quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Lampiões “exemplares”

Um jovem adepto portista, em cadeira de rodas, ficou sem uma camisola oferecida pelo guarda-redes Raul Gudiño, após ter assistido a um jogo disputado em Inglaterra, entre as equipas B do SLB e do FC Porto, para a Premier League Cup.




Os contornos desta notícia, que descreve um acto “exemplar” de uns quantos lampiões valentões, podem ser lidos aqui.


Quem também parece ser “exemplar”, são estes dois ex-dirigentes do SLB…

Capa do Correio da Manhã de 04.02.2016

15 comentários:

Ricardo Melo disse...

Como benfiquista considero estes actos absolutamente deploráveis. Não há nada, mas mesmo nada que justifique isto. Mesmo que até tenham havido provocações prévias no outro sentido (o que até pode nem ter acontecido).

Ser adepto do Benfica (ou do Porto, ou do Sporting, ou de outro clube qualquer) envolve uma natural picardia, que se quer saudável e que tem limites. Pena haver tanta gente a transgredi-los. Infelizmente muitas vezes "a culpa vem de cima", ou seja, vem dos próprios gestores e funcionários dos clubes. O que, ainda assim, não justifica certas barbáries, porque eu não me mando abaixo da ponte atrás de ninguém, se é que me faço entender.

Quem expõe através do clubismo as suas frustrações da vida, e se glorifica do êxito do seu clube como se fosse seu, só tem um rótulo: infeliz.

Pedro disse...

Choca ainda mais quando estamos a falar na sua maioria de adeptos portugueses residentes em Inglaterra. Sem qualquer sentido de comunidade... Enfim.

Não colo isto a um clube, pode acontecer em qualquer um. Mas já a imprensa... imaginem se eram adeptos do porto. Quais seriam as capas da Bola e restantes pasquins.

Fredycotta disse...

Como Portista fico Triste.
Como ser humano revoltado
Como amante do futebol, sem palavras......

Tirar um sorriso a quem tem um handicap de vida, é de quem não respeita o próximo e não sabe viver em sociedade.
Isto foi num jogo de futebol, mas não tem nada a haver com futebol, atos destes não podem ser branqueados, bater no mais fraco é de COBARDES.
PS: Nem vale a pena falar em vermelhos, isto não é culpa do clube, é culpa da sociedade e da comunicação social PT.....
Abraços

Abraços

Unknown disse...

Caro Ricardo, posturas como a sua são de louvar e como portista fico contente por o primeiro post sobre este assunto ser de alguém de um clube rival.
Infelizmente este é apenas o reflexo de comportamentos que transvasam do espectáculo deplorável a que assistimos todas as semanas nos diversos programas sobre futebol que pululam na TV.
Seria bonito que as direcções do FCP e SLB se pronunciassem sobre este assunto, em uníssono claro.
Pelo menos como portista ficaria contente se o meu Clube soubesse responder com elevação a este incidente e premiasse esse jovem adepto com uma visita ao Dragao. Seria bonito.
Saudações Portistas.

José Correia disse...

http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/jovem-adepto/benfica-faz-comunicado-a-pedir-desculpas-a-adepto-do-fc-porto

FCS disse...

Só não entendo a actual "submissão" ao benfica.

meirelesportuense disse...

Isto é a consequência dos anos e anos de ódio destilado por todos os meios de comunicação social sobre o FCdoPorto. Depois, existem sempre mentecaptos, que aproveitam todos os momentos e oportunidades para destilarem o seu primitivismo e demonstrarem o baixíssimo nível de civismo que lhes foi inculcado. Esta acção a suceder com um qualquer normal adepto, seria injustificável -sempre respeitei os adversários embora me repugnem em muitos momentos-, mas com um adepto com deficiência física, é reveladora da má formação moral e cívica de muitos dos nossos cidadãos.
Culpo Filipe Vieira, Rui Santos, e tantos e tantos formadores de opinião tão baixos em qualidade, que nem merecem qualquer qualificação...Relativamente ao caso José Veiga, apenas uma constatação, a maioria dos meios de comunicação social refere que Veiga foi "o elemento fundador da Casa do FCdoPorto no Luxemburgo" e literalmente "esquece" que ele foi membro da SAD e Director para Todo o Futebol do Sport Lisboa e Benfica, já no tempo do actual reinado de Luís Filipe Vieira.

José Correia disse...

«O menino Leonardo, de sete anos, que foi roubado ontem, no estádio do Millwall, por adeptos do Benfica, foi naturalmente apoiado de imediato pelos responsáveis do FC Porto que acompanharam a equipa B a Londres. Logo na altura ficou prometida nova camisola e cachecol, bem como o convite para vir conhecer o Estádio do Dragão e o Museu. Antes, será convidado a assistir ao jogo da meia-final da Premier League International Cup, que se joga em Inglaterra, onde Leonardo reside. Leonardo é um lutador, nasceu com uma doença mitocondrial rara mas tem tido progressos assinaláveis, consequência da dedicação que põe nos tratamentos, bem como do apoio que recebe dos pais.»
in Dragões Diário, 05-02-2016

José Correia disse...

«Bonita a atitude dos Super Dragões, que convidaram o Leonardo e os pais a assistirem ao jogo com o Borussia Dortmund, no dia 25 de Fevereiro, no Dragão.»
in Dragões Diário, 05-02-2016

José Correia disse...

«Correta a atitude do Benfica, que se demarcou do triste comportamento dos adeptos do clube que roubaram o pequeno Leonardo. Muito nos separa do Benfica, mas felizmente nesta matéria estamos do mesmo lado, contra a violência e os excessos.»
in Dragões Diário, 05-02-2016

José Correia disse...

«Finalmente, o comportamento de uns quaisquer selvagens foi o que foi e todos sabemos que a falta de civismo e o fanatismo são sempre de condenar, mas tão ou mais grave foi o silêncio, o branqueamento, da generalidade da comunicação social portuguesa, com a honrosa exceção do Jornal de Notícias, para quem este incidente só aconteceu depois do Benfica se demarcar. Até lá, nada. É contra este silêncio cúmplice que havemos sempre de gritar e denunciar.»
in Dragões Diário, 05-02-2016

Nelson disse...

E um artigo sobre o jogo da Taca contra o Gil Vicente, nao se arranja? :)

Para os que, como eu, vivem no estrangeiro e nem sempre tem tempo para ver os jogos, este Blog é uma óptima ferramenta para saber qual é o sentimento geral a volta da equipa! :)

Fico ansiosamente a espera!

Abracos a todos

miguel.ca disse...

Que disparate de comentário, FCS!!! Que disparate!

PedroNeves disse...

Sou Benfiquista, até fanático, mas este pessoal da claque não tem palavras. Fui a Moreira de cónegos e por azar fiquei demasiado perto deles. Passei o jogo mais atento às porcarias que faziam na bancada do que ao que se passava dentro de campo. Saudações

Soren disse...

Meu caro, tem o Dragão até à Morte onde se respira portismo a sério, tem o Tribunal do Dragão que é um excelente blogue, tem o Porto Universal, etc, etc. O que não falta são blogues portistas de muita qualidade, de gente que não vê o futebol somente por aquilo que se passa em campo, mas como um fenómeno político e social.
O reflexão portista é um bom blogue quando escrevem o José Correia ou o Nuno Nunes. Senão escreverem estes, bem pode ficar sentado à espera de um post numa vitória.
Textos longos e elaborados; e muitos comentários,isso só mesmo nas derrotas.

E gajos que pensam que percebem de bola? Daqueles que analisam jogadores e sistemas tácticos com imagens paradas... Ui, são aos montes.