sábado, 29 de abril de 2017

La Piovra | As brigadas antidopagem

«O plantel do Estoril foi alvo de uma visita de uma brigada da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), a dois dias da visita do clube ao Benfica, da 31ª jornada da I Liga de futebol. Os elementos da brigada da ADoP chegaram ao Estádio António Coimbra da Mota cerca das 09h00 para controlar todos os jogadores, tendo recolhido amostras de sangue e urina antes do treino agendado para esta manhã.
A situação ditou mesmo o atraso do arranque do treino em cerca de 15 minutos e incluiu também os futebolistas lesionados. A visita da brigada da ADoP surge dois dias depois de também ter sido realizado um controlo antidoping a todo o plantel do Benfica, na terça-feira, no Caixa Futebol Campus, no Seixal.»


Li esta notícia e pensei: alguém está preocupado com o SLB x Estoril e com a possibilidade dos jogadores canarinhos, em vez de marcarem autogolos, se esforçarem e correrem mais do que é normal.

Vamos lá ver se nos entendemos. Eu sou favorável a que sejam feitos controlos antidoping regulares.
Contudo, este controlo antidoping a todo o plantel do Estoril (incluindo lesionados!), precisamente a dois dias do jogo com o SLB, parece-me coincidência a mais.

Para evitar suspeitas de tratamento desigual, por que razão não foi feito idêntico controlo antidoping a todo o plantel do GD Chaves, próximo adversário do FC Porto?

Na fase final dos campeonatos, é frequente ver algumas “equipas pequenas” a fazer jogos surpreendentes. Foi o caso do Feirense, na semana passada, em pleno Estádio do Dragão, cujos jogadores tiveram um empenhamento extraordinário e mais pareciam estar a disputar um jogo de vida ou de morte (apesar do Feirense já ter a sua classificação definida e estar a salvo de uma eventual descida de divisão).
Em consequência disso, dois jogadores do FC Porto terminaram o desafio com marcas no corpo e vários jogadores do Feirense terminaram o desafio deitados no relvado, completamente esgotados.

FC Porto x Feirense - Felipe a sangrar

FC Porto x Feirense - Danilo com um buraco junto ao joelho

Estou com isto a insinuar que os jogadores do Feirense estavam dopados?
Não, mas que pareciam bem “vitaminados”, lá isso pareciam.
Dito isto, e até para evitar suspeitas injustas, foi pena que a ADoP não se tenha lembrado de, dois dias antes, fazer um controlo antidoping a todo o plantel do Feirense…

Um campeonato é uma prova longa, cheia de obstáculos e algumas “armadilhas”.
Por isso, convém que a Direção do FC Porto esteja atenta a todos os pormenores, a todos os detalhes, até porque o diabo está nos detalhes… e o SLB já demonstrou que não deixa nada ao acaso.

Para começar, era capaz de não ser má ideia o FC Porto questionar a ADoP, acerca dos critérios que estão a ser seguidos, para selecionar as equipas a controlar nesta fase do campeonato.

3 comentários:

Nicolau T disse...

Eu acho que o FCP deveria não comparecer aos dois últimos jogos fora. Perdiam-se os pontos e pagava-se a multa.

Só dessa maneira é que podemos chamar à atenção de "alguém"..

Cmpts

miguel.ca disse...

"Na fase final dos campeonatos, é frequente ver algumas “equipas pequenas” a fazer jogos surpreendentes. Foi o caso do Feirense, na semana passada, em pleno Estádio do Dragão, cujos jogadores tiveram um empenhamento extraordinário e mais pareciam estar a disputar um jogo de vida ou de morte (apesar do Feirense já ter a sua classificação definida e estar a salvo de uma eventual descida de divisão)."

Aqui reside um dos nossos (adeptos portistas)grandes problemas.
De visita a Portugal, não perdi a chance de ir ao Dragão ver o Porto-Feirense ao vivo e a cores e o que vi, francamente, não foi o Feirense a fazer o jogo da vida deles. Foi o Porto a fazer um jogo miserável, previsível, demasiadamente lateralizado onde Danilo foi o único, em 95 minutos, a fazer um remate decente à baliza.
O Farense foi igual a si próprio. Pequenino, excessivamente defensivo e recuado.... O costume.
Quando estas equipas pequeninas defrontam um Porto trapalhão, hesitante, sem ideias e displicente geralmente não tem grandes dificuldades em conquistar o pontinho.
De resto, as coincidências são sempre mais do que muitas e demonstra bem a dimensão dos tentáculos do polvo.

José Correia disse...

O miguel.ca leu mal.
Eu não disse que o Feirense fez um grande jogo.
O que eu disse foi que os jogadores do Feirense "tiveram um empenhamento extraordinário e mais pareciam estar a disputar um jogo de vida ou de morte".
E se o miguel.ca foi assistir ao "Porto-Feirense ao vivo e a cores" então, tal como eu, e tal como as dezenas de milhares que estiveram presentes, também deve ter visto no final, vários jogadores do Feirense deitados no relvado, verdadeiramente extenuados, tal foi o esforço durante os 90 minutos.