segunda-feira, 11 de abril de 2016

A sério?


Mais um jogo miserável do FC Porto. Nova derrota, desta vez em casa do Paços de Ferreira. 

Não há fio de jogo, não há agressividade, não há a procura do golo, não há organização, não há nada. Nada de nada. A equipa está destruída e, apesar de isento de culpas, Peseiro foi (mais) um erro de casting. A tal “estrutura” que era tão elogiada e “vítima do reconhecimento exterior” afinal não foi capaz de encontrar um treinador decente para substituir Lopetegui. O final de época está a ser penoso. E pode sempre piorar.

Não é difícil adivinhar os motivos pelos quais os jogadores do FC Porto se mostram apáticos, lentos, sem ideias e extremamente inseguros. A médica que outrora Mourinho expulsou do Chelsea, Eva Carneiro, esteve este fim-de-semana numa conferência médica em Londres e, entre outras ideias do seu discurso, deixou uma frase interessante: “The relationship with management absolutely affects how ready [players] feel to take on a risk”. Numa tradução livre, disse a doutora que a relação dos jogadores com a “gestão” (edit: leia-se equipa técnica) afecta a forma como eles se predispõem a assumir riscos.

Depois da entrevista dada esta semana por Pinto da Costa ao PortoCanal, em que não só não assumiu por inteiro a responsabilidade pela actual situação do clube, como ainda culpou o ex-treinador de inadaptação e de contratações falhadas e acusou os actuais jogadores de falta de portismo e de carácter, estaria agora à espera que eles “metessem o pé” e dessem tudo em campo? A sério?!
   

22 comentários:

r.marinheira disse...

Não tirando validade ao texto, gostaria de alertar para o facto de que em Inglaterra, o manager é o treinaaor, logo, por conseguinte, a palavra refere-se mais ao treinador que à gestão do clube (lembremo-nos que o diferendo de Eva Carneiro foi com José Mourinho, na altura manager do Chelsea)

Unknown disse...

Caro Nuno Nunes, queira desculpar a pergunta, provavelmente fui eu que percebi mal... Peseiro está isento de responsabilidades? Como assim?

Com Lepetegui estávamos mal é certo, mas elo menos a defesa não parecia uma folha de papel!
Em 3 meses com Peseiro, pioramos de jogo para jogo...isso é culpa do treinador!
Não temos fio de jogo, jogadas estudadas, pressão, organização em campo...nada! Isso é culpa do Treinador...

O Treinador é José Peseiro, não sou eu!

Filipe Sousa disse...

Aí está a resposta para quem diz que o homem está acabado; como passou de ser insultado na bancada presidencial, para fazer dos jogadores e do treinador os maus da fita. Pode custar a admitir, mas que é de génio, é.

Nuno Nunes disse...

@ r.marinheira,
Tem razão, vou corrigir.

@ André Guimarães,
O Peseiro não pode ser responsabilizado pelo output desta época desportiva. Entrou a meio do ano, pegou numa casa a arder e vai fazendo o que pode. Não foi o Peseiro que emprestou um defesa central em Janeiro quando o plantel já estava mais necessitado na defesa, por exemplo. Se ele é o homem indicado para ser o treinador do FC Porto, isso é outra questão. Mas nestas circunstâncias como pode avaliar com justiça a prestação do treinador?

Unknown disse...

@ Nuno Nunes
assino por debaixo, enquanto continuarmos a culpar um treinador que entrou a meio sem ter participado no planeamento é o mesmo que estarmos felizes com a actual direcção!

Pedro disse...

Acho que em Paços de Ferreira não houve falta de vontade e de garra. Houve sim falta de confiança, e completa falta de acerto táctico.

Se na falta de confiança é aceitável culpabilizar o discurso público de PC, na falta de qualidade táctica não é aceitável desresponsabilizar Peseiro.
A equipa está claramente pior na consistência tática e plano de jogo. E não me venham com a história que isso é tudo efeito do aspecto psicologico dos jogadores.

Se Peseiro tem um fraco plantel, então que não invente. E que não faça substituições de treta que ninguém entende, nem os próprios jogadores. Varela não sai ao intervalo ontem porquê? E o que dizer das susbtituições contra o Tondela?

Que treta é essa de não se poder avaliar a prestação do treinador? Não entrou há 2 semanas! Desde que entrou a equipa tem piorado de forma sistemática, e somos quase uma anedota na recuperação defensiva.

Foi mediano no Braga, mediano no Sporting, e mediano no Porto. Aqui a única coisa que concordo é que o erro pós Lopetegui foi de PC novamente. Peseiro está a fazer o impensável, que é destruir o pouco de bom que tinhamos.

Unknown disse...

@ Nuno Nunes
Peseiro não tem culpa de ter aquele plantel mais que desajustado...nisso estamos completamente de acordo!
Peseiro também não tem culpa de que a casa esteja a arder...de acordo!

Peseiro tem culpa de a "qualidade" de jogo da equipa venha a piorar de jogo para jogo...tem culpa de não conseguir motivar os jogadores que tem à disposição...tem culpa de agora qualquer equipa de vão de escada marcar um golo ao Porto...tem culpa de em 3 meses, não conseguir implementar uma jogada estudada que se veja! Nisso tem culpa.

Eu acho engraçado que até agora o Lopetegui era culpado de tudo e mais alguma coisa (aliás continua a ser, até para o Presidente) e esse não tinha qualquer desculpa porque era ele quem escolhia os jogadores (mesmo que ele tenha dito que pediu jogadores para determinadas posições e deram-lhe outros), não tinha de se desculpar com arbitragens "manhosas" porque ele treinava o FC Porto e tinha de passar por cima disso...mas o sucessor já se pode desculpar de tudo e mais alguma coisa, porque coitado não participou no planeamento da época (certíssimo), tem tido azares com as convocatórias para as selecções e têm havido lesões atrás de lesões...até o Capitão de equipa o deixou ficar mal!
Mas a verdade é que de jogo para jogo a equipa joga pior, sofre mais golos, cria poucas ou nenhumas oportunidades de golo e curiosamente marca os mesmos que marcava com o antecessor (nenhuns)!
Para um nenhuma coisa é justificável, para o outro tudo serve de desculpa!

Não estou com isto a querer dizer que estou a defender Lopetegui, nem tão pouco que estou contente com o rumo que vejo a SAD tomar!

Kostadinov disse...

Mas com Lopetegui, tinhamos qualidade de jogo?
Em que planeta é que o TdD andava?

ega disse...

Relativamente a Lopetegui: eu penso que Pinto da Costa ao evocar as culpas do espanhol, terá a ver com uma estratégia no sentido de provocar uma reacção, eventualmente propícia, à rescisão com justa causa do contrato que ainda une as partes. Só pode...

Soluap disse...

A maioria dos jogadores não tem qualidade.O treinador é fraco.A Sad é incompetente.Tudo somado o resultado é este ou seja mais uma época miserável em que pasme-se temos de olhar para o Braga pois arriscamo-nos a ser por eles ultrapassados. Ainda bem que ontem empataram. Agora o Presidente além de mentiroso,veja-se o caso do convite ao Serpa,também não assume as suas responsabilidades e sacode a água do capote atirando a água para aquele que ainda há pouco defendia.Estava cego mas teve uma epifania e começou a ver....mas já foi tarde.

Filipe Sousa disse...

Se o Peseiro tivesse dificuldade em motivar jogadores, não tinha dado a volta a não sei quantos resultados, incluíndo na Luz.

Unknown disse...

@ Filipe Sousa
Então a culpa de cada vez jogarmos pior, é de Lopetegui e da SAD porque Peseiro como é um gajo porreiro não tem qualquer culpa...até conseguiu virar 3 ou 4 resltados!
Mas aí é que está...virou tantos resultados como aqueles que não conseguiu sequer empatar, sinal que começamos sempre por baixo!
Sofremos golos em todos (TODOS) os jogos! Mas a culpa é apenas do Lopetegui...

Soren disse...

Assino por baixo Nuno. Sacudiu a água do capote e agora queriam o plantel a jogar nos limites?

O problema do Porto é a falta de intervenção perante o poder vermelho e a estratégia (inexistente) de comunicação que já chateia de tão incompetente.
Se não estão para se chatear com a defesa do clube fiquem em casa e dêem o lugar a outros. Mas com aquele ordenado vai ser difícil...

Continuem a bater nos jogadores e no treinador. Continuem que assim vamos longe.

MIguel Alexandre disse...

Peseiro nao tem nível para o FCPorto. Pronto. Às vezes é chato dizer as coisas mas é assim.
Treinar o FCPorto é um lugar muito exigente por si só e na conjuntura actual, deixemo-nos de tangas precisamos dalguem q tenha grande capacidade nao so técnico.tactica mas também de liderança, motivacional e...comunicacional.
Para além disto nao podemos começar a próxima epoca com um treinador q já levanta muitas dúvidas, começaria fragilizado.
A estrutura nao vai dar suporte nem protecção, suspeito q vai deixar o forrobodó da arbitragem e falta de comunicação continuar por isso é bom q tenhamos treinador para nos proteger.
Meu preferido será sem dúvida Marco Silva.
Que Peseiro nos dê a Taça e q continue a sua vida noutro lado, felicidades e adeus.
As vezes esquecem-se, QUANDO LOPETEGUI SAIU:
. ESTAVAMOS A 4 PONTOS DO SPORTING COM OS MESMOS DO BENFICA E ESTAVAMOS NA LIGA EUROPA...COMO ESTAMOS HOJE????
Eu não gostava do Lopetegui mas esconder Presidente, Jogadores, SAD e agora Peseiro debaixo de Lopetegui...é obra.
Nota: Digo isto genericamente, nao é em resposta ao texto.
Miguel Alexandre.

Anónimo disse...

Só não percebo como há adeptos que ainda n perceberam a falta de estratégia . Começaram por bater nos adeptos ano e meio depois fizeram do lopetegui a causa de todos os males.

E agora, na ânsia de salvarem a pele fazem dos jogadores alvo de todas as críticas

Atacar os males que nos afectam cortar a direito, eliminar vícios e esquemas antigos é que não...que o poder dá dinheiro e paga o futuro de gente sem presente

Unknown disse...

@Miguel Alexandre: e iriamos estar melhor agora com Lopetegui? Não me faça rir por favor!!! Estavamos a 4 pontos sim e olhando para scp e slb ( com colinho) acredita realmente que iriamos estar no segundo ou primeiro lugar? Novamente nao me faça rir.

Existem 2 culpados pelo actual estado do meu( nosso) clube:
em primeiro lugar: Sad e PdC sim são estes os PRINCIPAIS responsaveis por todas as decisões tomadas inclusive a contratação de Lopetegui e a carta branca a ele atribuida. Por outro lado o sucessivo desnorte em todas as modalidades, as comissoes excessivas por jogadores, o numero absurdo de jogadores emprestados e o silencio total e absoluto em favor da equipa de vermelho e respectivas arbitragens é igualmente responsabilidade destes senhores.

Em segundo lugar ( porque nao tenho memoria curta e jamais hei-de ter em relação ao meu clube): Lopetegui, mau treinador, modelo de jogo mal implementado, desmotivador, pessima qualidade de jogo, jogo previsivel, mas contratacoes de repente conto mais de meia equipa contratada em que pioramos,horrivel preparação fisica,péssimo planeamento, etc...

Peseiro é um grande treinador para o FCP parece-me que não mas é o responsavel pelo actual estado?Não. Também não me esqueço que nem sequer teve reforços.

Que a época termine rapidamente e que a proxima já esteja a ser devidamente planeada com pés e cabeça é o que desejo.

Filipe Sousa disse...

@André, do Lopetegui nao é certamente porque já saíu há uns meses. O Peseiro nao tem culpa do Maicon ser um palhaco, e de o Marcano estar sempre lesionado. Um dos actuais titulares só o é, porque nao há alternativa. E o Indi é um flop. Os treinadores mudam mas os problemas ficam; será que a responsabilidade é mesmo dos treinadores?

Unknown disse...

Em primeira instância é, primeiro porque os escolheram e porque não souberam retirar deles o rendimento exigido!
Basta vermos as diferenças de qualquer jogador do FCPFCP quando joga no clube e quando joga nas selecções.

Sou suspeito, por conhecer pessoalmente alguns deles e saber por eles, e por experiência própria, que quando mudas de país, há muitos fatores a interferir no teu rendimento profissional...até aí dou de barato!
Não aceito é que os mesmos jogadores consigam criar jogadas com princípio, meio e fim nas seleções e treinem apenas 2 ou 3 vezes com os companheiros e nos clubes que treinam constantemente com os mesmos colegas não conseguem criar uma jogada que se veja.

miguel.ca disse...

Em 2002, Mourinho pegou numa casa a arder pelo legado de um Lopetegui chamado Octavio Machado, organizou, motivou e trabalhou duro. Ainda nesse ano recuperamos de uma desvantantagem pontual enorme e acabamos por falhar o titulo por poucos pontos.
A diferença? Mourinho era competente, arrojado e firme. Peseiro é uma (mais uma) anedota.

miguel.ca disse...

De acordo mas... Ilibar o Peseiro de 3 meses de absolutamente nada parece-me absurdo.

DC disse...

Em 2002 falhamos o título por 7 pontos, não foram poucos. Mas Mourinho teve uma boa série de vitórias, sim.

Paulo Marques disse...

O FCP já ganhou muito com treinadores piores que Peseiro e Lopetegui.