terça-feira, 17 de maio de 2016

À espera do Messias

Jorge Jesus, futuro treinador do Porto - se não for na próxima época, será na seguinte ou depois - descobriu há poucos dias, e da forma mais difícil, que saber muito de futebol - ser um "catedrático" - ajuda mas não garante nada. 

Embriagado pelo seu próprio sucesso, o "Chiclas" julgou que conseguia ser campeão em qualquer clube, em quaisquer condições - enganou-se. Para citar uma das frases do Pinto da Costa preferida dos "lampiões" - a frase é atribuída ao Pinto da Costa, mas se realmente a proferiu ou não, é questionável (e referia-se ao Mourinho) - "o Jorge Jesus não ganhou sozinho"; o que não é uma surpresa para ninguém, excepto para o próprio Jesus, que pensou que na sua mudança para Alvalade, levava para além da sua equipa técnica, e os "segredos" da equipa do slb, também o Bruno Paixão, o Jorge Ferreira, o João Capela, o Artur Soares Dias, o Vítor Pereira e demais pandilha. Da mesma forma, não lhe ocorreu que quem viesse atrás, teria direito às mesmas benesses - podem ter tardado, pois à 14ª jornada, ainda "chorava" o ladrão de camiões: "o mais estranho é que o líder dos árbitros é o mesmo da última época", i.e. as pessoas são as mesmas, porque é que no ano passado houve colinho e este ano nada?

Ele está no meio de nós

Desconheço qual é o plano da SAD do FC Porto, para a próxima época ou para as seguintes, ou se há sequer algum plano para além de manter treinadores a prazo, até que finalmente se consiga o almejado Jorge Jesus - a famosa "estrutura", que possibilitava a qualquer treinador ser campeão, não vê agora outra saída que não seja apostar tudo num treinador (que a salve) - e mais por uma questão de emoção, porque o Pinto da Costa adora o Jesus, e não por razões objectivas como a inequívoca qualidade do mesmo. Certo é que ter Jesus não é garantia de nada, e se a SAD tem intenção tirar o Clube do buraco (em que o meteu), vai de mostrar mais qualquer coisa do que depositar esperanças n'O Salvador.
   

24 comentários:

Unknown disse...

O FC Porto está de uma maneira que até se viesse o Guardiola ou o Mourinho a "exigente" massa assobiativa criticava. Irra pá! Deixem as pessoas trabalhar, get a life.

pancas disse...

Mas ainda ha duvidas sobre a qualidade de JJ como treinador? E atencao, estou a falar dele como treinador, nao como pessoa, porque essa e horrivel.

Quem olha para o Sporting hoje so pode admirar o progresso que os jogadores tiveram, a qualidade da linha defensiva, o jogo interior... tudo com jogadores em geral mais fracos que os rivais.

Sem qualquer duvida o melhor treinador em Portugal e muito provavelmente o melhor treinador portugues hoje em dia.

Quem me dera que venha - estou muito disposto a aturar a sua atitude nojenta para ter o seu modelo de jogo e capacidade de evoluir jogadores.

bruno disse...

chamem-lhe arrogante, vaidoso, pode ser o chicletes, não ter um português refinado, bom corte de cabelo ou algum outro detalhe estético que me escape, mas é simplesmente o melhor treinador português da actualidade.
bem servido ficaria o FCP.
números e estatísticas interessam-me pouco, mas o benfica jogou o melhor futebol dos últimos anos com Jesus, e esta época o sporting foi a melhor equipa, e com o plantel de nível do braga.

que não se goste dele, ok, mas peseiros e bascos é que não convencem certamente. até já li aqui neste blog paco jimenez ou bielsas, imagine-se..

O2T disse...

Não sei quem será o treinador da próxima época, mas confio em quem escolhe porque na maioria dos anos escolheu bem.

Temos visto muitas notícias (JJ preferido de PdC), MS (preferido de AH), PS (preferido de Alex PdC), VP (segundo o France Football!!). Terão fundo de verdade ou será campanha de desestabilizaçãoa dias da final da taça? E, ganhando a taça,se Peseiro ficar na próxima época (ele tem dito que quer ser campeão no Porto), será que não fica fragilizado aos olhos dos adeptos por parecer uma 10ª escolha? Podemos não conseguir o melhor treinador do mundo, mas, na próxima época, temos que estar unidos (como se costumava dizer "só faz falta quem cá está") face a adversários que estão fortes dentro e fora do campo. Porque o 12º jogador pode ganhar ou perder jogos. Pensem nisso.

Unknown disse...

Para quem acha que o Jesus é bom treinador, deixo umas perguntas - como é que com o plantel que ele tinha à época levou 5 batatas no dragão de um excelente plantel orientado por um miúdo que pouca experiência tinha como treinador!?

Como é que nessa mesma época voltou a ser comido de cebolada no salão de festas da 2 circular na segunda mão da eliminatória da taça desperdiçando uma vitória fora que lhe caiu do céu?

Como é que contra o Vitor Pereira numa época de debandada de jogadores do Porto foi incapaz de ganhar o campeonato e no ano seguinte o ofereceu com erros inacreditáveis?

Como é que perde tudo o que é final europeia, que estratégia tem para ganhar troféus na Europa?

Que seria dele se não fosse a cegada dos túneis e o festival do colinho?

Não quero um treinador arrogante que não aposta em valores jovens, que é incapaz de apostar em múltiplas frentes desportivamente, que trás fama de dar doping aos jogadores, que por cegueira perde jogos com equipas pequenas e nunca assume os erros, que sem árbitros e esquemas é um treinador de meio da tabela, que pede aos jogadores para darem porrada aos adversários, que pede aos guarda redes para simularem lesões, que agride e ofende adversários, polícias, adjuntos e jogadores. Para aturar mau génio tem que existir uma gigantesca compensação e esse senhor não tem capacidade para tal.

Filipe Sousa disse...

O2T - Pois: a que propósito é que a opiniao do Alexandre Pinto da Costa, conta para alguma coisa, é que é deveras surpreendente; para o Porto, deveria importar tanto aquilo que o APdC acha, como se ele usa Pantene ou Garnier. Se calhar, ainda vamos descobrir que os boletins de voto rasurados na últimas eleicoes, tinham todos escrito "Alexandre Pinto da Costa para Vice-Presidente".

Unknown disse...

MS, VP ou JJ o resto é entrar em caminhos perigosos- quer com treinadores conceituados ou outros novatos tipo Paulo Fonseca.

Mas, independentemente do treinador é preciso pelo menos 2 centrais, 2 MO, 2 extremos e 1 Pl goleador.

Marega, Suk, Varela, Evandro e Bueno ( estes sempre no estaleiro) , Indi e Marcano, Angel são banais e têm que sair.

Joao disse...

Messias?

Eu acho que será mais isto:

http://inimigo.publico.pt/2016/05/17/jorge-jesus-pondera-o-fc-porto-para-ser-o-primeiro-treinador-a-perder-campeonatos-nos-tres-grandes/

Pagar cerca de 5 milhões/ano a um treinador cujo o único objectivo é ser o "mais grande" de Portugal não chega...

Um treinador que não tem qualquer respeito pelos seus pares, pelas instituições que representa, não deve ter lugar no FC Porto...

...







Madureira disse...

Pelo que se viu hoje e ontem vamos ter um longo caminho a percorrer!

- Temos uma jornalista do Porto Canal a festejar o titulo do benfica.

- Temos um jogador dos juniores (David Sualhe) a festejar o titulo do benfica

- E pior, o cúmulo dos cúmulos temos o Corona a por like na foto do Gimenez com a taça de Campeão!

Meus amigos, mais fundo do que isto impossível! Perspetivas para o futuro nada animadoras

Paulo Marques disse...

Lá se foi a matreirice da coqueluche dos comentadores do RP... foi um vírus que lhe estragou a táctica, só pode.

João disse...

Não sabia do David Sualehe.

É para correr, evidentemente. Se der para lhe acabar com o resto da carreira, melhor.

João disse...

Não é época para arriscar mas... e que tal dar um plantel ao Peseiro? É que, honestamente, atacar, ataca-se melhor do que me lembro de ver com os últimos largos treinadores, defender é um autêntico circo, mas se por um lado já não é propriamente o forte do treinador, por outro também é mancalhada a mais. Julgo que até podem não ser completamente inválidos mas foi muito tempo sob as ordens de um inútil para se calhar reaprenderem.

Pedro ramos disse...

Quem viu o Sporting de MS e vê este Sporting de JJ sabe bem a diferença entre as equipas, os outros apenas são apenas adeptos da última jornada, para poderem gritar campeões.

Por outro lado, não é só a SAD que está à espera de um messias...

PS. Que fique claro, não quero JJ no meu clube.

Filipe Sousa disse...

O Fernando Santos, esse grande fã do Renato Sanches, já cometeu essa proeza.

Silva disse...

E quem foi que disse que importava? A Bola? O France Football? A minha tia? Cmon, e abrir a pestanola em véspera de Taça?

littbarski disse...

É curioso que na época passada teceram-se loas a JJ porque fez milagres no SLB com um plantel mais fraco do que a concorrência. Era insubstituível e os benfiquistas iriam perceber isso assim que ele saísse. Chegou lá o RV e foi campeão na primeira época, para além de ter levado o SLB aos 1/4 da Champions, mas o herói continua a ser JJ pelo que fez no SCP... com um plantel mais fraco do que a concorrência. Sempre mais fraco do que a concorrência. Slimani, Teo Gutierrez, Bryan Ruiz, tudo ao nível do Braga. Claro. Onde estiver JJ, só o treinador é que tem qualidade. Se um dia vier para o Porto, fica já declarado que vamos ter um plantel ao nível do Moreirense. :)

A sério, eu até acho JJ um treinador bastante razoável e com um estilo de jogo atrativo (mas pouco eficaz em grandes competições, como a Champions comprova), mas o endeusamento dele às vezes assume proporções ridículas.

Pedro ramos disse...

Depois de ter perdido uma Liga dos Campeões, depois de ter conseguido a proeza de quase descer de divisão com o BVB conseguiu novamente perder uma final, desta vez a liga Europa.

Este Klopp é mesmo um incompetente...

Unknown disse...

Caro Filipe Sousa,

Mesmo não sendo Jorge Jesus o escolhido, ainda é cedo para nós, Portistas que não estamos lá dentro, especular sobre esta matéria. Quem tem poder de decisão já terá uma ideia. Mas primeiro há uma Taça de Portugal para ganhar. Na próxima segunda-feira estará aberta a "silly season".

Um abraço,

Porta 26 em blogporta26.blogspot.pt

Anónimo disse...

Ou melhor, deixem os vigaristas continuar a afundar o clube. Sim, de comissão em comissão, de suk a zé Manel, somos cada vez mais candidatos ao terceiro lugar.

Abre os olhos

Anónimo disse...

Nesse ninguém toca. É filho do Afzal e protegido do Tero. Pode fazer e dizer o que quiser que mais depressa põem quem denuncia estas vergonhas em tribunal

O fc porto vai continuar a cavar a sua sepultura

DC disse...

Por 14M pagos ao scp mais 7,5M por ano (segundo dizia o expresso), acho que podemos pagar pelo menos a um treinador que nos assegure passar o grupo na champions.
21,5M numa época só não dava para o Guardiola.

miguel.ca disse...

Taraaaaam! Acabou de ganhar o prémio "comentário foleiro do ano".
Aqui não se critica o treinador por criticar! Aqui critica-se o mau trabalho do treinador quando tal é por demais evidente... como tem sido o caso.

miguel.ca disse...

Já renovou pelo Sporting... graças a Deus.

miguel.ca disse...

Exactamente. Nunca na vida queria tal gajo a treinar o Porto.