quarta-feira, 13 de abril de 2016

O clube onde qualquer treinador se arrisca a ... tramar-se

Enquanto estamos entretidos a discutir a dimensão da responsabilidade do Peseiro - porque o Peseiro é que tem culpa de o Marcano estar sempre lesionado, de o Maicon ser um palhaço, de o Indi ser um flop e do Chidozie só ser titular porque não há mais ninguém - e sabendo de antemão que se alguma coisa correr mal a culpa é apenas do treinador - vide Lopetegui - algum treinador que se preze arriscará (a carreira, actual ou futura, para) treinar o Porto?

Se reivindicar controlo na escolha dos jogadores, já sabe o que o espera, se a coisa der para o torto - daqui a 10 anos, Pinto da Costa ainda vai andar a fazer queixinhas do Lopetegui; se se submeter aos ditames da SAD, arrisca-se a levar com um plantel de pernetas, com 5 jogadores para uma posição, e apenas 1 para outra, além de condicionado por interesses de empresários e cláusulas de utilização (jogos realizados), etc.

Podia ser pior...

15 comentários:

Pedro disse...

Como é que alguém quer ser treinador do Real Madrid? Como é que Jesus quis ser treinador do SLB? Ou Leonardo Jardim do Sporting?
Meu Deus, nenhum treinador de fortes competências vai querer vir treinar o FCPorto! É o fim! Nenhum!

E de facto que culpa tem Peseiro de ter destruido a equipa tacticamente? De não saber fazer substituições? De apostar no Varela? De ter conseguido piorar semana a semana o rendimento da equipa. Que culpa tem Peseiro? Nenhuma! Isso é evidente. Aliás deviamos renovar já por mais 5 anos, é absolutamente óbvio que com melhores jogadores o homem safa-se.

Filipe Sousa disse...

Oh Pedro, o prof. Neca nao demoraria 2 segundos a aceitar ser treinador do Porto - problema resolvido!

miguel.ca disse...

Peseiro não tem culpa de nada disto nem eu nunca esperei que Peseiro fosse um D.Sebastião porque não lhe reconheço habilidade para isso mas que esperava algumas diferenças no jogo da equipa, esperava. Mss não! Para melhor nada mudou! Nadinha!

Carrela disse...

Ao que chegámos...
Até o presidente acabou por ir pelo caminho dos "exigentes" adeptos assobiadores que se fartaram do futebol de controlo e viam em Lopetegui culpas para tudo...

Kostadinov disse...

Pois, o grande problema é de até o Prof. Neca ser muito superior a "Lotopegui" e ao Peseiro.

miguel.ca disse...

Segundo a bolha, Pinto da Costa está a tentar convencer João Moutinho a regressar ao FCPorto.
A ser verdade e possível seria uma excelente plataforma para começar o árduo trabalho que vai ser a reconstrução desta equipa.
Claro que o salário de Moutinho, 3.7M por ano, parece uma daquelas barreiras intransponíveis mas geralmente é aí que entram as boas vontades de jogadores e empresários para que as coisas aconteçam. Oxalá que sim.
Prosseguindo por esse caminho, não seria interessante tentar o mesmo com outros jogadores que por diversos motivos diferentes talvez vissem com bons olhos um regresso ao Dragão como Hulk, Falcão, Anderson, Bruno Alves ou Ricardo Costa?

pancas disse...

Eu diria mais - se olharmos para os dois jogos com o Tondela entao... No primeiro o Casillas defende um penalti que segura a vitoria, no segundo, alem do roubo de um penalti a nosso favor, o Casillas nao defende um remate de fora da area. Conclusao dos cromos das estatisticas - CULPA do PESEIRO!!!! LOL!!!

(nota: eu nao estou a culpar o Casillas. Estou so a demonstrar que nao se pode simplesmente comparar resultados e atribuir a diferenca simplesmente a ter um treinador diferente - ha uma serie de factores...)

Eu ainda nao vi um unico golo sofrido que nao tenha sido claramente um erro individual vs um erro do modelo de jogo. Seja a perda de bola do Maicon, o tropecao do Marcano, a lentidao dos medios em recuperar para a zona a frente dos centrais. Da mesma maneira que as (muitas) boas ocasioes de golo criadas (bem melhores que no tempo do Lopes) tem sido perdidas por fraca pontaria dos jogadores ou porque fazem uma recepcao horrivel e perdem a oportunidade.

E preciso nao esquecer tambem que a ultima serie de resultados do Lopes foram 2 derrotas e um empate.

DC disse...

Falcão está clinicamente "morto". O joelho dele nunca recuperou da lesão grave que teve. Rezemos para não voltar porque não tem condições físicas para ser avançado de topo.

Quanto a Anderson, a sério? Mas esse "é Porto" por cá ter passado 1 ano? Porque não Bolatti ou Prediger então se cá passaram o mesmo tempo?

Bruno Alves e Ricardo Costa? A sério? Ainda quer piorar a defesa e ela já está tão mal.

Hulk depois de ter proposta chinesa que o colocava como 3º mais bem pago no muno, boa sorte.

pancas disse...

Eu discordo do autor num ponto - um treinador que ainda nao tenha dado provas, como tem sido a maior parte das escolhas desde ha algum tempo vai continuar a ver o FCP como um emprego desejavel, porque a possibilidade de ganhar e grande e se perder nao esta a arriscar o seu historial passado (porque nao o tem).

Agora, de facto, nenhum treinador de renome vai querer submeter-se a essa lotaria. Por isso tenho muitas duvidas que um treinador como Paulo Sousa (que tem sido referido como possibilidade) venha para ca depois do que tem demonstrado.

Espero, que ao contrario do que se fez com Lopetegui, se a decisao for de nao continuar com Peseiro (eu continuaria com ele), ao menos se tenha o substituto encontrado bem a tempo.

Filipe Sousa disse...

@pancas, o problema é precisamente esse: estamos em condicoes de "acolher" mais um treinador sem currículo? Ou é desta que finalmente se aposta em alguém com provas dadas - ou já é tarde demais? Inegável é que esta direccao nao sobrevive se nao encontrar um treinador que a salve.

miguel.ca disse...

Então o Bruno Alves e o Ricardo Costa são piores do que o Indi e o Marcano?
LOL!
O Anderson era tecnicamente fantástico e proporcionou-nos grandes momentos de futebol até ai momento Katsouranis! No Manchester foi posto a jogar em 442 e lentamente desaparecendo mas o talento tem de estar lá.
Os outros dois...

pancas disse...

@Filipe Sousa
eu prefiro um treinador sem curriculo mas que mostre um bom modelo de jogo, boa capacidade de o implementar e bom criterio na escolha de jogadores do que um treinador que tenha ganho muito por outros factores - Para dar um exemplo, olhemos para Laurent Blanc que ganha tudo em Franca - isso da-lhe curriculo, mas bem analisado a sua capacidade e muito fraca, mas tem uma equipa que esta anos-luz a frente dos outros em qualidade dos jogadores, por isso ganha...

Claro, se pudermos ir buscar alguem que tem curriculo e capacidade, optimo, mas sao esses que eu acho dificeis de vir nesta altura. Por isso fico muito amedrontado com esta ideia de que Peseiro tem de sair, especialmente quando se falam em substitutos como AVB, Sergio Conceicao, NES, etc...

Para a direccao nao sobreviver e preciso que haja candidatos as eleicoes, e esses nao saem da toca... De resto, eu estou-me marimbando se a direccao sobrevive ou nao, eu sou do FC Porto, nao FC PdC ou FC Direccao...

Luís Vieira disse...

Pancas, genericamente de acordo. O Peseiro está a ser vítima das circunstâncias e tem imensas atenuantes à avaliação do seu trabalho. Contudo, a transição defensiva e o espaço entre sectores no momento da perda continua a não me convencer. É muito fácil criar pânico lá atrás. E o défice de qualidade individual não explica tudo, esperava alguma evolução. O momento psicológico ajuda muito à festa, mas o treinador está lá para contrariar a descrença dos jogadores. Acredito que para Peseiro resultar o Porto tem de ter uma defesa de betão. O mesmo é dizer que, se ele continuar na próxima época, temos de comprar uma defesa inteira.

JB disse...

E secalhar o Jorge Costa também fazia uma perninha.

pancas disse...

@Luis Vieira

Concordo. Eu nao estou a tentar dizer que o Peseiro tem sido um supra-sumo do treino e que tem sido excelente em tudo. Mas vai uma grande diferenca para o que se diz por ai, em que so falta culpar o Peseiro pelos penalties que os arbitros nao marcam. Ha que perceber o que e culpa do treinador e o que e culpa dos jogadores, direccao, etc.

Quano a defesa de betao - eu acho que nao precisamos de tanto.
Precisamos sim de um central de inquestionavel qualidade e de um defesa esquerdo que tenha a minima ideia do que e defender. Agora para mim o nosso maior problema e no ataque. Como e que estamos numa situacao em que qualquer dos 3 "pontas-de-lanca" do SLB (Jonas, Mitroglou e Jimenez) e melhor que qualquer dos nossos 3 (Abou, Suk, Andre S)??? Temos que ter alguem que traduza as boas oportunidades em golos. O Tondela marcou golos na Luz e em Alvalade, a diferenca foi que tambem sofreu!!!
E isto para mim, e verdade com Peseiro ou com outro qualquer - ou a qualidade aumenta ou seremos o proximo Sporting...