vindo para o Porto.

Mefistófeles disse...

Ainda estou para perceber onde está a genialidade do badocha nesta jogada... Para mim, foi mais o orelhas que decidiu o fim de ciclo, o ego de Jesus já não cabia na Luz... Depois, só é possível porque o gordo se chega á frente com dinheiro do Sobrinho, cuja origem agora já não interessa para nada. E, finalmente, vamos ver o que o homem faz sem colinho...é bom treinador, seguramente, mas não faz milagres, apesar do nome.

meirelesportuense disse...

Bom se JJ viesse para o Porto eu quereria ser qualquer outra coisa que continuar a ser Portista...Aquele "bronco" no Dragão desvalorizava para aí 50% das acções do FCdoPorto, sem falar na desvalorização das instalações Desportivas...
Mas se esta jogada do Sporting é considerada por alguns como de mestre, santa paciência, eu vou ali e venho já, os "benfas" estão caladinhos que nem ratos, por enquanto, quando começarem a reagir a sério vocês vão ver...Acabou-se completamente a possibilidade de haver pacto Lisboeta contra o Porto, nesse aspecto esta foi a melhor coisa que poderia acontecer ao FCdoPorto.Viraram-se de vez uns contra os outros em Lisboa, e é só esperar para ver as reacções, por muito que elas, por enquanto, repito, estejam bloqueadas. Acho que a incredulidade é ainda muito grande.E a guerra vai instalar-se não só entre os de Lisboa, como dentro do próprio Benfica vais ser coisa muito séria!...

Unknown disse...

a única coisa que me preocupa no meio disto tudo é que o benfas vá buscar o Victor Pereira, gostava de o ver regressar ao Porto quando e se o Julen se for embora.

Unknown disse...

tenho-me divertido bastante com esta novela, estou em crer que ainda hoje vou ver adeptos do ben7ica a acusar o JJ de só ter ganho o que ganhou pelo colinho da APAF :)

D.Liberal disse...

Portistas, é momento de ficarmos contentes. Há uns anos no auge do "rolo compressor" alguém consegiu que se dobrasse o salário do JJ. Esse alguém foi o nosso Presidente que criou um monstro salarial. Primeiro no SLB e depois no SCP. Tiro de mestre Presidente, em 2010 e 2013 já estava a jogar para a frente. JJ no SCP vai ser flop e o SLB contratou uma espécie de paulo fonseca 2. Se o JJ levasse o capela e o duarte gomes é que a coisa era diferente.

Seja como for portistas, a sul estão aos tiros. Toca a cerrar fileiras.

Franco Baresi disse...

Espero que esta treta dos treinadores dos outros não nos deixe esquecer o caso do resultado combinado no Benfica - Penafiel. Isto é que realmente interessa esclarecer.

Joao Goncalves disse...

e cheio de dinheiro do BES...

Mefistófeles disse...

Eheheheh...essa seria a cereja no topo do bolo.

meirelesportuense disse...

Por favor, parem com o peditório para o Vítor Pereira...Outro Cromo!?...Mas em Portugal não é difícil encontrar Cromos, há-os em todo o lado, para todos os gostos e formatos, magros, entremeados, gordos e inchados, altos, baixos, médios, anões, atarracados. Com borbulhas e oscilações...de humor.
Sem sabor e mais apimentados, vermelhos, amarelados, como os pimentos, corados, salgados, pálidos ou enfezados, mal vestidos, enfatuados, de boné na carola ou descabelados, sapatos pretos, acastanhados, solas de borracha e cardados, sorridentes, mal encarados, de ar sério, escanzelados, despenteados, cabelos pintados, loiros, negros, adocicados, camisa aberta, engravatados, de tractor, avinhados, olhos negros ou azulados...
É só abrir o livro do Menú e procurar...Lá e olhando, chegaram mais uns milhares.

DC disse...

Sim, o orelhas decidiu tanto o fim de ciclo que esteve a tentar ligar-lhe e mandou o JM reunir com ele e apresentar-lhe propostas mal soube que ia para o Sporting.

A origem do dinheiro do Sporting é tão boa como a origem do dinheiro da Doyen ou do do Jorge Mendes. É dinheiro sujo, todos sabemos, como o que entra anualmente nos nossos cofres também.

DC disse...

Estes comentários às vezes até me fazem desejar que o VP vá para o slb.

Mas enfim, a sorte é que ele provavelmente não aceita um projecto daqueles. Porque se aceitar, preparem-se para um 3º lugar.

Noé Rocha disse...

Depois de esta novela com trocas em Lisboa, trocas em Guimarães e Braga seguem-se, como vai o FC Porto responder a isto ?

Esta poderá ser uma oportunidade que caiu dos céus para retomar o sucesso no nosso clube.

Unknown disse...

ok, então quero o Pep Guardiola :)

Unknown disse...

É uma boa oportunidade sem duvida mas depois de algumas decisoes menos boas nos ultimos anos mais o silencio deprimente ao ver o colinho do clube que se sagrou campeão, fico apreensivo e pergunto-me se ainda existirá qualidade nas chefias do FCP!

Mefistófeles disse...

Ainda bem que você sabe tudo, DC. Mas ainda não percebi onde está o brilhantismo da coisa...aliás, até acho que o badocha nos fez um favor.

Radamel Furacao disse...

Para o Sevilha ou fica Emery ou vai para la o Escriba do Elche ou o MS.

Julen Lopetegui fica no Porto isto é mais do que certo, alias PdC confirmou e Bueno já foi apresentado com ele.

O Porto não anda a reboque dos de Lisboa.

DC disse...

Onde está o brilhantismo? Quantos treinadores trocaram o slb por um rival enquanto ainda decorriam negociações?

Enfim, nem vou dizer mais nada. A nossa direcção é que faz jogadas de mestre quando rouba o Cebola. Isto já é banal...
Clubite a mais também faz muito mal. Deixa os adversários crescer.

Pedro disse...

A origem do dinheiro pode anunciar que BdC foi apenas um testa de ferro para permitir o controlo do clube por fundos angolanos e de uma certa ditadura africana...

Até podem entrar os tais 200 milhões em 3 anos.... não é algo que eu queira para o FCPorto, nunca.

Carrela disse...

Chamar a isto uma jogada de génio..............
Agora chegava um maluco à frente do FCP, oferecia 20M/ano ao Guardiola, ele vinha e era jogada de Génio? A sério???

Os investidores é que são os responsáveis pela sua vinda...
Ser genial é fazer mais com menos, não é fazer o mesmo com mais!

miguel.ca disse...

Também já me convenci disso. O Lopetegui fica pelo menos mais um anito mas uma coisa é certa, com JJ no zzzzbórdein e o Vitória no fifi temos tudo, mas tudo para ganhar outra vez desde que não se continue a empatar com o boavista no dragão.

Ribeiro DeepBlue disse...

Brilhantismo será conseguir pagar a fatura no fim da festa. Até, não passa de loucura desmedida. Amanhã, vou a correr fazer uma oferta de compra da EDP e ofereço 50 ziliões de USD. Sou brilhante. Ah pois sou....

DC disse...

Olhando para as nossas contas dos ultimos 15 anos, então andamos com uma falta de genialidade brutal...

José Lopes disse...

Nem roubar o Cebola, o Palito, o Danilo ou o Alex Sandro foram jogadas geniais, nem a ida do Jesus para o Sporting e' um momento de brilhantismo do Bruno de Carvalho. Gostava de saber o que pensam sobre isto os proprios jogadores do Sporting, com ordenados tao inferiores ao do futuro treinador e que, por exemplo no caso do Miguel Lopes, ate teve de reduzi-lo para voltar a jogar. Outra coisa tambem e' saber de onde aparece subitamente o dinheiro, De receitas do Sporting obviamente nao e', ou entao o pavilhao estaria feito, mas claro que o Bruno de Carvalho nao podera dizer o obvio, ou seja, que vem de investidores que nao sao melhores que qualquer Nelio Lucas. Seja como for, apareceu dinheiro, fizeram uma proposta superior a do Benfica e o Jesus decidiu mudar, Basicamente, foi saber atacar na altura certa maximizando a sensacao de derrota do rival e ter mais dinheiro. Genial seria ir la rouba-lo pagando-lhe menos, como ja aqui disseram.

meirelesportuense disse...

"preparem-se para um 3º lugar."
Ok, vontade disso não vos falta, mas prontos, se isso acontecer, vamos jogar para o Katar...
Era para rir se não fosse trágico!
Se gastamos muito dinheiro somos perdulários e maus gestores, se não contratamos os JJ deste Mundo somos comidos de cebolada pelos novos Pintos da Costa...Se contratamos craques a preço elevado gastamos dinheiro que não temos, se adquirimos jogadores para formar, estamos a trazer contentores de jogadores a preço de saldo e com esse dinheiro podíamos trazer apenas um mas que fosse BOM, e no meio de tudo isto, as comissões, sempre o bichinho da corrupção a perpassar pelo meio da conversa, como se fosse preciso nós chamarmo-nos corruptos a nós próprios...Desta vez foi o Jorge Mendes que foi ultrapassado pelo Bruno, porque o Pinto queria, já que não pudera aviar o Lotopegui no Rápido das 13 horas, que o Jesus fosse para o Estrangeiro, e dizem-no como se tudo isto fosse possível e racionalizável... Que havemos de fazer???
Ainda confessam que agora nada transpira da SAD ao contrário do antigamente em que chegavam sempre uns bitaites, para depois acusarem os mesmos de tudo se saber cá fora e isso ser prejudicial porque os outros, esses sim fecham bem o balneário...

DC disse...

Onde é que eu disse que a SAD devia ter contratado o JJ? A SAD teve a oportunidade de dar a machadada final no JJ. Quando ele perdeu tudo. Quando ele ficou com um balneário destruído.
O que fez? Deixou sair o homem que o ajoelhou para ir buscar um treinador de meia-tijela que até 5 pontos de avanço conseguiu perder.

Daí para cá o slb ganhou todos os campeonatos, os nossos custos com pessoal aumentaram todos os anos, passamos o estádio para a SAD e passamos a vender meia equipa por ano em vez dos habituais 1 ou 2 titulares. Óptimo não é?
Continue a bater palminhas.

DC disse...

"Basicamente, foi saber atacar na altura certa maximizando a sensacao de derrota do rival e ter mais dinheiro."

E isto para si pelos vistos é pouco. Acabar com a euforia dum bicampeão assim de repente e colocar toda a sua próxima época em questão, para si, é uma coisa básica. Se é tão básica não sei porque não fizemos isto antes.

José Lopes disse...

A troco de 18 milhoes nao e' um golpe de genio! Eu nao disse que era uma coisa basica, mas tambem nao acho genial. Os teus comentarios implicam que aches que ha muita gente que nao faz mais do que bater palmas a SAD do Porto, mas nao vejas seguidismo onde ele nao existe. Repito o que disse antes: nem as contratacoes dos jogadores que referi, nem a do Jesus pelo Sporting foram actos brilhantes ou golpes de genio. Porque? Porque a unica coisa que as tornou possiveis foi ter mais dinheiro que o rival. Sim, isto foi um golpe no Benfica, basta ver as reaccoes. Mas se tu achas que enterrar tanto dinheiro num treinador que ou contara com os investidores para contratar todo um novo plantel ou entao estara longe de ser favorito ao titulo e' uma boa medida de gestao, e' la contigo. Ou o Sporting muda tudo o que tinha andado a fazer a nivel de contencao salarial e supostas boas contas, ou entao foi contratar um treinador de milhoes para um plantel de tostoes. Basta que nao se qualifiquem para a Champions para isto, financeiramente, ser um disparate. E por mim, ainda bem que nao contratamos treinadores por estes valores, tal como acho que jogadores como o Cebola jamais devia ter vindo por 7 milhoes. Ou o Danilo por 18. Ja tu, deduzo, teras achado bem pelo golpe que implicou no rival...

meirelesportuense disse...

Se o Benfica está assim tão bem para que diabo precisa ele do Vítor Pereira?...Não precisa, precisa sim do colinho...Mas para o ano vai haver três candidatos ao colinho e não apenas um.Portanto, temos que abrir candidaturas para Amas e Mamas Abonadas por todo o Portugal...Não vão chegar para tantas bocas abertas e esfomeadas!

meirelesportuense disse...

Esta história entre o JJesus e o Sporting está muito mal contada, na verdade passou-se assim: -Jorge Mendes disse a JJesus que o Celtic o queria contratar imediatamente, para isso ele tinha que ir a Glasgow assinar contrato, teria de deixar a zona do Estádio da Luz ir pela 2ª Circular até ao Aeroporto e lá tomar o Avião mais rápido que encontrasse para Glasgow!
JJesus assim fez foi até ao Aeroporto e lá chegado falou com o Taxista que o levara -a Maria Rueff- contou-lhe toda a situação e esta prontificou-se a resolver o caso no momento.
Esperta, ao saber que o Celtic equipava de verde e branco como o seu Sporting levou o JJesus no seu carro que ela própria classificava como "bólide", "máquina" ou "avião" e sem que Jesus se apercebesse voltou para trás na 2ª Circular e deixou-o em Alvalade!
Como JJesus fala e entende Português com grande dificuldade, ao encarar o Bruno de Carvalho e escutar aquele voz de profundo conhecedor do mais puro Whisky de Malte, supôs estar na presença do verdadeiro Presidente do Celtic Club. Assinou de imediato!

Carrela disse...

Só porque não ganhámos o campeonato em 2 anos?
Custa? Sim custa...
Tb eu acho que foi um erro não ter feito mais para ficar com VP!
Mas se a culpa é da administração e ainda mais dos adeptos Portistas que lhe fizeram a vida negra... foi o Homem que quis sair!!!

Este ano, com um colinho FDP jj teve +3 pontos que o "inexperiente" Lopetegui... para não falar da CL e restante contexto... ISTO NÃO DIZ NADA??

JAMAIS trocaria Lopetegui por JJ, Tinha NOJO de o ver no banco do FCP!!!

E posso não perceber nada disto... mas a forma como eu vejo e sinto o Porto JJ JAMAIS FARÁ Parte deste projecto!
Sempre o afirmei, desde a 1ª vez que ele foi apontado ao FCP...
Porque como disse sempre, no Porto não entra um treinador que só olha pro umbigo!!!!!!!
O tempo até agora está do meu lado...

BdC vai enterrar o Sporting... mas até lá é genial!! Aguardemos....

DC disse...

Contas, eu disse contas. R&C.

"Porque como disse sempre, no Porto não entra um treinador que só olha pro umbigo!!!!!!!"

Mourinho???????????

DC disse...

Onde é que eu disse que o slb estava bem? Quem o fez parecer bem foi o treinador. Veja o numero de pontos antes e depois dele. A nivel de finanças está miserável.
É complicado discutir com quem responde com coisas que eu nunca disse.

DC disse...

José, se não vês seguidismo por aqui nos comentários então estás bem distraído.

Tal como eu já aqui disse, ignorar os sinais (1a época sem títulos em muitos anos, 1º bicampeonato do slb em muitos anos, passagem do estádio para a SAD, aumento contínuo do passivo e dos custos, venda de cada vez mais activos, perda de patrocinadores, etc) é meter a cabeça na areia.
O Porto está em claro risco de perder o domínio e hegemonia do futebol nacional. Só não vê quem continua a dizer que a culpa é do árbitro x ou y.

Quanto a Cebola e Danilo queres comparar? A importância do Guardiola é a mesma do Lahm? A importância do Mourinho é a mesma do Diego Costa? Achas que são golpes iguais?

Agora pensa isto. Pensa na valorização tremenda que o JJ deu a David Luiz, Di Maria, Ramires, Javi Garcia, Matic, etc
E vê se essa valorização não chega para lhe dar 6M.

Olha outro exemplo: Otamendi com VP e Otamendi com PF. Poupamos uns milhares a dar um salariozito ao PF. E perdemos uns 20M no preço do Otamendi. Agora que ele voltou a ter um treinador razoável vai sair por 40M ou 50M.

O que são 6M por ano se cada jogador valorizar 5M-10M numa época?

meirelesportuense disse...

OK: Se o Benfica está mal de Finanças então é certo que o VP não vai para lá. Fico mais descansado.

miguel.ca disse...

Tá bem mas Mourinho é Mourinho e uma Uefa seguida de uma Champs não deixa grande margem para comparações.

miguel.ca disse...

Ahahah

José Lopes disse...

DC, quanto ao nao-seguidismo, estava apenas a falar de mim. Sei bem que o ha em muita gente por essa blogosfera fora...

Quanto ao que o Jesus vai trazer ao Sporting, teremos de esperar para ver. Jogadores como o Javi Garcia, Matic, Di Maria e Ramires so foram possiveis porque o Benfica tinha uma capacidade financeira muito superior a do Sporting. Valorizar Di Maria ou Ramires e' muito diferente de Adriens ou Cedric... Claro que ha sempre casos como Coentrao, eu sei.

Ainda assim, o Sporting acabou de anular tudo o que andava a fazer em termos de contas. Estou curioso para ver o investimento no plantel, porque andar a pedir/exigir a jogadores para baixarem salarios para depois dar esta exorbitancia a um treinador e' um passo arriscadissimo. Ou tudo corre bem, ou entao e' um barril de polvora e no caso do Sporting os riscos so se acumulam. Veja-se o que tem feito com Doyen, Somague, Marco Silva, etc. Se a factura vier a aparecer, isso afectara as contas e a imagem do clube e sem duvida que tera consequencias na equipa de futebol.

E sim, concordo que ter treinadores fracos com planteis bons e' mil vezes pior que o inverso. A logica que imperou no Porto que qualquer um era campeao com a estrutura que temos foi uma das coisas que levou a estes 2 anos sem ganhar nada de jeito e deu um empurrao ao Benfica. Prefiro nem voltar a falar da decisao de deixar Vitor Pereira para as ultimas e depois ser tarde demais e ir-se buscar o Paulo Fonseca.... E' parecido com o caso do Benfica de agora, mas o Vitor Pereira nao ganhava 4 milhoes/ano...

Seja como for, nao queria o Jesus no Porto nem pintado a ouro. Representa tudo o que de pior tem o futebol portugues. Isto foi um abalo no Benfica, sim. Quanto a ser uma alavanca no Sporting, veremos.

Carrela disse...

DC, o Mourinho do tempo do Porto distribuía os méritos pelos jogadores e restante estrutura...

JJ põe-se sempre em bicos de pé para colher os louros!
Chega a ser ridículo...

O Ego do Mourinho foi crescendo crescendo, ao ponto de esquecer quem o tornou grande...
Não se confunda ego com "olhar pro umbigo".