sábado, 28 de novembro de 2015

A bola está nas mãos do Presidente

Lopetegui no Tondela x FC Porto (fonte: LUSA)

Em complemento ao SMS do Miguel...

Acerca do jogo de hoje contra o último classificado (disputado em campo neutro), direi apenas o seguinte:

Remate e golo espantoso de Brahimi.

Defesa crucial de Casillas, num penalty corretamente assinalado contra o FC Porto, a poucos minutos do fim do jogo. Valeu 2 pontos.

De resto, sobre a exibição de hoje do FC Porto no estádio municipal de Aveiro, é melhor não dizer o que me vai na alma e poupar nos adjectivos.
Digo, apenas, que vi um conjunto de jogadores à deriva, sem saber o que fazer com a bola nos pés, sem saber para onde ir, sem rumo e sem timoneiro.
E isso, falta de um treinador, é o problema nº 1, nº 2 e nº 3 desta pseudo equipa.

Lopetegui parece completamente perdido e está de cabeça perdida.

Compete à Administração da FC Porto SAD e, particularmente, ao presidente Pinto da Costa, reflectir sobre a situação actual e avaliar se Julen Lopetegui ainda será capaz de levar a nau portista a bom porto.

57 comentários:

João Machado disse...

Até que enfim um post no RP com o qual concordo totalmente e que fica na ferida. Lopetegui está como nunca o vimos. Completamente à deriva.

Infelizmente, sabemos bem qual vai ser a decisão da SAD.

José Lopes disse...

Esta exibição foi para os apanhados, só pode. Não merecemos ganhar, foi tudo demasiado ridículo, desde o desnorte nas substituições, à postura do Lopetegui, ao nível do Herrera, ao Bueno perdido em campo e a toda a exibição sem nível nem rumo. Este jogo fez-me lembrar a derrota em Coimbra no tempo do Paulo Fonseca. O mesmo desnorte, os mesmos sinais de que a equipa está doente, mas desta vez com sorte e golo que sai uma vez em cinquenta. Quarta-feira há mais um jogo de tripla, a ver vamos.

José Lopes disse...

Ah, quanto ao Lopetegui, ele só sairá durante a época se a catástrofe for insanável. Nem vale a pena pensar o contrário. Até porque, ou muito me engano, ou será substituído em junho pelo D. Sebastião Villas-Boas, que perante a depressão em que os adeptos estarão, será recebido em ombros.

Fernando B. disse...

Acabo de chegar de Aveiro, pergunto aos Portistas, vocês viram ? Completamente perdidos em campo...jogadores, equipe técnica e ...eu, com vontade de fugir dali...
Na anterior colocação em equipe senior, e unica ( Rayo Vallecano) este "artista" pregou com a equipe na 2ª Liga...Nunca mais treinou seniores, até Jorge Mendes o impingir ao PC.

Miguel Magalhães disse...

Ao nível dos jogos da Luz e de Belém na época passada.
Treinador perdido, jogadores amorfos, sem ideias nem confiança.
Mau de mais para ver visto ao vivo por um adepto comum.
Quanto ao Presidente e/ou à SAD, há muito tempo que não espero nada a não ser que todos os anos rodem metade do plantel e aumentem a quantidade de comissões pagas a intermediários que ninguém sabe quem são.

Anónimo disse...

A Administração e o presidente JNPC não farão absolutamente nada!
Neste momento, no FC Porto (e desde a sua inauguração) só "se vive" do museu - infelizmente... Ou então para encher os bolsos de alguns "proprietários do supermercado" FCP...

Uma pequena metáfora, para bom entendedor...;
Nem a fama da maior sabedoria que existiu à face da terra (na pessoa do rei Salomão), lhe serviu para se salvar...
(Quem é o "rei Salomão" no FCP?...)

miguel.ca disse...

Toca a eleger o PC outra vez. Pinto da Costa forever!

Soluap disse...

É vergonhoso o que atualmente se passa no entreposto de jogadores em que se tornou o nosso clube. Exibições vergonhosas, Sad autista , estamos a bater no fundo e nada se faz. Pinto da Costa já não existe. Rua com o treinador antes que percamos tudo mais um ano.

Unknown disse...

É de facto muito má a situação a que chegamos com este treinador. Nem os jogadores nem os adeptos merecem este masoquismo que já é sádico.

meirelesportuense disse...

Mais uma afirmação de completo desvario por parte do Lopetegui.
Não consegue estar quieto, calado é um poeta, amarrado é um Criador.
Ponham-no a treinar os Júniores até final do contrato.

meirelesportuense disse...

A treinar os Júniores só durante um mês, porque senão colocava a equipa nos Regionais. O homem não é bem acabado.

OAutor disse...

E então amigos Portistas, já que desde Villas Boas o nosso presidente ainda não acertou em nenhum treinador, digam-me lá quem é que iriam buscar para treinar o nosso clube??? E não vale dizer Vitor Pereira, Guardiola nem Villas Boas!! Se a vossa intenção é despedir o nosso treinador...digam nomes, apresentem soluções!!!

Alexandre C. Moreira disse...

Completamente de acordo com tudo o que foi dito aqui. Não se percebe qual é a ideia do treinador, nem os adeptos nem os jogadores.. Falta alma à esta equipa, falta lhe vontade e agressividade, até o Maxi parece meguinho agora.. Além disso não temos táctica nenhuma. Já percebemos que o treinador, salvo o 4x3x3 habitual, põe a equipa a jogar em 4x4x2 ao pôr o André André à cobrir à faixa e o Brahimi a avançar da lateral para dentro.. pouco mais do que isso.
Acho que o problema maior é a gestão do plantel: desde o início:
- 2 laterais esquerdos que não tem qualidade suficiente (Angel e Cissokho), 1 médio direito à jogar a defesa esquerdo (Layún).. e emprestamos o Ricardo que é uma revelação aqui em França a jogar lateral esquerdo
- Quando precisamos do médio criativo, emprestamos o Quintero por falta de entrosamento e fomos buscar o Corona que não percebeu claramente a dimensão do clube no qual está a jogar.
Hoje em dia:
Problemas de percepção da entidade:
Imbula, Corona, Osvaldo
Problemas de logíca (ex Herrera): como é que um jogador pode não ser titular à dois meses e logo depois entrar à capitão? Ex Bueno: Entre e sai do jogo sem saber (antes-durante e depois) onde é que ele joga?
Problemas de rotatividade: O treinador está a queimar vários jogadores que precisam de jogar para ter confiança : Varela, Herrera, Sergio Oliveira
Posso fazer aqui a pergunta... Quem não punha a titular o trio André-Danilo-Ruben Neves? Acho a maioria de nós... salvo o treinador que por simples espírito de contradição e de teimosia quer continuar a apostar na rotatividade e inventar uma nova equipa a cada jogo.
Peço desculpa pelo tamanho excessivo do meu post e pelos erros de português mas como diz a publicidade "estou cheio".
Amitiés à tous les Portistas

Felisberto disse...

O problema não se reside somente em Lopetegui!
E estou há vontade em o afirmar visto já na 1ª época ter escrito aqui e noutros blogs a minha opinião (aliás por causa dele houve o famosos atrito entre nós portistas de zelotas e não zelotas)...

O problema reside numa SAD que se aburguesou se assalariou estupidamente em ganhos á jogador de futebol, em desprezar os próprios adeptos - sim, Pinto da Costa chegou a dizer ano passado que nós não percebiamos um corno de futebol!!!!, se amantizou com empresários, advogados, intermediários, scouters, fatos e gravatas que nos DOYEN e nos consomem este portismo que só nós adeptos é que somos capazes de sofrer!!!

Por favor sr. Jorge Nuno Lima Pinto da Costa, não estrague em 3 anos todo um orgulho, toda uma obra que fez em 30!!!!

Luís Gagliardini Graça disse...

Concordo completamente, Alexandre.

Filipe Sousa disse...

Pedro Martins. Embora, em abono da verdade, o problema seja mais abrangente do que apenas o treinador.

José Correia disse...

"Até que enfim um post no RP com o qual concordo totalmente"

Pena ser por más razões e após aquela que, provavelmente, foi a pior exibição do FCP na era Lopetegui.

José Correia disse...

"...ao Bueno perdido em campo..."

No meio do "naufrágio coletivo", por acaso até acho que o Bueno foi dos menos maus.
Mas não quero estar a fazer análises individuais, porque o problema principal é outro e é de fundo.

José Correia disse...

"Ao nível dos jogos da Luz e de Belém na época passada..."

Este jogo em Aveiro, contra o último classificado, foi muito pior, em todos os aspectos, que o jogo que o FC Porto fez na Luz na época passada.

José Correia disse...

"A treinar os Júniores só durante um mês..."

Há quem pense que o Lopetegui é uma espécie de Carlos Queiroz (bom para treinar jovens), mas para pior.

Pedro ramos disse...

Mas...mas... o problema não é o Tello.

vidente mor disse...

concordo a 500%, parabens pela frieza.

miguel.ca disse...

Não vale dizer Vitor Pereira porquê? Por mim era mesmo ele.

João Machado disse...

José, há algum tempo que deixei de me preocupar com o 11, com o Herrera ou com o Quaresma... O problema são as ideias. Quando são más e não evoluem para algo melhor, os resultados acabam por vir ao de cima. Claro que fomos muito roubados o ano passado, mas isso não invalida que temos ideias más e não corrigimos erros. O nervosismo e sobranceria com que Lopetegui nos tem brindado revelam que ele não faz mesmo ideia de onde está o problema... Daí que fazer posts a cascar no Tello, no Brahimi, ou no Casillas seja passar completamente ao lado do problema!

Quando até Bueno (craque dos pés à cabeça) a cada bola que recebe procura de imediato jogar nas laterais, eu julgo que fica tudo esclarecido quanto ao que anda Lopetegui a fazer nos treinos há 16 meses a esta parte!

José Correia disse...

JON, mesmo discordando do Lopetegui (uns de nós mais, outros menos), ele já mostrou ser capaz de fazer melhor do que aquilo que a equipa tem mostrado nos últimos jogos.

Por que razão é que a equipa, neste momento, está tão mal?

Esta é a questão para a qual a Administração da SAD e, particularmente, o presidente, têm de identificar a(s) causa(s) e tentar encontrar uma solução.

Na época 2011/2012, a solução foi fazer uma limpeza de balneário em Janeiro de 2012.
E agora?

João disse...

Oh amigo, neste momento qualquer Fernando Valente desta vida eu abrir uma garrafa de champanhe.

Unknown disse...

Antes de mais afirmo que estou 100% de acordo com a análise. Segundo nada do que está a acontecer surpreende-me! Desde a época passada que o jogo do FCP é isto uma pasmaceira em que só vale jogar para as alas, variar as jogadas pelo meio jamais senão o jogador vai para o banco...

Enfim vejo um FCP à deriva e não percebo/entendo o que se passa na SAD!!!

Sei que somos todos treinadores de bancada mas ver constantemente tamanha incompetência já basta!

Unknown disse...

Uma exibição mediocre mas apenas por ser do FC Porto. Mesmo assim bem melhor que a do Sporting no mesmo terreno e apenas consentindo 2 oportunidades ao adversário.
Alguns comentários dão a entender que o Porto joga ou jogou contra "mecos".
Não é assim. O campeonato Português tem equipas que sabem jogar futebol, defendem muito bem e contra atacam muito melhor.
No fim, também não gostei da exibição mas no início até concordei com a equipa titular.
Claro que depois, os profetas do passado, ficam com toda a razão.

Luís Vieira disse...

O Presidente, salvo uma catástrofe gigantesca, uma derrocada total com comprometimento dos objectivos da época, manterá o Lopetegui até ao final da mesma. Ainda é muito cedo para balanços, mas há já um facto indesmentível: o Porto joga muito pouco. O modelo, já se sabia, é limitado, mas este ano atingiu níveis muito baixos. O défice de qualidade individual relativamente ao ano passado contribuiu para a festa, mas tenho para mim que alguns dos jogadores em subrendimento ou desaproveitados, com um treinador melhor, renderiam o dobro. Há matéria-prima, mas escasseia arte para a pôr a carburar. A que acresce um facto inédito e perturbante: o desnorte recente do Lopetegui. Não me refiro tanto à expulsão, que já podia ter acontecido no passado, atendendo à habitual veemência dos protestos do basco, mas sim às substituições a despropósito e às mudanças radicais que afectam todos os sectores da equipa. 2 jogos seguidos (Dínamo e Tondela) em que tal se verifica com os resultados conhecidos...Doravante, ou assistimos a uma transfiguração da equipa, um autêntico "extreme make-over", ou, a repetir espectáculos deprimentes como o do último jogo, ficaremos arredados rapidamente dos objectivos traçados no início do ano. É um momento charneira, pelo que, conhecendo o princípio de actuação de PdC nestas alturas, diria antes que a bola está do lado do treinador. Ou inverte o rumo dos acontecimentos, a começar já na Madeira, ou teremos época à Paulo Fonseca.

meirelesportuense disse...

Sinceramente José Correia, não o sei dizer, quem o escolheu é que pode responder a isso, mas uma coisa parece já certa, na hora da verdade o Lopetegui falha!...E isso é que é relevante, porque o importante em equipas que disputam lugares cimeiros, é não falhar nos momentos-chave.
O Porto não pode estar dependente de homens que são frágeis mentalmente.
Não digo mais, porque não um meio campo com Danilo, Rúben Neves, André-André e Imbula?...

Filipe Sousa disse...

O PC nunca dará o braço a torcer. E acho que o mesmo se aplica ao AVB.

DC disse...

Estranho, o privilegiado do Tello, que é sempre titular, não foi titular.
Estranho, a equipa não jogou um charuto sem o Tello em campo. Não se percebe tendo em conta que a culpa tem sido dele.
Estranho, o Tello entrou e foi considerado unanimemente como o único "agitador" do jogo do Porto.

Tudo muito estranho tendo em conta que obviamente a culpa de tudo isto continua a ser do Tello e se o devolvermos em Janeiro tudo isto irá miraculosamente melhorar.

DC disse...

A equipa está tão mal porque o Maxi não é o Danilo, o Layun não é o Alex, o Danilo não é o Casemiro, o André não é o Oliver e o Aboubakar não é o Jackson.
O resto está igual.

DC disse...

Vítor Pereira está fora de questão por uma razão simples: já sabe o que pode contar com esta direcção. Percebeu o caminho por onde isto ia e foi também por isso que decidiu sair. Porque lutava contra o JJ com gajos sem joelho como única alternativa ao Jackson.

Qualquer treinador que venha para o Porto tem que se preparar para razias no Verão. Temos orçamentado, salvo erro, fazer 76M de vendas no Verão. Isto antes de se verificar o desaire na Champions. Assim serão 80 e tal milhões para fazer.
Um bom treinador não se quer entregar a isto. Somos um cemitério de treinadores e um estaleiro de jogadores.

bruno disse...

por muito desnorte tactico e pouca criatividade do técnico, os jogadores não rendem o que se lhes paga. não há raça nem atitude à porto! muitos destes nos bons tempos de joão pinto, jorge costa ou fernando couto já tinham levado uns bons arrepios.. mas quando se fala mais espanhol e brasileiro que português no balneário, parece-me muito difícil.

aproveitar que o nuno se demitiu do valencia e fazer uma troca de treinador, poderia ser uma oportunidade para salvar a época e honra, porque vamos no mal caminho.

Ricardo disse...

Não esquecer mesmo assim a prontidão da equipa de arbitragem em apitar contra o FC Porto. Não discuto o penalty, discuto sim os foras de jogo (inexistentes) constantes e muito imediatos ao Aboubakar, muito semelhantes aos que permitiram golos ao FC Barcelona há uma semana.

Hungry Seagulls disse...

Futebol é o momento.. e daqui a 1 semana, quando o FCP estiver isolado em 1º lugar, estes Posts, em vez de terem 30, 40 comentários irão ter apenas, só 3/4 !!

Só não acerto é no Totoloto, no Euromilhões !!!



Pyrokokus disse...

Assim espero :)

Nuno Nunes disse...

Estranha porque lhe falta perspicácia. A pressão exercida pelos media, e principalmente pelo texto publicado neste blogue, fez com que Lopetegui reflectisse e chegasse à conclusão que Tello, actualmente, não merece a titularidade. É um bom suplente, que entra para agitar a equipa, mas não mais que isso.

João Machado disse...

José,

O que eu acho é que Lopetegui tem algumas ideias boas e outras más. As boas: quer ter bola, consegue ter uma reacção forte à perda de bola. As más: não aproveita o espaço interior, jogando só pelas alas; descura espaço entre-linhas; defende mal bolas paradas.
Para além disto, há muita coisa que está mal trabalhada (controlo de profundidade, jogo de coberturas no centro do terreno, por exemplo).

Claro que o ano passado, muita das coisas más foram disfarçadas, porque são os jogadores que jogam e a qualidade como o DC referiu era muito maior. Este ano, sem tal qualidade, têm que ser muito mais as ideias a salvar a equipa. Veja-se o exemplo da reacção à perda que era muito mais forte o ano passado porque o Jackson é um monstro nesses aspecto!

Durante muito tempo, achei que Lopetegui ia evoluir, até porque contratou jogadores (Adrian e Bueno) que indiciavam que queria jogar de outra forma, menos básica. Não houve evolução nenhuma. As ideias, poucas, são deprimentes (bola no extremo sempre, sempre, sempre!). O desnorte que Lopetegui revela nas intervenções públicas é sintomático de que ele não entende que o problema são as suas ideias e a falta de evolução das mesmas.

Não vejo como isto pode melhorar, sinceramente.

Fonseca disse...

Tempestade num copo de água! Não é normal uma equipa na ressaca de um jogo de champions mal conseguido não correr contra o Tondela?? Normalíssimo. Foi mais um jogo fraquinho, em que se fez o suficiente. e com alguma sorte (que faltou noutras situações). Eu diria até que tivemos as sorte de não ter um grande azar. Aquele penalti caiu do céu. Foi o unico remate a baliza do tondela. Eu só espero que no próximo jogo a equipa não seja coroada com um coro de assobios, só porque aos 5 minutos de jogo faz um passe para trás em vez de ser para a frente.

miguel.ca disse...

O problema é mesmo esse Quid. Aqui já quase ninguém acredita que o este Porto possa alguma vez vir a estar isolado em primeiro.

Hungry Seagulls disse...

Exacto, AQUI acreditam mais é numa equipa que para vencer o Tondela precisou de um penalty fantasma aos 90+4 a partir de um lançamento lateral efectuado 1 metro dentro do campo.
AQUI acreditam mais é numa equipa que para vencer o Arouca teve um árbitro a perdoar-lhe um penalty aos 85 minutos.
Aqui acreditam mais é numa equipa que para vencer o Estoril precisou de um penalty após um fora de jogo de meio metro não assinalado.
Aqui acreditam mais é numa equipa que para vencer o Nacional, precisou que o árbitro expulsasse mal, um jogador aos 32 da 1ª parte..

É óbvio que AQUI acreditam mais numa equipa que ganha assim de uma forma embusteira do que no FCP a quem os árbitros estão sempre a cortar as jogadas de ataque com foras de jogo mal assinalados!!

Digam que é mentira..

miguel.ca disse...

Aqui, muita gente está-se literalmente a marimbar para as performances das outras equipas. Aqui, temos saudades de ver um Porto a jogar bom futebol, de ver um Porto dominador e a ser temido pelos adversários.
Aqui temos saudades de ter grandes jogadores no plantel sem termos que andar obstinados em vende-los e acima de tudo, aqui temos saudades de sair do estádio felizes e confiantes no futuro.
Quando assegurar-mos o terceiro ano seguido sem ganhar o campeonato, o que vais dizer Quid? Que os outros também tiveram?

Soluap disse...

Podemos perder o campeonato mas queremos ver garra e raça na nossa equipa e se não for pedir muito um pouco de bom futebol e não esta amálgama confusa de coisa nenhuma. Equipa que não tem fio de jogo e onde os jogadores não sabem o que fazer em campo. Só se vão tomar decisões quando perdermos tudo tal como no ano passado. Viva a Sad aburguesada que se marimba para os sócios e só se preocupa com a festa dos Dragões correndo com as modalidades amadoras do Pavilhão. Ao que chegamos!

RS disse...

AQUI há gente que ainda não percebeu que os tempos mudaram e nem com o Guardiola o FCP chegaria ao título...

DC disse...

Já agora, outra das razões é que VP já é 1º na Turquia e portanto não sai porque vai provavelmente ser campeão no 3º país dos 4 onde treinou.

Paulo Marques disse...

Acho que o Queiroz teve muito azar em Portugal e não é como o pintam.
Já o Lopetegui, enfim, já não sei bem, mas insistir nos erros não é bom sinal.

Paulo Marques disse...

Entre o Ricardo e o Alex, o Layún não fica nada mal, estes dois também não eram brilhantes a defender.
Já o Danilo não sei o que faz no clube.

Paulo Marques disse...

Não diga isso, toda a gente sabe que o FCP joga mal e que os da segunda circular jogam sempre uma maravilha. Então o Jesus é um portento.

Paulo Marques disse...

O Lopetegui claramente não estava a falar para o árbitro: era um lance estúpido para o fazer e nem olhou para ele quando se aproximou.
De resto, só falta dizer que não tem razões para protestar.

Paulo Marques disse...

A propaganda tem feito muita mossa por aqui, já nem com a normalidade os portistas se preocupam.

Paulo Marques disse...

Já para nem falar de como o Jesus consegue ficar sempre lá em cima...

Paulo Marques disse...

Sem esquecer os jogos com o Benfica...

Paulo Marques disse...

Eu não vou dizer que a equipa está bem, mas exactamente em quantos anos é que isso foi verdade? 1998, 2003, 2004 e 2010, mais nada.

meirelesportuense disse...

Não podemos tapar o Sol com a peneira. Os nossos adversários podem ter ajudas extra mas a verdade é que se tivéssemos sido competentes nos momentos essenciais seríamos hoje primeiros classificados.
E isso aconteceu igualmente na época passada em vários momentos com jogadores que hoje são top no estrangeiro. Não esqueçamos que Danilo, Alex Sandro, Oliver Torres, Casemiro e Jackson Martinez. eram elementos preponderantes do Porto na época passada.

Unknown disse...

O JON disse tudo. Algumas boas ideias, outras más.
Também fraca operacionalização das coisas novas que experimentando, porque reconhece que as coisas não estão bem, mas não sabe como resolver.

A qualidade do 11 no ano passado disfarçava algumas coisas. Houve evolução durante algum tempo enquanto se encontra a ideia de jogo, o melhor 11. O crescimento de Casemiro também foi essencial ai.
Este ano a evolução parou há já umas semanas. Também me parece que vai ser isto até ao final da época. A esperança é que Imbula cresça o que lhe falta rápido.